Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de justiça. Tribunal perante o qual Jesus teve que comparecer, onde foi julgado e condenado. Lendo os textos referentes ao sepultamento de Jesus: Mateus 27:57-61; Marcos 15:42-47; Lucas 23:50-56 e João 19:38-42, verificamos que ambos eram pessoas importantes, eram dois destacados líderes em Israel.

     Nicodemos aparece em João 3:1-21, com aquela entrevista feita à noite que dá a Jesus Cristo o ensejo de trazer à luz a grande lição do novo nascimento. Os cristãos do mundo inteiro tremem ao pensar na hipótese de não termos essa lição caso não tivesse ocorrido esse encontro. Obrigado, Nicodemos; sua visita a Jesus trouxe-nos ao conhecimento, de modo tão claro, a doutrina da regeneração.

     Ambos falaram perante o tribunal no julgamento de Jesus e votaram contra a sua morte. E o que se deduz de Lucas 23:49-52 e João 7:50-52.

      Esses dois senadores, ou membros da mais alta corte dos judeus, eram admiradores de Jesus. Eram discípulos ocultos pelo medo de se exporem à crítica do povo ou à censura dos colegas do tribunal. Não tinham coragem suficiente para se colocarem ao lado de Jesus.

      Surpreendentemente, aparecem após a morte do Mestre numa atitude destemida, indo a Pilatos para pedir o corpo do Senhor, fazendo gastos para a preparação do cadáver, dando a Jesus um sepultamento condigno para cumprimento da profecia de Isaías 53:9 e, quem sabe, para aliviarem o peso da consciência.

      De qualquer forma não teria sido fácil a esses dois ilustres irmãos nossos, fazerem o funeral do Nazareno. Para Maria, para discípulos e amigos, foi uma ajuda inestimável. Quantos cristãos estão por esse mundo, escondidos sob a capa da posição social, sem coragem para dar testemunho franco! Quantos estão procurando Jesus somente à noite, quando se sentem seguros de que não estão sendo observados! Quantos são crentes somente aos domingos e na igreja!

     Lembramos as palavras do Salvador em Mateus 10:32 e 33: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Peçamos perdão a Deus pelas vezes que temos negado o Seu Filho e supliquemos forças para darmos um testemunho destemido.

 

Meditação da Palavra

1ª) “Ele respondeu: (Adão a Deus) ouvi a Tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me”. Gênesis 3:10 (Esconder-se de Deus).

2ª) “Os discípulos, vendo-o caminhar por sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma, e gritaram de medo”. Mateus 14:26 (Não reconhecer Jesus)

3ª) “Tive medo de Ti, que és homem rigoroso, que tiras o que não depositastes, e segas o que não semeaste”. Lucas 19:21 (O discípulo irresponsável)

4ª) “Chegada a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e estando cerradas as portas do lugar onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio, e lhes disse: Paz seja convosco”. João 20:19 (Falta de perseverança no que tinha sido ensinado).

5ª) “No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor”. I João 4:18 (O discípulo confiante)

6ª) “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte”. Apocalipse 21:8 (Perseverança)

7ª) “Ele lhes disse: (Jesus) Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança”. Mateus 8:26 (O discípulo é uma pessoa cheia de fé)

Seja Sempre Obediente. Amém!!!

 

Versículo do Dia

Mc 12:43

"E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

152 - OITO BONS PRESENTES QUE NÃO CUSTAM UM CENTAVO.

     O PRESENTE ESCUTAR... Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.      O PRESENTE AFEIÇÃO... Seja generoso com abraços, beijo, tapinhas...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

154 - POR QUE COISAS MÁS ACONTECEM COM PESSOAS BOAS? - POR QUE PESSOAS BOAS PASSAM POR SOFRIMENTOS NA VIDA?

      Você com certeza já deve ter se feito tais perguntas. Isso com certeza já deve ter passado por sua mente ao ver alguém que não merecia sofrendo, ou...

167 - VOCÊ JÁ LEU A BÍBLIA HOJE?

     Que ótimo se a sua resposta foi sim, mas caso tenha sido não, ainda há tempo.      Você sabia que Deus opera por nosso intermédio, quando declaramos Sua...

193 - A PROVA DA NOSSA FÉ: PERSEVERANÇA

     Tiago nos diz para termos motivo de toda alegria o passarmos por várias provações, aí nós paramos e nos perguntamos: “Como eu posso me alegrar nas minhas tribulações...