Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

43 - O ENSINO BÍBLICO PROFÉTICO DAS ÚLTIMAS COISAS 3

A GRANDE APOSTASIA

Textos básicos: Mt 24:9-13; Lc 17:20-37; II Ts 2;1-3;
I Tm 4:1,2; 6:9,10 e 17 a 21;II Tm 3:1-5 e 4:3,4; Ap 2:4,5; 3:14-17.

     Da mesma forma que TRIBULAÇÕES têm acompanhado a Igreja desde os primeiros dias, também APOSTASIAS. Os textos bíblicos dão vários exemplos: Himineu e Alexandre, I Tm 1:19,20; Demas, II Tm 4:10; os anticristos de I Jo 2:18,19; a segunda geração de crentes de Éfeso (Ap 2:4). O próprio Judas Iscariotes foi um apostata. Veja também o quadro que a epistola de Judas descreve nos versos 3 a 19. Há muitos outros.

     Todavia, Jesus mostra que, com a aproximação da Sua volta e do fim do mundo, a APOSTASIA se tornará um dos maiores dramas da Igreja. É por isso que a apostasia em grande escala e de muitas formas, torna-se o segundo sinal mais evidente da volta de Cristo.

     O texto bíblico nos adverte a que ninguém de maneira alguma nos engane acerca do dia da volta de cristo, porque Cristo não voltará sem que primeiro venha a APOSTASIA. Jesus fala da qualidade de membros de Igrejas que negarão o Seu Nome, que abandonarão a fé que aparentavam ter, e diz que serão muitos Ele declara:

     1°- Mt 24:10. naquele tempo muitos hão de se escandalizar (o verbo ESCANDALIZAR no Novo Testamento é usado em três sentidos):

     a) Fazer alguém tropeçar e cair, levar alguém pecar (Mt 5:29; 18:6-9);

     b) Obstruir a passagem de alguém ou fazê-lo parar, é levar alguém a DESCRER, e REJEITAR ou ABONDONAR (Mt 11:6; 13:21,57);

    c) Ferir, magoar, ofender (Mt 17:27; Jo 6:61). Jesus diz, portanto, que por causa da perseguição, muitos irão ABANDONÁ-LO, irão NEGÁ-LO, e este, que evidentemente conhecerão muitos crentes porque se faziam de crentes, irão TRAIR e “entregar” os crentes fieis; ainda mais. Eles rejeitam em seus corações os crentes fieis e os odeiam por isso. Eles serão o principal instrumento da perseguição aos crentes verdadeiros; lembra-se de Judas Iscariotes? Olhe Lc 21:16,17.

     2°- Mt 24:11. Hão de surgir MUITOS falsos profetas e enganarão a MUITOS, os falsos profetas e falsos cristos; os falsos pregadores e os falsificadores da Palavra de Deus, são ao mesmo tempo apóstatas e instrumentos para aumentar a apostasia veja Mt 24:5,23,24, além dos textos em I Tm 4 e Ap 13. Observe que são MUITOS falsos profetas que enganarão a MUITOS.

     3°- Mt 24:12. “Por se multiplicar a iniquidade (ou desregramento geral acrescido de maldade, imoralidade, desonestidade, etc) o amor de MUITOS esfriará” (muitos nesse texto quer dizer “de quase todos”), mas aí vem o verso 13, mostrando que cada crente será testado e os que perseverarem (os verdadeiros) serão salvos.

     O teste será profundíssimo. Todo aquele que não é realmente crente não permanecerá, mas passará para o lado do ANTICRISTO (II Ts 2:3); então se realizará A GRANDE APOSTASIA..

O QUE É APOSTASIA?

     O sentido que as pessoas não crentes dão á palavra apostasia não é o que ela significa na Bíblia. Para os não-crentes, APOSTASIA é mudança ou abandono da religião e/ou da fé que a pessoa seguia ou professava.

     Mas o emprego da palavra na Bíblia significa primeira e primariamente ABANDONO OU DESERÇÃO DA FÉ BÍBLICA; abandono da fé cristã conforme ensinada na bíblia. Apóstata é a pessoa que se dizia crente (cristã, que servia e seguia a Cristo) e por qualquer razão deixou de ser crente; seja para seguir outra doutrina ou religião contrária ao ensino claro das Escrituras ou para ficar sem religião (ou seja, não ser nada). Apóstata é uma pessoa que dá “profissão de fé” numa Igreja Evangélica, dizendo que se rendeu a Jesus e se converteu e depois abandona Cristo e a igreja (a fé) para viver no pecado, no mundo e para o mundo, viver para si mesma; e/ou abandona a fé cristã para seguir doutrina, uma religião, uma fé em desacordo com a Palavra de Deus. É aí que entram em cena as religiões criadas pelos homens e os falsos profetas e falsos cristos. Reveja I Tm 1:19; o caso de Demas, II Tm 4:10; I Tm 6:10. A parábola do Semeador, Lc 8:11-15; ilustra,com detalhes o sentido da apostasia.

RESUMINDO O QUE É APOSTASIA

     1) Apóstata é aquele que diz que se converteu a Cristo, professa a fé em uma Igreja realmente Evangélica, e depois abandona para viver no pecado e no mundo; ou para seguir outra doutrina ou religião em desacordo com a Bíblia; ou para viver sem religião, ou seja, não ser nada.

     2) Na linguagem bíblica somente é apostasia aquele que se desvia ou abandona a VERDADE de Deus conforme revelada em Sua Palavra (Gl 1:6 a 9). Portanto, a pessoa que se rende e recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador, e, por isso abandona a religião ou uma igreja que se diz cristã, mas cuja doutrina e prática não confere com a doutrina apostólica (At 2:42), tal pessoa que abandona essa religião e/ou tal igreja para se filiar a uma igreja evangélica-bíblica, não é apostata, mas sim encontrou-se com a verdade de Deus. A propósito, veja Jo 8:31,32-36: 14:6 e At 4:12.

     3) Para ser apóstata a pessoa precisa ter conhecido a doutrina cristã-bíblica, tê-la professado (crido nela) e depois abandoná-la. A propósito, veja Hb 6:4-6; 10:25-27 e II Pe 2:20-22.

     4) A apostasia tem muitos nuances ou aspectos, principalmente na dimensão escatológica..


AS MANIFESTAÇÕES DA APOSTAS IA E A “GRANDE APOSTASIA”

     Antes de prosseguir revise o significado de APOSTASIA e verifique se você assimilou isso para sua própria vida e fé.

     Foi possível verificar que “crentes” apóstatas estiveram misturados à verdadeira igreja do Senhor desde o seu inicio. Ainda antes de a igreja ser oficialmente inaugurada já havia um apóstata entre os doze. Na parábola do “Trigo e do Joio” Jesus informou que eles estariam acompanhando a Igreja durante toda a sua historia (Mt 13:24 a 30). Observe de onde veio o joio. É evidente que aqueles mencionados nos textos de Timóteo e Judas e todos os demais, têm a mesma origem.

     Quem são os apóstatas? Quem são esses que dão “profissão de fé”; tornam-se membros das igrejas; ocupam ou não, diversas funções e depois abandonam a fé que diziam possuir e até pregavam-na? Os tais são os falsos crentes. São os joios no meio do trigo. São os “mal servos” apontados por Jesus em Mt 24:48-51 e 25:24-30 (leia o texto). São “filhos da perdição” como Judas veja Jo 17;12.

     Na verdade, um crente verdadeiramente autêntico nunca apostata da fé e da vida em Cristo, nem abandona a Igreja que é seu corpo, SEJA PELA RAZÃO QUE FOR. Por quê? Porque Jesus declara que ninguém pode “ARREBATÁ-LOS das Suas mãos e das mãos do Pai” veja Jo 10:27-30. Porque o Senhor nos diz que estes, os verdadeiros crentes estão “selados com o Espírito Santo da promessa para a redenção ou resgate da possessão (propriedade) de Deus”. Leia Ef 1:12-14 e 4:30.Jesus declara ainda que Ele e o Pai fazem morada naquela que tem os seus mandamentos e os guarda (Jo 14:21-23). Mas Jesus declara ainda que “todo aqueles que vem a Ele de maneira nenhuma será lançado fora”, porque esta é a vontade do Pai Jo 6:37-40.

     Mas em textos como esses, Jesus mostra também que apóstatas estariam misturados com os verdadeiros até os últimos dias. Em Jo 14:21 Ele diz que “aquele que têm os seus mandamentos e os guarda” é que são verdadeiros: veja também Jo 8:31 e I Jo 2:3,4.

     Por que o Senhor não impede que os falsos crentes se tornem membros da Sua Igreja? Veja I Co 11:19; Mt 18:7 ; Lc 17:1; At 20:30; I Tm 4:1.

DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DE APOSTASIA NA IGREJA

     Apóstata é todo aquele que diz conhecer ou ter conhecimento à fé e doutrina cristãs e/ou a Palavra de Deus, mas a nega e/ou abandona seja pela razão que for. Através do ensino bíblico pode-se identificar as seguintes formas de apostasias na vida das Igrejas cristãs:

     1- A NEGAÇÃO DA FÉ NA VIDA DIÁRIA. Essa é a mais sutil das apostasias. É aquele que se diz crente mas nega a Cristo na maneira de viver, quer na família, no trabalho, nos negócios, na linguagem, etc (I Tm 4:12). É aquele que se diz crente, mas desobedece e não se submete aos ensinos da Palavra de Deus. Veja I Jo2:3-6; 3:10-14; 3:2,3; 4:6; Tg 2:17-19; 3:12; Mt 7:14-23. o mau testemunho em todas as suas formas.

     2 - PRIORIZAÇÃO DAS COISAS TERRENAS EM LUGAR DAS COISAS DE DEUS, ou seja, a colocação das coisas terrenas, desta vida, os interesses desta vida no lugar das coisas de Deus, do Reino de Deus. Isso se dá de muitas formas, desde um simples emprego para ganhar mais em prejuízo da vida com Deus, dos interesses específicos dos salvos e dos valores morais de Deus até ao apego as coisas terrenas, o viver por eles, pelo prazer, para os bons, pelo STATUS, pelo lazer; todas as formas de secularização, etc. Vejam Mt 6:33; I Jo 1:14-17; Cl 3:1,2; Ap 3:14-17; I Tm 6: 9,10,17-21. todas as formas de amor ao mundo, aos seus interesses, aos seus valores, etc, são manifestações de apostasia numa pessoa que se diz crente.

     3- FRIEZA ESPIRITUAL Mt 24:12; Ap 2:4,5. Um crente carnal é uma forma de apostasia; o desinteresse pelo reino de Deus também é. O crente que abre o seu coração e que não ama a Igreja e aos demais irmãos; que não tem prazer no culto e não adora a Deus em “espírito e em verdade” é um apostata na vida diária da igreja.

     4- FALSIFICAÇÃO DO ENSINO CRISTÃO-BÍBLICO. Veja Gl 1:6-9; Rm 16;17,18; I Tm 3;1-9;II Tm 3:1-9. Há dezenas de exemplos desse aspecto no Novo Testamento. Aqui entra todo tipo de interpretação bíblica tendo como propósito à satisfação do EGO, de interesses pessoais. Entra, também a mundanização e racionalização cultural do culto. Cultos que são preparados para agradar pessoas e para atrair pessoas simplesmente, etc. Oh, como isso é trágico hoje. São Igrejas que têm de tudo; muito ativismo, mas, não há submissão a Cristo e a Sua Palavra e a direção Profética Pastoral. Não nos iludamos com as aparências de piedade (II Tm 3:5; Cl 2:16-23).

     5 - A INCREDULIDADE PRÁTICA. Quem tem entendimento entenda Hb 3:6-19.

     Pois bem! Todas essas coisas juntas vão crescendo e nelas é que estarão os verdadeiros interesses das pessoas nos últimos tempos, e, com o surgimento do ANTICRISTO, farão manifestar a GRANDE APOSTASIA, apostasia em grande escala, conforme Mt 24:9-13, 23:24; II Ts 2:1-3; Ap 13; 14:9-12. As pessoas negarão a Cristo e seguirão como deus, o anticristo.

     Agora veja Lc 17:26-37. esse quadro nos mostra duas características fundamentais da grande apostasia:

     1°) Uma falsa segurança política, social, econômica e física e um grosseiro materialismo; as pessoas vivendo para o EGO, para as coisa, para o mundo; mas todo isso será seguido de uma rápida e repentina destruição,Lc 17: 26 a 33; I Ts 5:3.

     2°) Uma profunda divisão entre os falsos e os verdadeiro crente. Os falsos desejam passar por verdadeiros,Lc 17: 33-37; Mt 24:10-12.

     Ainda há dois dados característicos do ambiente e do clima da grande apostasia que atrairá os falsos crentes e dificultará a vida dos crentes verdadeiros:

     a) Um grande interesse religioso, mas religiosidade segundo os próprios interesses das pessoas. Não há dúvida de que o OCULTISMO será a grande manifestação religiosa. É o quadro dos falsos cristãos, falsos profetas e do ANTICRISTO.

     b) CORRUPÇÃO GENERALIZADA. Demonstrada em Mt 24: 10-12. Conclua com Hb 3:6-19.
Ao longo da História o inimigo tem tido dois instrumento utilíssimos para fazer manifestar a apostasia dos que não são crentes autênticos, que são AS DIFICULDADES para uns e as FACILIDADES para outros; e o desanimo na obra do Senhor Jesus.

     A aplicação contextual de Mt 24:28 e Lc 17:37, apontam para duas situações escatológicas:

     a) Haverá concentração de perseguição aos crentes em todos os lugares; haverá fúria sobre eles,

     b) Os apóstatas serão encontrados onde estiverem e o castigo virá sobre eles.

 

 

 

Versículo do Dia

Jr 22:27

"Mas à terra, para a qual eles com toda a alma desejam voltar, para lá não voltarão. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

133 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA MALÁSIA

       Governo enfrenta tarefa difícil para proibir o uso da palavra "Alá" Igreja na Malásia      O governo da Malásia está enfrentando uma difícil tarefa para proibir o uso...

102 - A ESTÓRIA DO LÁPIS

     O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você escreve uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A...

88 - SEMENTES

     Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinqüenta minutos de ônibus da sua casa. No ponto seguinte entrava uma senhora idosa que sempre sentava-se junto à janela. Ela...

68 - A TIGELA DE MADEIRA

     Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e...

56 - APENAS P.U.S.H.!

     Uma noite, um homem estava dormindo em sua cabana quando, de repente, seu quarto ficou cheio de luz e Deus lhe apareceu. O Senhor disse ao homem o...