Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

150 - CAPITULO XII - TEMPO DE INVENTÁRIO

     Que o coração do homem é enganoso é um fato conhecido, proclamado e provado, em todos os tempos. Sempre desconfiei do coração dos outros, sem jamais supor que o meu fosse capaz de me trair tantas vezes. As palavras “examinai-vos a vós mesmos” sempre tiveram em mim uma aplicação muito restrita e superficial. O coração não deseja que se faça um exame em ordem, sem pressa, criterioso, justo, imparcial, capaz de lhe condenar os próprios atos e pensamentos e de lhe mostrar a negligência e a pouca importância em que tem as coisas de Deus.

     O coração não se conforma com a humildade; sempre quer demonstrar possuir maiores e melhores qualidades do que as que realmente possui. Quer fazer crer aos outros, que já fez muita coisa útil; quer mostrar que fez mais do que devia fazer, mais do que estava em seu alcance executar. O homem, quase sempre, é vítima do próprio coração que é enganoso e mau. Confesso que tenho sido vítima do meu próprio coração, pois tenho confiado, demasiadamente, no coração enganoso.

     Tenho corrido risco de chegar à beira da falência espiritual. Mas, a voz do espírito Santo não cessa de avisar, de mostrar, de aconselhar e do prevenir dos perigos que existem em confiar no “eu”.

     Agora chegou o momento de fazer um inventário, mesmo contra a vontade do meu coração, para saber se há perdas ou ganhos na vida que vivo com Deus. Quero verificar se tenho falhado ou se tenho correspondido às possibilidades que o Senhor tem posto ao meu alcance.

     Preciso saber se sou rico na fé ou pobre na graça. Necessito ter a certeza se posso continuar com o mesmo método de vida aqui, ou se devo dar rumo ao meu barco. Depois de examinar os pontos de que tenho falado, devo dizer se estou ou não em falta com Deus.

     Embora eu pense que tenho feito alguma coisa digna e nobre, vejo que tenho fracassado em relação às possibilidades, em relação ao muito que podia ter feito e não fiz. Não tenho aproveitado o tempo de que disponho para fazer algo de útil pelos pecadores. Se algum esforço mostrei, talvez haja sido feito por interesse ou por egoísmo, por isso, considero tudo um trabalho nulo, para constar no inventário. Na minha convivência com 08 homens, nem sempre a luz de Cristo brilhar, como deveria brilhar. Nem sempre tenho falado do amor de Deus, como devia falar. Não tenho contado a todos o que Jesus tem feito por mim; portanto sou faltoso diante de Deus. Não tenho saldo a meu favor.

     No meu trato com os irmãos, a minha atitude nem sempre tem correspondido à amizade cristã. Não tenho mostrado o verdadeiro amor fraternal. Tenho sido indiferente para com os santos, não tenho participado de suas aflições. Não raro tenho murmurado contra a conduta de alguns, em vez de ajudá-los, com as orações. Nem aqui eu tenho sido um exemplo cristão. Portanto nada posso creditar, para somar como lucro, no inventário espiritual.

     Nas minhas obrigações para com Deus, embora a voz do coração enganoso se eleve acima de outras vozes, dizendo que tenho alcançado êxito, eu sei que não tenho aproveitado todas as oportunidades para fazer obras melhores do que tenho feito. Não hei cumprido, fielmente, a promessa que fiz de, em tudo, executar a Sua vontade, pois muitas vezes tenho feito a minha.

     Nem sempre sou coerente na minha vida. A minha fé tem sido pouca e muito fraca. Em muitos casos, a ingratidão tem se manifestado, quando eu deveria dar graças e não o fiz. Tenho procurado fugir de trabalhar para o engrandecimento do Seu Reino. Não tenho amado o seu nome mais do que todas as coisas. Muitas vezes tomei para mim a glória que a Ele pertence. Os meus ouvidos têm estado atentos para ouvir a Sua voz. Tenho pensado mais nos meus interesses particulares do que nos negócios do reino. Não tenho dito amém a toda a Sua vontade. Ainda, aqui, não vejo capital para colocar na coluna de lucros do meu inventário. A continuar assim, só me espera a bancarrota espiritual. É preciso, portanto, dar orientação aos negócios, adquirir novos valores, traçar novas normas para a vida e novos métodos de operar. Não basta ouvir a voz do coração, quando diz: rico sou. É necessário possuir dinheiro do céu, isto é, a fé viva, pois a fé é a única moeda de valor que tem curso no Reino de Deus. Para escapar a falência, tenho que recorrer a Deus, e negociar com a moeda e artigos dos céus.

     De hoje em diante quero fazer contínuo inventário, nos meus negócios e na minha vida, para não chegar à falência, à miséria, ao descrédito e à ruína espiritual.

     Irmãos, qual é a tua condição espiritual nesse sentido? Tens feito inventário completo em tua vida? O balanço acusa saldo ou “déficit”? Tens confiado mais no coração enganoso do que na vontade de Deus? Queres, agora, iniciar novos negócios, nova vida, vida de inventário espiritual?

 

MEDITAÇÃO DA PALAVRA

1ª) “Só ele cura o coração quebrantado e cuida das suas feridas.” (Sal. 147:3)

2ª) “O coração bem disposto é remido eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Pv.17:22)

3ª) “Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos”. (Pv. 16:19)

4ª) “Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?” (Gal.3:3)

5ª) “Todos os que são da verdade me ouvem”. (João 18:37)

6ª) “O justo viverá pela fé”. (Rom.1:17)

7ª) “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus”. (Mat.7:21)

 

Versículo do Dia

Is 63:15

"Atenta desde os céus, e olha desde a tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A comoção das tuas entranhas, e das tuas misericórdias, detém-se para comigo? "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

108 - O POTE RACHADO

     Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessado em seu pescoço.      Um...

167 - VOCÊ JÁ LEU A BÍBLIA HOJE?

     Que ótimo se a sua resposta foi sim, mas caso tenha sido não, ainda há tempo.      Você sabia que Deus opera por nosso intermédio, quando declaramos Sua...

177 - GRANDE FÉ, GRANDE GANHO

     John McNeil, pastor nas ilhas britânicas, relata que certa vez pastoreou uma igreja que tinha pesadas dívidas. Isso o preocupava, e ele orou muito a respeito. Certo dia...

210 - PROTEJA-SE ESPIRITUALMENTE

“Ele… oprimirá o… povo do Altíssimo…” Daniel 7:25      Satanás utiliza duas estratégias. Primeiro, “ele desafia o Altíssimo”. Satanás sempre atacará o plano de Deus, os princípios de Deus e...

87 - QUERO SER UM TELEVISOR

     A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redação e nessa redação o que eles gostariam que Deus fizesse por eles. À noite, corrigindo as redações...