Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

42 - O ENSINO BÍBLICO PROFÉTICO DAS ÚLTIMAS COISAS 1

JESUS VEIO E VOLTARÁ Mateus 24:36-51

     O início do fim começou com o nascimento e ministério de Jesus Cristo, cujo encerramento na terra deu-se no dia da sua ASCENSÃO, ou seja, o seu retorno ao céu, ao seu trono, à sua glória eterna, característica essencial da sua pessoa (veja: Atos 2:32,33; João 17:5; Filipenses 2:5-10; Atos 1:1,2,8-11).

     Jesus é o centro da história terrena. As pessoas perdidas jamais conseguem ver isso, mesmo sendo possuidoras de vasta cultura terrena (cultura intelectual). Também os crentes com pouca instrução bíblica- profético-teológico não percebem que todos as coisas convergem para Jesus. Ele é o centro de tudo o que diz respeito à vida e o futuro do homem (leia João 1:1-5,9-14; 3:18,19 e Filipenses 1:10).

     Tanto pela Bíblia como pela história, é fácil perceber que Jesus é o centro da história terrena. Todas as pessoas vivem diariamente confrontadas com Jesus Cristo (rejeitam-no, desprezam-no ou aceitam-no como o Senhor das suas vidas) e todos terão que se confrontar com Ele em duas outras circunstâncias no momento da morte e no dia do Juízo (confira Romanos 14:7-12; II Coríntios 5:10; Mateus 25:31,32; Hebreus 9:27,28).

     A primeira vinda de Cristo, que se deu com seu nascimento em Belém da Judéia (Mateus 2:1-11), dividiu a historia da humanidade, e agora para estudar história precisa dizer se é ANTES ou DEPOIS DE CRISTO (ac. ou dc.).

     E agora, a segunda vinda de Cristo irá não apenas dividir a história, mas irá dar fim à história da vida na terra e declarar o destino eterno de todas as pessoas, será o selo do inferno eterno para todos os que não creram nEle e não o fizeram Senhor das suas vidas, e o selo da glória do céu para todos os que se curvaram diante dEle, e o serviram nesta vida (Mateus 25:31-34,41; Filipenses 2:5-11; Hebreus 9:28).

     A última coisa do plano eterno de Deus é a reunião da sua Igreja, e Jesus veio para que isso pudesse acontecer, e Ele só não voltou ainda porque está aguardando o dia quando Ele (a Igreja) se completará (II Pedro3:9).

ISSO É COM VOCÊ, PRESTE BASTANTE ANTENÇÃO

     Em várias das muitas vezes que Jesus falou acerca da sua volta e do fim do mundo, Ele passou a idéia de que os seus contemporâneos já estavam no fim. Essa expectativa está em todo o novo Testamento. Em vários lugares a idéia imediata é de que Jesus voltaria enquanto aquela geração de 2000 anos passados ainda estivesse viva, confira em : Mateus 16:28; João 21:20-23; Hebreus 10:37; I Coríntios 15:51, etc.

     Mas o fato é que, desde a primeira vinda de Jesus cada pessoa vive no FIM, e é inquestionável que cada um de nós VIVE o nosso próprio fim no mundo terreno. A morte determina esse fim, define e sela a nossa eternidade. Ninguém que morre voltará a viver na Terra (Hebreus 9:27), mas imediatamente irá para a eternidade no céu ou no inferno, Lucas 16:19-31.

     É um fato, o fato de que cada dia nosso é o fim, veja Tiago 4:13-15; Salmo 90:3-12. Ninguém, nenhum de nós pode garantir que amanhã estará vivo. Na prática, pela insensatez das pessoas, vivemos como se ainda tivéssemos uma eternidade na terra; mas de fato, agora e a cada segundo está sendo o “fim do mundo”, de muitas pessoas e o nosso poderá chegar a qualquer instante.

     Além disso, o ensino bíbico é de que o Senhor Jesus deseja que os seus servos (a sua Igreja) vivam na EXPECTATIVA DE QUE A SUA VOLTA E O FIM DO MUNDO SE DARÁ A QUALQUER MOMENTO.

OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO

     Os Capítulos 24 e 25 de Mateus, juntamente com os textos paralelos de Marcos 13 e Lucas 21, são as porções mais esclarecedoras das Escrituras acerca da volta de Jesus. Em outros livros o assunto é tratado também, mas é nestes, e a partir deles que temos a base para a compreensão de todo o ensino acerca de tão importante fato.

     Os capítulos 24 e 25 de Mateus surgem em resposta à uma pergunta que os discípulos fazem a Jesus, Mateus 24:3, a pergunta é:[ “Quando acontecerão essas coisas e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo”], a pergunta deles decorre do que ouvem de Jesus em Mateus 23:37-39 e em 24:1-2. Estes dados e a resposta que Jesus lhes dá e nos mostram:

1 - Que eles já tinham conhecimento dos assuntos que estavam perguntando a Jesus. Queriam mais esclarecimentos a respeito;

2 - O que desejam saber é: QUANDO e QUE SINAL HAVERÁ;

3 - Os assuntos são três:

a) A destruição de Jerusalém (Mateus 23: 38 e 24:1-2)

b) A segunda vinda de Jesus (Mateus 24:2)

c) O fim do Mundo (Mateus 24:2). O fim do mundo ou a consumação dos séculos, “acompanha a segunda vinda de Jesus”.

     Nesses dois capítulos Jesus lhes dá as três respostas. É por isso que para compreendermos bem cada versículo precisamos ter em mente isso Jesus está respondendo e orientando acerca da destruição de Jerusalém, da sua segunda vinda e do fim do Mundo. Os três assuntos pertencem um ao outro, sendo o julgamento e destruição de Jerusalém apenas um testemunho e um passo na direção da consumação final. Vamos olhar para o texto todo. Abra a sua Bíblia e observe:

1 - Mateus 24:4-8, Jesus fala de varias situações que não são necessariamente sinais, MAS PRINCÍPIOS DAS DORES, relacionados tantos com a destruição de Jerusalém, como com a sua volta e que logicamente estariam presente durante todo esse tempo, desde aqueles dias até ao dia da sua vota sendo que, com o passar dos anos o volume dessas coisas aumentaria;

2 - Mateus 24:9-13, Jesus mostra situações que sempre acompanhariam a história da igreja (II Timóteo 3:12), mas que seriam agravadas com a proximidade dos dois acontecimentos - a destruição de Jerusalém e a sua segunda vinda;

3 - Mateus 24:14, temos os primeiros sinais especifico acerca do fim A PREGAÇÃO DO EVANGELHO NO MUNDO INTEIRO;

4 - Mateus 24:15-28, que nos leva a três situações interligadas num mesmo sinal:

     a) No verso 21 Jesus nos diz que nesse tempo haverá[“UMA TRIBULAÇÃO TÃO GRANDE, como nunca houve desde o principio do mundo, nem jamais haverá”]. Atente para o verso 21. Tal tribulação aconteceu para os judeus não convertidos de Jerusalém, porque os crentes fizeram o que Jesus disse no verso 16; os versos 15-20 se referem exclusivamente à situação de Jerusalém. Do verso 21 ao 28, referem-se às duas situações, mas especialmente aos acontecimento que antecederão à volta de Jesus;

     b) Trazendo essa grande Tribulação e junta a ela, virá à chamada GRANDE APOSTASIA, ou seja, a frieza e indiferença; abandono de fé Cristã, para seguir a outras doutrinas e falsos profetas e paraviver para o Mundo e para as coisas terrenas; etc. Veja Mateus 24:10-12; 24-26; Lucas 17:26-37. neste tempo, os que não forem crentes verdadeiros não permanecerão Mateus 24:13;

     c) Ainda, trazendo a GRANDE TRIBULAÇÃO e provendo os meios para a GRANDE APOSTASIA, aparecerá o ANTICRISTO reinando em toda a terra. O texto que o descreve com mais detalhes é II Tessalonicenses 2:1-12. Compare com Mateus 24:21-26. Esses três acontecimentos - Tribulação, Apostasia e o Reino do Anticristo, estão dentro do pouco tempo concedido a Satanás conforme Apocalipse 20:3.

5 - O SINAL DO CÉU - o abalo global da natureza Mateus 24:29-30;

6 - As guerras, a fome e os terremotos Mateus 24:6-7, não são sinais objetivos ou específicos acerca da volta de Jesus e do fim do mundo, porque desde muitos séculos antes de Cristo, tais coisas têm acontecido em grandes proporções, todavia, com o princípio das dores tais coisas estarão presentes em grande escala, num tempo quando a sociedade se achará muito capaz para solucionar os seus problemas - tais coisas virão como JUÍZO DE DEUS SOBRE A INCREDULIDADE DA HUMANIDADE;

7 - O restante da resposta de Jesus em Mateus consta de cinco parábolas e mais uma em Marcos, para enfatizar, de diversas formas, a necessidade de VIGILÂNCIA CRITERIOSA, para aguardar a sua segunda vinda e o fim do mundo. Ei-las;

1° O pai de família - Mateus 24:43,44;

2° O servo fiel Mateus 24:45-51;

3° As dez virgens Mateus 25:1-13;

4° Os talentos - Mateus 25;14-30;

5° As ovelhas e os bodes - Mateus 25:31-46; e em Marcos 13;35-37 o Porteiro.

No próximo Kerigma, falaremos com uma maior profundidade, dos assuntos mais específicos, da volta de Jesus, que são :

1° A Pregação do Evangelho em todo o Mundo; 2° A grande apostasia; 3° A grande Tribulação; 4° O Aparecimento do anticristo e 5° O Sinal do céu.

Preste atenção em Mateus 24:35 e observe e vivencie Hebreus 3:12-14.

RESPONDA

1) Como será à volta de Jesus?

_____________________________________________________________________________________

2) Qual deve ser a nossa maneira de viver?

_____________________________________________________________________________________

3) A luz desse fato como devemos viver?

_____________________________________________________________________________________

4) Porque Jesus diz que um será levado e o outro deixado? Quem é quem nesse quadro?

_____________________________________________________________________________________

5) O que acontecerá com aqueles que acham que o Senhor demorará a vir? Quem são eles? Como vivem?

_____________________________________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES FINAIS

     Muitos crentes que amam ao Senhor serão mortos (Martirizados) durante a ação direta do anticristo nos dias imediatos à volta de Jesus Apocalipse 6:9-11 e 7:9-17. pra eles a morte será um grande premio, como sempre foi para todo crente sincero, que ama a vida, para servir ao Senhor na Terra, e que aguarda a morte para estar com o Senhor - Filipenses 1:20-23. Mas muitos crentes serão preservados para o dia da volta de Jesus - Lucas 21:17-20,36. por isso prepara-te para encontrares com o teu Deus, e seja uma testemunha fiel até a morte.

 

Versículo do Dia

Ec 7:19

"A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

162 - A FONTE DA ESPERANÇA

       “Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança".      Nunca podemos esquecer que Deus não pode mentir. Ele sabe todas as Suas promessas e, mais ainda, que...

119 - EM QUAL ESTAÇÃO VOCÊ ESTÁ!

     Muitas vezes a nossa vida se compara a de uma árvore. Assim como a árvore, nós também vivemos diferentes estações. Não há como fugir delas. O inverno talvez...

174 - A FONTE DE ÁGUA VIVA!

     Quando você está com sede, nada é tão bom quanto um copo de água fresca! É claro que a água só satisfaz você temporariamente. Depois, você tem necessidade...

153 - TOMAR DECISÃO, ATITUDE, SEMPRE!!!! É PRECISO!!

 Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...