Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

ECLESIASTES 11

Eclesiastes 11:1-10 - Significado e Explicação

11:1 — “Lança o teu pão sobre as águas.” Os versículos 1-6 ressaltam o risco e a incerteza das empreitadas comerciais e agrícolas. Portanto, enquanto os provérbios anteriores, do capítulo 10, lidavam com a realeza e os líderes, os dos versículos 1-6 tratam das pessoas comuns. Homens e mulheres devem avançar cautelosamente para conseguir algum ganho, mesmo que sempre haja certo grau de insegurança.

11:2 — “Com sete e ainda até com oito.” Esta é uma exortação para sermos generosos com o maior número possível de pessoas, aumentando essa estimativa a cada dia.

11:3 — Não obstante, o lado que caia a árvore, alguém dará utilidade a sua madeira; portanto, pare de se preocupar por ela não ter caído para o lado que você desejava (ou mesmo de conjecturar se cairá ou não para tal lado).

11:4 — “Nunca semeará.” A pessoa cautelosa ao extremo a ponto de esperar o momento ideal para tomar uma atitude está condenada ao fracasso.

11:5 — Certos atos do Senhor são inexplicáveis. Em Eclesiastes, o conceito de Deus como Criador, que faz todas as coisas, não se restringe ao versículo 1 do capítulo 12. A incapacidade de o ser humano conhecer a obra de Deus independente de conhecê-lo é um dos temas desse livro (Ec 3:11; 8:17; 9:12).

11:6 — “Qual prosperará.” Neste versículo, o conselho do autor é não evitar comprometer-se com as coisas, e realizá-las, mas deixar que Deus determine o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

11:7 — A afirmação “suave é a luz,” é uma forma de expressar a alegria de viver, apesar de todos os problemas apresentados no livro de Eclesiastes.

11:8 — “Lembrar dos dias das trevas.” Ao avaliar as oportunidades da vida, devemos também pensar mais seriamente na morte. Isso estabelece um contraste com a alegria de trabalhar enquanto ainda é dia.

11:9 — Se Salomão foi o autor de Eclesiastes e escreveu-o no fim de sua vida, então a mensagem fica ainda mais clara. Ele fala aos jovens (Pv 1:8; 2:1; 3:1), incentivando-os a aprender as lições que ele aprenderá no decorrer de sua vida extraordinária. Este versículo não é um estímulo a viver em pecado satisfazendo aos desejos sexuais (Nm 15:39), como se supõe na interpretação do conselho “anda pelos caminhos do teu coração.” Pelo contrário, exorta o jovem a divertir-se, mas sem esquecer que Deus julgará o seu modo de proceder (Ec 3:17; 12:14).

11:10 — Infelizmente, a juventude não perdura; passa, também, como vapor. Segundo Benjamin Franklin, “ficamos velhos cedo demais e sábios tarde demais”.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

Versículo do Dia

Sl 119:161

"Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

101 - O CRISTÃO DEVE COMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS?

     Algumas reflexões intrigantes:      O cristão deve comemorar o dia dos namorados?      O dia internacional dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, em Portugal e...

26 - MENSAGEM

     Todas as vezes que o diabo disse a alguém: “É o fim”, ali, na verdade, era o começo dos melhores dias, das maiores vitórias, dos melhores momentos. O...

117 - UM DIA NO CÉU

     Sonhei que fui ao Céu e um anjo mostrava as diversas áreas lá existentes. Entramos numa sala de trabalho cheia de anjos. O anjo-guia parou no primeiro departamento...

122 - AMOR

     Numa sala de aula, havia várias crianças. E uma delas perguntou à professora o que era o Amor. A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à...

188 - COMO VOCÊ QUER SER LEMBRADO?

     Uma situação na bíblia entre três homens de Deus nos chama muito à atenção. Digo a respeito de dois reis de Israel e de um líder da igreja...