Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

62 - SER UMA NOVA IGREJA, EXPRESSÃO VIVA DE JESUS CRISTO

 Isaías 43:18-19; Ezequiel 36:26; I I Coríntios 5:17; Efésios 4:24.

     Ser uma nova Igreja, implica diretamente em sermos participantes uns dos outros, em cada ação da vida como Corpo de Cristo. Isto é direcionado pela palavra “Koinonia” comunhão, viva e ativa em nós e com a manifestação clara e viva do mover do Espírito em nós. Esta comunhão é ativa em decorrência a revelação que temos de Jesus em nós, pois sem a revelação não seremos sábios no conhecimento que recebemos e algum que já temos. Por isso precisamos de revelação fresca todo o dia da mesma forma que precisamos da água e da comida.

A Revelação do Espírito Santo traz comunhão e não um grupo isolado.

     A comunhão significa compartilhar juntos, uma associação, um companheirismo com outro para fazer algo, participação conjunta, participação no mesmo pensamento (Filipenses 2:2), comunicação com companheirismo, presença compartilhada.

     Cada aspecto desta definição contribui com uma chave para a restauração do Poder de milagres na Igreja e a ação do novo de Deus. Esta comunhão produz a participação com a mente do Espírito Santo, se verdadeiramente nos rendemos a Ele.

     É esta comunhão, o elemento invisível que o Espírito Santo traz e insere no espírito de cada pessoa que, verdadeiramente recebe Jesus Cristo, que é gerada de novo, que está verdadeiramente “em Cristo Jesus”, conforme Romanos 8:1; II Coríntios 5:17, e faz com que a pessoa passe a ter comunhão com Jesus, ter a vida de Jesus e sua revelação nela, que seja inserida em Jesus, I Coríntios 12:27, que seja inserida em seu Corpo, a Sua Igreja, Mateus 16:18 e torna-se parte dos demais salvos Romanos 12:5; I Coríntios 12:12-14.

A comunhão do salvo com o Espírito Santo. II Coríntios 13:14.

     A comunhão do Espírito Santo é um relacionamento profundamente íntimo do espírito do crente com o Espírito Santo, que nos faz ser companheiros e amigos do Espírito Santo e uns dos outros, dos que estão em Cristo. Crentes que não estão em Cristo não conseguem ter esse nível de comunhão, de companheirismo, de amizade, de unidade com os Demais - conforme Filipenses 2:1-5, ou seja, com aqueles que, de verdade, estão em Cristo.

     É esta comunhão do Espírito Santo nas pessoas que estão em Cristo que as une e faz delas o Corpo visível de Cristo na Terra, e faz com que uma congregação local seja de fato, expressão do Corpo de Cristo, e uma Igreja que seja um organismo e não uma organização. É esta comunhão do Espírito Santo nos crentes (nos que estão em Cristo) que faz manifestar neles o Novo Mandamento e que leva estas pessoas a amarem umas as outras como discípulos de Jesus, João 13:34-35. Leva simplesmente a amar, a ter afeto e afeição sincera e espontaneamente pelos demais, sem mandamentos, sem esforço, sem programa ... , e a desejar intensamente a salvação das pessoas e a recebê-las como partes de si mesmas como -sua família e como família de Deus - Romanos 8:14-17; 12:4-5; Gálatas 3:26-29; Salmos 133:1.

     É esta comunhão do Espírito Santo e com o Espírito Santo que gera unidade, amizade, honestidade, cuidado, interesse sincero uns pelos outros, conforme está em Filipenses 2:1-5 - Recorde II Coríntios 13:13.

     As palavras “comunidade” e “congregação”, quando se referem ao povo de Deus, são expressões e manifestações desta comunhão do Espírito Santo nas pessoas e entre as pessoas que são este povo.

     Como vimos no Kerigma 61, renascemos!!! E para ser verdade que renascemos, o nosso nome, Encontros com Jesus, precisa ser mais do que um nome, precisa ser uma realidade diária, evidenciado com a triunidade e uns com os outros. Lembre-se: o encontro entre dois amantes, sempre produz renovo e expectativa para o próximo.

     Mas se, em alguém entre nós, que declarou este renascimento, não houver a comunhão do, ou com o, Espírito Santo, o Senhor não está nesta pessoa. Nela não há presença de Deus; e se depender dela para que sejamos, de verdade um Encontro com Jesus, estaremos neutralizados. Ore por isso; medite: Filipenses 2:1-2.

     O MOVER DIÁRIO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO SALVO ATOS 1:8

     Após vermos que uma vida cheia do Espírito Santo, produz comunhão com o Pai e o Filho de uma forma viva, analisaremos, que o derramar do Espírito Santo traz e produz na vida do crente e na Igreja:

     → Que traz o derramamento do Espírito Santo - Atos 2:1- 17 e 33.

      Que traz o batismo no/com o Espírito Santo - Atos 1:4; 5,8 e 2:1- 4.

      Que traz enchimentos do Espírito Santo - Atos 2:1-4; 4:31; 6:3,8; 4:8; 7:54-56; 9:17; 10:44-47; 11:15-17; 13:2,9; Efésios 5:18.

      Que traz capacitação, unção, poder para a Igreja prosseguir o ministério de Jesus até que Ele volte - Atos 1:8; 4:29-31 e I Coríntios 2:4,5; Veja o ministério de Jesus em Mateus 4:23-24; 9:35-38; Lucas 4:18-19; Atos 10:38; Lucas 9:1-6; 10:1-19, etc.

      Que traz manifestações da operação do Espírito Santo através de dons, sinais, prodígios, milagres... - Hebreus 2:4 e I Coríntios 12:4-11.

EFEITOS ESPONTÂNEOS E EVIDÊNCIAS DA PRESENÇA DO DERRAMAR DO ESPÍRITO NO CRENTE E NA CONGREGAÇÃO

     1. Vida cheia do Espírito Santo e o andar no Espírito, cujas evidências principais são manifestações do fruto do Espírito, comunhão com o Espírito Santo e discernimento da direção do Espírito - Veja: Gálatas 5:16-26; Romanos 8:14; I Coríntios 2:9-16; Atos 13:1-3; Apocalipse 2:7,11,17,29.

     2. Adoração viva, paixão por Deus, por Jesus Cristo - Atos 2:4 e 11; 2:42,43 e 47; 10:45,46; 19:5,6; Efésios 5:18-21.

     3. Comunhão espiritual autêntica dos salvos uns com os outros e com os que vão sendo salvos, com abundante manifestação do Fruto do Espírito entre os salvos Efésios 5:18-21; Gálatas 5:22-26; Atos 2:41-47; 5:32,33; João 17:20-23 e 13:34,35; I Pedro 1:22.

     4. Fé viva - Atos 4:16; 6:3,8; Hebreus 11,10:37,38 que manifesta através:

     a) De oração perseverante e perseverança na oração - Atos 2:42; 4:24-31. Veja Atos 1:14.

     b) Em andar no temor de Deus, que significa intimidade, comunhão com Deus; obediência alegre, espontânea e realizada; confiança plena e completa no Senhor, na sua palavra e nas suas promessas; pavor pelo pecado e pelo pecaminoso - Santidade de mente e do corpo, pureza. Veja Atos 2:33,43.

     c) Em alegria contagiante e autêntica, não artificial. Veja Atos 2:46.

     d) Em louvor a Deus, consciente e contínuo - Atos 2:4,47.

     e) Companheirismo autêntico uns com os outros e com todos que vão sendo salvos - Atos 2:44,46.

     f) Autoridade espiritual - Atos 2:42; 4:8,29-32.

     5. Compaixão pelos não-salvos; discernimento espiritual do estado atual e eterno dos não-salvos; e capacitação e impulso incontido para testemunhar de Jesus, prosseguindo, continuando o seu ministério.

     6. Paixão e mobilização pela salvação das pessoas, que é o testemunho vivo de todo o livro de Atos (salvação da cidade e país).

     7. Consciência e experiência de ser Corpo de Cristo, de ser membro do Ser de Cristo, de ser parte uns dos outros como salvos e congregação, de pensar e agir assim conscientemente; o que nos leva a ser , agir, viver, como organismo - Corpo de Cristo e membros uns dos outros e não como organização que faz coisas, que faz uma máquina funcionar; uma Igreja Corpo Vivo de Cristo e não uma organização religiosa ou de entretenimento - Filipenses 2:1-4; Atos 2:42-47.

     Pois bem, o derramamento do Espírito Santo produz batismo(s) para capacitar os salvos para a missão; traz o poder (unção) de Deus para os salvos como Igreja realizarem e continuarem o Ministério de Jesus. Traz renovação contínua da capacitação; traz avivamento e disposição para o trabalho do Reino de Deus.

     Medite nestes versículos e aplique cada um deles na sua vida diária, suplicando ao Espírito Santo um entendimento bíblico profético para hoje - Atos 1:8; 2:1-4,16,17,33; 11:15-16; 19:5-7.

PECADOS DIRETOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

     1. Indisposição - repulsa consciente ou inconsciente, decorrente da herança religiosa contra o livro de Atos, devido ao testemunho e ensino das manifestações do Espírito Santo neste livro. Teologização para dizer que o que está ali não significa o que está escrito.

     2. Indisposição e teologização - contra o batismo no/do Espírito Santo. Estas disposições, atitudes, reações, argumentações são decorrentes da herança denominacional e tem um incrível poder de enraizamento no subconsciente; é tão terrível que só se livra disso por obra da graça, da misericórdia e poder de Deus.

     3. Resistir ao Espírito Santo - impedir a ação Dele devido à dureza do coração de crer no que Ele é e faz, medo de perder a posição que ocupa na religião - Atos 7:51.

      4. Tentá-lo - usar uma forma astuta de engano, através de atos e dons carnais, para tentar enganar, achando que Ele é limitado, esquecendo que o Espírito é Deus - Atos 5:3; Salmo 139.

     5. Entristecer - com obras e ações carnais, mostrando uma falsa santidade e moralidade, sendo um verdadeiro fariseu Efésios 5:3.

     6. Apagar, extinguir, desprezá-lo - esquecer o chamado que recebeu Dele um dia, para trabalhar na seara, sendo um agente do Reino, esquecer de quem nós somos - I Tessalonicenses 5:19.

     7. Insultar, ultrajar - tratá-lo de qualquer maneira, sem temor, sabendo que Ele é Deus, perdendo toda a reverência verdadeira - Hebreus 10:29.

     8. Blasfemar contra - negar a ação Dele na vida do salvo, atribuir aos demônios a obra Dele na Igreja e nas pessoas - Mateus 12:30-32; Marcos 3:28-30.

     Se você quer receber mesmo a restauração do derramar do Espírito Santo em sua experiência e vida, e que, como congregação sejamos cheios, batizados, Nele, comece suplicando a Deus que lhe dê profunda consciência espiritual desses pecados e tristeza por tê-los cometido e/ou participado destes pecados com outros, seja qual for a razão, você deseja isso? Então comece agora.

 Uma súplica:

     Ó Deus, tudo o que buscamos, é ser uma congregação Igreja que verdadeiramente corresponda a Jesus Cristo, que seja expressão autêntica do Seu Corpo, realizando o seu ministério na unção, poder, batismo, capacitação do Espírito Santo. Conforme o testemunho e ensino da Santa Escritura.

     Queremos demonstrar Jesus Cristo isto e com profundo amor buscando intensamente a salvação dos que não estão salvos.

     Por favor, ó Pai, ajuda-nos... Restaura o mover do Espírito em nós. Amém!

 

Versículo do Dia

Ex 8:4

"E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

19 - RELACIONAMENTO DE AMOR

      Ser de Cristo é muito mais do que uma religião ou um compromisso. É uma ligação de alta intimidade. É a cada dia uma nova descoberta de...

65 - DEUS NUNCA ERRA

     Há muito, muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Havia, porém, um súdito que em todas as situações lhe dizia:...

84 - MARKETING OU LENDA

     Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado. E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes...

91 - UM DESAFIO DE DEUS

     Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping. Não é engraçado como uma hora é tão...

131 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA CHINA

     Membros da Igreja Missionária Wanbang são proibidos de se reunir      No dia 2 de novembro, mais de 30 oficiais do Escritório de Segurança Pública do município de...