Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

285 - VOCÊ COMPREENDE A ÉPOCA EM QUE ESTÁ VIVENDO? PARTE 2

 A Seriedade do Juízo Final

     Nosso Senhor queria mostrar a importância da hora nesta passagem de Lucas 12 quando disse que seus ouvintes não discerniam a época em que estavam vivendo (v.56). Era como se tivesse dito: “Vocês sabem o que significa ir para a eternidade sem um relacionamento verdadeiro com o meu Pai celestial?” A Bíblia oferece algumas figuras disso. Uma delas é de pessoas em trevas exteriores para sempre, em que nunca mais verão luz de qualquer espécie (veja Mt 8:12).

     Você acha que Jesus ficava preocupado com isso? De fato, ficava! Ele contou uma parábola a respeito de um homem rico e Lázaro. O homem rico estava no inferno e clamou: “manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua”. E a resposta do céu foi de que isso seria impossível porque “está posto um grande abismo” entre o céu e o inferno, e ninguém pode passar de um lado para outro (Lc 16:19-31).

     Jesus conhecia muito bem a seriedade do que estava falando. Ele estava no meio deles como o Salvador do mundo, dizendo-lhes: “De algum modo, vocês não reconhecem a época em que estão vivendo”. De igual modo, preciso perguntar a mim mesmo: “Será que eu reconheço a época em que eu estou vivendo? Será que eu reconheço a atividade de Deus?” A presença do Cristo vivo era a atividade de Deus em favor daquela geração. Será que eu reconheço a atividade de Deus na minha geração e estou respondendo a ela?

O Misericordioso Juízo Corretivo de Deus

     Reconhecer a atividade de Deus deveria fazer uma diferença radical na nossa maneira de viver. Na Bíblia, tenho observado que Deus geralmente não traz juízo final em um golpe único e repentino. Pelo contrário, o juízo divino vem de forma progressiva, por meio do que podemos chamar de juízos corretivos. Ele manda juízo numa determinada medida e, então, observa para ver como seu povo reage. Será que reconhecerá a ação de Deus? Será que se arrependerá, orará e corresponderá a Deus?

     Acredito que os Estados Unidos estão sofrendo exatamente esse tipo de tratamento divino. O pecado dessa nação chegou a um nível aterrador de intensidade. Apesar de ter sido tremendamente abençoado por Deus, o povo tem afastado dele o coração. Então ele permitiu os ataques de 11 de Setembro, a destruição das Torres Gêmeas na cidade de Nova York. Deus poderia ter evitado aquilo, mas ele permitiu, e, por algum tempo, o povo de Deus orou fervorosamente. Só que depois voltamos a nos esquecer dele. Então, ele enviou outra medida de juízo, chamada Katrina. Ele permitiu que esse furacão viesse sobre uma das cidades mais pecaminosas da nação, com muita destruição. Por algum tempo, o povo de Deus orou fervorosamente, mas depois se acomodou novamente. Em seguida, Deus tratou com uma das grandes idolatria do seu povo – a economia. Ao invés de depender do Senhor para buscar recursos, temos nos voltado para Wall Street, para nossa capacidade financeira; por isso, ele permitiu um profundo abalo na economia.

     Enquanto isso, Deus está observando para ver como seu povo vai reagir. Deixe-me perguntar: “Você está consciente da época em que vive – ou seja, do momento atual da atividade de Deus?” Você já conseguiu ajuntar algumas partes da atividade de Deus para se situar melhor no plano dele e para ordenar sua vida em função disso? Você tem ensinado aos seus filhos a respeito dos passos progressivos de Deus para encorajá-los a liberar sua vida para Deus neste momento decisivo da história? Se o povo de Deus não encarar com seriedade a atividade de Deus ao trazer juízos sobre a nação, o que ele terá de fazer na sequência para convencer-nos da seriedade da hora? Deus tem a seu dispor recursos inacreditáveis para levar seu povo ao arrependimento.

     Falando ao seu povo, Jesus disse: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus [está perto de vocês]” (Mt 4:17). Você quer orar por avivamento? Você precisa estar preparado para a maneira que Deus pode escolher para trazê-lo. Você precisa estar preparado com uma resposta séria à atividade e presença de Deus. Na passagem de Lucas, Jesus disse: “sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu” (Lc 12:56). Em outras palavras: “Vocês sabem como determinar os sinais do tempo”. Poderíamos acrescentar: “vocês sabem ler os sinais da economia e sabem ler uma porção de outras coisas que estão acontecendo, mas será que reconhecem a sintonia exata da atividade de Deus no seu país e na sua vida?” Vocês estão regendo sua vida com Deus, envolvendo-se com aquilo que ele está fazendo? Será que Deus está fazendo algo ativamente no seu país? Com certeza. Você consegue reconhecê-lo? Sabe a importância de reconhecer a atividade de Deus? Está ordenando sua vida em função disso?

     Muitas coisas aconteceram recentemente à minha volta, exigindo uma resposta da minha parte. Eu estava na cidade de Nova York, conversando com o Chefe da Capelania do Exército. Ele disse: “Seu livreto Experimentando Deus Dia a Dia tem sido uma influência poderosa na minha vida. Se você pudesse publicá-lo em formato pequeno, brochura, com uma capa militar, eu ficaria com 100 mil exemplares”. Nós não tínhamos recursos para isso, mas quando Deus coloca em movimento algo que ele quer que você faça, ele sempre provê tudo o que é necessário. Então, logo depois disso, de forma totalmente inédita, várias pessoas vieram falar comigo: “Estou sentindo grande encargo pelos militares, mas não sei o que fazer”. Então, eu respondia: “Eu tenho uma palavra exata para você! Você pode nos ajudar a publicar Experimentando Deus Dia a Dia para os militares”.

     Até agora, já publicamos 250 mil exemplares e os enviamos para a capelania no Iraque, no Afeganistão e para muitos outros lugares ao redor do mundo e por toda a nação. Há pouco tempo, vi uma fotografia do Iraque que mostrava duas fileiras de soldados em uniforme militar, e todos eles estavam com exemplares desse livro em suas mãos. Pensei: Como Deus é maravilhoso em permitir que fôssemos parte daquilo que ele está fazendo! Assim que você o obedece, os recursos estarão presentes e a capacidade de executar suas ordens também.

O Que Deus Está Dizendo Para Você?

     O que Deus vem revelando no decorrer de sua vida? Você tem servido a ele por muitos anos. Tudo o que ele tem feito em sua vida está convergindo para este momento, e ele não quer desperdiçar toda essa preparação.

     Eu costumo falar a respeito de marcadores espirituais. Deus se encontra com você, ao longo dos anos, de maneiras muito significativas, afetando profundamente o resto da sua vida. Ele usa esses encontros para estabelecer o que chamo de marcadores espirituais. Você precisa aprender a registrar esses marcadores, porque hoje ou amanhã você pode ser confrontado com uma decisão significativa em que terá duas ou três opções. Todas elas podem ser viáveis.

     O que fazer? Olhe para os marcadores espirituais que Deus já estabeleceu, porque ele não se dará ao trabalho de conduzir você numa determinada direção, para depois enviá-lo numa tangente contrária. Das três escolhas diante de você, qual delas está na sequência mais lógica daquilo que ele já fez em sua vida? Observe atentamente os marcadores, analise as opções e escolha aquela que dará continuidade ao que Deus já vem fazendo em sua vida.

     Em João 16, Jesus estava conversando com seus discípulos sobre a vinda do Espírito. Em síntese, explicou-lhes o seguinte: “Tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não as suportariam agora. Quando o Espírito da verdade vier, porém, ele os guiará a toda a verdade. Ele não falará da sua própria autoridade, mas transmitirá tudo o que ele ouvir e contará a vocês sobre as coisas que ainda virão. Ele lhes contará o que o Pai está fazendo na Terra e o que ele quer fazer em suas vidas”.

     O que Deus quer fazer na sua vida? O que ele está planejando com as circunstâncias e acontecimentos recentes? A pergunta dele para você hoje é a mesma que fez ao povo daquela época: “Você compreende a época em que está vivendo?” Você conhece a economia e conhece o tempo, mas será que conhece a época em que vive? Conhece a atividade de Deus? Ele está agindo poderosamente à sua volta. Você consegue reconhecer sua atividade? Reconhece que sua atividade é quase sempre um convite para que se junte a ele? Você terá de fazer alguns grandes ajustes na sua vida para poder se juntar a ele. Você não pode continuar no seu barco de pesca e experimentar o Reino dos céus ao mesmo tempo.

     Senhor, vou abandonar o que tenho sido e o que tenho feito e deixar que tu faças aquilo que quiseres fazer por meio da minha vida. Tu estás envolvido em atividades específicas, e quero que saibas que neste momento eu dobro meus joelhos diante de ti para afirmar que não vou continuar na minha atividade particular. Quero ir contigo para onde quiseres me levar, seja o que for que tiveres planejado. Quero que a minha vida faça uma diferença. Entrego aqui a minha vida para o teu propósito eterno; deixarei que me guies e me dirijas e eu te obedecerei imediatamente.

     O texto a cima foi adaptado de uma mensagem ministrada na Conferência Clamor do Coração (Heart-Cry) da região sudeste (EUA) em março de 2010, no Tennessee, EUA. - Usado com permissão (www.heartcrysoutheast.com). Por: Henry Blackaby

No amor em Cristo, 

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Is 66:8

"Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

24 - O SOL BRILHA MAIS ALÉM

     Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forcas sobem com asas como águias, correm e não se cansam caminham e não se fatigam. Isaías 40:31. A...

76 - HALLOWEEN - A FESTAS DAS BRUXAS

     As festas de Halloween estarão sendo realizadas em várias escolas de inglês e seculares, mas, será que podemos participar dessa festa? Qual a sua origem? Um cristão deve...

213 - DEUS QUER O SEU BEM

“… Para que tudo vá bem [com vocês]...” Deuteronômio 5:29      Quando Deus lhe diz para fazer alguma coisa que parece difícil ou desagradável, Ele não está tentando complicar sua...

152 - OITO BONS PRESENTES QUE NÃO CUSTAM UM CENTAVO.

     O PRESENTE ESCUTAR... Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.      O PRESENTE AFEIÇÃO... Seja generoso com abraços, beijo, tapinhas...

175 - UMA LIÇÃO DE EQUILÍBRIO

     Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.      Pegando o jornal que...