Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

77 - A COMUNHÃO E A ADORAÇÃO REUNIDOS EM SEU NOME

 TEXTO BÁSICO: Mt. 18:20

     Sempre que nos reunimos como igreja, nos reunimos em nome de Jesus; por que a igreja só existe em Jesus. Ninguém pode aparecer na presença de Deus se não for por Jesus. O homem sem Jesus não pode, de forma alguma, se apresentar a Deus, pois não reúne condições próprias para tal.

     A igreja só pode ADORAR A DEUS EM NOME DE JESUS, ou seja, a igreja só é igreja por Jesus, pois só por ELE podemos chegar a Deus (Jo. 14:6).

     VAMOS OLHAR MAIS DE PERTO PARA Mt. 18:20 (Releia o verso com muita e toda atenção)

     “...REUNIDOS EM MEU NOME...” É exatamente isto que faz da nossa simples reunião um culto de ADORAÇÃO. É o fato de estarmos reunidos em nome de Jesus Cristo que eleva o nosso encontro uns com os outros a um ato de SOLENE ADORAÇÃO A DEUS. A presença de Jesus Cristo em nosso meio está vinculada ao fato de estarmos juntos por CAUSA DO NOME DELE. A presença de Cristo em nosso meio é uma realidade quando a nossa reunião (união com os outros irmãos) não é algo apenas formal, mas é algo VERDADEIRO E PRÁTICO (nos reunimos em nome de Cristo porque realmente somos unidos pelo nome DELE sendo isso evidenciado no nosso dia a dia). Se não queremos fazer Deus sofrer quando nos reunimos para ADORÁ-LO, temos que nos portar assim. Assim como??? - DE MANEIRA DIGNA DE SERMOS CHAMADOS SEUS FILHOS.

OBS.: Nosso encontro de ADORAÇÃO A DEUS (nossa reunião que chamamos de culto) corre o sério risco de se transformar em culto ao diabo, SE FOR APENAS UMA REUNIÃO FORMAL E DESPROVIDA DE VIDA COM DEUS.

NOTA: Nossa reunião de ADORAÇÃO só será realmente em nome de Jesus e logo, assim será recebida por Deus como culto, se a nossa COMUNHÃO, que é EM NOME DE JESUS, não for apenas uma encenação, ou ainda uma simples declaração verbal.

     NÃO SE ESQUEÇA DISSO NUNCA: É uma blasfêmia nos reunirmos em nome de Jesus, se de fato em nome DELE não formos unidos. Veja bem: É UMA BLASFÊMIA.

     MAS POR QUE A IGREJA DEVE ADORAR REUNIDA??? - (boa pergunta, e como tal merece uma boa resposta).

1º) PORQUE A IGREJA É O CORPO DE CRISTO. (Rom. 12:5; I Cor.12:12, 13,14, 20 e 27; Ef. 4:4,12,15 e 16).

     Nós somos o corpo de Cristo, logo devemos viver como tal. Como membros do corpo de Cristo, devemos nos esforçar para sempre nos apresentarmos a Deus como um corpo de ADORAÇÃO.

2º) PORQUE A IGREJA DESDE SUA INFÂNCIA MAIS PRIMITIVA, ASSIM PROCEDE. (At. 1:l3,l4; 2:42,46; I Cor. 14:26; 16:19; Hb. 10:25).

     A igreja sempre se expressou através da sua história como um grupo de pessoas que se reúne para ADORAR A DEUS e promover seu Reino na Terra, através da evangelização.

3º) PORQUE A PALAVRA IGREJA NO ORIGINAL GREGO ECLESIA - significa congregação ou assembléia daqueles que são chamados para fora. E no nosso caso como igreja de Jesus Cristo, somos a assembléia (congregação) daqueles que foram chamados para fora do pecado, para formarmos a comunidade dos santos EM e POR JESUS CRISTO. (I Pe. 2:9).

4º) PORQUE NO CÉU SERÁ ASSIM. (Ap. 7:9-17).

     No Céu todos os remidos do Senhor, estaremos reunidos para ADORÁ-LO para SEMPRE. Esta será a nossa única ocupação. Formaremos (nós juntos) a NOIVA DO CORDEIRO, E ETERNAMENTE FAREMOS DA ADORAÇÃO A ELE, A NOSSA VIDA.

5º) PORQUE DEUS QUER QUE SEJA ASSIM. (Sl. 111:1; 149; Mt. 6:9)

     Chama-me atenção que quando Jesus ensina seus discípulos a ORAR, ELE diz: “PORTANTO VÓS ORAREIS ASSIM: PAI NOSSO...” Por que será que ELE usa o termo “NOSSO”??? EU NÃO TENHO DÚVIDA DE QUE ELE NOS QUERIA ENSINAR COM ISSO QUE DESEJA QUE ALÉM DE TERMOS A NOSSA VIDA DEVOCIONAL PESSOAL (isto ELE ensina nos versos anteriores ao verso 9), DEVEMOS ALIMENTÁ-LA COM A NOSSA DEVOÇÃO COLETIVA, OU SEJA, NOSSO AJUNTAMENTO SOLENE PARA ADORAÇÃO A DEUS.

NOTA: Aqueles que dizem que podem ser crentes (salvos) sem estarem comprometidos com uma igreja local estão dizendo com tal atitude, que também não precisam de Jesus.

EXPLICANDO: Temos consciência de que pertencer à igreja física e histórica não salva ninguém. Mas temos consciência de que todos os salvos por Jesus pertencem à sua igreja invisível e eterna, composta por todos os seus santos no tempo e no espaço.

     É Jesus quem Salva (espero que ninguém tenha dúvida disso), porém, ELE mesmo é quem recomenda, ou melhor, É QUEM MANDA, QUE O SALVO POR ELE SEJA INTEGRADO NA IGREJA DELE; que é ETERNA e invisível, mas que se expressa de maneira visível e física através de igrejas locais.

OBS.: Quem despreza a igreja de Cristo, despreza o próprio Cristo. Quem diz que não precisa da igreja para se expressar e dar vida a sua vida cristã, está dizendo com isso que Cristo se equivocou ao fundar sua igreja.

     Aceitemos a exortação do apóstolo que diz: “NÃO DEIXANDO A NOSSA CQNGREGAÇÃO, COMO É COSTUME DE ALGUNS, ANTES ADMOESTANDO-NOS UNS AOS OUTROS; E TANTO MAIS, QUANTO VEDES QUE VAI SE APROXIMANDO O DIA DO JUÍZO”. (Hb. 10:25).

A COMUNHÃO E A ORAÇÃO

Mt. 26:36-40; Tg. 5:16; Ef. 6:18.

     É a ORAÇÃO que aprofunda a COMUNHÃO. É a ORAÇÃO que faz com que a COMUNHÃO ganhe raízes profundas e seguras. Quando aprendemos a ORAR, com seriedade, aprendemos também a viver juntos de verdade.

NOTA: É A ORAÇÃO QUE UNGE A COMUNHÃO ENTRE OS IRMÃOS COM A PRESENÇA DE DEUS. SEM ORAÇÃO A COMUNHÃO NÃO RESISTE AOS EMBATES DA VIDA E DESMORONA.

OBS.: Toda amizade, todo relacionamento, estabelecido apenas em si mesmo, ou seja, todo relacionamento firmado apenas na disposição de COMUNHÃO do próprio homem, é fadado ao fracasso. Nossos relacionamentos precisam da GRAÇA DE DEUS para serem sólidos, e Deus está disposto a ABENÇOAR nossos relacionamentos para que estes sejam COMUNHÃO verdadeira e prática. Porém isso só acontece quando nos despertamos para ORAÇÃO comunitária e para intercessão comprometida e honesta uns pelos outros.

TEXTOS QUE ENFATIZAM E ENSINAM A ORAÇÃO COMUNITÁRIA E INTERCESSÓRIA:

     II Cron. 7:14; At. 4:23-31; I Tes. 1:2; Mt. 6:9-13; Rom. 1:8-10; II Tes. 1:3,11,12; Mt.18:19,20; Ef. 3:14-21; II Tm. 1:3; Mt. 26:36-40; Ef. 6:18-20; Filemom: 3; At. 1:13,14; Fil. 1:3,4; Hb. 13:18; At. 2:42; Col. 1:3; Tg. 5:13-18.

VAMOS OLHAR MAIS DE PERTO PARA OS NOSSOS TEXTOS BÁSICOS:

     * Mt. 26:36-40 - Este é o pior momento da vida terrena de Jesus Cristo, é quando ELE é terrivelmente tentado a desistir da cruz. Este é o momento histórico crucial, pois se Cristo desiste da cruz, todos nós estávamos no inferno eterno.

     Pois bem, no momento mais difícil do seu ministério, na hora em que ELE se sente terrivelmente angustiado, “A MINHA ALMA ESTÁ CHEIA DE TRISTEZA ATÉ A MORTE...”, ELE pede a seus discípulos mais chegados; aqueles a quem ELE havia dedicado mais tempo, aqueles que mais conviviam com ELE; “FICAI AQUI E VELAI (ORAI) COMIGO”. No entanto eles parecem nem dar importância ao seu pedido e começam a cochilar e pegam no sono.

POR QUE SERÁ QUE ISTO ACONTECEU???

     Simplesmente porque o diabo fez e faz tudo pra isto acontecer. O diabo não quer que OREMOS, e muitos menos juntos. Infelizmente parece que ele sabe que destruindo nossa ORAÇÃO, destruirá nossa COMUNHÃO também.

     A eficácia do testemunho da igreja está na COMUNHÃO séria dos seus membros e poder da COMUNHÃO, o combustível da COMUNHÃO está exatamente na ORAÇÃO, logo se, a ORAÇÃO é anulada, a COMUNHÃO será fria e apenas formal.

OBS.: PESSOALMENTE, a maior oposição diabólica que enfrento em relação a COMUNHÃO, é a dificuldade de ORAR junto com os irmãos. MAS ORAR COM SERIEDADE E SINCERIDADE E NÃO APENAS FORMALMENTE.

     O texto de Tg. 5:16! (ler o texto citado) - É difícil ORARMOS JUNTOS, quanto mais com seriedade e sinceridade. Quando conseguimos ORAR juntos, somos tentados a ficar sempre na periferia, somos tentados a ficar apenas no formalismo e nunca nos aprofundarmos realmente nas dificuldades, frustrações e pecados que temos. Somos muito orgulhosos para admitirmos nossas culpas, sequer admitimos que SOMOS incapazes de nos AUTO-EXPIARMOS, ou seja, não gostamos de confessar que a nossa “SANTIFICAÇÃO PESSOAL” não está conseguindo vencer o pecado, logo não gostamos de expor nossas fraquezas porque temos medo que os nossos irmãos “ESPIRITUAIS” nos ridicularizem, ou ainda, temos medo de nos tornarmos VULNERÁVEIS e assim, perdermos o nosso título de irmão “ESPIRITUAL”.

OBS.: SE QUEREMOS TER COMUNHÃO DE VERDADE, É PRECISO ORAR COM SERIEDADE E SINCERIDADE, CASO CONTRÁRIO, NOSSA COMUNHÃO NUNCA PASSARÁ DE MERO FORMALISMO SECO E INFRUTÍFERO, SEM NENHUMA UTILIDADE PARA SOCIEDADE ONDE ESTAMOS PLANTADOS E SEM NENHUMA GLÓRIA PARA O NOME DE DEUS.

     ORAÇÃO COMUNITÁRIA QUE NÃO É SÉRIA, É ORAÇÃO SEM EFEITO (por ORAÇÃO séria aqui queremos dizer, ORAÇÃO nos moldes de Tg. 5:16).

     EF. 5:18 “COM TODA INTENSIDADE, ORANDO CONSTANTEMENTE (sempre) SOB A DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, E COM MESMO OBJETIVO, VIGIANDO DE FORMA PERSEVERANTE POR TODOS OS REMIDOS DO SENHOR.

     A ORAÇÃO séria diante de Deus é aquela que é responsavelmente perseverante, que não é feita de vez em quando, na hora do aperto ou da tribulação, mas constante e incircunstancialmente, indo tudo bem ou tudo mal. E mais, ORAÇÃO séria diante de Deus é aquela que não é centrada na própria pessoa humana, mas sim centrada e norteada pela direção soberana do Espírito Santo. E mais ainda, ORAÇÃO séria diante de Deus é aquela que, na sua composição estrutural, nunca deixa de ser revestida de INTERCESSÃO honesta e comprometida pelos irmãos.

CONCLUSÃO: Se queremos que nossa COMUNHÃO seja real, precisamos gastar mais um pouco de tempo com ORAÇÃO em nossa devoção pessoal e em nossos encontros de ADORAÇÃO. É preciso também que invistamos mais tempo na própria ORAÇÃO (ORAÇÃO na prática e de verdade, não é brincar e nem fingir). Devemos cultivar a ORAÇÃO em nosso meio, para que os frutos sejam colhidos na hora de convivermos (para que tenhamos COMUNHÃO de verdade).

     IRMÃOS, TEMOS QUE SEPARAR TEMPO PARA ORARMOS JUNTOS, PELO MENOS (no mínimo), COMO SEPARAMOS PARA COMER JUNTOS. QUE SEJA ASSIM.

A COMUNHÃO E A EVANGELIZAÇÃO

Jo. 13:35; At.2:42-47; Mt. 5:16.

     A COMUNHÃO É A BASE DA EVANGELIZAÇÃO. Sem COMUNHÃO a EVANGELIZAÇÃO não é eficaz e frutífera, ou seja, não produz frutos. Sem COMUNHÃO a EVANGELIZAÇÃO perde a sua qualidade.

     Uma igreja sem COMUNHÃO é uma igreja doente, logo não pode EVANGELIZAR com eficácia, o máximo que ela pode fazer é reproduzir mais doentes, “CRENTES SEM AMOR E COMUNHÃO”. Os resultados da EVANGELIZAÇÃO de uma igreja dependem de como ela é por dentro, ou seja, dependem de como ela vive o AMOR INTERNAMENTE (de como seus membros vivem, se vivem em COMUNHÃO .

NOTA: Uma igreja que não pratica o AMOR; uma igreja na qual seus membros não vivem em COMUNHÃO; NÃO CRESCE, APENAS INCHA.

OBS.: Uma Igreja que não vive o AMOR, que não vive em COMUNHÃO, NÃO TEM MORAL PARA EVANGELIZAR, pois o testemunho e o esforço EVANGELÍSTICO da igreja só tem valor prático se tiver conteúdo. E o conteúdo de todo testemunho, biblicamente falando, tem que ser a prática do que se prega... SE PREGAMOS O AMOR, TEMOS QUE VIVER O AMOR.

     A falta de COMUNHÃO anula toda e qualquer EVANGELIZAÇÃO de qualidade séria e bíblica.

     Quando leio, recito, ou medito em Jo.13:35 entendo que a maior campanha de EVANGELIZAÇÃO que uma igreja pode promover é exibir na vida de seus membros a pura e singela COMUNHÃO.

     Quando olho para o texto de At. 2:42-47, percebo que era isso exatamente que acontecia (a Igreja exibia seu AMOR através da vida de COMUNHÃO dos seus membros)... As pessoas eram atraídas para a igreja pela vida de AMOR prático e verdadeiro que a mesma exibia. Isso aguça minha mente e me faz lembrar de Mt. 5:16 “ASSIM RESPLANDEÇA VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM VOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU.” As pessoas viam a vida dos membros da igreja, se maravilhavam, mas não batiam palmas para membros, muito menos para seus líderes, mas se convertiam (ou eram convertidas a Cristo), logo o mérito e glória não eram para os homens, (para nenhum homem, fosse ele um “simples” membro, ou um “grande” evangelista), MAS SEMPRE PARA DEUS.

NOTA: A GLÓRIA ERA SEMPRE DE DEUS, NENHUM “GRANDE” evangelista, a roubava DELE, pois todos tinham a consciência, que mesmo fazendo tudo certo, estavam apenas fazendo o normal e não mereciam por isso medalhas, placas de honra ao mérito ou qualquer outro tipo de recompensa.

     E era exatamente por isso que havia conversões de verdade e não apenas pessoas levantando as mãos e indo a frente.

OBS.: SERÁ QUE É ISTO QUE TEM ACONTECIDO HOJE ???

SE NÃO O QUE É QUE ESTÁ FALTANDO???

     Hoje se alguém perguntasse para qualquer um de nós: QUAL É O MAIOR EVANGELISTA QUE VOCÊS TÊM? Sem dúvida alguma a resposta séria - Billiy Graham, Paul Yonggi Cho; ou então qualquer outro nome de um irmão com o DOM ESPIRITUAL DE EVANGELISTA.

     MAS... se a pergunta fosse feita a qualquer membro da igreja primitiva a resposta seria, sem dúvida: NOSSO MAIOR EVANGELISTA É A NOSSA VIDA DE AMOR EXPRESSADA ATRAVÉS DA NOSSA COMUNHÃO SÉRIA, RESPONSÁVEL e COPROMETIDA COM DEUS E AOS NOSSOS IRMÃOS.

     Irmãos por que será que a coisa mudou???

     Por que será que o nosso maior evangelista não é mais nossa vida de COMUNHÃO???

     ...SIPLESMENTE PORQUE A COMUNHÃO ESFRIOU, SIMPLESMENTE PORQUE A COMUNHÃO QUE A IGREJA VIVE ATUALMENTE É APENAS FORMALISMO, SIMPLESMENTE PORQUE NOS CONTENTAMOS EM VIVER NA PERIFERIA DO RELACIONAMENTO SINCERO COM OS NOSSOS IRMÃOS. SIMPLESMENTE PORQUE TEMOS ADOTADO A FILOSOFIA MUNDANA: “Cada um pra si, e Deus pra si também, ou então pra mim.”

     E o terrível da coisa é que achamos que temos COMUNHÃO. Falamos de boca cheia: “Vamos à igreja todos os domingos pela manhã e a noite, cumprimentamos os irmãos, cantamos o cântico 'QÃO BOM E COM SUAVE É VIVER EM UNIÃO', nos chamamos de irmãos, mesmo quando nos encontramos na rua”.

MAS SERÁ QUE COMUNHÃO É SÓ ISSO???

     Honestamente falando meus irmãos, à luz da COMUNHÃO da igreja primitiva, isto é uma vergonha, é vergonhoso chamarmos a nossa comunhão de COMUNHÃO, ou melhor, é um escândalo isto que chamamos de comunhão.

     TALVEZ ALGUÉM SE ASSUSTE E PERGUNTE: Mas por que é um escândalo? A resposta é simples: Porque vai contra a nossa pregação, desmente a nossa Fé, faz “chacota” (piada) da nossa evangelização, e com isso se transforma em algo que dá muito prazer ao diabo. Não, não pode ser tão grave assim!? ...MAS, É; e o pior é que sabemos que isso é uma ofensa a DEUS, sabemos que isso é PECADO.

     Irmãos é hora de vestirmos a camisa do verdadeiro compromisso cristão, ou seja, é hora de assumirmos a nossa real postura de seguidores de Cristo.

     Meus irmãos (parafraseando Alexandre “O Grande”) OU AGENTE MUDA DE VIDA, OU MUDA DE NOME.

     Vamos continuar com o nosso nome de discípulos de Jesus Cristo, vamos mudar de vida, VAMOS VIVER JO. 13:35, VAMOS VIVER COMO IGREJA BÍBLICA NOS MOLDES AT. 2:42-47, PARA QUE ASSIM ACONTEÇA CONOSCO MT. 5:16. QUE DEUS NOS FAÇA VIVER ISSO!

  

Versículo do Dia

Sl 102:27

"Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

224 - TESTAMENTO DE UMA IDOSA COM ALZHEIMER

     Junto com meu testamento, no qual lego a meus filhos e amigos a minha vontade de viver e meu amor a Deus e a toda a criação, faço...

150 - CAPITULO XII - TEMPO DE INVENTÁRIO

     Que o coração do homem é enganoso é um fato conhecido, proclamado e provado, em todos os tempos. Sempre desconfiei do coração dos outros, sem jamais supor que...

202 - A PARÁBOLA DA INDECISÃO

     Havia um grande muro separando dois grandes grupos.      De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.      Do outro lado...

39 - O SACO DE CARVÃO

     O pequeno Zeca entra em casa, batendo os pés no assoalho com força. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, chama o...

145 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA TURQUIA

       Pesquisa revela que 40% da população tem visão negativa dos cristãos      Mais da metade da população de maioria muçulmana na Turquia é contra reuniões de membros de...