Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

81 - RESTAURA-NOS O PENTECOSTES

     Você deseja mesmo ser participante desta promessa? Se você deseja, então considere honestamente o que o Senhor lhe diz:

“...Esperai a promessa do Pai,... SEREIS batizados no Espírito Santo, NÃO MUITO DEPOIS DESTES DIAS... Recebereis PODER ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas... (Atos 1:4,5 e 8)

“...Tendo chegado, ao cenáculo, onde permaneciam... TODOS estes perseveravam unanimemente em ORAÇÃO E SÚPLICAS...Cumprindo-se o dia de PETENCOSTES, estavam TODOS reunidos NO MESMO lugar, de repente veio... (Atos 1:4, 14 e 2:1-13).

     O Senhor, em Sua Graça e misericórdia está nos preparando também para restaurar-nos esta promessa (Atos 3:21), mas só os que, sinceramente tiverem sede por Jesus e para servi-Lo receberão e participarão desta RESTAURAÇÃO para este tempo. Considere-se diante da Palavra de Jesus em João7:37-39.

“O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO”

Tenho recebido muitas perguntas sobre o tema do batismo no Espírito Santo. Busquemos, na Bíblia, as respostas.

1- QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

     O Espírito Santo, é o Espírito de Deus, é o DOM de Deus e PROMESSA para nós. Jesus disse: “...Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará OUTRO Consolador, para que ESTEJA convosco para sempre...” (João 14:16).

     Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para os Seus seguidores (discípulos) depois que Ele retornasse ao Pai (João 7:39; Atos 2:33). Jesus enviaria o Espírito Santo como UM consolador que viria sobre eles. O Espírito Santo também lhes daria poder e os guiaria à verdade. Ele não os deixaria sós (João 14:18; do verso 15 ao 21 e 26).

     O Espírito Santo é a nossa fonte de poder e de amor (veja João 15:26; 16:7; Atos 1:4,5; Romanos 5:5).

2- QUEM PODE RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     O Batismo no Espírito Santo está a disposição de todos os crentes NASCIDOS DE NOVO.

     Em Atos 19:2-6, Lucas registra a seguinte conversa entre o Apóstolo Paulo e alguns discípulos: “...Perguntou-lhes: recebereis o Espírito Santo quando crestes? Eles responderam: Nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Então disse-lhes: Em que, pois, fostes batizados? Eles responderam: NO BATISMO DE JOÃO. Disse-lhe Paulo: João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresce Naquele que viria depois dele, isto é, EM JESUS, O Cristo. Quando ouviram isto foram batizados em Nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhe as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam...” (Veja também João 3:3-6; Atos 2:38; Atos 8:12-17).

3- POR QUE OS CRENTES NECESSITAM DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     Em Efésios 5:18 o Apóstolo Paulo mandou os crentes serem cheios do Espírito. Este é um mandamento para todos os crentes, não somente para alguns. Ser cheio, ou batizado, com o Espírito Santo (Atos 1:5 e 2:4), é um simples ato de obediência à Palavra de Deus.     

     Antes da ascensão (de retornar ao Céu, ao Pai), Jesus reuniu os Seus discípulos e lhes ordenou que “...não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem o que o Pai havia prometido; promessa, a qual disse Ele: de Mim ouvistes. Porque João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias...” (Atos 1:4,5).

     Enquanto não formos cheios do Espírito Santo, não teremos poder para viver a vida cristã, nem para amar aos outros. Jesus disse aos Seus discípulos que quando o Espírito Santo viesse sobre eles, eles receberiam poder para serem Suas testemunhas por todo o mundo (veja Atos 1:8).

     O PODER e o AMOR produzidos na vida dos crentes em decorrência de receber o enchimento do Espírito Santo se transformam em um poderoso testemunho para as pessoas que não fizeram de Jesus O Senhor das suas vidas.

4- QUEM É QUE BATIZA?

     Que o Senhor Jesus Cristo é quem batiza os crentes no Espírito Santo, é uma verdade apresentada em cada um dos quatro Evangelhos. João, o batista, fez a enfática declaração:

“...Eu, na verdade, vos batizo em água para arrependimento; mas O que vem após mim, cujos calçados não sou digno de lavar, é mais poderoso do que eu; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...” (Mateus 3:11; veja também Marcos 1:7,8; Lucas 3:16; João 1:33).

     Quando a pessoa recebe o batismo no Espírito Santo, ela diz a Deus: “...Quero tudo de ti, e quero que tenhas tudo de mim. Quero ir mais a fundo no conhecimento de Ti e em meu relacionamento contigo”.

     Assim pois, ser cheio do Espírito Santo não é uma experiência apenas para um momento, para um acontecimento histórico; mas deve ocorrer diariamente. Necessitamos um constante enchimento de poder e amor (veja Atos 1:4; 4:8; 4:31; 7:55; 9:17,18: 13:9; Efésios 5:18).

5- COMO RECEBEMOS O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. E acrescenta: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão (correrão) rios de água viva”. (João 7:37,38).

     Para os que, sinceramente, desejam o Batismo no Espírito Santo, conscientes do seu propósito, recomendamos os seguintes indicadores:

— Primeiro:

     Devemos estar claramente, sem nenhuma sombra de dúvida, conscientes da nossa necessidade espiritual de água. Muitos não bebem da fonte de água porque estão satisfeitos com a sua condição e não têm nenhum desejo de um andar mais profundo com Deus (Veja I João 4:10).

— Segundo:

     TEMOS QUE BUSCAR O DOADOR, não a doação. Com muita freqüência, quando buscamos ser cheios do Espírito Santo, buscamos a evidência externa do DOM, da doação. Jesus, que é quem nos dá os dons através do Seu Espírito Santo, quer que nós O busquemos, e somente a Ele.

— Terceiro:

     Devemos preparar os nossos corações. Pecados sem resolver, devida e completamente, impedirá que sejamos cheios do Espírito Santo (porque o Espírito Santo é SANTO.

Veja:

     Salmo 139:23,24; 51:1-12). Como Ele poderá achegar-se, preencher as nossas vidas havendo em nós amargura, ressentimento, falta de perdão pleno ou algum outro pecado ativo em nós obstruindo o Seu caminho? (Considere, a seu próprio respeito, as instruções de Gálatas 5:18-26; Efésios 5:30-32; Colossenses 3:5-10).

     Para receber o batismo no Espírito Santo devemos reconhecer (identificar e reconhecer o pecaminoso como pecado mesmo) e confessar todo pecado em nós e arrepender-nos deles (rejeita-los, repudia-los e manter a casa limpa; ouça a Palavra de Jesus em Lucas 11:24-26).

— Quarto:

     Devemos descansar e crer que Deus é quem opera. Encher-nos do Espírito Santo é Sua obra, não a nossa (“...Ele, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...” Lucas 3:16,17; Atos 2:32,33). Somente devemos levar a Ele a nossa oração sincera e receber por fé ao pedir-Lhe que nos encha; depois esperar nEle. “Pois se vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo ÀQUELE que lhe pedirem?”, é o que revela o Senhor Jesus (Lucas 11:13; veja também Tiago 4:10).

     Lemos, também, em Atos 11:15,17: “E quando comecei (Pedro) a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me, então, de que o Senhor dissera: João certamente batizou com água, MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM ESPÍRITO SANTO. Portanto, se Deus lhes concedeu o mesmo DOM a nós, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?”

— Quinto:

     Devemos rendermo-nos inteiramente a Deus para LOUVÁ-LO e ADORÁ-LO com as nossas línguas (conforme o Espírito Santo quiser); e, como Jesus prometeu; “...do nosso interior brotarão Rios de água viva...” (João 7:38). Em Atos 10:44-46 vemos: “O Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra. Os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o DOM DO ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios. Pois os ouviam FALAR em línguas e ENGRANDECER a Deus”.

6- QUAIS SÃO AS EVIDÊNCIAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

     A primeira carta aos Coríntios capítulos 12 e 14 nos convida a um cuidadoso estudo para compreender como o Espírito Santo dá a conhecer a SI MESMO na vida do crente. Estes capítulos enumeram alguns dos dons do Espírito Santo.

     Como escreveu o apóstolo Paulo: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo... Porém a cada um é dada a manifestação do Espírito para o que for proveitoso, útil... Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo (repartindo) particularmente (para cada um) como Ele quer”. (I Coríntios 12:4,7,11).

     No Amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

  

Versículo do Dia

Mt 27:12

"E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

159 - COMO DEVEMOS TRATAR AS PESSOAS?

     Nós somos preciosos para Deus; somos seus filhos. Tratar qualquer pessoa sem demonstrar bondade é a mesma coisa que tratar a Deus do mesmo modo. Como Jesus disse...

176 - O PÁSSARO E A SERPENTE

ESTÁ ESCRITO... Mateus 4:4,7,10      Há alguns anos um caçador que estava na região amazônica foi, de repente, atraído por um pássaro muito amedrontado, que estampava pavor na triste melodia...

188 - COMO VOCÊ QUER SER LEMBRADO?

     Uma situação na bíblia entre três homens de Deus nos chama muito à atenção. Digo a respeito de dois reis de Israel e de um líder da igreja...

34 - O RELATO DA VIDA QUE SE SEGUE, É O TESTEMUNHO PESSOAL DE UM MÉDICO JUDEU

     “ Trabalhei como cirurgião do exército dos Estados Unidos durante a Guerra Civil. Após a batalha em Gettysburg chegaram ao hospital vários soldados feridos, entre eles Charlie Coulson...

139 - VIDA TRANSFORMADAS POR MEIO DO DISCIPULADO

 “Esta é a primeira vez em minha vida que Deus me usou para conduzir um ímpio a Cristo.”      “O seu treinamento e discipulado me ensinaram como ser uma verdadeira testemunha...