Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

ECLESIASTES 11

Eclesiastes 11:1-10 - Significado e Explicação

11:1 — “Lança o teu pão sobre as águas.” Os versículos 1-6 ressaltam o risco e a incerteza das empreitadas comerciais e agrícolas. Portanto, enquanto os provérbios anteriores, do capítulo 10, lidavam com a realeza e os líderes, os dos versículos 1-6 tratam das pessoas comuns. Homens e mulheres devem avançar cautelosamente para conseguir algum ganho, mesmo que sempre haja certo grau de insegurança.

11:2 — “Com sete e ainda até com oito.” Esta é uma exortação para sermos generosos com o maior número possível de pessoas, aumentando essa estimativa a cada dia.

11:3 — Não obstante, o lado que caia a árvore, alguém dará utilidade a sua madeira; portanto, pare de se preocupar por ela não ter caído para o lado que você desejava (ou mesmo de conjecturar se cairá ou não para tal lado).

11:4 — “Nunca semeará.” A pessoa cautelosa ao extremo a ponto de esperar o momento ideal para tomar uma atitude está condenada ao fracasso.

11:5 — Certos atos do Senhor são inexplicáveis. Em Eclesiastes, o conceito de Deus como Criador, que faz todas as coisas, não se restringe ao versículo 1 do capítulo 12. A incapacidade de o ser humano conhecer a obra de Deus independente de conhecê-lo é um dos temas desse livro (Ec 3:11; 8:17; 9:12).

11:6 — “Qual prosperará.” Neste versículo, o conselho do autor é não evitar comprometer-se com as coisas, e realizá-las, mas deixar que Deus determine o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

11:7 — A afirmação “suave é a luz,” é uma forma de expressar a alegria de viver, apesar de todos os problemas apresentados no livro de Eclesiastes.

11:8 — “Lembrar dos dias das trevas.” Ao avaliar as oportunidades da vida, devemos também pensar mais seriamente na morte. Isso estabelece um contraste com a alegria de trabalhar enquanto ainda é dia.

11:9 — Se Salomão foi o autor de Eclesiastes e escreveu-o no fim de sua vida, então a mensagem fica ainda mais clara. Ele fala aos jovens (Pv 1:8; 2:1; 3:1), incentivando-os a aprender as lições que ele aprenderá no decorrer de sua vida extraordinária. Este versículo não é um estímulo a viver em pecado satisfazendo aos desejos sexuais (Nm 15:39), como se supõe na interpretação do conselho “anda pelos caminhos do teu coração.” Pelo contrário, exorta o jovem a divertir-se, mas sem esquecer que Deus julgará o seu modo de proceder (Ec 3:17; 12:14).

11:10 — Infelizmente, a juventude não perdura; passa, também, como vapor. Segundo Benjamin Franklin, “ficamos velhos cedo demais e sábios tarde demais”.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

Versículo do Dia

Ez 19:4

"E, ouvindo falar dele as nações, foi apanhado na cova delas, e o trouxeram com cadeias à terra do Egito. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

12 - SOU AMADO POR DEUS

     Oi, Como você acordou esta manhã?      Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião sobre...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

41 - A BÍBLIA TINHA RAZÃO!

     Você já teve curiosidade em saber por que a Bíblia, o livro mais antigo da história, ainda é o mais lido no mundo? No correr da história, a...

219 - PACIÊNCIA

     Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.      Por muito pouco a...

180 - NÃO PODEMOS ESQUECER DISSO NUNCA:

     “E como podemos ter certeza que pertencemos ELE (Jesus)? Olhando, para dentro de nós mesmos: estamos realmente procurando fazer o que ELE quer façamos?      Alguém pode dizer:...