Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

62 - SER UMA NOVA IGREJA, EXPRESSÃO VIVA DE JESUS CRISTO

 Isaías 43:18-19; Ezequiel 36:26; I I Coríntios 5:17; Efésios 4:24.

     Ser uma nova Igreja, implica diretamente em sermos participantes uns dos outros, em cada ação da vida como Corpo de Cristo. Isto é direcionado pela palavra “Koinonia” comunhão, viva e ativa em nós e com a manifestação clara e viva do mover do Espírito em nós. Esta comunhão é ativa em decorrência a revelação que temos de Jesus em nós, pois sem a revelação não seremos sábios no conhecimento que recebemos e algum que já temos. Por isso precisamos de revelação fresca todo o dia da mesma forma que precisamos da água e da comida.

A Revelação do Espírito Santo traz comunhão e não um grupo isolado.

     A comunhão significa compartilhar juntos, uma associação, um companheirismo com outro para fazer algo, participação conjunta, participação no mesmo pensamento (Filipenses 2:2), comunicação com companheirismo, presença compartilhada.

     Cada aspecto desta definição contribui com uma chave para a restauração do Poder de milagres na Igreja e a ação do novo de Deus. Esta comunhão produz a participação com a mente do Espírito Santo, se verdadeiramente nos rendemos a Ele.

     É esta comunhão, o elemento invisível que o Espírito Santo traz e insere no espírito de cada pessoa que, verdadeiramente recebe Jesus Cristo, que é gerada de novo, que está verdadeiramente “em Cristo Jesus”, conforme Romanos 8:1; II Coríntios 5:17, e faz com que a pessoa passe a ter comunhão com Jesus, ter a vida de Jesus e sua revelação nela, que seja inserida em Jesus, I Coríntios 12:27, que seja inserida em seu Corpo, a Sua Igreja, Mateus 16:18 e torna-se parte dos demais salvos Romanos 12:5; I Coríntios 12:12-14.

A comunhão do salvo com o Espírito Santo. II Coríntios 13:14.

     A comunhão do Espírito Santo é um relacionamento profundamente íntimo do espírito do crente com o Espírito Santo, que nos faz ser companheiros e amigos do Espírito Santo e uns dos outros, dos que estão em Cristo. Crentes que não estão em Cristo não conseguem ter esse nível de comunhão, de companheirismo, de amizade, de unidade com os Demais - conforme Filipenses 2:1-5, ou seja, com aqueles que, de verdade, estão em Cristo.

     É esta comunhão do Espírito Santo nas pessoas que estão em Cristo que as une e faz delas o Corpo visível de Cristo na Terra, e faz com que uma congregação local seja de fato, expressão do Corpo de Cristo, e uma Igreja que seja um organismo e não uma organização. É esta comunhão do Espírito Santo nos crentes (nos que estão em Cristo) que faz manifestar neles o Novo Mandamento e que leva estas pessoas a amarem umas as outras como discípulos de Jesus, João 13:34-35. Leva simplesmente a amar, a ter afeto e afeição sincera e espontaneamente pelos demais, sem mandamentos, sem esforço, sem programa ... , e a desejar intensamente a salvação das pessoas e a recebê-las como partes de si mesmas como -sua família e como família de Deus - Romanos 8:14-17; 12:4-5; Gálatas 3:26-29; Salmos 133:1.

     É esta comunhão do Espírito Santo e com o Espírito Santo que gera unidade, amizade, honestidade, cuidado, interesse sincero uns pelos outros, conforme está em Filipenses 2:1-5 - Recorde II Coríntios 13:13.

     As palavras “comunidade” e “congregação”, quando se referem ao povo de Deus, são expressões e manifestações desta comunhão do Espírito Santo nas pessoas e entre as pessoas que são este povo.

     Como vimos no Kerigma 61, renascemos!!! E para ser verdade que renascemos, o nosso nome, Encontros com Jesus, precisa ser mais do que um nome, precisa ser uma realidade diária, evidenciado com a triunidade e uns com os outros. Lembre-se: o encontro entre dois amantes, sempre produz renovo e expectativa para o próximo.

     Mas se, em alguém entre nós, que declarou este renascimento, não houver a comunhão do, ou com o, Espírito Santo, o Senhor não está nesta pessoa. Nela não há presença de Deus; e se depender dela para que sejamos, de verdade um Encontro com Jesus, estaremos neutralizados. Ore por isso; medite: Filipenses 2:1-2.

     O MOVER DIÁRIO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO SALVO ATOS 1:8

     Após vermos que uma vida cheia do Espírito Santo, produz comunhão com o Pai e o Filho de uma forma viva, analisaremos, que o derramar do Espírito Santo traz e produz na vida do crente e na Igreja:

     → Que traz o derramamento do Espírito Santo - Atos 2:1- 17 e 33.

      Que traz o batismo no/com o Espírito Santo - Atos 1:4; 5,8 e 2:1- 4.

      Que traz enchimentos do Espírito Santo - Atos 2:1-4; 4:31; 6:3,8; 4:8; 7:54-56; 9:17; 10:44-47; 11:15-17; 13:2,9; Efésios 5:18.

      Que traz capacitação, unção, poder para a Igreja prosseguir o ministério de Jesus até que Ele volte - Atos 1:8; 4:29-31 e I Coríntios 2:4,5; Veja o ministério de Jesus em Mateus 4:23-24; 9:35-38; Lucas 4:18-19; Atos 10:38; Lucas 9:1-6; 10:1-19, etc.

      Que traz manifestações da operação do Espírito Santo através de dons, sinais, prodígios, milagres... - Hebreus 2:4 e I Coríntios 12:4-11.

EFEITOS ESPONTÂNEOS E EVIDÊNCIAS DA PRESENÇA DO DERRAMAR DO ESPÍRITO NO CRENTE E NA CONGREGAÇÃO

     1. Vida cheia do Espírito Santo e o andar no Espírito, cujas evidências principais são manifestações do fruto do Espírito, comunhão com o Espírito Santo e discernimento da direção do Espírito - Veja: Gálatas 5:16-26; Romanos 8:14; I Coríntios 2:9-16; Atos 13:1-3; Apocalipse 2:7,11,17,29.

     2. Adoração viva, paixão por Deus, por Jesus Cristo - Atos 2:4 e 11; 2:42,43 e 47; 10:45,46; 19:5,6; Efésios 5:18-21.

     3. Comunhão espiritual autêntica dos salvos uns com os outros e com os que vão sendo salvos, com abundante manifestação do Fruto do Espírito entre os salvos Efésios 5:18-21; Gálatas 5:22-26; Atos 2:41-47; 5:32,33; João 17:20-23 e 13:34,35; I Pedro 1:22.

     4. Fé viva - Atos 4:16; 6:3,8; Hebreus 11,10:37,38 que manifesta através:

     a) De oração perseverante e perseverança na oração - Atos 2:42; 4:24-31. Veja Atos 1:14.

     b) Em andar no temor de Deus, que significa intimidade, comunhão com Deus; obediência alegre, espontânea e realizada; confiança plena e completa no Senhor, na sua palavra e nas suas promessas; pavor pelo pecado e pelo pecaminoso - Santidade de mente e do corpo, pureza. Veja Atos 2:33,43.

     c) Em alegria contagiante e autêntica, não artificial. Veja Atos 2:46.

     d) Em louvor a Deus, consciente e contínuo - Atos 2:4,47.

     e) Companheirismo autêntico uns com os outros e com todos que vão sendo salvos - Atos 2:44,46.

     f) Autoridade espiritual - Atos 2:42; 4:8,29-32.

     5. Compaixão pelos não-salvos; discernimento espiritual do estado atual e eterno dos não-salvos; e capacitação e impulso incontido para testemunhar de Jesus, prosseguindo, continuando o seu ministério.

     6. Paixão e mobilização pela salvação das pessoas, que é o testemunho vivo de todo o livro de Atos (salvação da cidade e país).

     7. Consciência e experiência de ser Corpo de Cristo, de ser membro do Ser de Cristo, de ser parte uns dos outros como salvos e congregação, de pensar e agir assim conscientemente; o que nos leva a ser , agir, viver, como organismo - Corpo de Cristo e membros uns dos outros e não como organização que faz coisas, que faz uma máquina funcionar; uma Igreja Corpo Vivo de Cristo e não uma organização religiosa ou de entretenimento - Filipenses 2:1-4; Atos 2:42-47.

     Pois bem, o derramamento do Espírito Santo produz batismo(s) para capacitar os salvos para a missão; traz o poder (unção) de Deus para os salvos como Igreja realizarem e continuarem o Ministério de Jesus. Traz renovação contínua da capacitação; traz avivamento e disposição para o trabalho do Reino de Deus.

     Medite nestes versículos e aplique cada um deles na sua vida diária, suplicando ao Espírito Santo um entendimento bíblico profético para hoje - Atos 1:8; 2:1-4,16,17,33; 11:15-16; 19:5-7.

PECADOS DIRETOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

     1. Indisposição - repulsa consciente ou inconsciente, decorrente da herança religiosa contra o livro de Atos, devido ao testemunho e ensino das manifestações do Espírito Santo neste livro. Teologização para dizer que o que está ali não significa o que está escrito.

     2. Indisposição e teologização - contra o batismo no/do Espírito Santo. Estas disposições, atitudes, reações, argumentações são decorrentes da herança denominacional e tem um incrível poder de enraizamento no subconsciente; é tão terrível que só se livra disso por obra da graça, da misericórdia e poder de Deus.

     3. Resistir ao Espírito Santo - impedir a ação Dele devido à dureza do coração de crer no que Ele é e faz, medo de perder a posição que ocupa na religião - Atos 7:51.

      4. Tentá-lo - usar uma forma astuta de engano, através de atos e dons carnais, para tentar enganar, achando que Ele é limitado, esquecendo que o Espírito é Deus - Atos 5:3; Salmo 139.

     5. Entristecer - com obras e ações carnais, mostrando uma falsa santidade e moralidade, sendo um verdadeiro fariseu Efésios 5:3.

     6. Apagar, extinguir, desprezá-lo - esquecer o chamado que recebeu Dele um dia, para trabalhar na seara, sendo um agente do Reino, esquecer de quem nós somos - I Tessalonicenses 5:19.

     7. Insultar, ultrajar - tratá-lo de qualquer maneira, sem temor, sabendo que Ele é Deus, perdendo toda a reverência verdadeira - Hebreus 10:29.

     8. Blasfemar contra - negar a ação Dele na vida do salvo, atribuir aos demônios a obra Dele na Igreja e nas pessoas - Mateus 12:30-32; Marcos 3:28-30.

     Se você quer receber mesmo a restauração do derramar do Espírito Santo em sua experiência e vida, e que, como congregação sejamos cheios, batizados, Nele, comece suplicando a Deus que lhe dê profunda consciência espiritual desses pecados e tristeza por tê-los cometido e/ou participado destes pecados com outros, seja qual for a razão, você deseja isso? Então comece agora.

 Uma súplica:

     Ó Deus, tudo o que buscamos, é ser uma congregação Igreja que verdadeiramente corresponda a Jesus Cristo, que seja expressão autêntica do Seu Corpo, realizando o seu ministério na unção, poder, batismo, capacitação do Espírito Santo. Conforme o testemunho e ensino da Santa Escritura.

     Queremos demonstrar Jesus Cristo isto e com profundo amor buscando intensamente a salvação dos que não estão salvos.

     Por favor, ó Pai, ajuda-nos... Restaura o mover do Espírito em nós. Amém!

 

Versículo do Dia

1Cr 27:12

"O nono, do nono mês, Abiezer, o anatotita, dos benjamitas; também em sua turma havia vinte e quatro mil. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

11 - CORRIDA PARA A VITÓRIA

      Qual é o maior sonho de um atleta? Ser o vencedor e subir no pódio! Não creio que exista algum atleta que não tenha esse sonho. Mas para...

91 - UM DESAFIO DE DEUS

     Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping. Não é engraçado como uma hora é tão...

220 - O MENINO E O CACHORRINHO

     Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.      - Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono.      O menino...

ESPECIAL - MÃE E AGORA?

  Isaías 49:15 “Acaso, pode uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama?”      Certo dia Deus desejou garantir a nós sua proteção e lembrança. Para ele era importante provar seu...

116 - ANNE, VOCÊ ESTÁ PRONTA?

     Certa manhã, bem cedinho, Anne recebeu uma terrível notícia por telefone: o agradável rapaz com que ela estivera na noite anterior em uma reunião de jovens havia morrido...