Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

41 - CONHECENDO O ESPÍRITO DO ANTI CRISTO

     Eu conhecia sobre o espírito do Anticristo de forma teológica e escatológica; o meu conhecimento restringia-se ao que a maioria sabe, que ele reinará após o arrebatamento da Igreja e tudo o mais que se refere a esse conteúdo; mas este não é o assunto.

     O espírito do Anticristo que estudaremos está 1ª João 2:18-22:

“Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora,muitos anticristos têm surgido;pelo que conhecemos que é a última hora.Eles saíram de nosso meio;entretanto,não eram dos nossos; porque,se tivessem sido dos nossos,teriam permanecido conosco;todavia,eles se foram para que unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.Não vos escrevi porque não saibais a verdade;antes,porque a sabeis,e porque mentira alguma jamais procede da verdade.Quem é o mentiroso,senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?Este é o anticristo,o que nega o Pai e o Filho.”

     Veja o que o versículo 18 diz: ”...também,agora,muitos anticristos têm surgido. No versículo 19 diz:” Eles saíram de nosso meio”.Foi então que eu comecei a meditar sobre este assunto e a estudar de maneira mais profunda, para ter conhecimento sobre a atuação do espírito do Anticristo no mundo de hoje. Alguns livros chegaram em minhas mãos e ajudaram-me nesse estudo.

     No grego a palavra Anticristo significa: anti = oposto, contra tudo; Cristo = ungido de Deus, marcar alguém para autoridade, trazer à memória ou simbolizar um chamado, separado para Deus.

     Este espírito atua principalmente na igreja em que a palavra de Deus é pregada de forma total, pois a natureza deste espírito é religiosa, atuando contra a restauração que se desenvolve na igreja de Jesus Cristo.

     O espírito do Anticristo já atuava desde a igreja primitiva do primeiro século, como o próprio apóstolo João registrou na sua primeira carta.Ele fala claramente em João 2:19:

“eles saíram de nosso meio...se tivessem sido dos nossos,teriam permanecido conosco”

     Essas pessoas estavam na igreja, mas o espírito do Anticristo as levou a desligarem-se da igreja.Ele disse, portanto, que havia muitos Anticristos na própria igreja, pois foi dela que eles saíram.

     O nosso conhecimento acerca desse espírito ainda é pequeno, e portanto, precisamos ter um maior conhecimento do mesmo.Temos que entender a sua atuação, e não podemos ignorar as suas maquinações malignas, para o enfrentarmos melhor.

     Esse espírito atua de maneira sutil.Muitas vezes ele está em nossa vida, e nós não enxergamos; é bem mais fácil vermos este espírito atuando em outras pessoas do que em nós mesmos.Acontece que temos um “vício”: vigiar os outros e não vigiarmos a nós mesmos!

     Você vai ver que a Bíblia nos mostra, de uma maneira bem simples e clara, como identificar esse espírito. Abra em 1ªJoão 4:1-6 .Veja que, no versículo 1, o apóstolo João nos ordena:

     “...provai os espíritos”: Isso significa que precisamos ter um conhecimento,e o conhecimento só vem pela prática. Deixe-me fazer uma pergunta: “Você nunca criticou ninguém?”

     Quando alguém chega perto de você sorrateiramente para criticar alguém, ou principalmente para criticar um “líder”,fique alerta,pois aí pode estar o espírito do Anticristo querendo com que você se associe a ele em seus propósitos.Esse espírito é principalmente o espírito de anti-autoridade.

Como Atua o Espírito do Anticristo

     O espírito do Anticristo opõe-se contra toda autoridade constituída por Deus. Há quatro características na sua atuação.Vejamos:

1 - O Espírito do Anticristo Atua Através de Críticas feitas a Líderes do Governo

     Criticamos alguns partidos políticos; se o país está em crise é por causa do Presidente da República, dos Ministros, dos Governadores, dos Prefeitos, enfim, é por causa de todos os que estão na liderança.E assim os criticamos.

     Você pode estar pensando: “mas está tudo errado mesmo, só posso criticar...” Meu irmão, não devemos agir assim, uma vez que a palavra de Deus diz em Tito 3:1-2:

     Sujeitem-se! Sejam obedientes, não difamem, não discutam!

     Uma outra maneira de não nos associarmos ao Anticristo com relação a isso, é obedecer o que está escrito em 1 Timóteo 2:1-6:

     Temos que usar a prática de orar, com inteligência; e também agradecer (ações de graças). Esta é a maneira correta de procedermos.

2 - Espírito do Anticristo Atua na Própria Igreja

Com a nossa boca podemos estar destruindo a liderança do pastor da igreja. Leia 2 Timóteo 2:14-17.

     Paulo exorta-nos a evitar contendas... e falatórios inúteis e profanos. Note que esse espírito atua contra a autoridade. Devemos ter cuidado com a atitude de críticas aos pastores e líderes, esta atitude com certeza de algum modo lhe trará consequências.

     Muitas pessoas, por terem em seu lar, e na presença dos filhos, esse terrível hábito de criticar, acabam vendo-os se afastarem da igrej a. É que eles chegam à conclusão de que não há razão para ouvirem o pastor, já que ele tem tantos defeitos assim...

     Mude as suas atitudes! Se na sua casa o prato de domingo é...

     “picadinho de pastor”. Cuidado, pare de criticar e troque as críticas por amor e oração.

     Podemos ver na igreja muita disputa de poder, e pouco envolvimento com a obra, disputa até para tirar o pastor da igreja. Cuidado!

     Um outro aspecto negativo que acontece nas igrejas é a falta de amor entre os irmãos. Não há em muitas igrejas a convivência com o amor verdadeiro, como está descrito 1 João 4:6-8.

     Quem não ama não conhece a Deus, diz João. No seu evangelho ele escreve, com respeito ao amor, palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Vejamos João 13:34,35:

     Amar uns aos outros é uma ordem de Jesus. O espírito do Anticristo também atua para dividir igrejas! Fique alerta e não se deixe envolver por ele!

3 - O Espírito do Anticristo Atua nos Lares

     Primeiramente, ele atua na esposa para que ela não permita, de forma alguma, que o marido seja o cabeça do lar, tirando toda a sua autoridade. 

     Na carta aos Efésios você, minha irmã, tem a receita exata de como agir.

Veja Efésios 5:22-24.

Leia também Provérbios 14:1:

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.”

     A mulher sábia edifica o seu lar, constrói o seu lar de forma correta e segundo a vontade de Deus.

     Um segundo modo em que o Espírito do Anticristo atua é com respeito ao marido. Ele também deve ter todo o cuidado para não ser envolvido por esse espírito. Um ponto principal é: pare de criticar a sua esposa! Em Efésios 5:25-33 há uma ordem para os maridos .

     A ordem é para você amá-la, abençoá-la, nada menos do que isso.

     Em terceiro lugar, o espírito do Anticristo pode atuar na vida dos filhos.Ainda em Efésios 6:1-4, veja.

 

     O texto diz aos filhos para honrar aos seus pais. Quando os filhos criticam os pais, pode saber é que o espírito do Anticristo atuando,pois ele é antiamor, antiperdão, anti-reconciliação. Mude a sua maneira de agir como filho, honre a seu pai e sua mãe e você será bem sucedido.

4 - O Espírito do Anticristo Atua com o Propósito de Tirar-nos da Vontade de Deus.

     Um dos alvos desse espírito é tirar-nos da vontade de Deus.

     Ele quer desviar-nos de andarmos na igreja, de estarmos submissos à vontade de Deus.Ele tudo faz para que saiamos da autoridade da Palavra de Deus.

 

     Fica a advertência: o espírito do Anticristo não quer a unidade, porque sabe que a unidade da igreja pode mudar uma nação.Antes de criticar, analisemos tudo à luz da Bíblia. Deus pode, através do seu Espírito Santo, enviar algo novo. Vigie e lembre-se: Deus quer a unidade do corpo de Jesus,que é a Igreja.

     Libertando-se Do Espírito Do Anticristo

     A libertação do espírito do Anticristo começa com a obediência à Palavra de Deus. Como está escrito em Deuteronômio 30:15-20:

     “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, Andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos e os seus estatutos , e os seus juízos,então, viverás e te multiplicarás,e o Senhor, teu Deus,te abençoará na terra à qual passas para possuí-la”.

     Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzidos, e te inclinares a outros deuses,e os servires, então, hoje, te declaro que,certamente,perecerás;não permanecerás longo tempo na terra à qual vais,passando o Jordão,para o possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe,pois a vida,para que vivas,tu e a tua descendência,amando o Senhor,teu Deus,dando ouvidos à voz e apegando-te a ele;pois nisto depende a tua vida e a tua longevidade;para que habites na terra que o Senhor,sob juramento,prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.”

     Estas são palavras para o povo de Israel e para a nossa vida.

     Deus quer obediência, e assim, somente assim, é que seremos vitoriosos.

     Precisamos orar contra esse espírito para que deixe a igreja, para que deixe a vida das pessoas.Ele quer igrejas gélidas; ele opõe-se a toda a verdade, especialmente às novas e verdadeiras revelações que o Espírito Santo tem enviado às igrejas.

     Para vencermos o Anticristo coloquemo-nos a favor de Cristo em unidade, em oração, e principalmente praticando a palavra de Deus, como diz Tiago 1:22:

“Tomai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Seja um vencedor, derrote esse espírito! (Extraído) 

Pr. Dalton Ramos da Silva

  

Versículo do Dia

Is 54:16

"Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

189 - RETROCEDER NUNCA, DESISTIR JAMAIS!

     Estas palavras devem nos acompanhar para sempre em nossa vida cristã. São estas as palavras de um ator cinematográfico, mas que em sua vida diária as evidências não...

213 - DEUS QUER O SEU BEM

“… Para que tudo vá bem [com vocês]...” Deuteronômio 5:29      Quando Deus lhe diz para fazer alguma coisa que parece difícil ou desagradável, Ele não está tentando complicar sua...

34 - O RELATO DA VIDA QUE SE SEGUE, É O TESTEMUNHO PESSOAL DE UM MÉDICO JUDEU

     “ Trabalhei como cirurgião do exército dos Estados Unidos durante a Guerra Civil. Após a batalha em Gettysburg chegaram ao hospital vários soldados feridos, entre eles Charlie Coulson...

138 - PASTORES DE IGREJAS NÃO REGISTRADAS SÃO PRESOS

     Cristãos condenados sob falsas acusações são presos quando iam protestar ataque a uma igreja      Cinco pastores foram presos sem nenhuma justificativa na província chinesa de Shanxi quando...

80 - JESUS

     Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?      Diria NÃO e se sentiria envergonhado...