Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

ECLESIASTES 8

Eclesiastes 8:1-17 - Significado e Explicação

8:1 — A expressão idiomática “fazer brilhar o rosto” (leia a bênção levítica em Nm 6:25) traduz a imagem da pessoa estável. Por causa de sua experiência e compreensão no tocante às circunstancias do dia a dia, essa pessoa é capaz de desfrutar da vida e de ajudar os outros.

8:2,3 — Os súditos são compelidos por um juramento de fidelidade a obedecer às autoridades (Rm 13:1-5). Contudo, o comando “nem persistas em alguma coisa má” indica que, mesmo se uma ordem perversa partir de um rei, o responsável por cumpri-la deve resistir ao mal (At 5:29).

8:4,5 — “Que fazes?” Este mesmo questionamento é feito àqueles que têm a pretensão de censurar Deus (Jo 9:12; Dn 4-32). A pergunta retórica equivale a negar categoricamente o poder do rei.

8:6,7 — A expressão “o tempo e o modo” significa a época apropriada para o julgamento. Deus julgará todos; toda questão, até mesmo o julgamento, tem sua hora certa (Ec 12:14).

8:8,9 — Como a palavra “espírito” tem paralelo com o dia da morte, o termo neste contexto significa “força vital” (Ec 3:19).

8:10 — Segundo o autor, foi difícil ver que os ímpios, ao morrerem, foram acompanhados por um cortejo fúnebre da cidade ao cemitério enquanto os justos foram esquecidos.

8:11 — Se não executa logo o juízo. Há casos em que Deus adia a sentença, permitindo ao culpado viver mais.

8:12,13 — O forte contraste entre o homem que teme a Deus e o ímpio nestes versículos é uma marca registrada da literatura sapiencial hebraica (SI 1).

8:14 — Embora pareça haver injustiças gritantes neste mundo, sabemos que Deus está “alinhavando” tudo com Seus bons propósitos (Ec 3:16; 4:3; 7:15).

8:15,16 — Contrastando com a busca frenética pelo sentido de todas as coisas existe o contentamento que Deus, sábio e compassivo, concede àqueles que receberão Suas dádivas de alegria. Eis um dos principais temas de Eclesiastes. O pregador marca o final da terceira maior parte de seu livro com o refrão comer, beber e alegrar-se, atos que o ímpio (tolo) considera como as melhores coisas da vida, sem sequer pensar no Deus vivo. Mas o justo (sábio) sabe desfrutar da vida enquanto pensa em Deus e em Suas boas dádivas.

8:17 — Salomão compara a obra de Deus com a atividade que transcorre na terra. Portanto, não é surpreendente o fato de que os homens não conseguem compreender os feitos de Deus (Ec 3:11; 7:25-29; 11:5-8). O verbo traduzido do hebraico como “diga” também pode ser traduzido neste contexto como “alegue” ou “pense” (ocorre como “pense” em II Cr 13:8).

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

Versículo do Dia

Ec 7:21

"Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

14 - A LIÇÃO DA MOSCA

      Certa vez, duas moscas caíram num copo... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

59 - FUJA DA IDOLATRIA

     Entra o mês de junho e com ele uma série de festas religiosas, conhecidas como “FESTAS JUNINAS”. Na tradição católica, cada dia se homenageia a um santo, crendo...

234 - LEI DO CAMINHÃO DE LIXO

     Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa,quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.      O taxista pisou...

24 - O SOL BRILHA MAIS ALÉM

     Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forcas sobem com asas como águias, correm e não se cansam caminham e não se fatigam. Isaías 40:31. A...