Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

45 - O ENSINO BÍBLICO PROFÉTICO DAS ÚLTIMAS COISAS 5

A CHEGADA DO “ANTICRISTO”

Textos básicos: I I Ts 2:1-12; I Jo 2:18-26; Dn 7:23-28; 11:20-39

     Há vários textos onde esse assunto, é tratado. Em alguns, de forma indireta, em outros, de forma direta. Os textos relacionados acima são apenas alguns. O principal é II Tessalonicense.

     O irmão está se lembrando de que a pregação do Evangelho em todo o Mundo, apostasia, tribulação e anticristo são sinais interligados? Precisamos visualizá-los juntos. Reveja e reúna a este, os estudos 41, 42, 43. São situações que têm acompanhado a Igreja desde a sua organização como evidência da oposição de Satanás a Deus e ao Reino de Deus na terra, até que Deus transfira a vida do estágio atual para o estado eterno. Como é claramente ensinado na Escritura, o desfecho final de tudo isso, se dará com e na volta de Jesus. portanto, pregação do Evangelho em todo o Mundo, apostasia, tribulação e anticristo, juntos, é um “quarteto” indicando que com a proximidade da volta de Jesus, Satanás concentrará todo o seu poder (falso poder), para que a sua rebelião contra Deus seja totalmente exposta, através da sua oposição a Cristo e à Igreja, antes que ele seja lançado definitivamente no inferno (Mt 25:41; Ap 20:10. Observe também Ap 20:15 e 21:8).

     O termo ANTICRISTO aparece somente nas epístolas do apóstolo João (veja I Jo 2:18 e 22; 4:3 e II Jo1: 7). Nesse assunto, o prefixo “ANTI” tem dois sentidos, a saber: oposto e falso. ANTICRISTO, é, portanto, alguém que se torna “CONTRA CRISTO” contra a Sua Pessoa e/ou à Sua doutrina; é alguém que se torna adversário de Cristo, que se opõe a Cristo. Mas, é, também, qualquer que se coloca “em lugar de Cristo”, que se apresenta como sendo Cristo; um cristo rival de Jesus, querendo exercer o poder e receber as honras de Jesus. É um cristo falso.

     Em Mateus 24:5-11;23-26 Jesus fala do surgimento dos falsos cristos e falsos profetas que também são mencionados em outros lugares em diversas situações, são os mesmos indivíduos. Em alguns casos um falso profeta é ao mesmo tempo um falso cristo e vice-versa. Em I Jo 4:1-6, falso profeta é aquele que prega e ensina uma doutrina contraria ao ensino fiel da Palavra de Deus; mas, porque ele faz isso? É porque nele está o “espírito do anticristo” - v3. Um falso profeta é a manifestação de um falso evangelho, sendo um representante do anticristo (Mt 24:23-26; II Jo 1: 7- 11).

     Além disso, Jesus fala de indivíduos, que viriam dizendo que eles são O CRISTO. “Porque muitos virão em meu nome dizendo: EU SOU O CRISTO, e enganarão a muitos” (Mt 24:5). Tais indivíduos, falsos cristos e falsos profetas, têm perturbado a Igreja desde o início. O apóstolo João informa a respeito (I Jo 2:18). Mas ele fala também de um indivíduo, um personagem específico O ANTICRISTO, que vem. O aumento dos falsos cristos e falsos profetas é uma garantia de que tal indivíduo virá, e virá quando estiver chegando “a última hora”.

     Na Igreja de Tessalônica brotou um movimento em torno da volta de Cristo que provocou “perturbação” em muitos. O apóstolo Paulo escreveu-lhes para corrigir e orientar a respeito (II Ts 2:1,2). Esta palavra nos é dirigida e também à Igreja em todos os tempos. No verso 3 ele nos dá uma orientação que é chave Cristo não voltará antes que venha a Apostasia e manifeste o HOMEM DO PECADO, o FILHO DA PERDIÇÃO. Qualquer leitor sintonizado é suficiente para se verificar que Jesus está falando de uma ATITUDE EM RELAÇÃO A ELE, a apostasia (uma atitude de rejeição, de rebelião, de abandono, de frieza, etc, para com Ele), e de um INDIVÍDUO que promoverá isso à força, através da violência. No verso 4, o tal é descrito. À luz dessa descrição, tal personagem é identificado como sendo o mesmo anticristo mencionado em I Jo 2:18. Bons interpretes do texto bíblico mostram que esse indivíduo já estava sendo anunciado pelo profeta Daniel vários séculos antes do nascimento de Jesus (Dn 7:25 e 11:36).

RESUMINDO

1 - Os falsos profetas e falsos cristos se confundem. Geralmente um falso profeta se transforma num falso cristo.

2 - A descrição ou designação ANTICRISTO somente aparece nas epístolas de I e II de João. Ele fala de muitos “anticristos”, os quais são os mesmos falsos profetas e falsos cristos dos demais textos. Os falsos profetas são chamados de “anticristos”, porque quem opera neles é o “espírito do anticristo”.

3 - Os falsos profetas, falsos cristos e anticristos são indivíduos que pregam e ensinam doutrinas contrarias a Palavra de Deus. Eles fazem isso numa atitude de rebelião e de oposição a Deus. Tais indivíduos torcem a Palavra de Deus, e o fazem para aumentar o peso da condenação deles.

4 - Nos escritos do apóstolo João podemos verificar que tais personagens são anticristo, e as suas idéias e doutrinas são anticristãs.

5 - O mesmo apóstolo faz referência também a um personagem que virá e será a soma de todos os que vieram antes dele O ANTICRISTO.

6 - Em II Ts 2:1-12 temos um ensino bem amplo acerca dos acontecimentos que se manifestarão com a aproximação da volta de Cristo e o desfecho que terão com a Sua volta. Para tanto, Ele fala da atitude em relação a Deus que dominará quase todos A APOSTASIA, e de um indivíduo que comandará esse movimento final. Tal apostasia provocará uma terrível perseguição aos crentes sinceros, que se manterão fieis a Deus, leia Mt 24:10-13 e 21,22. tal personagem é chamado de HOMEM DO PECADO, o filho da perdição; é chamado também de INÍQUO, que quer dizer “sem lei”. Quem ele é e o que fará é descrito em II Ts 2: 4, 9 e 10.

TAREFAS

a) Estude os textos de I e II Jo, de Mt 24 e II Ts 2:1-12 e explique as atitudes e atividades dos falsos profetas, dos anticristos e do anticristo. Explique também as diferenças e semelhanças que há entre eles.

b) À luz dos textos, mostre o que faz uma pessoa ser um falso profeta e um anticristo.

c) Explique ainda qual a relação entre os falsos profetas e anticristos com o ANTICRISTO.

d) Discuta, também, que relação há entre apostasia e o anticristo.

QUEM É? E O QUE FARÁ O ANTICRISTO? II Ts 2:1-12

     A profecia bíblica não nos dá nomes de personagens futuros que estarão implicados no desfecho dos Seus propósitos, mas descreve o CARÁTER e os FEITOS deles antecipadamente. Não resta dúvidas de que Deus poderia anunciar os nomes de tais indivíduos, porque Ele é o Senhor da história, dos céus e da terra (Sl 24:1); todavia, devido ao que se convencionou chamar de “econômia divina”, Ele não o fez. Os hebreus no Antigo Testamento, geralmente davam nomes descritivos a tudo que possuía nome. O nome de uma pessoa representava e descrevia a própria pessoa; ou era o que se esperava daquela pessoa, o que ela deveria ser. O nome deveria ser a soma do caráter e dos feitos da pessoa.

     Esse mesmo princípio foi preservado nos textos proféticos do Novo Testamento, sendo que no Novo Testamento os nomes próprios dos personagens que trarão o desfecho escatológico não são dados, mas QUEM SERÃO (caráter) e o que FARÃO está descrito com detalhes. É o caso das “bestas” e outras descrições do Apocalipse.

     Quem é o ANTICRISTO? É uma pessoa, um indivíduo, que com poderes extraordinários aparecerá um pouco antes do regresso do Senhor Jesus. em II Ts 2 ele é apresentado com três nomes, todos descrevendo o seu CARÁTER homem do pecado, filho da perdição e iníquo (v 3 e 8). O que ele fará esta nos versos 4, 9 e 10.

     Veja as coisas que o texto revela acerca deste “homem do pecado”:

1° - Surgirá da grande apostasia e será o seu ponto culminante v 3;

2° - Será uma pessoa. É chamado homem do pecado, o filho da perdição, é aquele (ou o qual) que se opõe e se levanta contra... se assenta (v 4); se diz que há algo e alguém que o detém (v 6 e 7); ele será revelado e será morto pelo sopro da boca de Jesus (v 8);

3° - Esse homem do pecado exigirá adoração a si mesmo (v 4). Assentar-se-á no santuário de Deus e exigirá para si mesmo o culto e a honra que são devidos somente a Deus. O aparecimento desse indivíduo trará a mais terrível de todas as perseguições sobre o verdadeiro povo de Deus, que não o adorará. Ele terá autoridade funcional e poderes mágicos (v 9 e 10). Então chegará plena e finalmente a “GRANDE TRIBULAÇÃO” predita pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 24:21-26 e 29);

4° - O homem do pecado fará milagres falsos e enganosos (v 9) e fundamentará a sua doutrina em mentiras, em fundamentos falsos (v 11). Ele fará milagres para imitar os milagres de Jesus a fim de contestar a Jesus e atrair multidões a si (você já observou como as pessoas correm atrás de milagres? Como estão prontas a se ajuntar a qualquer que lhes traz algum suposto beneficio?). e como Jesus foi MESTRE, ele também o será v 10 e 11. aquele homem do pecado não apenas fará “sinais e prodígios de mentira”, mas também dará fundamento doutrinário e didático aos seus valores e propósitos. Será oposição total a Cristo. Ele impressionará profundamente. Falará ao intelecto para convencer a mente das pessoas juntamente com os falsos milagres. Confira Jo 8:44 e o v 9. Tal indivíduo será a última tentativa de Satanás para se igualar e anular Jesus que veio para desfazer as suas obras (I Jo 3:8).

5° - Tal homem do pecado somente será revelado depois que “aquilo” e “aquele” que o detém for retirado (v 6 e 7);

6° - Finalmente, “o homem do pecado”, será totalmente derrotado por Jesus Cristo em Sua segunda vinda (v 8). Aleluia!!! O povo de Deus nada tem a temer. Mesmo que o homem do pecado traga sofrimento indescritível para a Igreja, o verdadeiro povo de Deus nada tem a temer, pois Cristo o destruirá. A própria “manifestação” ou “resplendor” da presença de Cristo na sua vinda o destruirá imediatamente. Não haverá luta; a luta já se travou no Calvário e Satanás foi derrotado. Aleluia!!! Jesus é o Senhor absoluto no Céu, na terra, e debaixo da terra Fl 2:10,11. Portanto, nenhum de nós tem que olhar para o futuro com medo. O Senhor mesmo sustentará os que são Seus, porque o anticristo já está derrotado (Leia: Mt 5:11e 12; 10:28-30; 24:22; 28:20; Lc 21:18; I Jo 4:4-6; At 7:54-60; Ap 3:7-13...).

CONCLUSÕES

1 - Ao longo da história, desde o primeiro século, muitos têm tentado identificar o ANTICRISTO o imperador romano Nero, foi apontado como o primeiro. O papa e o papado, e mais recentemente ditadores como Hitler. Na verdade, tais indivíduos e muitos outros são precursores, mas não são o ANTICRISTO final que será destruído por Cristo na Sua segunda vida.

2 - Vimos que o “espírito do anticristo” já estava no mundo desde os primeiros dias da Igreja (II Ts 2:7 e I Jo 4:3). Portanto, o sinal do anticristo, como todo o sinal dos tempos estava, esta e estará presente durante toda a história da Igreja. Todos os falsos profetas e falsos ensinos; seitas e movimentos religiosos que adulteram a fiel doutrina bíblica, são evidências da sua atuação permanente. Seitas tais como as Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventismo, Catolicismo, Espiritismo e outras tantas, são doutrinas desenvolvidas pelo “espírito do anticristo”. Para a chegada e com a chegada do “ANTICRISTO” haverá uma multiplicação de falsos cristos, falsos profetas e falsos ensinos. Você já consegue visualizar a presença deles hoje?

3 - Nem todos os sinais da volta de Jesus juntos nos permitem fixar a data do Seu regresso. Simplesmente não sabemos como surgirá o anticristo final ou que forma tomará quando aparecer. Em nossos dias, uma pessoa assim pode surgir em muito pouco tempo. Estejamos alerta, portanto, pois a presença de tantos movimentos, de forças e lideres anticristãos por todos os lados é o testemunho continuo de que estamos vivendo “entre os tempos” e a qualquer momento Deus pode trazer o desfecho final. Memorize Mt 24:42-44.

     O espírito do anticristo é tão ativo e sutil que qualquer pessoa, crente fiel, baseado ou não na Bíblia, pode ensinar algo contrario ao verdadeiro conteúdo da palavra de Deus, e ainda que pareça muitíssimo conservador, a sua conclusão e o seu ensino é uma manifestação do espírito do anticristo. O erro doutrinário, ainda que cheio de boas intenções é manifestação do mesmo espírito. Ele atua no desvio da Palavra de Deus, para ele não importa que seja com capa de conservador ou de liberal. O legalismo é tão anticristo como o é o liberalismo.

 

Versículo do Dia

Lc 22:2

"E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

206 - APRENDA A AMAR O SEU LEÃO

     Outro dia fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso.      Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de...

116 - ANNE, VOCÊ ESTÁ PRONTA?

     Certa manhã, bem cedinho, Anne recebeu uma terrível notícia por telefone: o agradável rapaz com que ela estivera na noite anterior em uma reunião de jovens havia morrido...

134 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA ÍNDIA

     Kesboram Bhagel (33) é casado com Tabitha Bhagel (31), e tem três filhos: uma menina de 12 anos e dois garotos, um de 10 e um de 7...

46 - A CADEIRA

     O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num...

110 - O VERDADEIRO AMOR DO PAI

     Esta é a história de um homem que trabalhava como carroceiro para tirar o sustento de sua família.      Com o decorrer dos anos um de seus filhos...