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ECLESIASTES 3

Eclesiastes 3:1-22 - Significado e Explicação

3:1 — “O seu tempo [...] e há tempo.” As duas ocorrências da palavra “tempo” costumam ser interpretadas como momentos específicos, e não como um período contínuo. A expressão “debaixo do céu,” ou seja, “debaixo do sol,” refere-se a vida na terra.

3:2 — Os pares de palavras “nascer e morrer, plantar e arrancar” são apontados como acontecimentos naturais da vida, e todos estão sob o comando do Deus vivo.

3:3 — A expressão tempo de matar sugere que no plano de Deus há uma época específica para executar assassinos (Gn 9:6) e para se guerrear contra inimigos indicados por Ele. Do mesmo modo, tempo de derribar significa que há um momento determinado para demolir muralhas, edificações de pedra e até mesmo nações (Is 5:5; Jr 18:7,9).

3:4 — Chorar [...] rir. O plano de Deus inclui tanto tristezas como alegrias. Os crentes não pranteiam do mesmo modo que os descrentes (I Ts 4-13), mas não deixam de prantear (Mt 5:4). Dançar e saltar são formas naturais de demonstrar alegria, prazer e contentamento pela presença do Senhor (Êx 15:20; SI 149:2,3; 150:4) e pelas épocas de satisfação pessoal (Lc 15:25).

3:5 — Em tempos de paz, pedras eram tiradas dos campos, permitindo o cultivo. Durante as guerras, eram atiradas a eles para que não pudessem ser usados (II Rs 3:19,25). Quanto ao verbo “abraçar”, neste contexto trata do envolvimento sexual.

3:6 — “Guardar [...] deitar fora.” Há uma época da vida em que a pessoa deseja acumular coisas para desfrutar delas e de suas lembranças; um tempo depois, é necessário pensar em formas de livrar-se do que foi amontoado.

3:7 — Quando alguém recebia más notícias, era costume rasgar as próprias vestes para demonstrar a dor (II Sm 13:31). Quando findava a situação desagradável, era possível coser de novo a vestimenta. No que diz respeito a estar calado e a falar, leia sobre as duas maneiras de reagir ao tolo em Provérbios 26:4,5.

3:8 — Neste versículo, a primeira parte identifica o termo positivo amar antes, e o negativo aborrecer depois. A segunda parte emprega a ordem invertida, o negativo depois o positivo, para terminar em paz.

3:9 — Que vantagem tem o trabalhador naquilo em que trabalha? É a mesma pergunta feita em Eclesiastes 1:3. No versículo em análise, a resposta é que tudo na vida reflete o plano de Deus. O esforço do homem é incapaz de modificar o tempo, as circunstancias e o domínio que Deus tem sobre o destino que reservou para ele.

3:10 — A palavra “trabalho” pode ter uma conotação neutra, como neste versículo (ver Ec 5:3; 8:16), ou negativa (algo incômodo), como em Eclesiastes 1:13; 2:23,26; 4-8; 5:14.

3:11 — “Tudo na criação de Deus é formoso.” A mensagem neste versículo é que Deus faz tudo ser assim em seu tempo. Da perspectiva divina, não há feiura nos acontecimentos de nossa vida (Ec 3:1-8). A expressão “o mundo no coração deles” se refere ao impulso profundamente enraizado e compulsivo no homem de transcender sua mortalidade e descobrir o sentido e o destino do mundo. Como somos feitos a imagem de Deus, possuímos uma vontade inquiridora inata a respeito de realidades eternas. Só encontramos a paz quando conhecemos nosso Criador. E mesmo neste momento, conhecemos Deus apenas em parte (I Co 13:12). Tudo o que vemos é um micromomento de nossa existência frente à eternidade, ou seja, não é possível descobrirmos a obra do Senhor desde o princípio até ao fim. Neste sentido, as Escrituras conclamam o ser humano a viver firmado numa fé sólida, principalmente nos momentos de dor e tribulação; no plano existencial superior, Deus tornará tudo formoso.

3:12, 13 — Não há coisa melhor. Conforme Eclesiastes 2:24, o sábio aconselha-nos a aproveitarmos o dia na alegria do Senhor. Na passagem em questão, a fé bíblica reafirma essa ideia e conclama a alegria, expressa pelos verbos “alegrar” e “gozar”, mesmo enquanto vivermos em um mundo perverso e sob enorme aflição; isto se deve ao verdadeiro contentamento que encontramos no Deus vivo.

3:14,15 — As obras de Deus são duradouras. Como aconselham os textos em Deuteronômio 4:2 e 12:32 e em Provérbios 30.6, nada se pode acrescentar e nada se pode tirar das palavras ditas pelo Senhor. Isso é exigido para que haja temor diante dele, O temor a Deus na literatura que instrui o homem se refere à legitima consagração, e não ao terror (Ec 5:7; 12:13).

3:16,17 — O termo “juízo” também pode ser traduzido como “justiça”, tornando o contraste ainda maior entre as palavras. Era ultrajante que, nos próprios estabelecimentos em que as pessoas deviam receber justiça, só encontrassem impiedade. O autor de Eclesiastes alerta os juízes ímpios de que Deus, o Juiz dos juízes, virá para retificar todo erro e trazer a verdadeira justiça. Este tema é tão proeminente no livro que Salomão o repete na conclusão (Ec 12:14) e menciona-o frequentemente no decorrer de sua argumentação (Ec 9:1; 11:9).

3:18 — “Prová-los.” O sentido básico deste verbo é “escolher”, “selecionar”, “purificar”, “testar”. A morte á a grande niveladora dos seres humanos. Neste aspecto, as pessoas não são diferentes dos animais.

3:19 — No hebraico, a expressão “o mesmo fôlego pode” ser traduzida como “o mesmo espírito” ou o mesmo vento. Neste caso, trata do fôlego como sinal e símbolo da vida (Ec 8:8; Gn 6:17; 7:15,22). Nisto, humanos e animais são semelhantes (mas leia o versículo 21). A palavra traduzida como “vantagem” só aparece neste versículo em Eclesiastes. Também se encontra em outras formas em Provérbios 14-23, em todo trabalho há proveito, e 21:5, os pensamentos dos diligentes tendem à abundância.

3:20,21 — Todos vão para um lugar. Tanto homens como animais morrem e são sepultados. Mas, para os seres humanos, não é o fim – eles hão de deparar-se com a vida ou a morte eterna (Ec 12:7). A pergunta retórica quem adverte aparece seis vezes na Bíblia em hebraico em outros livros (II Sm 12:22; Et 4:14; SI 90:11; Pv 24:22; J1 2:14; Jo 3:9) e quatro vezes em Eclesiastes (2:19; 3:21; 6:12; 8:1). Pessoas e animais diferem entre si; seus corpos voltam ao pó de que vieram, mas o espírito humano é imortal.

3:22 — A expressão “coisa melhor”, como também ocorre no versículo 12 e em Eclesiastes 2:24, refere-se à bênção dos prazeres cotidianos concedida à humanidade. Deus separou uma provisão que pode conter bens materiais (Ec 2:21; 11:2) ou a satisfação que deles provêm (Ec 2:10; 3:22; 5:17,18; 9:9), caracterizada nesta passagem como sua porção.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Dt 17:14

"Quando entrares na terra que te dá o SENHOR teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; "



by Estudo Bíblico

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