Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

26 - DANDO O MELHOR PARA O SENHOR VOLUNTARIAMENTE

Texto Básico I Crônicas 29:1-19

     Quando se fala de dízimos e ofertas para o Senhor, nem sempre isto é expressado como um ato de adoração a Jesus Cristo, mais pensamos que é uma simples obrigação dos discípulos de Cristo. Mas dizimar e ofertar, vai mais além do que sentir obrigado a dar ao Senhor. Dizimar e ofertar é adoração a Santa Trindade é a mesma coisa que louvar, adorar, orar, meditar na Palavra e etc.

     Quantos querem adorar em Espírito e em verdade? (João 4:23). Quantos querem que os lugares se movam quando oramos? Creio que todos! (Atos 4:31). Quantos querem ser cheios da Palavra viva de Deus, de tal maneira que ela se torne a espada do Espírito ou seja, ter nas mãos uma espada de fogo. Creio que todos! (Efésios 6:17). Mas quantos querem apresentar tudo o que tem para o Senhor? (II Crônicas 9:6-8). Creio que nem todos, porque, pensamos que ofertas voluntárias é só quando sobra, algum dinheiro, eu creio em uma coisa, aquele que não sabe ofertar voluntariamente com amor vivo no coração, também não sabe: orar, louvar, adorar meditar na Palavra, ou seja, vive uma vida cristã anormal. Se só dou a sobra para o Senhor em relação aos dízimos e as ofertas, é porque só dou também a sobra da minha vida nas áreas de: louvor, adoração, meditação na Palavra, oração, evangelização. Etc.

     O grande problema é que aprendemos e vivemos com este pensamento, que dizimar e ofertar não tem tanta importância como as outras manifestações da minha vida com Deus. Mas o que é a Palavra voluntariamente: é uma qualidade, expressa de uma pessoa, que coloca dentro de si a necessidade de fazer algo de coração, esta qualidade procede espontaneamente, sendo que não há uma coação para fazer o ato e a pessoa age com sua própria vontade.

     O apego ao dinheiro me limita de ser cheio do Espírito Santo, pois quando eu ofereço a minha vida ao Senhor, ou é tudo ou nada, não pode ser, só adoração, só louvor, só oração, só meditar na Palavra, tudo para mim é tudo inclusive o dinheiro, pois quando eu dou ao Senhor voluntariamente, ou seja, de coração estou expressando o quanto eu o coloco em 1º (primeiro) lugar na minha vida.

     Se entrego voluntariamente ao Senhor o que ele me tem dado condições de ter, o Senhor também me entrega tudo o que eu tenho condições de receber.

     Vamos ao Texto de I Crônicas 29:1-19, que diz o que o rei Davi diz e fez de melhor para o Senhor.

     O que você e eu temos preparado com todas as nossas forças para a construção, sustento e manutenção da obra que Cristo nos confiou.

     O rei não só preparou o Seu coração para dar o melhor para o Senhor como que também ele abriu o seu coração para dar da sua reserva própria, o rei Davi nos diz cheio do Espírito Santo; “Quem está disposto a consagrar-se hoje ao Senhor?” E os versos de 6-8 mostra que os lideres do povo é que começaram a ofertar voluntariamente e mostrar então a lista de doações. O verso 9 mostra que a alegria se instalou no meio do povo, porque o povo via pureza de coração na hora de dar ao Senhor esta linda declaração de amor por Ele. A alegria era tão grande que o rei Davi cheio do Espírito Santo, começou a cantar um cântico novo verso 10-13. O rei reconhece a sua miserabilidade, (verso 14-16). O rei Davi e o povo de Israel sabiam que os bens que eles tinham, as riquezas em geral, não eram deles, mais de Deus. O que Deus dá ao homem é para o homem ofertar a Deus e as pessoas com amor, mas tem muita gente que Deus dá, mas são tão ingratos, que ao invés de ofertar a Deus e as pessoas, intalam-se com o que recebe, e a benção financeira sem a unção do Espírito Santo se transforma em maldição.

     Será que Deus pode confiar à você hoje uma benção financeira, de saúde, dos seus dons, o que você faria com ela? O que ela seria para você e o reino de Deus benção ou maldição, você chegaria mais a Deus, ou se afastaria de Deus, seu coração seria eternamente grato, ou você se tornaria um ingrato.

     Jesus diz em Mateus 6:19-21 e ainda Ele nos adverte acerca da nossa vida financeira de adoradores nesta terra, que só se pode adorar, louvar, ofertar, dar, orar, meditar nas leis e dizimar. Somente a um, a Deus ou ao diabo (Mateus 6:24). Minha vida recebe qual direção e influência hoje; do Pai, do Filho e do Espírito Santo ou da carne, do mundo ou do diabo, Pense Nisso!

     Voltemos ao texto de II Crônicas 29, no verso 17, o rei Davi expressa sua quarta declaração de Amor a Deus. Ele diz! “Tu sondas os corações, e te agradas da integridade”. Deus vê o seu coração e Ele sonda cada repartição dele, e vê sê há integridade, ou se você trancou alguma parte dentro de você, mas lembre-se Deus sonda o coração isto significa que Ele Vê tudo (Salmo 139:1-4, 7).

     Deus sempre se agrada com dízimos e ofertas voluntária, ou seja, de coração. O rei Davi ora e pede a Deus para que o Espírito Santo coloque no coração do povo Dele sempre estas expressões de adoração que são:

     Conservar sempre no coração a fidelidade nos dízimos e ofertas voluntárias.

     Ter sempre disposição em relação aos dízimos e as ofertas ao Senhor.

     Ter sempre os pensamentos em ser fiel na causa do Todo Poderoso.

     Encaminhar o coração sempre para a vontade de Deus e não a minha.

     Ter um coração integro para com os dízimos e as ofertas voluntariamente.

     Guardar todos os mandamentos, estatutos, e os testemunhos de Deus em todas as áreas da vida Cristã (Ex: Palavra, louvor e adoração, dízimos e ofertas, oração, testemunho etc.).

     Pois quando a minha e a sua vida como discípulo é desta forma, tenho certeza, você não será para Deus uma casa sem firmeza ou um simples casebre, você será um palácio edificado sobre a rocha que é o Senhor Jesus Cristo. Jogue fora a vida mentirosa, desonesta, miserável, hipócrita, (pessoa falsa) e tenha uma vida cheia do Espírito Santo sempre diga e viva o que os irmãos das Igrejas da macedônia fizeram II Coríntios 8:1-4. Pediram para ter este privilégio que é o de dizimar e ofertar voluntariamente pra a obra de Deus. Seja assim sempre.

DE O MELHOR PARA O SENHOR POIS DISSE JESUS: DAÍ A DEUS O QUE É DE DEUS. MARCOS 12:17b.

     Vivemos em uma cultura que é marginalizada na questão de dar ao próximo e principalmente a Deus, sempre queremos dar, mas aquilo que nos sobra, ou o que não nos faz falta, ou seja, que tem pouco valor afetivo e financeiro para nós. Ex: utensílios, brinquedos, roupas, comidas, ou seja, sempre as sobras.

     Isto começou porque nossos colonizadores, foram os maiores exploradores, só vieram para o Brasil com uma intenção de explorar a Terra, e sugar o que ela tinha e quando enviaram pessoas para o Brasil eram pessoas que já tinham um aprisionamento nas suas almas. Tais como: prostitutas, presidiários, trabalhadores desonestos, mendigos, o nosso começo não foi nada positivo ninguém queria vir par o Brasil, juntamente com os escravos, negros e ainda escravizaram o povo brasileiro que que era os índios. Que ficaram revoltados. Desde a época da colonização surgiu uma frase: Quero levar vantagem em tudo. Ou seja, que posso ganhar com isso? O povo brasileiro é visto em muitos lugares do mundo como desonesto, pidões e aproveitadores. Sabemos que o Brasil é conhecido como o pais do carnaval, do samba e do futebol.

     Quanto viajei de avião para a Argentina e a Colômbia, alguns brasileiros queriam levar tudo para casa e quando fiquei em hotéis com outros brasileiros que queriam levar tudo do quarto também e passaram vergonha a toa. Que lástima!

     Outra realidade é quando o evangelho chegou no Brasil, os missionários, traziam de tudo. Ex: Roupas, livros, utensílios, sapatos, recursos financeiros para construção púlpitos, medicamentos de saúde etc. Só que a colonização cultural da sociedade, com a colonização sócio religiosa, trouxe de vez para a Igreja do Brasil o espírito da sanguessuga que se encontra em Provérbios 30:15. E isto nos fez esquecer o que esta no texto de Atos 20:35b. Que espírito tem tido maior autoridade sobre você hoje? O da sanguessuga Dá-Dá ou o Espírito Santo, que te leva a dar é obedecer como Cristo foi.

O QUE SIGNIFICA DAR

     Oferecer, doar, entregar, ceder a outrem o direito de propriedade, o dar é uma entrega voluntária para suprir a necessidade apresentada ou elaborada por lei ou a principal lei da vida que é o Amor. A própria palavra de Deus nos diz que quem ama de verdade tem o prazer de dar o Melhor para o Senhor e para as pessoas. Ex: João 3:16; 14;16; Estes versículos nos mostram que recebemos algo, que não estamos a altura de retribuir, Jesus e o Espírito Santo.

VAMOS OLHAR UM POUCO A HISTÓRIA BÍBLICA:

     No Éden Deus deu o melhor para Adão e Eva, o que eles fizeram? Gênesis 1:27, 28, 31; 3:23.

     Com Abrão Deus lhe tinha prometido o melhor da terra, e a melhor coisa que ele e sua mulher podiam ter (um filho), o que eles fizeram? Gênesis 12:2, 5 a.

     Com Jacó Deus lhe tinha preparado o melhor da Terra Já desde o seu nascimento, (ser o senhor da terra) o que ele fez? Gênesis 25:23.

     Para com Moises o que Deus tinha preparado para ele e o povo de Israel. O que eles fizeram? Êxodos 3:8, 22. uma terra que mana leite e mel e que durariam aproximadamente 11 dias de viagem, o que eles fizeram?

     Com o rei Saul Deus lhe fez em outro homem e disse para ele ser uma benção para Israel, e o que ele fez? I Samuel 13:13; 15:9. Saul não preservou o melhor do que tinha conquistado para o Senhor, pois se ele quisesse de coração fazer isto, ele teria obedecido o mandamento do Senhor que Samuel, o profeta lhe ordenara.

     Como é que o rei Davi fez em relação ao adultério com Bate-Seba, mulher de Urias? Ele roubou o melhor que Urias tinha que era a sua esposa II Samuel 11:2b, 15, 27b. E em relação ao senso populacional que ele mandou fazer foi simplesmente para engrandecimento próprio. II Samuel 24:2, 3 e 10. Deus deu sempre o melhor para Davi, e Davi não ofereceu o que ele recebeu de Deus que era misericórdia, fidelidade, amor e etc.

     O rei Salomão também não soube continuar dando o melhor para o Senhor, pois recebeu sabedoria, riqueza e poder mas trocou o seu Deus pelo amor de mulheres estrangeiras e os seus deuses I Reis 11:1-2. O amor de Salomão pelos prazeres da carne desviaram ele de oferecer o melhor de sua vida para o Senhor, e isto foi a desgraça da sua família, pois o seu filho fez a mesma coisa, e quando você deixa isto acontecer, você deixa de dar a Deus o que é de Deus. Que é: o seu coração, amor e fidelidade. Será que isto já aconteceu com você? Ou esta acontecendo?

     Deus deu o melhor que ele tinha para nós que era o seu filho Jesus Cristo João 3:16; 10:15, 28.Jesus Cristo nos deu o melhor que ele tinha que era a sua vida por cada um de nós, e também o seu Santo Espírito para todo aquele que Nele crer. João 10:11; Atos 1:8, 2:4 a, 45. A graça de Deus se expande em toda a terra atingindo todas as pessoas quando dou ao Senhor o que pertence a Ele.

     Será que eu estou dando o melhor para o Senhor, do meu tempo, dos meus recursos financeiros, lembre-se, o que você oferecer ao Senhor você receberá. Se você oferece migalhas dentro das suas condições, o que você quer receber? Eu creio que quando soubermos oferecer o melhor para Deus, teremos uma vida cheia do Espírito Santo. Pois só há um derramamento vivo do Espírito Santo, quando há uma entrega verdadeira ao Senhor. E só ocorrerá uma grande colheita de vidas, trazendo assim o avivamento, quando soubermos dar ao Senhor o que é devido.

A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA

     Daí a todo o que te pede com amor verdadeiro Lucas 6:30a, 31.

     Dar se vos a uma boa medida não com miserabilidade, mas com fartura real Lucas 6:38.

Obs:Tem gente que pensa, que se tivesse ganho R$500.000 reais poderia fazer grandes coisas para Deus, e ajudar muitas pessoas, Deus nunca nos pede o que não temos. O que Ele espera é que sejamos fies com o que temos em mão para que Ele possa multiplicar. Se as pessoas não consegue dar R$ 5,00 reais, muito menos R$ 500.000 reais. Isto é a síndrome de Saul. Quer ter muito para realizar algo para si, e não para Deus e o próximo. Lembre-se Deus não quer milhões sem amor e fidelidade ele quer aquilo que se expressa em II Coríntios 9:7; Marcos 12:41-44.

     Dar com fidelidade é amor para com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pois quando se faz isto se trás cobertura espiritual sobre a vida do ofertante. E isto, afasta certas maldições sobre a minha vida e sobre a minha família Malaquias 3:8-9.

     Tem uma história de uma irmã que nunca deu dizimo e o pastor a chamou para conversar sobre isso, e ela disse que nunca tinha ganho nada, mais o Pastor a deu R$ 100,00 e um envelope de dizimo. O que Você acha que ela fez?

     Dar ao Senhor o que é Dele, através dos dízimos e ofertas voluntária, trás a benção, nas áreas de unção espiritual, sustento necessário na vida física, saúde emocional. Ou seja, uma vida tranqüila e segura nas mãos de Deus. Malaquias 3:10.

     Dar ao Senhor o que é Dele, através dos dízimos e ofertas voluntária, dar-nos condição de fechar a porta na cara do diabo e impedir que o devorador consuma o que temos e que iremos possuir nessa terra. Deus só pode repreender o devorador se ver em nossos corações atitudes honestas verdadeiras e obedientes para com o serviço cristão na área de nossas finanças. Malaquias 3:11.

DEUS QUER TE DAR, VOCÊ QUER RECEBER? ENTÃO BUSQUE ISTO.

     1. Voltar de coração para Ele. Joel 2:13a.

     2. Ter uma vida de santificação . Joel 2:15a, 16a.

     3. Ter um arrependimento sincero Joel 2:12b.

     4. Ter uma vida cheia de obediência e fidelidade para com os mandamentos de Deus. Joel 2:17a.

     Quando vivo desta forma o Senhor trás promessas vivas para a minha vida, estas promessas estão em Joel 2:23-27.

     Deus diz a você hoje:

     Quer ser cheio do Espírito Santo?

     Quer ser abençoado?

     Quer viver uma vida com todo o sustento que Deus tem para você nesta terra?

     DAÍ A DEUS O QUE É DE DEUS E SEJA FELIZ

 

Versículo do Dia

Lc 6:48

"É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

226 - DORMIR POUCO FAZ COM QUE TOMEMOS DECISÕES ARRISCADAS

     A falta de sono potencializa as decisões arriscadas por um excesso de otimismo, segundo conclui um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke em Durham (Estados Unidos)...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

228 - CAVALINHO

       Certa tarde, um homem saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e outra de quatro anos. Em determinado momento da caminhada, Helena, a mais...

219 - PACIÊNCIA

     Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.      Por muito pouco a...

44 - A RATOEIRA

     Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir...