Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

81 - RESTAURA-NOS O PENTECOSTES

     Você deseja mesmo ser participante desta promessa? Se você deseja, então considere honestamente o que o Senhor lhe diz:

“...Esperai a promessa do Pai,... SEREIS batizados no Espírito Santo, NÃO MUITO DEPOIS DESTES DIAS... Recebereis PODER ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas... (Atos 1:4,5 e 8)

“...Tendo chegado, ao cenáculo, onde permaneciam... TODOS estes perseveravam unanimemente em ORAÇÃO E SÚPLICAS...Cumprindo-se o dia de PETENCOSTES, estavam TODOS reunidos NO MESMO lugar, de repente veio... (Atos 1:4, 14 e 2:1-13).

     O Senhor, em Sua Graça e misericórdia está nos preparando também para restaurar-nos esta promessa (Atos 3:21), mas só os que, sinceramente tiverem sede por Jesus e para servi-Lo receberão e participarão desta RESTAURAÇÃO para este tempo. Considere-se diante da Palavra de Jesus em João7:37-39.

“O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO”

Tenho recebido muitas perguntas sobre o tema do batismo no Espírito Santo. Busquemos, na Bíblia, as respostas.

1- QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

     O Espírito Santo, é o Espírito de Deus, é o DOM de Deus e PROMESSA para nós. Jesus disse: “...Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará OUTRO Consolador, para que ESTEJA convosco para sempre...” (João 14:16).

     Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para os Seus seguidores (discípulos) depois que Ele retornasse ao Pai (João 7:39; Atos 2:33). Jesus enviaria o Espírito Santo como UM consolador que viria sobre eles. O Espírito Santo também lhes daria poder e os guiaria à verdade. Ele não os deixaria sós (João 14:18; do verso 15 ao 21 e 26).

     O Espírito Santo é a nossa fonte de poder e de amor (veja João 15:26; 16:7; Atos 1:4,5; Romanos 5:5).

2- QUEM PODE RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     O Batismo no Espírito Santo está a disposição de todos os crentes NASCIDOS DE NOVO.

     Em Atos 19:2-6, Lucas registra a seguinte conversa entre o Apóstolo Paulo e alguns discípulos: “...Perguntou-lhes: recebereis o Espírito Santo quando crestes? Eles responderam: Nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Então disse-lhes: Em que, pois, fostes batizados? Eles responderam: NO BATISMO DE JOÃO. Disse-lhe Paulo: João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresce Naquele que viria depois dele, isto é, EM JESUS, O Cristo. Quando ouviram isto foram batizados em Nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhe as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam...” (Veja também João 3:3-6; Atos 2:38; Atos 8:12-17).

3- POR QUE OS CRENTES NECESSITAM DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     Em Efésios 5:18 o Apóstolo Paulo mandou os crentes serem cheios do Espírito. Este é um mandamento para todos os crentes, não somente para alguns. Ser cheio, ou batizado, com o Espírito Santo (Atos 1:5 e 2:4), é um simples ato de obediência à Palavra de Deus.     

     Antes da ascensão (de retornar ao Céu, ao Pai), Jesus reuniu os Seus discípulos e lhes ordenou que “...não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem o que o Pai havia prometido; promessa, a qual disse Ele: de Mim ouvistes. Porque João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias...” (Atos 1:4,5).

     Enquanto não formos cheios do Espírito Santo, não teremos poder para viver a vida cristã, nem para amar aos outros. Jesus disse aos Seus discípulos que quando o Espírito Santo viesse sobre eles, eles receberiam poder para serem Suas testemunhas por todo o mundo (veja Atos 1:8).

     O PODER e o AMOR produzidos na vida dos crentes em decorrência de receber o enchimento do Espírito Santo se transformam em um poderoso testemunho para as pessoas que não fizeram de Jesus O Senhor das suas vidas.

4- QUEM É QUE BATIZA?

     Que o Senhor Jesus Cristo é quem batiza os crentes no Espírito Santo, é uma verdade apresentada em cada um dos quatro Evangelhos. João, o batista, fez a enfática declaração:

“...Eu, na verdade, vos batizo em água para arrependimento; mas O que vem após mim, cujos calçados não sou digno de lavar, é mais poderoso do que eu; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...” (Mateus 3:11; veja também Marcos 1:7,8; Lucas 3:16; João 1:33).

     Quando a pessoa recebe o batismo no Espírito Santo, ela diz a Deus: “...Quero tudo de ti, e quero que tenhas tudo de mim. Quero ir mais a fundo no conhecimento de Ti e em meu relacionamento contigo”.

     Assim pois, ser cheio do Espírito Santo não é uma experiência apenas para um momento, para um acontecimento histórico; mas deve ocorrer diariamente. Necessitamos um constante enchimento de poder e amor (veja Atos 1:4; 4:8; 4:31; 7:55; 9:17,18: 13:9; Efésios 5:18).

5- COMO RECEBEMOS O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. E acrescenta: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão (correrão) rios de água viva”. (João 7:37,38).

     Para os que, sinceramente, desejam o Batismo no Espírito Santo, conscientes do seu propósito, recomendamos os seguintes indicadores:

— Primeiro:

     Devemos estar claramente, sem nenhuma sombra de dúvida, conscientes da nossa necessidade espiritual de água. Muitos não bebem da fonte de água porque estão satisfeitos com a sua condição e não têm nenhum desejo de um andar mais profundo com Deus (Veja I João 4:10).

— Segundo:

     TEMOS QUE BUSCAR O DOADOR, não a doação. Com muita freqüência, quando buscamos ser cheios do Espírito Santo, buscamos a evidência externa do DOM, da doação. Jesus, que é quem nos dá os dons através do Seu Espírito Santo, quer que nós O busquemos, e somente a Ele.

— Terceiro:

     Devemos preparar os nossos corações. Pecados sem resolver, devida e completamente, impedirá que sejamos cheios do Espírito Santo (porque o Espírito Santo é SANTO.

Veja:

     Salmo 139:23,24; 51:1-12). Como Ele poderá achegar-se, preencher as nossas vidas havendo em nós amargura, ressentimento, falta de perdão pleno ou algum outro pecado ativo em nós obstruindo o Seu caminho? (Considere, a seu próprio respeito, as instruções de Gálatas 5:18-26; Efésios 5:30-32; Colossenses 3:5-10).

     Para receber o batismo no Espírito Santo devemos reconhecer (identificar e reconhecer o pecaminoso como pecado mesmo) e confessar todo pecado em nós e arrepender-nos deles (rejeita-los, repudia-los e manter a casa limpa; ouça a Palavra de Jesus em Lucas 11:24-26).

— Quarto:

     Devemos descansar e crer que Deus é quem opera. Encher-nos do Espírito Santo é Sua obra, não a nossa (“...Ele, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...” Lucas 3:16,17; Atos 2:32,33). Somente devemos levar a Ele a nossa oração sincera e receber por fé ao pedir-Lhe que nos encha; depois esperar nEle. “Pois se vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo ÀQUELE que lhe pedirem?”, é o que revela o Senhor Jesus (Lucas 11:13; veja também Tiago 4:10).

     Lemos, também, em Atos 11:15,17: “E quando comecei (Pedro) a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me, então, de que o Senhor dissera: João certamente batizou com água, MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM ESPÍRITO SANTO. Portanto, se Deus lhes concedeu o mesmo DOM a nós, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?”

— Quinto:

     Devemos rendermo-nos inteiramente a Deus para LOUVÁ-LO e ADORÁ-LO com as nossas línguas (conforme o Espírito Santo quiser); e, como Jesus prometeu; “...do nosso interior brotarão Rios de água viva...” (João 7:38). Em Atos 10:44-46 vemos: “O Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra. Os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o DOM DO ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios. Pois os ouviam FALAR em línguas e ENGRANDECER a Deus”.

6- QUAIS SÃO AS EVIDÊNCIAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     A primeira carta aos Coríntios capítulos 12 e 14 nos convida a um cuidadoso estudo para compreender como o Espírito Santo dá a conhecer a SI MESMO na vida do crente. Estes capítulos enumeram alguns dos dons do Espírito Santo.

     Como escreveu o apóstolo Paulo: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo... Porém a cada um é dada a manifestação do Espírito para o que for proveitoso, útil... Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo (repartindo) particularmente (para cada um) como Ele quer”. (I Coríntios 12:4,7,11).

     No Amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

  

Versículo do Dia

Is 44:17

"Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

162 - A FONTE DA ESPERANÇA

       “Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança".      Nunca podemos esquecer que Deus não pode mentir. Ele sabe todas as Suas promessas e, mais ainda, que...

92 - JOÃO 3:16

     Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de...

141 - MAIS DE 130 IGREJAS FORAM FECHADAS DESDE 2004

      Uma pesquisa conduzida por Portas Abertas descobriu que por toda Colômbia, igrejas sofrem vários graus de perseguição. Algumas vezes, os templos continuam abertos apesar de os perseguidores...

194 - COMO VOCÊ REAGE AOS ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA

     Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando, de repente, um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente...

131 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA CHINA

     Membros da Igreja Missionária Wanbang são proibidos de se reunir      No dia 2 de novembro, mais de 30 oficiais do Escritório de Segurança Pública do município de...