Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

19 - ACONTECIMENTOS RELACIONADOS COM A VOLTA DE JESUS A RESSURREIÇÃO DO CORPO

I Coríntios 15:35-46

     A Segunda vinda de Cristo trará o desfecho final de todas as coisas. Dois acontecimentos se darão junto com a própria chegada do Senhor Jesus, que são:

     * A ressurreição corporal para todos os que tiverem morrido;

     * E o arrebatamento, transformação para os salvos ainda vivos; e, após esses dois eventos se dará o JUÍZO FINAL.

     Neste estudo veremos o ensino bíblico acerca da RESSURREIÇÃO.

     Os textos bíblicos são: João 5:28, 29; Daniel 12:1-3; Atos 24:14-16; I Coríntios 15;

     I Tessalonicenses 4:13-16; João 6:39, 40, 44, 54; Romanos 8:11.

     Após estudar os textos acima, podemos organizar o assunto na seguinte ordem:

     1- A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO

     O fato da ressurreição nos é demonstrado de três formas:

     A) Pelo testemunho e garantia do texto bíblico, que é a palavra de Deus;

     B) Pela ressurreição de Jesus Cristo, que é o testemunho, o penhor e a garantia da nossa ressurreição.Veja I Coríntios 15:13-20. I Coríntios 15 é o tratado mais notável de toda a literatura mundial acerca da ressurreição ;

     C) Além disso, a possibilidade da ressurreição é testemunhada pelos vários casos de ressuscitações registrados na Bíblia. Veja: I Reis 17:17-24; II Reis 4:32-37; Lucas 7:11-17; Mateus 9:18-26; João 11:38-44; Atos 9:36-43.

     Todos esses tornaram a morrer, porque ainda não era a ressurreição final. Definitiva foi somente a ressurreição de JESUS, que é “as primícias”(I Corintios 15:23); mas, aquelas pessoas são exemplos da possibilidade, do fato e da natureza da ressurreição final.

     2- A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO

     Todos os exemplos acima mostram que a ressurreição será CORPORAL. Cada pessoa ressuscitará com o seu próprio corpo. Mas, qual será a NATUREZA DO CORPO DA RESSURREIÇÃO? Será o corpo definitivo, para a eternidade; será semelhante ao corpo de Jesus agora (Filipenses 3:21). Tal assunto é descrito com detalhes em I Coríntios 15:35 a 49. Nosso corpo terá a nossa identidade, mas com as características próprias para a eternidade.

     3- A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS

     São muito populares as interpretações que separam a ressurreição dos salvos da dos perdidos. São teólogos e bons crentes que fazem isso. A origem disso está na questão do MILÊNIO, conceito criado a partir da expressão “mil anos” em apocalipse 20:1-10. Acerca disso há os PRÉ - MILENISTAS que crêem que, quando Jesus voltar, Ele irá estabelecer um reinado terreno de mil anos. Ele governará as nações juntamente com os crentes ressuscitados. Também há os PÓS - MILENISTAS que crêem que o milênio foi inaugurado junto com a igreja e terminará com a volta de Cristo. E os A - MILENISTAS que crêem que a linguagem do Apocalipse é figurada, e que a prisão de Satanás se deu quando Jesus foi morto na cruz. Há muitos detalhes em cada interpretação. Quem desejar conhecer mais consulte os seguintes livros: “Opções Contemporâneas do MILÊNIO; A Bíblia e o Futuro”.

     Pois bem, os pré milenistas comuns pensam que a ressurreição será em duas etapas, ou seja, os salvos ressuscitarão no dia da volta de Jesus e os perdidos só ressuscitarão no fim do milênio. Além dessa duas, alguns acrescentam mais duas; falam de sete anos de tribulação após a vinda de Cristo e no fim desses sete anos, haverá uma ressurreição para aqueles que se converterem nesse período; e outra ressurreição dos que, conforme dizem, irão se converter durante o milênio e no final desse milênio ressuscitarão.

     Agora, veja o ensino bíblico. Os textos bíblicos falam apenas de uma ressurreição. Encontrar a ressurreição em duas etapas neles é só forçando bastante. Quando mais quatro ressurreições. Até mesmo o uso de Apocalipse 20 como base para as duas ressurreições e também para um governo de natureza político - administrativa na terra é um grande risco; pois uma das características do Apocalipse é a linguagem figurada. Há sólida argumentação contra essas idéias.

     Nos textos de João, Jesus fala de uma única ressurreição a do ultimo dia. Para se pensar em separar a ressurreição dos salvos da dos perdidos, tem-se que alterar João 5:28, 29. Além disso, a Bíblia diz que, “TODO OLHO” verá a Jesus na Sua segunda Vinda (Apocalipse 1:7), e para isso acontecer, todos terão que ressuscitar.

     Estude os textos bíblicos e tome posse de todo esse ensino, e não se esqueça, não há como fugir de Deus (Salmo 139:7-12 e Filipenses 2:10, 11).

Leia I Coríntios 15:50 a 54 e responda:

1) Por que a morte e a ressurreição são necessárias?

_______________________________________________________________________________________________

2) O que acontecerá com os corpos dos que tiverem vivos no dia da volta de Jesus?

_______________________________________________________________________________________________

ARREBATAMENTO

I TESSALONICENSES 4:13-18; I CORÍNTIOS 15:50-54

     O principal texto bíblico acerca do arrebatamento é I Tessalonicenses 4:13-18.

     O de I Coríntios também trata do assunto, mas a ênfase é dada à transformação dos corpos de todas as pessoas para adquirirem a imortalidade. O “ajuntamento dos escolhidos” em Mateus 24:31, é também uma referência ao assunto.

     Conforme o ensino do Novo Testamento todos os crentes que passaram pela vida, que já morreram fisicamente estão com Jesus. Tão logo UM CRENTE morre ele é levado para estar com Jesus (Filipenses 1:20-23; I Tessalonicenses 4:14; Lucas 16:22; 23:42, 43). Eles estão com Jesus aguardando a igreja se completar, e o tempo de Deus para a volta de Jesus. Atualmente, eles estão com Jesus mas não estão com os corpos, que foram desfeitos com a morte, pelas razões expostas em I Coríntios 15:50-55.

     Mas o maravilhosíssimo ensino bíblico para os salvos é que todos os mortos ressuscitarão (João 5:28, 29; Daniel 12:1-3) e quando isto acontecerá? Quando Jesus voltar, então Ele completará todas as coisas. Com a Segunda Vinda de Jesus se desencadeará a consumação de todas as coisa, o fim do mundo, da vida na terra da forma atual, o juízo final, e o Novo Céu e a Nova Terra.

     Todos os crentes, os salvos estão com Jesus atualmente, e quando Jesus voltar eles voltarão com Ele e tomarão posse dos seus corpos (com as características mostradas em I Coríntios 15), e nesse momento, os crentes que estiverem vivos se ajuntarão a eles, com os corpos transformados, exatamente iguais aos daqueles que ressuscitaram; conforme I Coríntios 15:50-54, e JUNTOS (é a igreja completa) encontrarão o Senhor nos ares para estarem para sempre com o Senhor (I Tessalonicenses 4:17). Isso ARREBATAMENTO.

     O termo ARREBATAMENTO, na escatologia tem dois aspectos. Primeiro, acentua o elemento sobrenatural da transformação que acorrerá nos corpos dos salvos no momento da volta de Jesus,para serem iguais aos corpos dos que ressuscitaram. Aqueles crentes receberão o corpo eterno sem passarem pela experiência da morte física. Segundo, o sentido da palavra em si, significa algo que acontece rapidamente. A palavra grega é ARPADZO que deriva-se do ARPAKS, isto é “LADRÃO”. Portanto, o arrebatamento, ou a transformação, e ajuntamento dos salvos vivos com os que voltarem com Jesus e ressuscitarem será INESPERADO, como, o ladrão, e rápido. Será como um relâmpago, um raio. Será tão rápido e espetacular como a própria volta de Jesus.

DIFERENÇAS ENTRE O CORPO ATUAL E O NOVO CORPO

     Em I Coríntios 15:15-44 são apresentados quatro diferenças ou contrastes entre o corpo atual dos crentes, e o corpo ressuscitado ou o novo corpo.

     1- SEMEIA-SE CORPO CORRUPTÍVEL E É RESSUSCITADO CORPO INCORRUPTÍVEL. Corrupção é a capacidade que o corpo atual tem de se estragar. Daí as doenças, o envelhecimento e a morte. Desde o momento da corrupção até o nosso último suspiro, o nosso corpo está debaixo do poder da morte. Quando começamos a viver, também começamos a morrer. O processo de corrupção continua ainda após a morte, até que o corpo seja totalmente desfeito. MAS, NA RESSURREIÇÃO, O NOSSO CORPO SERÁ REVESTIDO DA INCORRUPÇÃO; será um corpo totalmente livre de toda e qualquer decadência. Será caracterizado pela robustez, pelo vigor e por uma beleza que jamais o deixará e nem diminuirá (I Pedro 1:3-5; Apocalipse 21:3, 4; 22:1-5).

     2- SEMEIA-SE EM IGNOMÍNIA (desonra , humilhação) E É RESSUSCITADO EM GLÓRIA. Isso mostrará o que o pecado fez com o nosso corpo. Ele perdeu a honra. Por isso é corruptível. Envelhece e vira pó da terra (Gênesis 3:19; Eclesiastes 12:7; I Coríntios 15:23).Se pudéssemos comparar o nosso corpo atual com os de Adão e Eva antes de pecado, compreenderíamos melhor porque o nosso corpo não tem glória. O pecado tirou o brilho e vigor do corpo humano.

     Contudo, o nosso CORPO RESSURRETO será GLORIOSO, será semelhante ao corpo glorioso do próprio Senhor Jesus (Filipenses 3:20, 21; I Coríntios 15:49; Daniel 12:3; I João 3:2). Seremos como Ele é ! Visualize o glorioso corpo de Jesus: Seu esplendor, Sua beleza, Seu poder. Lembra-se dos quarenta dias que Jesus esteve ressuscitado na terra? (Atos 1:1-3; João 21:1-15; 20: 11-31, etc).

     3- SEMEIA-SE EM FRAQUEZA E É RESSUSCITADO EM PODER. O nosso corpo atual é frágil do berço ao tumulo. Mas o corpo da ressurreição será eternamente forte. Teremos olhos que jamais ofuscarão; a surdez nunca existirá. Joelhos que jamais fraquejarão; mãos que jamais tremerão ; fraturas serão impossíveis. Correremos e não fatigaremos; andaremos e não nos cansaremos.

     4- SEMEIA-SE CORPO ANIMAL E O RESSUSCITADO É CORPO ESPIRITUAL. Atualmente o nosso corpo é controlado pela alma, ou seja, ele é dominado pela nossa essência indivisível, considerada como a base de nossas afeições, sensações e desejos, e tudo isto está poluído pelo pecado. Mas com a ressurreição, o nosso corpo será controlado pelo espírito. Ou seja, será instrumento obediente de nossa essência indivisível, considerada como recipiente de influencia divinas e como órgão de adoração divina. Com esse corpo estaremos para sempre com o Senhor, e O glorificaremos eternamente.

     Todas essas sublimes promessas são para os salvos, porque os ímpios, todos os que não se renderem verdadeiramente ao Senhor Jesus terão corpos mutilados, corpos de sofrimento,de padecimento e de agonia eternas (Mateus 24:50, 51; 25:29, 30 e 41; 7: 21-23; Marcos 9:43-45; Lucas 16:23, 24; Apocalipse 20:10).

 

Versículo do Dia

Pv 1:13

"Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

105 - PIPOCAS DA VIDA...

     Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem...

40 - A FESTA DA CARNE

     O Carnaval é uma verdadeira ilusão. É uma festa de cunho diabólico, cujo objetivo é cultuar a Satanás, que é o príncipe deste mundo, o rei das trevas...

136 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NO SUDESTE ASIÁTICO

     Missionário é agredido e pede oração      Um missionário apoiado pelo ministério Gospel for Asia, Sandeep Gupta, foi brutalmente agredido enquanto ia para casa após realizar um culto.  ...

132 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NO PAQUISTÃO

     Governo pede sugestões para os cristãos do Paquistão sobre lei de blasfêmia      A abolição da lei de blasfêmia no Paquistão. É isso que os cristãos pediram para...

43 - E TUDO PARECIA TÃO SEGURO

     Corria o ano de 1912. O Titanic preparava-se para sua viagem inaugural, construído com a melhor tecnologia da época, o navio foi apresentado ao público como a obra...