Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

48 - OS SALVOS VIVENDO DENTRO DOS SINAI

 Textos básicos: I Tessalonicenses 5:1-11

      Se o irmão deseja mesmo se instruir biblicamente, e se preparar para viver com a dignidade de Jesus nesse dificílimo tempo que antecede a Sua volta, reúna todos os estudos anteriores acerca do assunto, deste o n° 18 à 22 e 41, 42, 43, 45 e 46, e faça um estudo pessoal e unificado usando todos os kerigmas.

1. Conforme já falado nos Kerigmas citados acima, os sinais que indicam o juízo divino, são conseqüentes da entrada do pecado no homem e na humanidade; e ainda que estejam presentes em grandes proporções no tempo do fim, não são sinais do fim mesmo, conforme o Senhor Jesus nos informa em Mt 24:6,8. Confira Lc 13:1-9. Mas, tais sinais são de fato, evidencias do fato de que o mundo presente está sob a MALDIÇÂO DE DEUS (Gn 3;17), e que a IRA DE DEUS está constantemente sendo revelada desde os céus contra toda a impiedade e injustiça dos homens (Rm 1:18). Tais sinais atuam como advertência e recordação permanente de que o JUIZ está às portas (Tg 5:9).

2. Dos quatros sinais específicos, dois podem ser plenamente verificado - a Evangelização de todas as nações e a Apostasia; pois o propósito da tribulação e anticristo é precisamente provocar a apostasia, que se manifesta de duas formas básicas: OPOSIÇÃOS e REBELIÃO contra Deus; e DESERÇÃO, ou seja, abandono da fé, da doutrina e da vida cristã com todas as suas implicações.

3. A APOSTASIA é o mais doloroso dos sinais. Mas, somente os verdadeiros crentes sentem a sua dor. Compreender o significado e as manifestações da apostasia é a maior necessidade do povo de Deus neste tempo. O crente que não estiver atento a isso em sua própria vida, corre o risco e fatalmente se torna um “crente apóstata” - a falsificação do evangelho e da vida cristã verdadeiramente comprometida com Cristo e Sua Igreja, é a evidencia da apostasia presente na grande maioria dos chamados “crentes” de hoje. Concentre a sua atenção no estudo desse assunto o Kerigma 43 ajudará bastante.

4. A razão porque a apostasia vai entrando na Igreja de forma sutil e ampla, é porque ela é o instrumento de preparação para a manifestação do ANTICRISTO (II Ts 2:3), o qual promoverá a GRANDE TRIBULAÇÃO, (Mt 24:21,22,29), que por sua vez provocará a última APOSTASIA. Uma apostasia quase total,quando todos os falsos crentes serão separados dos verdadeiros, e além disso, se juntarão aos perseguidores dos servos de Deus (Mt 24: 9-13 e 24; II T t 2:9-13). (Isto já está a caminho).

5. Hoje a APOSTASIA está mais presente do que nunca no cenário da Igreja chamada cristã. Ainda que a EVANGELIZAÇÃO esteja em escala tão intensa atualmente, por incrível que possa parecer, a apostasia também está em todos os lugares. O número de membros de Igrejas e de “cristãos” não comprometidos é maior do que os comprometidos; com exceção, apenas, onde os crentes são perseguidos pelo Estado.

6. Interpretes bíblicos de grande pose são unânimes em mostrar que II Ts 2:3 aponta para o fato de que, de uma maneira geral, A IGREJA VISÍVEL ABANDONARÁ A VERDADEIRA FÉ. Isso está acontecendo no mundo inteiro, com Igrejas de todas as denominações. É o quadro de Laodicéia (Ap 3:15-17) e de Sardes (Ap 3:2). Crentes e igrejas que vivem em função de si mesmos, das coisas que possuem, vivem para o “reino das coisas” têm nome de que vivem, mas estão mortos. São inúmeras as Igrejas onde os cultos são preparados para AGRADAR as pessoas e não a Deus; e um “sem número” de pastores que são simplesmente “dirigentes de Igrejas”, animadores de auditórios, que pregam para distrair as pessoas não são verdadeiros profetas; mas, no geral, ministradores de si mesmo, de conceitos humanos, etc.

      Alerta: Dois males opostos, mas de mesmo poder destruidor acompanham a Igreja desde os primeiros anos: é o que hoje se chama LIBERALISMO ou MODERNISMO por um lado e LEGALISMO por outro. Os primeiros são representantes dos gnósticos dos dias dos apóstolos, que negavam que Cristo veio em carne (II Jo 1:7-9). Os judaizantes, que provocaram o surgimento da carta aos Gálatas; que, com fachada de zelosos conservadores criaram um outro evangelho (Gl 1:6-9); são os mesmos apontados em Fl 3:2-3 e de Cl 2:16-23. O alerta se faz necessário porque o “CONSERVADOR LEGALISTA”, falsifica tanto o evangelho de Cristo, como o liberal. Aliás, às vezes causa até mais males, porque o “conservador legalista” procura passar por um suposto piedoso defensor dos princípios bíblicos, como os do texto de Colossenses, mas na verdade, ele defende as suas próprias idéias, querendo subordinar a GRAÇA de Cristo aos seus próprios preconceitos. São representações dos escribas e fariseus (Mt 23). O conservador legalista e o liberal são a mesma coisa; na interpretação bíblica deles, A BÍBLIA NÃO DIZ O QUE DIz ambos vão além do ensino de Cristo (II Jo 9). São formas diferentes de manifestação dos falsos cristos e falsos profetas.

7. Estamos vivendo dentro dos sinais da volta de Cristo. Eles estão se desenvolvendo em nossos dias. Os dois mais evidentes estão à vista. A pregação do evangelho está alcançando todos os povos. Este é o alvo concentrado de todos os salvos neste momento. E a APOSTASIA está à vista em todos os lugares. Ela se manifesta de muitas formas.(Isto já é um fato, ver os Kerigmas passados).

      Agora, olhe para você mesmo. O irmão não pode participar dos dois sinais. Aquele que não são crentes verdadeiros, são APÒSTATAS, e os tais não conseguem se envolver de fato, com todo o ser e afeto, na Evangelização Plena.

      Não descuide nesse momento.Procure descobrir manifestações de apostasia, que porventura, estejam em sua vida. Se você não estiver preparado (a) a manifestação do anticristo será a pior desgraça de sua vida.

O SINAL NO CÉU OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO Mt 24:29-41; Lc 21:25-33

      Em Mt 24:3 está o registro da pergunta dos discípulos a Jesus. Eles queriam saber quando seria a destruição de Jerusalém e qual seria o sinal da volta de Jesus e do fim do Mundo.

      Para responder, Jesus falou do juízo de Deus que sempre acompanharia a humanidade, através das GUERRAS, TERREMOTOS, PESTES E FOME. Falou da destruição de Jerusalém, que seria uma figura, demonstração e garantia do fim do mundo (Mt 24:15-20). Falou de sinais que estariam preparando o caminho, tais como a Pregação do Evangelho em todo o mundo (Mt 24:14); uma Apostasia generalizada que culminará com a vinda do Anticristo (Mt 24:10-12; II Ts 2:3) e da Tribulação, o profundíssimo sofrimento que virá sobre o povo de Deus, que foi prefigurado e exemplificado na experiência dos judeus quando da destruição de Jerusalém no ano 70 dC. Mt 24:15-28; II Ts 2:3-4; Ap 7:9-17).

      É após esclarecer todas essas coisas que Jesus lhes dá, e a nós também, a resposta especifica à pergunta. Eles queriam saber “que sinal” e não “que sinais”. Jesus não nos deixou sem resposta. A resposta está nos versos 29 e 30. Veja também Lc 21:25-27.

      De novo Jesus lembra a Tribulação daqueles dias. Tal tribulação será o resultado da ação do “Homem do pecado”, conforme II Ts 2:3,4. Jesus chegará no momento em que o Anticristo assentar para declarar o seu reinado como deus da terra, no auge da ação dele contra o Seu povo (II Ts 2:8). O povo de Deus poderá saber com exatidão da proximidade do regresso do Senhor porque Ele chegara no auge da ação do Anticristo. O verdadeiro povo de Deus saberá que é (o anticristo), devido à “grande tribulação” que sofrerá; tribulação que terá que ser breve, juntamente com o homem do pecado (Mt 24:21,22).

Sinais que antecedem a Segunda vida de Cristo

1. O Sinal no céu será a chegada de Jesus mesmo, mas antes dEle ser visto, duas coisas O anunciarão: Uma profundíssima ALTERAÇÃO NO COSMOS, que escurecerá o Sol e a lua; provocará queda de estrelas (meteoros e meteoritos), veja Ap 16:8-9; as estruturas do céu serão abaladas e o mar se enfurecerá. Isso também dará aos crentes a evidência de que o Rei está chegando (Mt 24:29; Lc 21:25-26). Esta deverá ser a “repentina destruição” referida em I Ts 5:3.

      Uma grandiosa ORQUESTRA ANGELICAL (Mt 24:29-31; I Ts 4:16), virá à frente de Jesus, anunciando a Sua chegada, reunindo os salvos e aumentando a perplexidade dos perdidos.

2. A Chegada de Jesus provocará um grandiossíssimo desespero em todos os que não forem salvos. (Mt 24:30; Lc 21:25-26; Ap 6:12-17; 9:6).

      Todos os que seguirem ao ANTICRISTO entrarão nesse desespero. Os apostatas, que conheceram o evangelho e rejeitaram a Jesus; os que negaram a fé cristã para evitar a perseguição ou pelas vantagens oferecidas pelos falsos profetas, anticristos e pelo anticristo; os que eram apenas crentes nominais, todos entrarão em profundo desespero, porque verão e assistirão o cumprimento das escrituras que eles bem conheciam e não terão como se arrepender (Hb 6:4-8; 10:25-29; 12:16,17). O desespero que tomará conta de todos os não salvos é uma das evidências de que naquele dia não haverá mais oportunidade de conversão.

3. A propósito da tribulação daqueles dias e da apostasia visível que já se manifesta de muitas formas, por meio do grande número de crentes descomprometidos com Cristo e com o reino de Deus; descomprometidos com a Palavra de Deus e com a Sua Igreja; crentes secularizados (apostatas) que já vivem em função do comer, do beber, do casar, do comprar, do vender, do plantar, do construir (Lc 17:26-30, etc) ... A propósito desses fatos, convém recordar e destacar:

      Que o crente que não leva a sério o estudo, a meditação e a aplicação da Palavra de Deus na sua vida, já não permanece como um servo fiel de Deus na terra. Ele é engolido pelos motivos referidos em Lc 17:28; é influenciado e vai sendo dominado pela INIQUIDADE desenfreada que se multiplica, zombando e negando os valores de Deus, trazendo o cinismo espiritual conforme MT 24: 12; e é seduzido pelos valores e interesses mundanos que se manifestam de muitas formas (Lc 8:14; I Jo 2:15-17);

      Que o crente que não leva a sério e não dá prioridade ao estudo da Palavra de Deus, será como muitos já estão sendo, seduzidos pelo espírito do anticristo, o mistério da iniqüidade, que aumenta desesperadamente a sua atuação no fim dos tempos, que já chegou;

      Que o crente que não está levando a sério o estudo da palavra de Deus, cuja fé em Cristo é superficial e não está se aprofundando; sofrerá profundamente logo que as primeiras dificuldades lhe chegarem. Alguns, talvez muitos, irão negar a fé, abandonar a Igreja para se protegerem (essa é a advertência de Hb 10:25-29). Outros permanecerão, mas sofrerão muito por lhes faltar a firmeza espiritual e posse das promessas de Deus, visto que muitos estudam, mas não aplicam e relacionam o ensino bíblico às suas próprias pessoas.

      Cuidado! Olhe para você mesmo. Procure descobrir manifestações de APOSTASIA, que porventura já esteja presentes em seus PENSAMENTOS, INTERESSES, e nos diversos aspectos da suas vida.

RECOMENDAÇÕES E ADVERTÊNCIA DE JESUS ACERCA DA SUA VOLTA Lc 21:34-36

      Após Jesus responder e esclarecer a pergunta a cerca do SINAL DA SUA SEGUNDA VINDA - e DO FIM DO MUNDO (Mt 24:3-31), Ele começa e emprega um bom tempo dando recomendações e fazendo varias advertências aos Seus discípulos (os crentes salvos) ao mundo inteiro, acerca da SUA VOLTA.

      O propósito das recomendações e advertências da Jesus é manter os Seus discípulos PREPARADOS, ATIVOS e ALERTAS para a Sua segunda vinda.

      Faz-se necessário recordar o fato de que há duas formas que fazem a Segunda vinda de Cristo se cumprir:

1°- através da morte de cada pessoa, que inevitavelmente a levará ao encontro de Jesus. Se morrer em Cristo ela já irá viver com Ele (Fl 1:21-23), mas se morrer sem Cristo, já irá diretamente para o inferno (Lc 16:19-31);

2°- através da volta pessoal de Jesus no fim do mundo, que tudo indica, que está muito mais próximo do que se imagina (Mt 24:32,33).

      Conforme a Palavra de Deus, recomendo e solicito ao irmão que, nesta semana, estude os textos básicos acerca do assunto, visualize e medite acerca das recomendações e advertências que Jesus nos dá (dá ao irmão), para não sermos surpreendidos com os acontecimentos relacionados com a Sua volta e com o fim do mundo. Além disso, lembre-se de que o seu fim no mundo pode estar muito mais perto do que você pensa. E, se assim for, como está a sua vida? Você será surpreendido? Olhe I Ts 5:4.

      Além de Mt 24:32; 25:46, os demais textos que solicito que o irmão estude, são os seguintes:. Lc 21:34-36; Rm 13:11-14; I Pe 4:7-17; Tg 5:7-13; I Ts 5:1-11; II Pe 3:9-14; Mt 7:15- 27.

COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE JESUS

      A nota dominante das recomendações e advertências de Jesus acerca as Sua volta se dá descrições bíblicas de como será a Sua volta. Veja a revelação bíblica a respeito:

1. À volta de Jesus será PESSOAL. Ele mesmo voltará em Pessoa (At 1:11; 3:19-21; Fl 3:20; Cl 3:4);

2. Do Novo Testamento aprendemos também que, a VOLTA DE JESUS será visível (Ap1:7; Tt 2:11:13);

3. Outro ensino bíblico é que a volta de Jesus será gloriosa (Mt 24:30; I Ts 4:16; II Ts 1:10; Cl 3:4; Ap 19:16). Observe o contraste com a primeira vinda em Is 53:2,3 e Fl 2:7,8.

4. O Novo Testamento ainda nos mostra que à volta de Jesus será REPENTINA (inesperada, imprevisível); apanhará de surpresa os que não estiverem VIGIANDO, estude os texos a seguir: Mt 24:27 - 51; 25:1-13; Lc 17:24; 21:34-36; I Ts 5:2,3; II Pe 3:10.

5. Finalmente, o texto bíblico nos mostra que, Jesus voltará EM MEIO AOS ACONTECIMENTOS COMUNS DA VIDA; não haverá mudanças nos hábitos das pessoas: Lc 17:26 -36.

      Recorde o propósito das recomendações e advertências de Jesus; e, à luz dos textos e da realidade da sua própria vida, diga a você mesmo como você está. Recorde I Ts 5:4 -10. Não deixe que aquele dia o surpreenda.

      O que significa ESTAR PREPARADO?

                                                                                 Como?

                                                                                                  Fazendo o quê?

                                                                                                                                    Você acha que está?

  

Versículo do Dia

Sl 86:11

"Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

131 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA CHINA

     Membros da Igreja Missionária Wanbang são proibidos de se reunir      No dia 2 de novembro, mais de 30 oficiais do Escritório de Segurança Pública do município de...

172 - O FARMACÊUTICO ATEU

     Em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, havia um farmacêutico, com uma pequena farmácia, naquele tempo que havia muita manipulação no sistema antigo (manual).      Em...

82 - A IMPORTÂNCIA DO LAR...

     Você já se deu conta da importância do seu lar?      Não nos referimos ao valor financeiro da sua casa, mas da importância do aconchego do lar. Na...

43 - E TUDO PARECIA TÃO SEGURO

     Corria o ano de 1912. O Titanic preparava-se para sua viagem inaugural, construído com a melhor tecnologia da época, o navio foi apresentado ao público como a obra...

218 - POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?

  O LENÇO DOBRADO (João 20:7)      Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição?      Eu nunca havia detido minha atenção a...