Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

197 - INCONSTÂNCIA

     Uma das mais sérias doenças do caráter é a inconstância. Inconstante é aquela pessoa que começa a fazer alguma coisa e nunca a conclui. Está sempre dando início ao que diz ser um grande projeto, mas logo o abandona. Você certamente já conheceu alguém assim, não conheceu?

     Conta-se que um fazendeiro mandou cavar um longo túnel em uma das montanhas existentes em suas terras, por ter descoberto sinais de que ali existia ouro. Após muito trabalho e muito gasto de dinheiro, o fazendeiro desistiu das escavações. Para recuperar o dinheiro empregado nas obras, vendeu a fazenda a outro fazendeiro, seu vizinho. O novo dono deu continuidade ás escavações dentro do túnel: um metro mais adiante encontrou ouro em abundância! Quantos jovens chegam a um metro de distância da vitória, mas desanimam nos estudos ou numa carreira profissional! As instituições que registram patentes de invenções estão entulhadas de trabalhos inacabados. Os que iniciaram esses inventos não tiveram a paciência de dar-lhes os últimos retoques. Se tivessem sido um pouquinho mais perseverantes, mais pacientes... Bastaria terem corrigido uma pequena falha, alterado uma fórmula, trocado uma peça, modificado um detalhe. Somente isto tomaria essas inúteis quase-invenções, em máquinas perfeitas e utilizáveis.

     Quando você começar a realizar algo, seja nos estudos, seja no terreno profissional, ou na obra do Senhor, comece com a certeza de que vai concluir o que começou. Não admita, em momento algum, a possibilidade da desistência, do fracasso. Siga em frente com energia e constância. E Deus honrará seus esforços. Hernest Hemingway, escritor norte-americano, deixou aos jovens o seguinte conselho:

     "Lembre-se sempre de evitar meio medida. Mire aquilo que quer e pegue-o. Jamais desista. Esse é o único modo de ser um vencedor."

     Jamais desista. Não permita que NADA o leve a abandonar aquilo que você começou a fazer. Este é um dos segredos de todos os que têm triunfado na vida.

     Você já imaginou o que teria acontecido a Josué e a Calebe, se eles também se tivessem acovardado como o fizeram os dez outros homens que haviam sido enviados como espias à Terra Prometida? Não teriam entrado na terra pela qual haviam trabalhado e lutado tanto. Teriam sido contados junto com os outros que, por não terem esperado no propósito para o qual haviam sido tirados do Egito, foram condenados a morrer no Portanto, não basta começar bem; é necessário continuar até o fim. Só os persistentes receberão a coroa. "A coroa de louros somente coroou frontes feridas" diziam os antigos atletas gregos. Ninguém consegue fazer nada de grande na vida sem concentrar nisto todos os seus recursos, seus esforços persistentes. O escritor francês José de Maistre dizia sempre: "(...) não existem meios fáceis de aprender coisas dificeis; o único método é fechar a porta, avisar que se está ausente e trabalhar."

     Outro escritor francês, Victor Hugo, costumava dizer: "A maioria dos jovens está muito mais preparada para um grande esforço do que para uma longa perseverança." Difícil mesmo não é começar bem, e sim continuar bem, renovar a cada dia os bons propósitos. Concentração em um único objetivo, força de vontade, perseverança: é disto que muitos jovens necessitam para vencer na vida.

     Se você se esforça em aprender algo, em executar determinada tarefa, tomar-se-á cada vez mais decidido e perseverante à medida que for avançando. Só com o esforço e com a constância em tudo o que se faz na vida, é que se adquire valor. Enquanto os preguiçosos e os inconstantes arrastam uma existência marcada por sentimentos mesquinhos de inveja e fracasso, os perseverantes e animados escapam dessa tenebrosa atmosfera de derrota, voando nas asas dos grandes ideais.

     Seja um deles!

 

Meditação Da Palavra

1 - “Não seriam como os seus pais, geração contumaz e rebelde, geração de coração instável, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.” (Salmo 78:8)

2 - “Homem vacilante que é, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:8)

3 - “Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.” (Filipenses 3:13)

4 - “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuiremos em herança; pois certamente prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30)

5 - “O que é mais importante, deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo. Então, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais firme em um mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.” (Filipenses 1:27)

6 - “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor [...] não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.” (Salmo 112:7)

7 - “nenhum dales verá a terra que promete com juramento a seus pais [...]. Porém o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, [...].” (Números 14:23,24)

 

Versículo do Dia

2Cr 22:8

"E sucedeu que, executando Jeú juízo contra a casa de Acabe, achou os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, que serviam a Acazias, e os matou. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

14 - A LIÇÃO DA MOSCA

      Certa vez, duas moscas caíram num copo... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito...

203 - DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS

     Conta certa história, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.      Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.      De repente, o gelo...

116 - ANNE, VOCÊ ESTÁ PRONTA?

     Certa manhã, bem cedinho, Anne recebeu uma terrível notícia por telefone: o agradável rapaz com que ela estivera na noite anterior em uma reunião de jovens havia morrido...

1 - O TEMPO CORRIDO E O TEMPO OPORTUNO

      Em grego, há duas palavras diferentes para “tempo”: Chronos e Kairós. Chronos é o tempo corrido, o dia-a-dia comum, onde tudo é igual a nada de novo acontece...

155 - O JIPE

     Um jovem cumpria o seu dever cívico prestando serviço ao exército, mas era ridicularizado por ser cristão.      Um dia o seu superior hierárquico, na intenção de humilhá-lo...