Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 31

Provérbios 31:1-31 — Significado e Explicação

31:1 — Este versículo abre uma nova seção, com textos de uma fonte não israelita. Há quem tenha cogitado que o nome Lemuel, de origem árabe, seja pseudônimo de Salomão, mas apenas um palpite. Lemuel significa devotado a Deus.

31:2-7 — A mãe de Lemuel aconselhou Lemuel a não dar as mulheres a sua própria força. Muitas vezes, naquela época, o rei ajuntaria um grande harém ou se envolveria sexualmente com muitas mulheres. A sabedoria da mãe de Lemuel era dizer que esse comportamento destrói reis. Da mesma maneira, ela o aconselhou a evitar bebida forte, para que sempre tivesse uma mente sóbria para reinar com justiça.

31:8,9 — Abre a boca a favor do mudo. Esta expressão mostra o dever de o rei defender os fracos e sustentar os indefesos. Estes ideais raramente foram cumpridos seja naquela época, seja na atualidade. No entanto, chegará o dia em que o grande Rei e Protetor dos indefesos virá estabelecer Seu Reino de justiça (Pv 23:10,11).

31:10-12 — Provérbio 31:10-31 é um poema em acróstico. Cada versículo começa com uma letra do alfabeto hebraico. Há quem pense que ele seja continuação dos ensinamentos da mãe de Lemuel (v. 1-9), mas também pode ser uma unidade independente, de encerramento. Assim como o livro de Provérbios começa no Prólogo (Pv 1:1-7), que fornece os objetivos da sabedoria em termos genéricos, agora ele se conclui com este Epílogo (Pv 31:10-31), que os apresenta como estudo de caso. A expressão “mulher virtuosa” trata de excelência, valor moral, capacidade e nobreza, e não apenas de fidelidade conjugal (Pv 12:4). Tal mulher é o ideal da sabedoria em ação, algo que é expresso pelas palavras: “quem a achará”.

31:13-15 — Estes versículos tanto enfatizam o trabalho árduo como a habilidade. A mulher descrita neste trecho bíblico faz o que gosta, realizando-se em diversas tarefas. As palavras “ainda de noite, se levanta” tratam de sua preocupação com os outros. Ela se doa em prol da família e seus servos.

31:16,17 — A expressão “examina uma herdade” mostra a diligência da mulher virtuosa em lidar sabiamente com os recursos financeiros e dar segurança a família. Neste caso, ela compra e vende para construir seu patrimônio. Vale ressaltar como são notáveis estas palavras, visto que naquela época havia muitas restrições impostas às mulheres.

31:18,19 — Uma das fontes exploradas pela mulher são os empreendimentos caseiros para ganhar um dinheiro extra e agir com independência.

31:20-22 — A mulher virtuosa trabalha não para ficar rica. Além de servir a própria família, ela também é generosa e ajuda os necessitados.

31:23 — A mulher virtuosa ajuda o marido a conquistar um lugar de prestígio e de reputação.

31:24 — A expressão “panos de linho” indica, provavelmente, roupas femininas.

31:25 — É certo que a mulher virtuosa procura usar belas roupas e estar sempre bonita. Este versículo, porém, carrega um significado metafórico e mostra que ela também se veste de força e dignidade [NVI], qualidades morais e espirituais.

31:26,27 — A mulher que abre a boca com sabedoria merece respeito, em vista de todas as informações abordadas até aqui sobre uso e abuso da fala no livro de Provérbios. A mulher virtuosa fica alerta para pronunciar palavras de sabedoria (Tg 3:2).

31:28,29 — A mulher virtuosa é abençoada por sua família — pelos filhos e pelo marido. As palavras dos versículos 29 são a bênção de seu marido.

31:30,31 — A graça [“beleza”, na NVI] pode ser usada para o bem ou para o mal. Ela não é necessariamente má, mas, para ser usada com bom propósito, é preciso temer ao Senhor — principal tema do livro de Provérbios.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Os 7:16

"Eles voltaram, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador; caem à espada os seus príncipes, por causa do furor da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

99 - DEIXE A RAIVA SECAR

     Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Julia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para...

151 - O CRENTE E AS TATUAGENS

      A tatuagem que é a marca no corpo, com tinta indelével ou com ferro em brasa, ou ainda com cortes na pele é uma pratica antiga que se...

44 - A RATOEIRA

     Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir...

205 - O GRANDE VALOR DA TOLERÂNCIA!

     Quando eu ainda era um menino, na hora do jantar, minha mãe gostava de fazer lanche, do tipo café da manhã. Eu me lembro de uma noite, quando...

209 - O PREÇO DA AMIZADE COM DEUS

       Depois de perder tudo que lhe era mais querido, Jó olhou para trás e ansiou pelos dias em que a amizade de Deus “... agraciava o seu lar…...