Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

64 - ADORADORES E ADORAÇÃO II

SER E PENSAR COMO CORPO DE CRISTO

     Os que são meros “crentes”, “evangélicos” ou “cristãos”, nunca chegarão a pensar, ser, agir como Corpo de Cristo, mas seus envolvimentos com “a Igreja” serão simplesmente manifestação religiosa e não ajuntamento dos filhos de Deus.

     Um “crente” que não consegue pensar, sentir e agir como Corpo de Cristo, junto com os seus irmãos, dificilmente chegará a ser um adorador verdadeiro, ou seja, que adore ao Deus Vivo em Espírito e em verdade.

     Adoração em Espírito e em verdade é a principal evidência da manifestação dos filhos de Deus em meio a toda criação. Se você não é um verdadeiro filho de Deus, você é apenas um “religioso-evangélico”, e ainda não sabe, não tem a menor idéia do que é ter amizade com Deus; amá-Lo, ter comunhão com Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo, realizar-se e deleitar-se nEle. Se você ainda é apenas um evangélico-religioso, você nunca soube louvar a Deus, adorá-Lo em Espírito e em verdade; e mesmo sendo “da Igreja” ainda não encontrou significado e sentido para a sua vida; mesmo que você seja um “evangélico” fervoroso, você sabe que ainda há um vazio sufocante em seu interior, há uma frustração, uma falta de realização em sua alma, porque a vida com Jesus não é religião, mas um relacionamento pessoal e vivo com o Deus Vivo, com Jesus Cristo (Jo. 10:26) é um relacionamento de amor, de comunhão, de companheirismo, de filho e servo; um relacionamento que produz encantamento, exaltação, realização, louvor, adoração, submissão, obediência, deleite... e mais, muito mais. Os filhos de Deus se deleitam na revelação escrita de Deus..., e louvá-Lo, e adorá-Lo em espírito e em verdade é uma questão de caráter e de realização.

     Só os filhos de Deus (os que nasceram de novo, os que estão em Cristo) são novas criaturas, pois foram gerados pelo Espírito Santo no sangue de Cristo.

     Só os verdadeiros filhos de Deus (não os religiosos) são verdadeiros adoradores. Os verdadeiros adoradores, os que adoram ao Deus Vivo em espírito e em verdade, é que são o Corpo de Cristo. A adoração verdadeira é a manifestação dos filhos de Deus e do Corpo de Cristo.

     Dá para saber se sou filho de Deus verdadeiro ou se sou apenas um religioso? É claro que sim. Diz o Senhor:

...Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus (Rm. 8:14); - ...O mesmo Espírito (o Espírito Santo) testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm.8:16); - Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito (Rm. 8:5); - A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.... A inclinação da carne é inimizade contra Deus... Pois se viverdes segundo a carne, morrereis... (Rm. 8:6,7,13); - ...Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus (Rm. 8:14, abra também Gl. 5:16-25).

     Você é guiado (a) pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo? Como você sabe que é?

     Seja sensato e não permita você ser enganado (a) nisso. Considere o seguinte:

     Um elefante pensa como elefante;

     Um jacaré pensa como jacaré;

     Um avestruz pensa como avestruz;

     Um filho de Deus pensa, sente, age, vive, decide, (etc) como filho de Deus e como Corpo de Cristo uma coisa gera a outra. Como você pensa, sente, age, vive, decide? É como filho de Deus e Corpo de Cristo?

     Um filho das trevas (veja Ef. 2:1-3), por mais religioso, cristão, evangélico, que seja, pensará como filho das trevas; Mas um filho de Deus pensará e viverá como filho de Deus e Corpo de Cristo. Pense nisso pensando em você.

     Se você é filho (a) de Deus, corra rapidamente, fuja depressa, de toda e qualquer mentalidade religiosa; liberte-se e lute em sua mente e sentimentos contra toda e qualquer fortaleza de religião; vasculhe o seu subconsciente e a sua herança, saia correndo desse engano para a maneira de pensar, de ser, de sentir, de agir... de Corpo de Cristo. Os que não conseguirem isso serão “engolidos” pelo enganador que engana a todo o mundo (Ap. 12:9), através dos seus agentes e instrumentos.

     Crentes que não conseguirem pensar, sentir, agir, viver como Corpo de Cristo, juntamente com seus irmãos em Cristo, e através deles, não suportarão as aflições que estão chegando com a manifestação do anti-Cristo, do iníquo (veja II Ts. 2:3-9) e as suas bestas (Ap. 13).

DEUS PROCURA ADORADORES QUE O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE

(Indicações proféticas para avaliação pessoal)

     Somente filhos de Deus, os que de fato estão em Cristo, são adoradores capazes de adorar em espírito e em verdade.

     A adoração” de filhos de Deus que entram e/ou estejam em rebeldia não é aceita; falar em adorá-Lo estando em algum tipo de rebeldia é afrontá-Lo (veja Isaías 1:11-17). O Espírito Santo declara que Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6).

     O espírito, a atitude, e o sentimento de rebeldia-rebelião é pecado de feitiçaria (Veja I Samuel 15:22,23).

     Uma das maiores tragédias na vida de muitos crentes hoje é que espiritualizam muitas das obras da carne, e vivem nelas, cercados de argumentos e justificativas para satisfazer o ego. A “adoração” de tais pessoas é uma afronta a Deus. O Espírito diz que “os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:5-8); e que os que praticam as obras da carne não entrarão no Céu. Memorize Gálatas 5:19-21 e Apocalipse 21:23-27.

     Os crentes que não conseguem ser Corpo de Cristo, que não conseguem ser partes (membros) dos outros que estão em Cristo; que não se submetem à Palavra de Deus e uns aos outros como Corpo de Cristo, conforme diz a Palavra, que não conseguem pensar, sentir, decidir, agir (etc) como Corpo de Cristo junto com os seus irmãos, ainda não chegaram a ser adoradores em espírito e em verdade, porque esta é uma manifestação dos filhos de Deus como Corpo de Cristo.

     O “espírito de religião” é uma das principais armas que o diabo usa para “matar” os crentes. Você já discerniu como o espírito de religião se manifesta em crentes? Dialogue a respeito.

     Crentes com talento musical e/ou envolvidos com música (cantar, tocar, guiar louvor, etc) são os principais alvos de satanás na Igreja e contra a Igreja. O ex-Lúcifer se ocupava disso no Céu e ao rebelar-se contra Deus envolveu um terço dos anjos, e há forte possibilidade de que a principal ocupação deles no Céu era louvor e adoração a Deus.

OUÇA A PALAVRA, ESCUTE A VOZ DE DEUS, ESCUTE A VOZ DO ESPÍRITO SANTO:

     1 - “...Mas o que se une ao Senhor é um espírito com Ele...fostes comprados por bom preço. Glorificai pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus...” (I Coríntios 6:17 e 20).

     2 - “... A noite é passada e o dia é chegado. Rejeitemos pois as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz... Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências...” (Romanos 13:12 e 14).

     3 - “... Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar Santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração que não entrega sua alma a vaidade (orgulho), nem jura (fala) enganosamente...” (Salmos 24:3,4).

     4 - “... Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam...” (I Coríntios 2:9).

     5 - “... A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus (...), na esperança de que também a própria criação, será libertada do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” (Romanos 8:19,21)

     6 - “... Ora vós sois o Corpo de Cristo e, individualmente, membros desse Corpo (...) pois todos nós fomos batizados em um só Espírito (no Espírito Santo) formando um só corpo... e a todos nós foi dado beber de um só Espírito (o Espírito Santo)...” (I Coríntios 12:27 e 13).

     7 - “... Assim como em um só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função; Assim nós, que somos muitos, somos um só Corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros...” (Romanos 12:4,5).

     8 - “... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento: Este é o primeiro e grande mandamento...” (Mt. 22:32,33).

     O Pai, Deus, procura adoradores. Que revelação fantástica Jesus traz à humanidade em João 4:23,24! Podemos entender que essa é a ocupação máxima de Deus: buscar, procurar adoradores.

     E Jesus detalha mais e acrescenta que os adoradores que Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo procura, são para que o adorem em espírito e em verdade, a saber: que a adoração que seja oferecida ao Deus Vivo e aceita por Ele não é um ato religioso; não é mera participação de um ritual, de uma reunião, de uma liturgia (o que se faz em um culto: as músicas, as orações, as leituras bíblicas, etc...); não simplesmente estar presente ou assistir a um culto, etc; mas, que a adoração dos verdadeiros adoradores é um relacionamento completo e total com Deus, que envolve o nosso espírito, o nosso caráter e o nosso conhecimento espiritual vivo (não teórico) de Deus.

     Quem não conhece a Deus por experiência não chega adorá-Lo, mas o que faz é apenas prática religiosa e por isso é uma manifestação de idolatria e feitiçaria, que são obras da carne (veja Gálatas 5:19-22; Romanos 1:21-25; Jeremias 9:23-24; Isaías 57:14-21).

     O verdadeiro conhecimento de Deus, o conhecimento espiritual do Deus Vivo, se recebe por revelação do Espírito Santo, através e a partir da Sua revelação escrita na Bíblia. Toda essa revelação escrita revela substancialmente a Pessoa, o amor, e o poder de Deus, e aponta Jesus Cristo, Deus-Filho, a todas as pessoas desde Adão. (Veja em João 14:6-9, onde Jesus diz: “...quem vê a mim, vê o Pai”).

     Qualquer pessoa, desde Adão, somente começa a conhecer a Deus verdadeiramente quando começa a conhecer a Jesus Cristo (Quem Ele é? O Messias, o Ungido, o Cordeiro de Deus, o Salvador e Senhor, o Rei dos reis; Alfa e Omega; aquele que Era, que É e que Virá etc, etc...) E entregar-se a Ele, render-se a Ele, crucificar-se com Ele totalmente. Enquanto essas coisas não ocorrem na experiência da pessoa com Jesus, ela ainda não conhece a Jesus de fato; não conhece Deus, portanto.

     Mas esse conhecimento de Jesus, também, só se tem por revelação pessoal do Espírito Santo a partir e através da revelação, da informação bíblica; mas esta, sem a manifestação e operação do Espírito Santo não passa de informação histórica, e é insuficiente para o conhecimento que regenera, que recria a pessoa e faz dela uma nova criatura e filha do Deus Vivo (veja Mateus 16:17; 11:25-27; Lucas 10:20-22; Tito 3:4-7).

     Maravilhoso e espetacular é que esta revelação de Deus Jesus Cristo, que somente Deus Espírito Santo é capaz de transmitir completa e totalmente, começa com a obra do Espírito Santo convencendo a pessoa do pecado. Decore Atos 3:19 e suplique por isso intensamente.

     Portanto, qualquer pessoa somente começa a conhecer ao Deus Vivo, a Jesus Cristo, espiritualmente, quando começa a ser convencida do pecado e se rende completa e totalmente a Jesus como seu Senhor. Agora sim, esta pessoa começa a conhecer ao Deus Vivo (DeusPai, DeusFilho e DeusEspírito Santo). Agora ela começa a conhecer o amor, o poder e o CARÁTER de Deus. A partir daí é que começa a nascer os filhos de Deus, então nascem os adoradores para adorar o Pai.

     A adoração em espírito e em verdade é a soma da manifestação do nosso amor a Deus; amor em nosso ser, em nosso espírito, em nosso caráter esse é o adorador que Ele procura.

     Um adorador verdadeiro é aquele que ama a Deus com o mesmo amor o qual é amado por Deus, e isso só é possível pela obra do Espírito Santo nos que estão crucificados com Cristo (Rm. 5:5). Qual é o amor de Deus com o qual Ele nos ama?

     Por isso, os que estão na carne não podem adorar a Deus (considere seriamente a revelação que está em Romanos 8:1-14).

     A adoração que nasce do amor a Deus, que é oferta de um verdadeiro adorador, que decorre de relacionamento pessoal, de convívio estreito e permanente com Deus, a adoração que é em espírito e em verdade é fruto da santidade (Salmos 24:3-4; Hebreus 10:19-25), e a santidade decorre do amor a Deus (reveja Efésios 5:1-21; Hebreus 12:13-17; Apocalipse 21:23-27; II Coríntios 6:16 a 7:1;I Tessalonicenses 5:23).

     Quem não ama a Deus com o mesmo amor com o qual é amado por Ele, não consegue viver sem pecar; não consegue viver em pureza, em santidade, à semelhança de Jesus (veja I Pedro 1:14-16; Efésios 5:1-2). Se quiser, todo crente verdadeiro, todo o que é nascido de Deus, é capaz de não pecar (abra I João 2:1 e 3:3-10), contudo, a manifestação mais acentuada da santidade é um coração quebrantado. Um coração quebrantado é humilde, submisso, íntegro diante de Deus e dos homens (abra Salmos 51:1-17; veja Atos 24:16) e sempre convencido do pecado.

     É dos que têm coração contrito e quebrantado que Deus recebe adoração; estes são os adoradores que o Pai procura, e que são capazes de adorá-Lo em espírito e em verdade. É a estes que Jesus está vindo buscar eles são a Noiva do Cordeiro.

Continue Lendo no Próximo . . .

 

Versículo do Dia

Ct 3:7

"Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel; "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

84 - MARKETING OU LENDA

     Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado. E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes...

100 - VAMOS "ACORDAR"!

     “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões;” Salmos 68:6      Você sabe o que significa a palavra “acordar”?      Vamos...

42 - A BÍBLIA E A EVOLUÇÃO

     Será que de fato somos descendentes do macaco? Em 1859, Charles Darwin propôs a teoria da evolução, que hoje em dia é bastante popular. Segundo essa teoria, a...

105 - PIPOCAS DA VIDA...

     Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem...

220 - O MENINO E O CACHORRINHO

     Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.      - Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono.      O menino...