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ECLESIASTES 5

Eclesiastes 5:1-20 - Significado e Explicação

5:1 — “Guarda o teu pé”. Traduzida literalmente, esta frase exige prudência ao adorar Deus. Significa comportar-se bem. A ideia de agir com honradez e reformulada no fim da seção com as palavras, mas tu temes a Deus (Ec 5:7). Como é comum entre os profetas, há um alerta para ser circunspecto em relação aos sacrifícios e pronto para ouvir. Deus não se alegra daqueles que fazem tudo certo por maus motivos (Is 1:10-15), que oferecem sacrifícios de tolos. De acordo com o conselho do profeta Samuel a Saul, eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros (I Sm 15:22).

5:2,3 — Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra. O contraste essencial entre o justo poder de Deus e a nossa natureza pecaminosa deve compelir-nos a submeter-nos ao Todo-poderoso (v. 7).

5:4,5 — Não se deve tentar subornar Deus com um voto impensado. A primeira parte do versículo 4 é quase idêntica a Deuteronômio 23:21. Veja o exemplo posterior da mentira de Ananias e Safira (At 5:1-11).

5:6 — Um sacerdote, profeta ou um dos anjos de Deus seria o anjo que ouviria as tais desculpas por votos não cumpridos (Ag 1:13; Ml 2:7).

5:7 — Temer a Deus, tema central do livro de Eclesiastes, não significa ter medo de Deus (Ex 20:2). Significa ter reverência, admiração e fervor em resposta a Sua glória. Para os escritores da literatura de sabedoria (Jo 1:1; SI 111:10; Pv 1:7), temer a Deus significa obedecer a Ele corretamente, com genuína consagração.

5:8 — O termo “província” (Ec 2:8; hb. medina, Et 1:1) é geralmente interpretado como uma palavra persa e, portanto, é empregado por certas pessoas como argumento para datar o livro de Eclesiastes no pós-exílio. Mas Salomão conhecia vários idiomas e tinha contato com diversas nações. O emprego de seu vocabulário “exótico” simplesmente demonstrava a sofisticação que era patente em sua fala.

5:9 — “Para todos [...] rei.” Todas as pessoas vivem pela graça de Deus com Suas provisões para a terra.

5:10 — “Nunca se fartará.” O assunto do apetite insaciável é tratado pela terceira vez (Ec 1:8; 4-8). O desejo sempre é maior do que as posses, não importa a rapidez com que cresçam as aquisições.

5:11,12 — Poucas coisas satisfazem tanto na vida quanto o sono depois de um dia duro de trabalho, mas os gananciosos raramente desfrutam de um descanso satisfatório.

5:13,14 — Os termos “má aventura” se referem literalmente a uma labuta inútil (compare com Ec 3:10).

5:15 — “Assim nu voltará.” A máxima de que “desse mundo nada se leva” é reafirmada aqui (Ec 2:21).

5:16 — “Trabalhar para o vento.” Esta expressão se assemelha a “aflição de espírito” no original (Ec 1:14).

5:17 — “Trevas [...] furor.” O estilo de vida “econômico” dos avarentos impede-os de desfrutar daquilo que já tem (compare com Ec 2:24-26; 3:12,13).

5:18,19 — Deus separou o dom de desfrutar de algo da dádiva do objeto em si para que não deixemos de buscar Aquele que nos concedeu ambos.

5:20 — “Deus lhe responde.” O significado literal deste verbo é debatido, mas parece ser uma forma do verbo que significa “responder”. Deus mantém primeiro a pessoa ocupada e deliciada principalmente com Ele e, depois, com as dádivas que lhe concede. Para descrever como o Senhor responde ao homem a quem Ele deu riquezas e fazenda, o autor emprega as palavras alegria do seu coração. Neste caso, alegria tem dois sentidos: (1) contentamento, uma sensação interna de satisfação (Ec 2:10,26; 4:16; 9:7; 10:19), e (2) prazer, como coisas agradáveis (Ec 2:1,2,10; 7:4; 11:9).

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

1Cr 27:26

"E sobre os que faziam a obra do campo, na lavoura da terra, Ezri, filho de Quelube. "



by Estudo Bíblico

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