Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

48 - OS SALVOS VIVENDO DENTRO DOS SINAI

 Textos básicos: I Tessalonicenses 5:1-11

      Se o irmão deseja mesmo se instruir biblicamente, e se preparar para viver com a dignidade de Jesus nesse dificílimo tempo que antecede a Sua volta, reúna todos os estudos anteriores acerca do assunto, deste o n° 18 à 22 e 41, 42, 43, 45 e 46, e faça um estudo pessoal e unificado usando todos os kerigmas.

1. Conforme já falado nos Kerigmas citados acima, os sinais que indicam o juízo divino, são conseqüentes da entrada do pecado no homem e na humanidade; e ainda que estejam presentes em grandes proporções no tempo do fim, não são sinais do fim mesmo, conforme o Senhor Jesus nos informa em Mt 24:6,8. Confira Lc 13:1-9. Mas, tais sinais são de fato, evidencias do fato de que o mundo presente está sob a MALDIÇÂO DE DEUS (Gn 3;17), e que a IRA DE DEUS está constantemente sendo revelada desde os céus contra toda a impiedade e injustiça dos homens (Rm 1:18). Tais sinais atuam como advertência e recordação permanente de que o JUIZ está às portas (Tg 5:9).

2. Dos quatros sinais específicos, dois podem ser plenamente verificado - a Evangelização de todas as nações e a Apostasia; pois o propósito da tribulação e anticristo é precisamente provocar a apostasia, que se manifesta de duas formas básicas: OPOSIÇÃOS e REBELIÃO contra Deus; e DESERÇÃO, ou seja, abandono da fé, da doutrina e da vida cristã com todas as suas implicações.

3. A APOSTASIA é o mais doloroso dos sinais. Mas, somente os verdadeiros crentes sentem a sua dor. Compreender o significado e as manifestações da apostasia é a maior necessidade do povo de Deus neste tempo. O crente que não estiver atento a isso em sua própria vida, corre o risco e fatalmente se torna um “crente apóstata” - a falsificação do evangelho e da vida cristã verdadeiramente comprometida com Cristo e Sua Igreja, é a evidencia da apostasia presente na grande maioria dos chamados “crentes” de hoje. Concentre a sua atenção no estudo desse assunto o Kerigma 43 ajudará bastante.

4. A razão porque a apostasia vai entrando na Igreja de forma sutil e ampla, é porque ela é o instrumento de preparação para a manifestação do ANTICRISTO (II Ts 2:3), o qual promoverá a GRANDE TRIBULAÇÃO, (Mt 24:21,22,29), que por sua vez provocará a última APOSTASIA. Uma apostasia quase total,quando todos os falsos crentes serão separados dos verdadeiros, e além disso, se juntarão aos perseguidores dos servos de Deus (Mt 24: 9-13 e 24; II T t 2:9-13). (Isto já está a caminho).

5. Hoje a APOSTASIA está mais presente do que nunca no cenário da Igreja chamada cristã. Ainda que a EVANGELIZAÇÃO esteja em escala tão intensa atualmente, por incrível que possa parecer, a apostasia também está em todos os lugares. O número de membros de Igrejas e de “cristãos” não comprometidos é maior do que os comprometidos; com exceção, apenas, onde os crentes são perseguidos pelo Estado.

6. Interpretes bíblicos de grande pose são unânimes em mostrar que II Ts 2:3 aponta para o fato de que, de uma maneira geral, A IGREJA VISÍVEL ABANDONARÁ A VERDADEIRA FÉ. Isso está acontecendo no mundo inteiro, com Igrejas de todas as denominações. É o quadro de Laodicéia (Ap 3:15-17) e de Sardes (Ap 3:2). Crentes e igrejas que vivem em função de si mesmos, das coisas que possuem, vivem para o “reino das coisas” têm nome de que vivem, mas estão mortos. São inúmeras as Igrejas onde os cultos são preparados para AGRADAR as pessoas e não a Deus; e um “sem número” de pastores que são simplesmente “dirigentes de Igrejas”, animadores de auditórios, que pregam para distrair as pessoas não são verdadeiros profetas; mas, no geral, ministradores de si mesmo, de conceitos humanos, etc.

      Alerta: Dois males opostos, mas de mesmo poder destruidor acompanham a Igreja desde os primeiros anos: é o que hoje se chama LIBERALISMO ou MODERNISMO por um lado e LEGALISMO por outro. Os primeiros são representantes dos gnósticos dos dias dos apóstolos, que negavam que Cristo veio em carne (II Jo 1:7-9). Os judaizantes, que provocaram o surgimento da carta aos Gálatas; que, com fachada de zelosos conservadores criaram um outro evangelho (Gl 1:6-9); são os mesmos apontados em Fl 3:2-3 e de Cl 2:16-23. O alerta se faz necessário porque o “CONSERVADOR LEGALISTA”, falsifica tanto o evangelho de Cristo, como o liberal. Aliás, às vezes causa até mais males, porque o “conservador legalista” procura passar por um suposto piedoso defensor dos princípios bíblicos, como os do texto de Colossenses, mas na verdade, ele defende as suas próprias idéias, querendo subordinar a GRAÇA de Cristo aos seus próprios preconceitos. São representações dos escribas e fariseus (Mt 23). O conservador legalista e o liberal são a mesma coisa; na interpretação bíblica deles, A BÍBLIA NÃO DIZ O QUE DIz ambos vão além do ensino de Cristo (II Jo 9). São formas diferentes de manifestação dos falsos cristos e falsos profetas.

7. Estamos vivendo dentro dos sinais da volta de Cristo. Eles estão se desenvolvendo em nossos dias. Os dois mais evidentes estão à vista. A pregação do evangelho está alcançando todos os povos. Este é o alvo concentrado de todos os salvos neste momento. E a APOSTASIA está à vista em todos os lugares. Ela se manifesta de muitas formas.(Isto já é um fato, ver os Kerigmas passados).

      Agora, olhe para você mesmo. O irmão não pode participar dos dois sinais. Aquele que não são crentes verdadeiros, são APÒSTATAS, e os tais não conseguem se envolver de fato, com todo o ser e afeto, na Evangelização Plena.

      Não descuide nesse momento.Procure descobrir manifestações de apostasia, que porventura, estejam em sua vida. Se você não estiver preparado (a) a manifestação do anticristo será a pior desgraça de sua vida.

O SINAL NO CÉU OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO Mt 24:29-41; Lc 21:25-33

      Em Mt 24:3 está o registro da pergunta dos discípulos a Jesus. Eles queriam saber quando seria a destruição de Jerusalém e qual seria o sinal da volta de Jesus e do fim do Mundo.

      Para responder, Jesus falou do juízo de Deus que sempre acompanharia a humanidade, através das GUERRAS, TERREMOTOS, PESTES E FOME. Falou da destruição de Jerusalém, que seria uma figura, demonstração e garantia do fim do mundo (Mt 24:15-20). Falou de sinais que estariam preparando o caminho, tais como a Pregação do Evangelho em todo o mundo (Mt 24:14); uma Apostasia generalizada que culminará com a vinda do Anticristo (Mt 24:10-12; II Ts 2:3) e da Tribulação, o profundíssimo sofrimento que virá sobre o povo de Deus, que foi prefigurado e exemplificado na experiência dos judeus quando da destruição de Jerusalém no ano 70 dC. Mt 24:15-28; II Ts 2:3-4; Ap 7:9-17).

      É após esclarecer todas essas coisas que Jesus lhes dá, e a nós também, a resposta especifica à pergunta. Eles queriam saber “que sinal” e não “que sinais”. Jesus não nos deixou sem resposta. A resposta está nos versos 29 e 30. Veja também Lc 21:25-27.

      De novo Jesus lembra a Tribulação daqueles dias. Tal tribulação será o resultado da ação do “Homem do pecado”, conforme II Ts 2:3,4. Jesus chegará no momento em que o Anticristo assentar para declarar o seu reinado como deus da terra, no auge da ação dele contra o Seu povo (II Ts 2:8). O povo de Deus poderá saber com exatidão da proximidade do regresso do Senhor porque Ele chegara no auge da ação do Anticristo. O verdadeiro povo de Deus saberá que é (o anticristo), devido à “grande tribulação” que sofrerá; tribulação que terá que ser breve, juntamente com o homem do pecado (Mt 24:21,22).

Sinais que antecedem a Segunda vida de Cristo

1. O Sinal no céu será a chegada de Jesus mesmo, mas antes dEle ser visto, duas coisas O anunciarão: Uma profundíssima ALTERAÇÃO NO COSMOS, que escurecerá o Sol e a lua; provocará queda de estrelas (meteoros e meteoritos), veja Ap 16:8-9; as estruturas do céu serão abaladas e o mar se enfurecerá. Isso também dará aos crentes a evidência de que o Rei está chegando (Mt 24:29; Lc 21:25-26). Esta deverá ser a “repentina destruição” referida em I Ts 5:3.

      Uma grandiosa ORQUESTRA ANGELICAL (Mt 24:29-31; I Ts 4:16), virá à frente de Jesus, anunciando a Sua chegada, reunindo os salvos e aumentando a perplexidade dos perdidos.

2. A Chegada de Jesus provocará um grandiossíssimo desespero em todos os que não forem salvos. (Mt 24:30; Lc 21:25-26; Ap 6:12-17; 9:6).

      Todos os que seguirem ao ANTICRISTO entrarão nesse desespero. Os apostatas, que conheceram o evangelho e rejeitaram a Jesus; os que negaram a fé cristã para evitar a perseguição ou pelas vantagens oferecidas pelos falsos profetas, anticristos e pelo anticristo; os que eram apenas crentes nominais, todos entrarão em profundo desespero, porque verão e assistirão o cumprimento das escrituras que eles bem conheciam e não terão como se arrepender (Hb 6:4-8; 10:25-29; 12:16,17). O desespero que tomará conta de todos os não salvos é uma das evidências de que naquele dia não haverá mais oportunidade de conversão.

3. A propósito da tribulação daqueles dias e da apostasia visível que já se manifesta de muitas formas, por meio do grande número de crentes descomprometidos com Cristo e com o reino de Deus; descomprometidos com a Palavra de Deus e com a Sua Igreja; crentes secularizados (apostatas) que já vivem em função do comer, do beber, do casar, do comprar, do vender, do plantar, do construir (Lc 17:26-30, etc) ... A propósito desses fatos, convém recordar e destacar:

      Que o crente que não leva a sério o estudo, a meditação e a aplicação da Palavra de Deus na sua vida, já não permanece como um servo fiel de Deus na terra. Ele é engolido pelos motivos referidos em Lc 17:28; é influenciado e vai sendo dominado pela INIQUIDADE desenfreada que se multiplica, zombando e negando os valores de Deus, trazendo o cinismo espiritual conforme MT 24: 12; e é seduzido pelos valores e interesses mundanos que se manifestam de muitas formas (Lc 8:14; I Jo 2:15-17);

      Que o crente que não leva a sério e não dá prioridade ao estudo da Palavra de Deus, será como muitos já estão sendo, seduzidos pelo espírito do anticristo, o mistério da iniqüidade, que aumenta desesperadamente a sua atuação no fim dos tempos, que já chegou;

      Que o crente que não está levando a sério o estudo da palavra de Deus, cuja fé em Cristo é superficial e não está se aprofundando; sofrerá profundamente logo que as primeiras dificuldades lhe chegarem. Alguns, talvez muitos, irão negar a fé, abandonar a Igreja para se protegerem (essa é a advertência de Hb 10:25-29). Outros permanecerão, mas sofrerão muito por lhes faltar a firmeza espiritual e posse das promessas de Deus, visto que muitos estudam, mas não aplicam e relacionam o ensino bíblico às suas próprias pessoas.

      Cuidado! Olhe para você mesmo. Procure descobrir manifestações de APOSTASIA, que porventura já esteja presentes em seus PENSAMENTOS, INTERESSES, e nos diversos aspectos da suas vida.

RECOMENDAÇÕES E ADVERTÊNCIA DE JESUS ACERCA DA SUA VOLTA Lc 21:34-36

      Após Jesus responder e esclarecer a pergunta a cerca do SINAL DA SUA SEGUNDA VINDA - e DO FIM DO MUNDO (Mt 24:3-31), Ele começa e emprega um bom tempo dando recomendações e fazendo varias advertências aos Seus discípulos (os crentes salvos) ao mundo inteiro, acerca da SUA VOLTA.

      O propósito das recomendações e advertências da Jesus é manter os Seus discípulos PREPARADOS, ATIVOS e ALERTAS para a Sua segunda vinda.

      Faz-se necessário recordar o fato de que há duas formas que fazem a Segunda vinda de Cristo se cumprir:

1°- através da morte de cada pessoa, que inevitavelmente a levará ao encontro de Jesus. Se morrer em Cristo ela já irá viver com Ele (Fl 1:21-23), mas se morrer sem Cristo, já irá diretamente para o inferno (Lc 16:19-31);

2°- através da volta pessoal de Jesus no fim do mundo, que tudo indica, que está muito mais próximo do que se imagina (Mt 24:32,33).

      Conforme a Palavra de Deus, recomendo e solicito ao irmão que, nesta semana, estude os textos básicos acerca do assunto, visualize e medite acerca das recomendações e advertências que Jesus nos dá (dá ao irmão), para não sermos surpreendidos com os acontecimentos relacionados com a Sua volta e com o fim do mundo. Além disso, lembre-se de que o seu fim no mundo pode estar muito mais perto do que você pensa. E, se assim for, como está a sua vida? Você será surpreendido? Olhe I Ts 5:4.

      Além de Mt 24:32; 25:46, os demais textos que solicito que o irmão estude, são os seguintes:. Lc 21:34-36; Rm 13:11-14; I Pe 4:7-17; Tg 5:7-13; I Ts 5:1-11; II Pe 3:9-14; Mt 7:15- 27.

COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE JESUS

      A nota dominante das recomendações e advertências de Jesus acerca as Sua volta se dá descrições bíblicas de como será a Sua volta. Veja a revelação bíblica a respeito:

1. À volta de Jesus será PESSOAL. Ele mesmo voltará em Pessoa (At 1:11; 3:19-21; Fl 3:20; Cl 3:4);

2. Do Novo Testamento aprendemos também que, a VOLTA DE JESUS será visível (Ap1:7; Tt 2:11:13);

3. Outro ensino bíblico é que a volta de Jesus será gloriosa (Mt 24:30; I Ts 4:16; II Ts 1:10; Cl 3:4; Ap 19:16). Observe o contraste com a primeira vinda em Is 53:2,3 e Fl 2:7,8.

4. O Novo Testamento ainda nos mostra que à volta de Jesus será REPENTINA (inesperada, imprevisível); apanhará de surpresa os que não estiverem VIGIANDO, estude os texos a seguir: Mt 24:27 - 51; 25:1-13; Lc 17:24; 21:34-36; I Ts 5:2,3; II Pe 3:10.

5. Finalmente, o texto bíblico nos mostra que, Jesus voltará EM MEIO AOS ACONTECIMENTOS COMUNS DA VIDA; não haverá mudanças nos hábitos das pessoas: Lc 17:26 -36.

      Recorde o propósito das recomendações e advertências de Jesus; e, à luz dos textos e da realidade da sua própria vida, diga a você mesmo como você está. Recorde I Ts 5:4 -10. Não deixe que aquele dia o surpreenda.

      O que significa ESTAR PREPARADO?

                                                                                 Como?

                                                                                                  Fazendo o quê?

                                                                                                                                    Você acha que está?

  

Versículo do Dia

Rm 12:20

"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

29 - OUVINDO DEUS

     Você acredita no que ouve?????      Eram aproximadamente 10 horas quando um jovem começou a dirigir-se para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir: - ...

44 - A RATOEIRA

     Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir...

194 - COMO VOCÊ REAGE AOS ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA

     Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando, de repente, um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente...

190 - MANTENHA-SE NA BÊNÇÃO PDF Imprimir E-mail

     Sabemos que todo globo terrestre luta pela paz. Uma paz que tentamos impor através das guerras. O nosso coração tem uma forma diferente de pensar e de querer...

222 - FAZ DE CONTA

     Recentemente uma professora, que veio da Polônia para o Brasil ainda muito jovem, proferia uma palestra e, com muita lucidez trazia pontos importantes para reflexão dos ouvintes.    ...