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ECLESIASTES 4

Eclesiastes 4:1-16 - Significado e Explicação

4:1 — Neste texto aparece uma queixa que ameaça o plano de Deus. O oprimindo pode estar sentindo tanta dor que talvez isso o faça perder a esperança na vida (I Rs 19:4; Jo 3:3-10). Somente quando os oprimidos se renderem a Deus terão perspectivas de uma recuperação (Ec 5:1-6; SI 73:17). Visto que não tem consolador, a falta de qualquer pessoa que ofereça conforto só aumenta o sofrimento e a frustração.

4:2 — “Eu louvei os que já morreram.” Estar sem quem lhe console pode ser pior que a própria morte.

4:3 — “Aquele que ainda não é.” O sofrimento dos oprimidos é tão injusto e solitário que Salomão, com grande emprego de licença poética (semelhante a Jó 3:3-10), argumenta que não existir pode ser melhor do que existir.

4:4 — Trazem ao homem a inveja do seu próximo. Aos três obstáculos anteriores a aceitação de que o plano de Deus abrange tudo e acrescentado um quarto: a inveja e a concorrência cruel que há no mundo.

4:5,6 — Estes versículos consistem em dois adágios. Há numerosas declarações no livro de Provérbios sobre a natureza autodestrutiva da preguiça, típica do tolo. Além de condenar aquele que não trabalha, o autor adverte que mais vale uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito. Deve-se, pois, preferir a moderação ao esforço excessivo. Em lugar da competição às vezes cruel do mercado, Salomão recomendava: melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça (Pv 16:8).

4:7,8 — O problema da tristeza e da solidão é outro obstáculo para aceitar o fato de que o plano de Deus abrange tudo. Pense na pessoa que não tem família, nem mesmo um herdeiro a quem deixar tudo aquilo por que tanto trabalhou. Em Eclesiastes 4:1 não há consolador; em 4:4-6 não há repouso, e em 4:8 não há companhia. Isso se resume a enfadonha ocupação, termo que se refere literalmente a uma tarefa maldosa ou pesada (Ec 3:10).

4:9-12 — Em toda esta seção são enfatizados os óbvios benefícios da companhia. A intimidade e o compartilhamento da vida aliviam os problemas do isolamento e da solidão. O companheiro pode oferecer assistência, conforto e proteção. A citação proverbial “o cordão de três dobras” é empregada para fechar o argumento do autor sobre o valor das alianças.

4:13,14 — Antes de o pregador listar o último obstáculo (v. 14-16) a crença no plano perfeito de Deus, ele formula a resposta em forma de provérbio. A popularidade, mesmo na forma de poder real, e efêmera. Por um lado, um velho rei pode ter nascido para o trono, mas se tornado tão insensato que não consegue discernir que seus dias de governo acabaram. Por outro, um jovem, pode ser sábio e assumir o trono (ver Gn 41:14,37-41).

4:15,16 — Os descendentes. Até mesmo o jovem que substitui seu predecessor partilhará do destino do rei. O herói de hoje pode ser o mendigo de amanhã.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Jr 27:20

"Os quais Nabucodonosor, rei de Babilônia, não levou, quando transportou de Jerusalém para Babilônia a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, como também a todos os nobres de Judá e de Jerusalém; "



by Estudo Bíblico

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