Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

78 - VIDA BÍBLICA DA IGREJA OBSTÁCULOS Á COMUNHÃO NA IGREJA

TEXTO BÁSICO - I JO. 1:1-7

     Os não convertidos (Joio) na Igreja e crentes vivendo em pecado. Isso leva a pessoa a falar mal de um irmão com outro a prevenir uns contra os outros. Quantos crentes rejeitam outros, tem dificuldades em aceitá-los, só porque alguém do seu círculo (alguém que é Joio ou vivendo na carne) fez comentário negativo contra o outro. Seja porque razão for, tais comentários revelam que é e o que está no coração de quem os fez. Tais pessoas são instrumentos de satanás para criar barreiras entre os filhos de Deus e confusão na Igreja e bloquear a UNIDADE e COMUNHÃO na igreja. O irmão já deve ter tido uma experiência dessa ou conhece alguém que teve. Cuidado com quem faz isso! Preste atenção em (Prov. 6:16-19).

     Falta de meditação e aplicação diária da Palavra de Deus na vida: Qualquer crente que não tiver prazer e não meditar na Palavra de Deus diariamente, indiscutivelmente viverá na carne. O crente somente cheio do Espírito Santo, é que vive cheio da Palavra de Deus. O crente que não dá a primeira hora do seu dia a Deus para meditar, orar e aplicar a Palavra de Deus a sua própria vida, vive desprovido da graça de Deus (Sl. 119:9-11; Sl. 1:2-3). Qualquer crente que lê a Bíblia só na hora de dormir, ou que a lê só por compromisso e apressado, vive vazio de Deus e sobrecarregado de males decorrentes dos pecados que vão se agasalhando na sua alma como os mariscos se agarram nas rochas do mar.

VOCÊ É EXPRESSÃO VIVA DE COMUNHÃO

     A comunhão de que já temos conhecimento, de que tanto desejamos e necessitamos; a comunhão que podemos desfrutar e expressar em todas as dimensões da revelação bíblica, essa comunhão somente existirá entre nós se ela estiver dentro de VOCÊ mesmo, e se você não ficar passivo a respeito de (ficar parado e ser usado pelo inimigo), mas oferecer-se ao Senhor e tornar-se instrumento do Espírito Santo para quebrar todos os obstáculos e dar a vida para preservá-la.

     “Saber o que deve ser feito e não fazer, é pecado” Tiago 4:17. Não podemos esquecer de que a principal preocupação e a estratégia n° 1 de satanás contra a Igreja, é contra a sua UNIDADE. Destruindo a UNIDADE NA IGREJA satanás consegue anulá-la. Ela perde a Sua IDENTIDADE como Corpo de Cristo e a Sua Identidade divina na Terra. Sem a UNIDADE requerida por Jesus conforme (João 17:20-23), a Igreja se desincorpora e se desintegra, se descaracteriza. Sem aquela unidade, os membros da igreja vivem como partículas isoladas de um objeto ou de uma peça. Tornam-se partículas da peça e não a peça em si. Como partículas isoladas, os crentes rejeitam e negam a declaração de que os salvos são membros uns dos outros (Rom .12:5) e é isso que faz a Igreja ser Corpo de Cristo, sem que haja dentro dos salvos, entre eles a unidade de que Jesus fala e requer, a Igreja não tem condições de viver como corpo de Cristo na terra, consequentemente deixando de ser o que deve ser (como foi feita, inclusive recebendo poder e capacidade para ser o que deve ser). Sem esta unidade conforme (Jo. 13:34-35;17:20-23), a Igreja perde o poder que a capacita SER PARA FAZER. Fazer o que lhe foi confiada pelo Senhor. É disso que satanás mais se orgulha desde que a Igreja foi organizada - conseguir que os membros de uma Igreja local não vivam em UNIDADE em COMUNHÃO entre si, que eles vivam distraídos acerca do NOVO MANDAMENTO. O famoso erudito Bíblico WILHIAM BARCLAY destaca com vigor: “SEM AMOR A IGREJA NÃO PODE EXISTIR. A ÚNICA CARACTERÍSTICA QUE DEVE DISTINGUIR A VERDADEIRA IGREJA É O AMOR A DEUS E AOS IRMÃOS. QUANDO MORRE O AMOR, MORRE A IGREJA. QUANDO EXISTE O AMOR A IGREJA É FORTE PORQUE QUANDO HÁ AMOR JESUS CRISTO, O SENHOR DO AMOR ESTÁ PRESENTE”.

SIGNIFICADO E DIMENSÕES DA COMUNHÃO NA IGREJA

     Já sabemos que a unidade de que Jesus fala em (João 17), descrita no restante do Novo Testamento pela palavra KOINONIA ou COMUNHÃO que dá expressão a essa UNIDADE, todos os componentes daquela unidade se manifestam por meio da comunhão e são expressões da própria comunhão em si.

     “A comunhão não é mera camaradagem social, superficial, nem tão pouco, uma espécie de experiência mística, desligada ou sem referência à estrutura da Igreja (corpo ou comunidade local - - Uma Igreja local ). A comunhão do espírito, diz ele, a Koinonia do Espírito Santo, a comunhão que o Espírito concede aos crentes. É a comunhão de Cristo com seus discípulos, a comunhão da Igreja primitiva, como a ela faz referência o livro de Atos, é a contra partida terrena e o antegozo da eterna comunhão nos céus. É análogo (semelhante) à unidade à amizade e intimidade entre Cristo e o Pai”.

     Outro Pastor e teólogo preocupado com este ensino bíblico e Jonh Driver, que ressalta. “É notável que aproximadamente metade das vezes que aparece KOINONIA no Novo Testamento se refere a compartilhar na esfera espiritual, enquanto que outra metade das vezes se refere a compartilhar esfera material”. E acrescenta: “Isto nos ajuda a compreender o significado de comunhão em seu Neo-testamentário, tem a ver com o compartilhar uma vida comum em todos os níveis da existência: ESPIRITUAL, SOCIAL, INTELECTUAL, ECONÔM1CA, etc.”

     Meu irmão, não permita que satanás faça você viver como partícula isolada do corpo de Cristo, para que através de você, ele consiga que não haja UNIDADE e COMUNHÃO na Igreja, desfigurando a Igreja de Jesus Cristo e tirando-lhe as condições para realizar a sua tarefa na terra. Escreve e explique e converse com outros irmãos acerca do que a comunhão é , o que você já entendeu e quais são as suas dimensões, ou seja, em que áreas ela se manifesta; qual o seu significado último. Não se esqueça de que a comunhão cristã e espiritual - envolve a alma das pessoas, e somente pode ser comunhão de fato, se produzida pelo Espírito Santo (Col. 1:8). Reuniões e estruturas por si mesmas não produzem comunhão .

PARA MEDITAR

     Faça uma avaliação de sua vida e veja se há algum pecado mais profundo (“Sonda-me, ó Deus...”) que talvez não compartilhou com ninguém (pode ser um mau pensamento por exemplo), ou que nem mesmo a sociedade entende como pecado, mas que na verdade pode estar prejudicando seu desenvolvimento para uma comunhão viva e séria para com o corpo de Cristo. A seguir, converse com Deus sobre esses pecados e peça-lhe que perdoe e que coloque um ponto final nesse obstáculo à comunhão com Ele. (Salmo 51). Para que o discipulado cristão se transforme num estilo de vida, é indispensável que você continue praticando os princípios aprendidos e dessa maneira seja capaz de fazer outro discípulo sério como você, creio do fundo do meu coração que se VOCÊ se comprometer 100% com o Senhor Jesus Cristo, todas as outras coisas que você faz ou gosta de fazer em geral lhe será acrescentada.

     O QUE FAZER PARA ESTABELECER E PRESERVAR A COMUNHÃO EM NOSSA IGREJA Rm. 15:1-7 e 14

São cinco passos básicos:

1) Ponto de partida é o irmão entender o que estudamos no texto anterior que a comunhão está dentro de você. Está em suas mãos decidir se compartilhará ou não a sua vida. É que a ausência da comunhão também está dentro de você. Reveja aquele estudo e medite nisso.

2) O segundo passo é compreender o significado e as dimensões da comunhão. É o que a parte anterior deste estudo está mostrando.

3) Em terceiro lugar, temos que desenvolver a nossa comunicação com os outros “A COMUNHÃO DO ESPÍRITO, NA IGREJA, IMPLICA EM COMUNICAÇÃO E QUE NÃO PODE HAVER COMUNHÃO SEM COMUNICAÇÃO!”

     De novo verificamos que a comunicação depende da pessoa individualmente. É a pessoa que decide não sair do seu isolamento interior. Comunicação é um ato da vontade, da boa vontade da pessoa. É a comunicação honesta, sem fingimento ou malícia que permite a compreensão mútua e que gera a comunhão. Mas, comunicação é muito mais que palavras, geralmente no relacionamento entre as pessoas, as palavras é que menos comunicam. Avalie-se.

4) Em quarto lugar está o serviço, que é evidência do AMOR DE JESUS EM NÓS. O serviço mútuo (Col. 5:13) com um coração de servo, é um dos instrumentos mais eficientes para efetivar a COMUNHÃO. É aí que entram os dons espirituais como instrumentos da comunhão da Igreja.

5) Finalmente vem a admoestação. Este é o ponto chave para a preservação da comunhão na Igreja. Admoestar é Confrontar o outro crente com seu pecado, com o seu erro mais sempre com muito amor. Isto nunca foi e nunca será uma tarefa fácil, mas sem isso é impossível preservar a comunhão na Igreja. Além disso, os resultados espirituais da suas prática são incalculáveis. A admoestação é a ministração da disciplina bíblica. É a própria disciplina da igreja na seqüência ensinada por Jesus em Mat.18:15-17. O próprio Deus reconhece que ela é difícil para nós, porque aqueles que necessitam dela, tendem a rejeitá-la e também aqueles que irão levá-la. Veja Heb. 12:11.

     Conforme o Senhor nos revela em João 17:21, a comunhão entre os salvos na sua Igreja é para ser semelhante à unidade, à amizade, à intimidade que há entre Ele e o Pai. Passe alguns minutos meditando em João 17:21. Dá para o irmão imaginar as dimensões dessa intimidade que há entre Jesus e o Pai? Qualquer Igreja, cujos membros vivenciarem essa unidade, os seus membros, como corpo de Cristo, também o vivenciarão com o Pai e Jesus “E QUE TAMBÉM SEJAM EM NÓS” roga Jesus. No final deste último estudo destacamos: “O QUE FAZER PARA ESTABELECER E PRESERVAR A COMUNHÃO EM NOSSA IGREJA.”

     Precisamos desenvolver a nossa comunicação uns com os outros. Desde já, avalie como você se comunica com os outros irmãos. Precisamos investir no serviço mútuo, todo serviço autêntico é um ato e expressão de AMOR, Jesus é o exemplo máximo (Mc.10:45). É indiscutível que, quem ama tem prazer em servir, mas quem não AMA, além de não ter prazer em servir, está pronto a reclamar, a murmurar, por não ser servido.

     Precisamos exercitar a ADMOESTAÇÃO. Em última instância é disso que depende o estabelecimento e a preservação da comunhão em Nossa Igreja.

CADA MEMBRO PRECISA CRESCER EM AMOR

     Todo corpo bem ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, efetua o seu próprio aumento... em amor” (Ef. 4:16) cada membro deve crescer em amor pelos outros membros. Você ama seus irmãos cristãos mais hoje do que há um ano atrás? O céu é um reino de amor. O amor perfeito prevalecerá. Naquele Novo Mandamento, ou seja, novo mundo. O inferno é um mundo de ódio, Jesus nos deu o Novo Mandamento para enfatizar a necessidade de Amor (João 13:34-35). Requer-se de cada membro do corpo que cresça em amor pelos outros membros. Há algum cristão verdadeiro a quem você odeia? Um irmão cristão pode ser provocador, e até mesmo irritante: Contudo, não devemos falhar em nosso amor para com ele,. Um colega cristão pode ser pego em um pecado. A restauração deve, então, ser aplicada com brandura (Gal. 6:1). Pedro negou o Senhor, mas não foi cortado da comunhão. Pode ser que um líder ou um membro comum caia em pecado escandaloso que o privará de seu ministério, mesmo que se arrependa. Se ocorrer tal tragédia, não devemos eliminar aquele irmão, pois carecerá de Amor e do consolo da comunhão cristã mais que nunca.

     Quando começarmos a orar por um derramamento do Espírito Santo, então, o amoroso cuidado mútuo abundará em Nossa Igreja. A Palavra pregada será poderosa, e, todos os necessitados serão incluídos no envolvimento do amor, do CUIDADO MÚTUO e da UNIDADE, para a glória do nosso grande redentor, o cordeiro de Deus, Aleluia!

VIDA DE COMUNHÃO CONCLUSÃO

     DEVEMOS VIVER EM COMUNHÃO, PORQUE TEMOS A RESPONSABILIDADE DIANTE DE DEUS DE ASSIM VIVERMOS. Temos a responsabilidade, o compromisso, o dever, a obrigação, de OBEDECERMOS o que DEUS em sua Palavra no ORDENA.

     MAS... o que é que DEUS nos ordena, em sua Palavra, no que diz respeito à COMUNHÃO???

1°) AMAI-VOS UNS AOS OUTROS Jo. 13:34; 15:12; 17:21-26...

OBS.: Isto é um MANDAMENTO, e não uma opção. E se é um mandamento de DEUS TEM que ser OBEDECIDO, pois quando não obedecemos a DEUS, estamos dizendo com tal atitude, que ELE não é DEUS o suficiente para mandar em nossa vida.

2°) TENDE IGUAL CUIDADO UNS COM OS OUTROS I Cor. 12:25

     Semelhante ao cuidado que temos com os membros do nosso próprio corpo.

3°) “...RECEBEI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO TAMBÉM CRISTO NOS RECEBEU PARA GLÓRIA DE DEUS” Rom. 15:7; 14:1.

4°) SUJEITAI-VOS UNS AOS OUTROS Ef. 5:21

     Por que temos tanta convicção que a mulher deve ser submissa, e não temos, se quer, a mesma convicção de que todos nós devemos ser???

5°) SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS Ef. 4:2; Col. 3:13.

6°) CONFESSAI VOSSOS PECADOS UNS AOS OUTROS Tg. 5:16.

7°) PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO CRISTO VOS PERDOOU Col. 3:13.

     Mas o que é PERDOAR? Respondendo a esta pergunta, alguém certa vez disse: “PERDOAR alguém é lhe dar um sorvete quando ele merece um tapa”.

8°) SAUDAI-VOS UNS AOS OUTROS COM ÓSCULO SANTO Rm. 16; I Pe. 3:14

OBS.: Todos estes MANDAMENTOS visam à manutenção da UNIDADE DA IGREJA, são mandamentos que mantém acesa a chama da KOINONIA da Igreja.

9°) NÃO JULGAR O IRMÃO Mt. 7:1-5.

     Ao nos constituir como igreja, DEUS não fez juízes uns dos outros, mas sim IRMÃOS uns dos outros. Logo nós não temos o DIREITO de julgar nosso irmão e sim o DEVER de ajudá-lo.

10°) NÃO FALAR MAL DO IRMÃO Tg. 4:11.

11°) NÃO VOS QUEIXEIS UNS DOS OUTROS Tg. 5:9.

12°) NÃO VOS MORDEIS UNS AOS OUTROS Gl. 5:15.

     Isto significa instigar uma possível perda de paciência.

OBS.: Esta atitude alimenta adega do inferno com vinho de primeira qualidade.

13°) NÃO VOS PROVOQUEIS UNS AOS OUTROS Gl. 5:26

14°) NÃO TENHAIS INVEJA UNS DOS OUTROS Gl. 5:26

     Este é um grande problema nosso. Muitas vezes não servimos bem no corpo de Cristo, porque vivemos invejando o lugar do outro.

 15°) NÃO MINTAIS UNS AOS OUTROS Col. 3:9,10

OBS.: Quando mentimos nos aliamos ao pai da mentira, a saber: ao diabo.

OBS.: Do 9° até o 15° são MANDAMENTOS que visam manter e proteger nossos relacionamentos.

16°) EDIFICAI-VOS UNS AOS OUTROS I Cor. 14:26; I Tes. 5:11.

17°) INSTRUI-VOS UNS AOS OUTROS Col. 3:16.

18°) EXORTAI-VOS UNS AOS OUTROS Hb. 3:13; I Tes. 5:11

19°) ADMOESTAI-VOS UNS AOS OUTROS Col. 3:16.

20°) FALAI UNS AOS OUTROS COM SALMOS, HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS Col. 3:16,17; Ef. 5:19,20

OBS.: Do 16° ao 20°, os MANDAMENTOS visam à mútua SANTIFICAÇÃO e EDIFICAÇÃO.

21°) SERVI-VOS UNS AOS OUTROS Gl. 6:2; I Pe. 4:10

     Leia com muita atenção o verso em questão e responda. QUEM É QUE DEVE LEVAR A CARGA DE QUEM ???

22°) SEDE MUTUAMENTE HOSPITALEIROS I Pe. 4:9

23°) SEDE BENIGNOS UNS PARA COM OS OUTROS Gl. 6:9,10

24°) ORAI UNS PELOS OUTROS Tg. 5:16.

CONCLUSÃO:

     Talvez algum irmão diga: “AH! COMUNHÃO DE NOVO, PARECE QUE O PASTOR NÃO TEM MAIS NADA PRA FALAR!? Mas como os irmãos notaram, pelos MANDAMENTOS citados acima, deixei de ministrar sobre COMUNHÃO em vários textos. E é bom que fique claro que COMUNHÃO não é coisa de minha cabeça, mas é MANDAMENTO DE DEUS.

 OBEDEÇAMOS, POIS ESTE MANDAMENTO!

  

Versículo do Dia

Am 4:5

"E oferecei o sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai as ofertas voluntárias, publicai-as; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor DEUS. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

141 - MAIS DE 130 IGREJAS FORAM FECHADAS DESDE 2004

      Uma pesquisa conduzida por Portas Abertas descobriu que por toda Colômbia, igrejas sofrem vários graus de perseguição. Algumas vezes, os templos continuam abertos apesar de os perseguidores...

ESPECIAL - PASTOR SILAS QUIRINO

De: Pastor Silas  Para: As ovelhas do Senhor Jesus Cristo      Compartilhamento do pastor Silas recebido de uns irmãos. Este tem trazido peso em seu espírito, e a você, para a...

37 - OBRIGADO POR SER MEU AMIGO

     Preste atenção ao que vai ler!!! Depois de ler, você vai saber a razão pela qual isto foi enviado a você.      Pessoas entram na sua vida, por...

130 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA EVANGÉLICOS NO PAÍS DE ERITRÉIA

     Confirmado o lugar onde estão cristãos presos      Pelo menos 2 dos 10 cristãos que foram presos na semana retrasada estão sendo mantidos na delegacia número 7 de...

194 - COMO VOCÊ REAGE AOS ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA

     Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando, de repente, um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente...