Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

226 - DORMIR POUCO FAZ COM QUE TOMEMOS DECISÕES ARRISCADAS

     A falta de sono potencializa as decisões arriscadas por um excesso de otimismo, segundo conclui um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke em Durham (Estados Unidos) que foi publicada hoje na revista Journal of Neuroscience.

     Utilizando imagens de ressonância magnética em 29 voluntários adultos saudáveis, os cientistas demonstraram que uma noite sem dormir produz um aumento da atividade cerebral em regiões que avaliam os resultados positivos, bem como a uma menor ativação nas áreas cerebrais que processam os resultados negativos.

     Como consequência, na experiência os indivíduos que foram privados do sono no estudo tendiam a tomar decisões que enfatizavam o ganho econômico e eram menos propensos a escolher aquelas que reduziam as perdas.

     Estudos anteriores já haviam mostrado que a carência de sono deteriora a habilidade para tomar decisões, mas esta é a primeira pesquisa que revela que a falta de sono pode mudar a forma na qual o cérebro estima os valores econômicos independentemente de seus efeitos sobre a atenção, além de aumentar a sensibilidade às recompensas positivas.

     Segundo Michael Chee, responsável pelo estudo explica que existem evidências empíricas de que o excesso de horas de trabalho nos médicos residentes conduz a um maior número de acidentes.

     - "Acho que é fundamental que a sociedade passe a considerar os dados gerados sobre os efeitos prejudiciais da falta de sono e valorize se devemos continuar fazendo as coisas à moda antiga ou não", conclui o pesquisador.

 

Meditação da Palavra

1 - “Descansa no SENHOR, e espera nele;...” (Salmos 37:7)

2 - “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (Salmos 91:1)

3 - “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

4 - “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29)

5 - “O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro.” (Provérbios 14:16)

6 - “No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.” (Provérbios 14:26)

7 - “O temor do homem virá a ser laços, mas o que confia no SENHOR será seguro.” (Provérbios 29:25)

 

Versículo do Dia

Jz 21:5

"E disseram os filhos de Israel: Quem de todas as tribos de Israel não subiu à assembléia do SENHOR? Porque se tinha feito um grande juramento acerca dos que não fossem ao SENHOR em Mizpá, dizendo: Morrerá certamente. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

39 - O SACO DE CARVÃO

     O pequeno Zeca entra em casa, batendo os pés no assoalho com força. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, chama o...

235 - CASA QUEIMADA

     Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar...

152 - OITO BONS PRESENTES QUE NÃO CUSTAM UM CENTAVO.

     O PRESENTE ESCUTAR... Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.      O PRESENTE AFEIÇÃO... Seja generoso com abraços, beijo, tapinhas...

14 - A LIÇÃO DA MOSCA

      Certa vez, duas moscas caíram num copo... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito...

69 - O FALCÃO, O MORCEGO E O ZANGÃO

     Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado e inteiramente aberto em cima, o pássaro, apesar de sua habilidade para o vôo, será um...