Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

26 - DANDO O MELHOR PARA O SENHOR VOLUNTARIAMENTE

Texto Básico I Crônicas 29:1-19

     Quando se fala de dízimos e ofertas para o Senhor, nem sempre isto é expressado como um ato de adoração a Jesus Cristo, mais pensamos que é uma simples obrigação dos discípulos de Cristo. Mas dizimar e ofertar, vai mais além do que sentir obrigado a dar ao Senhor. Dizimar e ofertar é adoração a Santa Trindade é a mesma coisa que louvar, adorar, orar, meditar na Palavra e etc.

     Quantos querem adorar em Espírito e em verdade? (João 4:23). Quantos querem que os lugares se movam quando oramos? Creio que todos! (Atos 4:31). Quantos querem ser cheios da Palavra viva de Deus, de tal maneira que ela se torne a espada do Espírito ou seja, ter nas mãos uma espada de fogo. Creio que todos! (Efésios 6:17). Mas quantos querem apresentar tudo o que tem para o Senhor? (II Crônicas 9:6-8). Creio que nem todos, porque, pensamos que ofertas voluntárias é só quando sobra, algum dinheiro, eu creio em uma coisa, aquele que não sabe ofertar voluntariamente com amor vivo no coração, também não sabe: orar, louvar, adorar meditar na Palavra, ou seja, vive uma vida cristã anormal. Se só dou a sobra para o Senhor em relação aos dízimos e as ofertas, é porque só dou também a sobra da minha vida nas áreas de: louvor, adoração, meditação na Palavra, oração, evangelização. Etc.

     O grande problema é que aprendemos e vivemos com este pensamento, que dizimar e ofertar não tem tanta importância como as outras manifestações da minha vida com Deus. Mas o que é a Palavra voluntariamente: é uma qualidade, expressa de uma pessoa, que coloca dentro de si a necessidade de fazer algo de coração, esta qualidade procede espontaneamente, sendo que não há uma coação para fazer o ato e a pessoa age com sua própria vontade.

     O apego ao dinheiro me limita de ser cheio do Espírito Santo, pois quando eu ofereço a minha vida ao Senhor, ou é tudo ou nada, não pode ser, só adoração, só louvor, só oração, só meditar na Palavra, tudo para mim é tudo inclusive o dinheiro, pois quando eu dou ao Senhor voluntariamente, ou seja, de coração estou expressando o quanto eu o coloco em 1º (primeiro) lugar na minha vida.

     Se entrego voluntariamente ao Senhor o que ele me tem dado condições de ter, o Senhor também me entrega tudo o que eu tenho condições de receber.

     Vamos ao Texto de I Crônicas 29:1-19, que diz o que o rei Davi diz e fez de melhor para o Senhor.

     O que você e eu temos preparado com todas as nossas forças para a construção, sustento e manutenção da obra que Cristo nos confiou.

     O rei não só preparou o Seu coração para dar o melhor para o Senhor como que também ele abriu o seu coração para dar da sua reserva própria, o rei Davi nos diz cheio do Espírito Santo; “Quem está disposto a consagrar-se hoje ao Senhor?” E os versos de 6-8 mostra que os lideres do povo é que começaram a ofertar voluntariamente e mostrar então a lista de doações. O verso 9 mostra que a alegria se instalou no meio do povo, porque o povo via pureza de coração na hora de dar ao Senhor esta linda declaração de amor por Ele. A alegria era tão grande que o rei Davi cheio do Espírito Santo, começou a cantar um cântico novo verso 10-13. O rei reconhece a sua miserabilidade, (verso 14-16). O rei Davi e o povo de Israel sabiam que os bens que eles tinham, as riquezas em geral, não eram deles, mais de Deus. O que Deus dá ao homem é para o homem ofertar a Deus e as pessoas com amor, mas tem muita gente que Deus dá, mas são tão ingratos, que ao invés de ofertar a Deus e as pessoas, intalam-se com o que recebe, e a benção financeira sem a unção do Espírito Santo se transforma em maldição.

     Será que Deus pode confiar à você hoje uma benção financeira, de saúde, dos seus dons, o que você faria com ela? O que ela seria para você e o reino de Deus benção ou maldição, você chegaria mais a Deus, ou se afastaria de Deus, seu coração seria eternamente grato, ou você se tornaria um ingrato.

     Jesus diz em Mateus 6:19-21 e ainda Ele nos adverte acerca da nossa vida financeira de adoradores nesta terra, que só se pode adorar, louvar, ofertar, dar, orar, meditar nas leis e dizimar. Somente a um, a Deus ou ao diabo (Mateus 6:24). Minha vida recebe qual direção e influência hoje; do Pai, do Filho e do Espírito Santo ou da carne, do mundo ou do diabo, Pense Nisso!

     Voltemos ao texto de II Crônicas 29, no verso 17, o rei Davi expressa sua quarta declaração de Amor a Deus. Ele diz! “Tu sondas os corações, e te agradas da integridade”. Deus vê o seu coração e Ele sonda cada repartição dele, e vê sê há integridade, ou se você trancou alguma parte dentro de você, mas lembre-se Deus sonda o coração isto significa que Ele Vê tudo (Salmo 139:1-4, 7).

     Deus sempre se agrada com dízimos e ofertas voluntária, ou seja, de coração. O rei Davi ora e pede a Deus para que o Espírito Santo coloque no coração do povo Dele sempre estas expressões de adoração que são:

     Conservar sempre no coração a fidelidade nos dízimos e ofertas voluntárias.

     Ter sempre disposição em relação aos dízimos e as ofertas ao Senhor.

     Ter sempre os pensamentos em ser fiel na causa do Todo Poderoso.

     Encaminhar o coração sempre para a vontade de Deus e não a minha.

     Ter um coração integro para com os dízimos e as ofertas voluntariamente.

     Guardar todos os mandamentos, estatutos, e os testemunhos de Deus em todas as áreas da vida Cristã (Ex: Palavra, louvor e adoração, dízimos e ofertas, oração, testemunho etc.).

     Pois quando a minha e a sua vida como discípulo é desta forma, tenho certeza, você não será para Deus uma casa sem firmeza ou um simples casebre, você será um palácio edificado sobre a rocha que é o Senhor Jesus Cristo. Jogue fora a vida mentirosa, desonesta, miserável, hipócrita, (pessoa falsa) e tenha uma vida cheia do Espírito Santo sempre diga e viva o que os irmãos das Igrejas da macedônia fizeram II Coríntios 8:1-4. Pediram para ter este privilégio que é o de dizimar e ofertar voluntariamente pra a obra de Deus. Seja assim sempre.

DE O MELHOR PARA O SENHOR POIS DISSE JESUS: DAÍ A DEUS O QUE É DE DEUS. MARCOS 12:17b.

     Vivemos em uma cultura que é marginalizada na questão de dar ao próximo e principalmente a Deus, sempre queremos dar, mas aquilo que nos sobra, ou o que não nos faz falta, ou seja, que tem pouco valor afetivo e financeiro para nós. Ex: utensílios, brinquedos, roupas, comidas, ou seja, sempre as sobras.

     Isto começou porque nossos colonizadores, foram os maiores exploradores, só vieram para o Brasil com uma intenção de explorar a Terra, e sugar o que ela tinha e quando enviaram pessoas para o Brasil eram pessoas que já tinham um aprisionamento nas suas almas. Tais como: prostitutas, presidiários, trabalhadores desonestos, mendigos, o nosso começo não foi nada positivo ninguém queria vir par o Brasil, juntamente com os escravos, negros e ainda escravizaram o povo brasileiro que que era os índios. Que ficaram revoltados. Desde a época da colonização surgiu uma frase: Quero levar vantagem em tudo. Ou seja, que posso ganhar com isso? O povo brasileiro é visto em muitos lugares do mundo como desonesto, pidões e aproveitadores. Sabemos que o Brasil é conhecido como o pais do carnaval, do samba e do futebol.

     Quanto viajei de avião para a Argentina e a Colômbia, alguns brasileiros queriam levar tudo para casa e quando fiquei em hotéis com outros brasileiros que queriam levar tudo do quarto também e passaram vergonha a toa. Que lástima!

     Outra realidade é quando o evangelho chegou no Brasil, os missionários, traziam de tudo. Ex: Roupas, livros, utensílios, sapatos, recursos financeiros para construção púlpitos, medicamentos de saúde etc. Só que a colonização cultural da sociedade, com a colonização sócio religiosa, trouxe de vez para a Igreja do Brasil o espírito da sanguessuga que se encontra em Provérbios 30:15. E isto nos fez esquecer o que esta no texto de Atos 20:35b. Que espírito tem tido maior autoridade sobre você hoje? O da sanguessuga Dá-Dá ou o Espírito Santo, que te leva a dar é obedecer como Cristo foi.

O QUE SIGNIFICA DAR

     Oferecer, doar, entregar, ceder a outrem o direito de propriedade, o dar é uma entrega voluntária para suprir a necessidade apresentada ou elaborada por lei ou a principal lei da vida que é o Amor. A própria palavra de Deus nos diz que quem ama de verdade tem o prazer de dar o Melhor para o Senhor e para as pessoas. Ex: João 3:16; 14;16; Estes versículos nos mostram que recebemos algo, que não estamos a altura de retribuir, Jesus e o Espírito Santo.

VAMOS OLHAR UM POUCO A HISTÓRIA BÍBLICA:

     No Éden Deus deu o melhor para Adão e Eva, o que eles fizeram? Gênesis 1:27, 28, 31; 3:23.

     Com Abrão Deus lhe tinha prometido o melhor da terra, e a melhor coisa que ele e sua mulher podiam ter (um filho), o que eles fizeram? Gênesis 12:2, 5 a.

     Com Jacó Deus lhe tinha preparado o melhor da Terra Já desde o seu nascimento, (ser o senhor da terra) o que ele fez? Gênesis 25:23.

     Para com Moises o que Deus tinha preparado para ele e o povo de Israel. O que eles fizeram? Êxodos 3:8, 22. uma terra que mana leite e mel e que durariam aproximadamente 11 dias de viagem, o que eles fizeram?

     Com o rei Saul Deus lhe fez em outro homem e disse para ele ser uma benção para Israel, e o que ele fez? I Samuel 13:13; 15:9. Saul não preservou o melhor do que tinha conquistado para o Senhor, pois se ele quisesse de coração fazer isto, ele teria obedecido o mandamento do Senhor que Samuel, o profeta lhe ordenara.

     Como é que o rei Davi fez em relação ao adultério com Bate-Seba, mulher de Urias? Ele roubou o melhor que Urias tinha que era a sua esposa II Samuel 11:2b, 15, 27b. E em relação ao senso populacional que ele mandou fazer foi simplesmente para engrandecimento próprio. II Samuel 24:2, 3 e 10. Deus deu sempre o melhor para Davi, e Davi não ofereceu o que ele recebeu de Deus que era misericórdia, fidelidade, amor e etc.

     O rei Salomão também não soube continuar dando o melhor para o Senhor, pois recebeu sabedoria, riqueza e poder mas trocou o seu Deus pelo amor de mulheres estrangeiras e os seus deuses I Reis 11:1-2. O amor de Salomão pelos prazeres da carne desviaram ele de oferecer o melhor de sua vida para o Senhor, e isto foi a desgraça da sua família, pois o seu filho fez a mesma coisa, e quando você deixa isto acontecer, você deixa de dar a Deus o que é de Deus. Que é: o seu coração, amor e fidelidade. Será que isto já aconteceu com você? Ou esta acontecendo?

     Deus deu o melhor que ele tinha para nós que era o seu filho Jesus Cristo João 3:16; 10:15, 28.Jesus Cristo nos deu o melhor que ele tinha que era a sua vida por cada um de nós, e também o seu Santo Espírito para todo aquele que Nele crer. João 10:11; Atos 1:8, 2:4 a, 45. A graça de Deus se expande em toda a terra atingindo todas as pessoas quando dou ao Senhor o que pertence a Ele.

     Será que eu estou dando o melhor para o Senhor, do meu tempo, dos meus recursos financeiros, lembre-se, o que você oferecer ao Senhor você receberá. Se você oferece migalhas dentro das suas condições, o que você quer receber? Eu creio que quando soubermos oferecer o melhor para Deus, teremos uma vida cheia do Espírito Santo. Pois só há um derramamento vivo do Espírito Santo, quando há uma entrega verdadeira ao Senhor. E só ocorrerá uma grande colheita de vidas, trazendo assim o avivamento, quando soubermos dar ao Senhor o que é devido.

A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA

     Daí a todo o que te pede com amor verdadeiro Lucas 6:30a, 31.

     Dar se vos a uma boa medida não com miserabilidade, mas com fartura real Lucas 6:38.

Obs:Tem gente que pensa, que se tivesse ganho R$500.000 reais poderia fazer grandes coisas para Deus, e ajudar muitas pessoas, Deus nunca nos pede o que não temos. O que Ele espera é que sejamos fies com o que temos em mão para que Ele possa multiplicar. Se as pessoas não consegue dar R$ 5,00 reais, muito menos R$ 500.000 reais. Isto é a síndrome de Saul. Quer ter muito para realizar algo para si, e não para Deus e o próximo. Lembre-se Deus não quer milhões sem amor e fidelidade ele quer aquilo que se expressa em II Coríntios 9:7; Marcos 12:41-44.

     Dar com fidelidade é amor para com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pois quando se faz isto se trás cobertura espiritual sobre a vida do ofertante. E isto, afasta certas maldições sobre a minha vida e sobre a minha família Malaquias 3:8-9.

     Tem uma história de uma irmã que nunca deu dizimo e o pastor a chamou para conversar sobre isso, e ela disse que nunca tinha ganho nada, mais o Pastor a deu R$ 100,00 e um envelope de dizimo. O que Você acha que ela fez?

     Dar ao Senhor o que é Dele, através dos dízimos e ofertas voluntária, trás a benção, nas áreas de unção espiritual, sustento necessário na vida física, saúde emocional. Ou seja, uma vida tranqüila e segura nas mãos de Deus. Malaquias 3:10.

     Dar ao Senhor o que é Dele, através dos dízimos e ofertas voluntária, dar-nos condição de fechar a porta na cara do diabo e impedir que o devorador consuma o que temos e que iremos possuir nessa terra. Deus só pode repreender o devorador se ver em nossos corações atitudes honestas verdadeiras e obedientes para com o serviço cristão na área de nossas finanças. Malaquias 3:11.

DEUS QUER TE DAR, VOCÊ QUER RECEBER? ENTÃO BUSQUE ISTO.

     1. Voltar de coração para Ele. Joel 2:13a.

     2. Ter uma vida de santificação . Joel 2:15a, 16a.

     3. Ter um arrependimento sincero Joel 2:12b.

     4. Ter uma vida cheia de obediência e fidelidade para com os mandamentos de Deus. Joel 2:17a.

     Quando vivo desta forma o Senhor trás promessas vivas para a minha vida, estas promessas estão em Joel 2:23-27.

     Deus diz a você hoje:

     Quer ser cheio do Espírito Santo?

     Quer ser abençoado?

     Quer viver uma vida com todo o sustento que Deus tem para você nesta terra?

     DAÍ A DEUS O QUE É DE DEUS E SEJA FELIZ

 

Versículo do Dia

Mc 8:4

"E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

14 - A LIÇÃO DA MOSCA

      Certa vez, duas moscas caíram num copo... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito...

157 - COMO POSSO FICAR ACIMA DAS RIXAS E COMPETIÇÕES NO TRABALHO?

     Reconheça que DEUS é o seu patrão.      Ninguém está imune à tentação de participar das rixas e competições no serviço. Talvez descubra para a sua surpresa, como...

101 - O CRISTÃO DEVE COMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS?

     Algumas reflexões intrigantes:      O cristão deve comemorar o dia dos namorados?      O dia internacional dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, em Portugal e...

77 - POR QUE NÃO DEVEMOS CELEBRAR O DIA DE FINADOS?

     O dia de finados foi instituído no século X por Santo Odílio, abade beneditino de Cluny, na França, para os mosteiros de sua ordem especificamente, até que a...

227 - SE NÃO QUISER ADOECER: "TOME DECISÃO”

       A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber...