Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

85 - PESADO DEMAIS PARA CARREGAR

     Alguém perguntou uma vez: “Você sabia que quanto mais tempo você carrega um rancor mais pesado ele se tornar?”. Recusar-se a perdoar aqueles que nos ofenderam pode ser um peso cansativo para a alma.

     Por outro lado, quando tomamos a iniciativa de perdoar, deixamos cair um enorme fardo, que simplesmente não precisamos carregar pela vida. Pode ser para nós extraordinariamente aliviador livrar-se do peso de um rancor.

     O que você pode fazer para evitar carregar ressentimentos e ter um espírito sem perdão ao longo da vida? Em primeiro lugar, esclarecer a “ocupação de seu interior”. Você deseja fazer do julgamento dos outros o caminho de sua carreira espiritual? Jesus disse: “Não julgueis para que não sejais julgados” (Mateus 7:1), indicando que exercer a ocupação de juiz trará julgamento sobre você. Julgar, do mesmo modo que vingar-se, pertence a Deus, não às pessoas: “A mim me pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor (Romanos 12:19). Depois de ter cometido adultério com Bate-Seba e ter mandado matar seu marido, Davi disse a Deus: “Pequei contra ti, contra ti somente” (Salmo 51:4).

     Uma vez Deus fez as regras e as leis, Ele é o único Juiz. As pessoas que ofendem as outras estão realmente ofendendo a Deus mais do que os outros. Alivie-se da responsabilidade que realmente pertence somente a Deus. Abandonar o ato de julgar significa que você também se livra da responsabilidade de punir. Perdoar alguém não significa necessariamente esquecer-se imediatamente ou mesmo completamente, mas significa que você não abriga um rancor pessoas que deseja punir, ou ver a pessoa punida. Podemos também evitar carregar rancores resolvendo os incidentes quando eles acontecem. “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26). O que você prefere: a angústia emotiva e momentânea de pedir que outro o perdoe por sua ira, ou carregar o sentimento corrosivo de amargura por toda a vida? A escolha é sua.

     Pense: Como as pessoas que a conhecem melhor, descreveriam você? Você tem a tendência de carregar rancores? Pense se está carregando quaisquer rancores no lar, no trabalho ou na igreja.

     Ore: Para que a graça perdoadora de Deus, que você tem experimentado em sua própria vida, caracterize também sua atitude para com aqueles que o ofendem.

     “Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou”. Efésios 4:32


Meditação da Palavra

1ª) “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procede as saídas da vida”. Provérbios 4:23

2ª) “Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas também vosso Pai celestial vos perdoará a vós”. Mateus 6:14

3ª) “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”. Colossenses 3:13

4ª) “Portanto, não nos julguemos mais uns aos outros. Antes seja o vosso propósito não por tropeço ou escândalo ao irmão”. Romanos 14:13

5ª) “Há só um legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?” Tiago 4:12

6ª) “Aparta-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a”. I Pedro 3:11

7ª) “Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus. Mas quem faz o mal jamais viu a Deus”. III João 11

 

Versículo do Dia

Lv 13:27

"Depois o sacerdote o examinará ao sétimo dia; se grandemente se houver estendido na pele, o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

112 - ANTES DE AMARRAR SATANÁS

     Antes de amarrar satanás, amarre sua língua. Ela é um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Ela contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo curso da vida.    ...

192 - ANDANDO NA VERDADE

     Creio que em nossos dias a nossa maior alegria é saber que nossos irmãos e filhos na fé andam na verdade. Os dias são maus diz a Palavra...

53 - COISAS DA VIDA...

     Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava...

ESPECIAL - MÃE E AGORA?

  Isaías 49:15 “Acaso, pode uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama?”      Certo dia Deus desejou garantir a nós sua proteção e lembrança. Para ele era importante provar seu...

203 - DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS

     Conta certa história, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.      Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.      De repente, o gelo...