Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

82 - O DOM DA PROFECIA

I Coríntios 14:1; Apocalipse 19:10c

      O dom de profecia é para ser uma manifestação sobrenatural do Espírito, porém não é para ser um ministério acima da nossa experiência com o Espírito Santo.

     A profecia, então, é sobrenatural, entretanto, não é para ser um ministério. Devemos permitir o Senhor lidar com nossos motivos, mas não podemos paralisar-nos através da espera para chegar a um ponto espiritual específico.

     Então o fruto característico de um falso profeta é que ele não leva o povo a servir o Deus Vivo.

     Poderíamos definir profecia como pensamentos divinos vestidos em palavras humanas.

     O dom profético é, portanto, liberado para que Deus seja conhecido e não apenas seus atos observados. O coração da profecia é revelar o Senhor como Ele é. É através do discernimento que se vê além do que é simplesmente apresentado no nível da superfície. Moisés entendeu por que Deus agiu nos modos como agiu, ao passo que o povo simplesmente viu seus atos. Enquanto experimentamos o derramar do Espírito que Moisés buscou, devemos cada vez mais conhecer e fazer conhecidos os caminhos de Deus. Este é o resultado valioso do dom que chamamos profecia Salmo 103:7.

    A vinda do Espírito Santo em Atos 2:17,18, foi que o dom de profecia pudesse ser liberado, é para que a própria essência do caráter de Deus possa ser incorporada em uma comunidade de tal modo que haja um testemunho vivo do Senhor da glória.

    Deus certamente revela informação, no entanto seu desejo em revelar seus segredos aos profetas é para que a palavra não seja recebida apenas no nível de informação, mas que seja realmente encarnada no nível de coração. Muito do que é revelado aos profetas não é apenas revelado para eles, porém é revelado através deles, das suas circunstâncias e vidas, ou seja, sua vida deve falar.

    Profecia, então, é uma manifestação aberta a todos; no entanto, o ofício de profeta é um chamado que não é aberto a todos.

     Não recebemos dons porque os merecemos devido a bom comportamento. Dons são, por definição, gratuitos. Fruto se desenvolve porque nos submetemos ao Senhor. Vamos ser claros: Precisamos tanto dos dons como do fruto do Espírito. O fruto central é o amor. Em I Coríntios 13, Paulo diz que o AMOR é o único contexto válido para os dons. Ele não diz que o AMOR abole a necessidade dos dons, simplesmente que o AMOR é o melhor caminho o melhor caminho para os dons operarem.

     Então, precisamos de ambos. Dons sem amor são dons sendo usado com orgulho, e isso nos fará cair. Se colocarmos os dois aspectos da obra do Espírito em oposição, estaremos em grave perigo de extinguir o Espírito e breve descobriremos que uma grande fortaleza tem se desenvolvido em nossa mente impedindo-nos de nos mover no Espírito.

     Sabemos, pois que o verdadeiro propósito dos dons é servir e liberar pessoas, e temos que retornar a essa motivação e depois procurar Deus para que Ele possa equipar-nos por causa de tantas outras pessoas.

 UMA ABERTURA ÀS COISAS NOVAS

     Algo muito sério é: temos que perceber que não devemos submeter à Palavra do Senhor ao nosso intelecto; em lugar disso, temos que submeter nosso intelecto à Palavra do Senhor.

     Jesus falou de tradições religiosas que anulavam a palavra de Deus (Mat. 15:16). Precisamos viver com uma abertura às coisas novas, sempre nos aproximando de algo novo com humildade, percebendo que nosso conhecimento e experiência atuais são limitados.

     Para sermos bíblicos, sempre temos que correr o risco de errar do contrário, a instrução para a profecia ser julgada não significaria muito.

     Nossa prioridade número um tem que ser amar as pessoas. Amor é o caminho e nos é dito que fé tem que expressar a si mesma por meio do amor (Gal. 5:6).

     Não planejamos errar em nossas profecias, entretanto não devemos ser retidos pelo medo de cometer um erro. Esse medo está muitas vezes enraizado num desejo de parecer mais espiritual do que somos.

OBSERVAÇÃO:

    É importante que a fé seja desenvolvida, visto que é a fé na Palavra do Senhor que traz a manifestação do céu a terra, pois como a Palavra é dada e como ela é recebida determinará quanta luz é trazida.

SEJA RESPONSÁVEL PELO QUE É DADO

    Nossa autoridade no Senhor é proporcional à nossa habilidade e disposição para ser responsável. Novamente, precisamos nos assegurar que responsabilidade não é apenas estarmos nos submetendo a um sistema que esteja exigindo obediência. Um amigo meu coloca dessa maneira: sistemas exigem lealdade. Quando eles me pedem para pular, só me é permitido perguntar: “Que altura?”. Relacionamentos exigem FIDELIDADE e isso quer dizer que posso também dar um “não” em resposta a um pedido.

    Quanto maior é o nível do dom, maior a responsabilidade, igualmente, quanto mais significante é a palavra dada, maior o nível de responsabilidade requerido por aquela palavra proclamada.

NOTA:

    Nossa identidade como um profeta deve ser ganha a partir do nosso relacionamento com o Pai. Lembre-se: Jesus não viveu para ter aprovação da multidão, pois sabia que seu Pai o aprovava, e Ele estava aqui para servi-lo e fazê-lo conhecido.

DOZE RAZÕES POR QUE A IGREJA PRECISA DA PALAVRA PROFÉTICA

     1- ELA TRAZ REVELAÇÃO ATOS 13.

     A carta aos Efésios Deus diz que Ele revela aos apóstolos e profetas. A palavra profética traz revelação.

     2- A PALAVRA PROFÉTICA TRAZ TRANSFORMAÇÃO. I SAM. 10:5-6.

     A adoração e o louvor sempre vão à frente da Palavra Profética. A palavra Profética transforma quem profetiza e quem a recebe. O ofício do profeta é chamar os que estão no governo da igreja. I Tm. 4:14.

     A Palavra presbitério, significa corpo de anciãos. Então o ministério profético identifica os ministérios.

     3- A PALAVRA TRAZ ÂNIMO, CORAGEM PARA A BATALHA ESPIRITUAL. I COR. 14:3, SL. 119:49,50.

     4- A PROFECIA, ABALA OS CÉUS E OS CÉUS ABALA A TERRA. EZ.37; ATOS 4:31.

     5- A PALAVRA PROFÉTICA TRAZ VIDA ÀQUILO QUE ESTAVA MORTO, TRAZ VIDA AO ESTÉRIL. EZ. 37:9-10.

     A Palavra Profética tem o poder de gerar e conceber. Isaías 55:1; II Reis 4:8-17.

     6- A PALAVRA PROFÉTICA TEM O PODER DE REMOVER OS MONTES, OS OBSTÁCULOS, ZAC. (MONTES). EZ. 6:1-4; PROV. 11:11.

       7- A PALAVRA PROFÉTICA É PARA TRAZER JUÍZO E ADVERTIR ACERCA DO JUÍZO DEUS PARA COM AS PESSOAS.

       8- A PALAVRA PROFÉTICA ANIMA A IGREJA. ATOS 15:42; PROV. 29:18.

      9- A PALAVRA PROFÉTICO TRAZ CURA. II REIS 5.

     10- A PALAVRA PROFÉTICA ESTÁ SUJEITA A UMA UNÇÃO PROFÉTICA E APOSTÓLICA. Qualquer profeta que profetiza sem uma cobertura, está sob o espírito de Jezabel e esta atuação é maligna e muito enganadora.

     11- A PALAVRA PROFÉTICA É ENVIADA PARA NOS CONDUZIR A VONTADE DE DEUS.

     12- A PALAVRA PROFÉTICA TRAZ PROSPERIDADE. I REIS 17:9-16.

 MINISTRAR DEBAIXO DE AUTORIDADE

    Cremos que é vitalmente importante que todas as profecias sejam dadas somente debaixo de supervisão espiritual e também que sejam gravadas. Isto permite os anciãos locais ajustarem ou corrigirem quaisquer palavras que sejam falsas, aplicadas erradamente ou fora de tempo, livrando a pessoa que está recebendo a profecia de confusão ou mal-entendido. Contudo, alguns que são novos neste Movimento podem profetizar descuidadosamente quando são “levados pelo Espírito” sem permitir que suas palavras sejam julgadas e avaliadas (I Cor. 14:31; I Tes. 5:21). O ministério profético tem o poder de abençoar ou amaldiçoar, então, todas as palavras precisam ser testemunhadas e julgadas por aqueles que são espiritualmente maduros e estão em supervisão na assembléia local.

                                        No Amor em Cristo, 

                                                                        Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Js 15:21

"São, pois, as cidades da tribo dos filhos de Judá, até ao termo de Edom, no extremo sul: Cabzeel, e Eder, e Jagur. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

25 - MUITO IMPORTANTE

     Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal, e relatou a ele que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos. Ele escreveu assim...

55 - O FILHO

     Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pelas artes. Tinham de tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael. Muito unidos, se sentavam juntos para...

163 - PAZ SEJA COM CONTIGO!

     Você já parou para refletir e pensar o que Deus quer lhe ensinar e também como ele quer usar sua vida em meios as lutas e tempestades?! Então...

154 - POR QUE COISAS MÁS ACONTECEM COM PESSOAS BOAS? - POR QUE PESSOAS BOAS PASSAM POR SOFRIMENTOS NA VIDA?

      Você com certeza já deve ter se feito tais perguntas. Isso com certeza já deve ter passado por sua mente ao ver alguém que não merecia sofrendo, ou...

223 - A HISTÓRIA DO PATO

     Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda, foi-lhe dado um estilingue para brincar no mato.      Ele praticou na floresta, mas nunca conseguia acertar...