Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO O CONTEXTO BÍBLICO E A REALIDADE ATUAL AOS JOVENS

 

 

 

ESTRUTURA DA IGREJA

BASE CORPORATIVA

 

REDE DE JOVENS

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO O CONTEXTO BÍBLICO E A REALIDADE ATUAL AOS JOVENS

      A Bíblia relata em Eclesiastes 11:9 e10 o caminho que jovem deve trilhar. “9 Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo. 10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade”.

     O texto nos fala que Deus não proíbe alegrias e prazeres. Deus só não quer que essas alegrias e prazeres nos impeçam de servir e cumprir seus mandamentos, pois com certeza vamos ter que dar conta de todos os nossos atos a Deus. É o dia da prestação de contas, que todos iremos passar por ela.

A BUSCA POR INTELIGÊNCIA

     Em Provérbios, tiramos vários ensinamentos, onde nos dá a certeza de que se lutarmos e buscarmos com todas as nossas forças iremos alcançar a vitória. “1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; 3 sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; 4 se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; 5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;”.

     A busca por inteligência, para nós, servos do Deus altíssimo, não é diferente do contexto bíblico, pois se não buscarmos o conhecimento bíblico não iremos alcançar o conhecimento daquilo que buscamos nesse contexto social que vivemos (o estudo escolar).

A SABEDORIA SEM DEUS É MORTA

     “13 Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; 14 pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro. 15 Mais preciosa é do que as jóias, e nada do que possas desejar é comparável a ela. 16 Longura de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra. 17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas são paz. 18 É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a retém. 19 O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu. 20 Pelo seu conhecimento se fendem os abismos, e as nuvens destilam o orvalho. 21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22 assim serão elas vida para a tua alma, e adorno para o teu pescoço. 23 Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé. 24 Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás e o teu sono será suave. 25 Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. 26 Porque o Senhor será a tua confiança, e guardará os teus pés de serem presos. 27 Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo. 28 Não digas ao teu próximo: Vai, e volta, amanhã to darei; tendo-o tu contigo. 29 Não maquines o mal contra o teu próximo, que habita contigo confiadamente. 30 Não contendas com um homem, sem motivo, não te havendo ele feito o mal. 31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos. 32 Porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os retos está o seu segredo. 33 A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas ele abençoa a habitação dos justos. 34 Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes. 35 Os sábios herdarão honra, mas a exaltação dos loucos se converte em ignomínia” Provébios 3:13-35.

     A sabedoria nos leva a obediência, a obediência nos leva à disciplina, e a disciplina nos educa a nunca parar de buscar o conhecimento. Essas palavras nos levam a caminho de vitória, porém, seguí-las, requer tomar-mos uma decisão. Chegamos então ao planejamento.

VOCÊ TEM PLANEJADO SUA VIDA E O SEU FUTURO?

     Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.Jeremias 29:11.

     Entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida. I Timótio 6:19.

     Portanto, planejar seu futuro não é fugir da visão de Deus, mas lutar para alcançar as vitórias prometidas por Ele aos seus filhos.

     O nosso futuro já está garantido em Deus, porém esse é o plano de eternidade. Deus também tem um futuro para nós aqui na terra, um plano específico para cada um, senão não precisaríamos estar aqui. Além de sermos para seu louvor e glória, temos também um propósito específico aqui na terra. Demos então, pedir a Deus para nos revelar seus planos e propósitos para nossas vidas.

A REALIDADE

     Um estudo do Ministério da Educação divulgado em maio de 2002, o qual comparou o desempenho de bons e maus alunos com hábitos de estudo e de leitura, dá uma pequena idéia. Segundo a pesquisa, os alunos que iam mal na faculdade estudavam, em média, 17 minutos a menos por dia do que os bons alunos. Estes últimos buscavam informar-se por meio de jornais e revistas, enquanto os alunos com mau desempenho escolar informavam-se basicamente por meio da televisão.

     Os maus alunos ainda não sabiam nada de inglês, ao contrário dos bons alunos, que dominavam esse idioma no mínimo parcialmente. Por fim, os bons alunos liam mais livros que os maus ao longo do ano.

     Enquanto estes liam um livro a cada ano e meio, os bons alunos liam, em média, seis livros durante o ano, afora as leituras escolares obrigatórias.

     Para um estudante na rota do vestibular e da escolha da carreira, seguir o exemplo dos bons alunos é vital.

PLANO DE AÇÃO

     Para planejar seus estudos, tente responder às seguintes questões:

     Aonde quero chegar?

     Que atitude devo tomar para alcançar essa meta?

     Como organizo meu tempo e meu espaço para dar conta dela?

     Faça um planejamento detalhado do seu tempo, em uma planilha, prevendo, além das horas e de aula e de estudo em casa, o tempo de almoço e jantar, da prática esportiva de sua preferência e para encontrar os amigos.

     Divida o tempo de estudo de maneira proporcional às suas dificuldades com as matérias a serem revistas e as prioridades do calendário escolar: provas, trabalhos, lições de casa.

“LUTE, A VITÓRIA ESTÁ EM VOCÊ”

 

 

 

 

Versículo do Dia

Sl 17:1

"OUVE, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

18 - DEUS NÃO QUER RESTOLHOS

     A oferta faz parte da vida cristã.      A mordomia bíblica ensina como, quando, porque e para que o cristão agradece ofertando.      A fé no Senhor Jesus...

117 - UM DIA NO CÉU

     Sonhei que fui ao Céu e um anjo mostrava as diversas áreas lá existentes. Entramos numa sala de trabalho cheia de anjos. O anjo-guia parou no primeiro departamento...

36 - O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS

     Já se comprovou que todos necessitamos de contato físico pra nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contato físico é o abraço. Quando nos tocamos...

12 - SOU AMADO POR DEUS

     Oi, Como você acordou esta manhã?      Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião sobre...

37 - OBRIGADO POR SER MEU AMIGO

     Preste atenção ao que vai ler!!! Depois de ler, você vai saber a razão pela qual isto foi enviado a você.      Pessoas entram na sua vida, por...