Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

41 - CONHECENDO O ESPÍRITO DO ANTI CRISTO

     Eu conhecia sobre o espírito do Anticristo de forma teológica e escatológica; o meu conhecimento restringia-se ao que a maioria sabe, que ele reinará após o arrebatamento da Igreja e tudo o mais que se refere a esse conteúdo; mas este não é o assunto.

     O espírito do Anticristo que estudaremos está 1ª João 2:18-22:

“Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora,muitos anticristos têm surgido;pelo que conhecemos que é a última hora.Eles saíram de nosso meio;entretanto,não eram dos nossos; porque,se tivessem sido dos nossos,teriam permanecido conosco;todavia,eles se foram para que unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.Não vos escrevi porque não saibais a verdade;antes,porque a sabeis,e porque mentira alguma jamais procede da verdade.Quem é o mentiroso,senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?Este é o anticristo,o que nega o Pai e o Filho.”

     Veja o que o versículo 18 diz: ”...também,agora,muitos anticristos têm surgido. No versículo 19 diz:” Eles saíram de nosso meio”.Foi então que eu comecei a meditar sobre este assunto e a estudar de maneira mais profunda, para ter conhecimento sobre a atuação do espírito do Anticristo no mundo de hoje. Alguns livros chegaram em minhas mãos e ajudaram-me nesse estudo.

     No grego a palavra Anticristo significa: anti = oposto, contra tudo; Cristo = ungido de Deus, marcar alguém para autoridade, trazer à memória ou simbolizar um chamado, separado para Deus.

     Este espírito atua principalmente na igreja em que a palavra de Deus é pregada de forma total, pois a natureza deste espírito é religiosa, atuando contra a restauração que se desenvolve na igreja de Jesus Cristo.

     O espírito do Anticristo já atuava desde a igreja primitiva do primeiro século, como o próprio apóstolo João registrou na sua primeira carta.Ele fala claramente em João 2:19:

“eles saíram de nosso meio...se tivessem sido dos nossos,teriam permanecido conosco”

     Essas pessoas estavam na igreja, mas o espírito do Anticristo as levou a desligarem-se da igreja.Ele disse, portanto, que havia muitos Anticristos na própria igreja, pois foi dela que eles saíram.

     O nosso conhecimento acerca desse espírito ainda é pequeno, e portanto, precisamos ter um maior conhecimento do mesmo.Temos que entender a sua atuação, e não podemos ignorar as suas maquinações malignas, para o enfrentarmos melhor.

     Esse espírito atua de maneira sutil.Muitas vezes ele está em nossa vida, e nós não enxergamos; é bem mais fácil vermos este espírito atuando em outras pessoas do que em nós mesmos.Acontece que temos um “vício”: vigiar os outros e não vigiarmos a nós mesmos!

     Você vai ver que a Bíblia nos mostra, de uma maneira bem simples e clara, como identificar esse espírito. Abra em 1ªJoão 4:1-6 .Veja que, no versículo 1, o apóstolo João nos ordena:

     “...provai os espíritos”: Isso significa que precisamos ter um conhecimento,e o conhecimento só vem pela prática. Deixe-me fazer uma pergunta: “Você nunca criticou ninguém?”

     Quando alguém chega perto de você sorrateiramente para criticar alguém, ou principalmente para criticar um “líder”,fique alerta,pois aí pode estar o espírito do Anticristo querendo com que você se associe a ele em seus propósitos.Esse espírito é principalmente o espírito de anti-autoridade.

Como Atua o Espírito do Anticristo

     O espírito do Anticristo opõe-se contra toda autoridade constituída por Deus. Há quatro características na sua atuação.Vejamos:

1 - O Espírito do Anticristo Atua Através de Críticas feitas a Líderes do Governo

     Criticamos alguns partidos políticos; se o país está em crise é por causa do Presidente da República, dos Ministros, dos Governadores, dos Prefeitos, enfim, é por causa de todos os que estão na liderança.E assim os criticamos.

     Você pode estar pensando: “mas está tudo errado mesmo, só posso criticar...” Meu irmão, não devemos agir assim, uma vez que a palavra de Deus diz em Tito 3:1-2:

     Sujeitem-se! Sejam obedientes, não difamem, não discutam!

     Uma outra maneira de não nos associarmos ao Anticristo com relação a isso, é obedecer o que está escrito em 1 Timóteo 2:1-6:

     Temos que usar a prática de orar, com inteligência; e também agradecer (ações de graças). Esta é a maneira correta de procedermos.

2 - Espírito do Anticristo Atua na Própria Igreja

Com a nossa boca podemos estar destruindo a liderança do pastor da igreja. Leia 2 Timóteo 2:14-17.

     Paulo exorta-nos a evitar contendas... e falatórios inúteis e profanos. Note que esse espírito atua contra a autoridade. Devemos ter cuidado com a atitude de críticas aos pastores e líderes, esta atitude com certeza de algum modo lhe trará consequências.

     Muitas pessoas, por terem em seu lar, e na presença dos filhos, esse terrível hábito de criticar, acabam vendo-os se afastarem da igrej a. É que eles chegam à conclusão de que não há razão para ouvirem o pastor, já que ele tem tantos defeitos assim...

     Mude as suas atitudes! Se na sua casa o prato de domingo é...

     “picadinho de pastor”. Cuidado, pare de criticar e troque as críticas por amor e oração.

     Podemos ver na igreja muita disputa de poder, e pouco envolvimento com a obra, disputa até para tirar o pastor da igreja. Cuidado!

     Um outro aspecto negativo que acontece nas igrejas é a falta de amor entre os irmãos. Não há em muitas igrejas a convivência com o amor verdadeiro, como está descrito 1 João 4:6-8.

     Quem não ama não conhece a Deus, diz João. No seu evangelho ele escreve, com respeito ao amor, palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Vejamos João 13:34,35:

     Amar uns aos outros é uma ordem de Jesus. O espírito do Anticristo também atua para dividir igrejas! Fique alerta e não se deixe envolver por ele!

3 - O Espírito do Anticristo Atua nos Lares

     Primeiramente, ele atua na esposa para que ela não permita, de forma alguma, que o marido seja o cabeça do lar, tirando toda a sua autoridade. 

     Na carta aos Efésios você, minha irmã, tem a receita exata de como agir.

Veja Efésios 5:22-24.

Leia também Provérbios 14:1:

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.”

     A mulher sábia edifica o seu lar, constrói o seu lar de forma correta e segundo a vontade de Deus.

     Um segundo modo em que o Espírito do Anticristo atua é com respeito ao marido. Ele também deve ter todo o cuidado para não ser envolvido por esse espírito. Um ponto principal é: pare de criticar a sua esposa! Em Efésios 5:25-33 há uma ordem para os maridos .

     A ordem é para você amá-la, abençoá-la, nada menos do que isso.

     Em terceiro lugar, o espírito do Anticristo pode atuar na vida dos filhos.Ainda em Efésios 6:1-4, veja.

 

     O texto diz aos filhos para honrar aos seus pais. Quando os filhos criticam os pais, pode saber é que o espírito do Anticristo atuando,pois ele é antiamor, antiperdão, anti-reconciliação. Mude a sua maneira de agir como filho, honre a seu pai e sua mãe e você será bem sucedido.

4 - O Espírito do Anticristo Atua com o Propósito de Tirar-nos da Vontade de Deus.

     Um dos alvos desse espírito é tirar-nos da vontade de Deus.

     Ele quer desviar-nos de andarmos na igreja, de estarmos submissos à vontade de Deus.Ele tudo faz para que saiamos da autoridade da Palavra de Deus.

 

     Fica a advertência: o espírito do Anticristo não quer a unidade, porque sabe que a unidade da igreja pode mudar uma nação.Antes de criticar, analisemos tudo à luz da Bíblia. Deus pode, através do seu Espírito Santo, enviar algo novo. Vigie e lembre-se: Deus quer a unidade do corpo de Jesus,que é a Igreja.

     Libertando-se Do Espírito Do Anticristo

     A libertação do espírito do Anticristo começa com a obediência à Palavra de Deus. Como está escrito em Deuteronômio 30:15-20:

     “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, Andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos e os seus estatutos , e os seus juízos,então, viverás e te multiplicarás,e o Senhor, teu Deus,te abençoará na terra à qual passas para possuí-la”.

     Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzidos, e te inclinares a outros deuses,e os servires, então, hoje, te declaro que,certamente,perecerás;não permanecerás longo tempo na terra à qual vais,passando o Jordão,para o possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe,pois a vida,para que vivas,tu e a tua descendência,amando o Senhor,teu Deus,dando ouvidos à voz e apegando-te a ele;pois nisto depende a tua vida e a tua longevidade;para que habites na terra que o Senhor,sob juramento,prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.”

     Estas são palavras para o povo de Israel e para a nossa vida.

     Deus quer obediência, e assim, somente assim, é que seremos vitoriosos.

     Precisamos orar contra esse espírito para que deixe a igreja, para que deixe a vida das pessoas.Ele quer igrejas gélidas; ele opõe-se a toda a verdade, especialmente às novas e verdadeiras revelações que o Espírito Santo tem enviado às igrejas.

     Para vencermos o Anticristo coloquemo-nos a favor de Cristo em unidade, em oração, e principalmente praticando a palavra de Deus, como diz Tiago 1:22:

“Tomai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Seja um vencedor, derrote esse espírito! (Extraído) 

Pr. Dalton Ramos da Silva

  

Versículo do Dia

Ap 6:9

"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

98 - O PRINCIPAL NA VIDA...

     Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: "Entre e...

76 - HALLOWEEN - A FESTAS DAS BRUXAS

     As festas de Halloween estarão sendo realizadas em várias escolas de inglês e seculares, mas, será que podemos participar dessa festa? Qual a sua origem? Um cristão deve...

235 - CASA QUEIMADA

     Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar...

31 - DE DEUS NÃO SE ZOMBA!

     Eis alguns homens que desafiaram a Deus:      JOHN LENNON: “O Cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo...

122 - AMOR

     Numa sala de aula, havia várias crianças. E uma delas perguntou à professora o que era o Amor. A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à...