Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 31

Provérbios 31:1-31 — Significado e Explicação

31:1 — Este versículo abre uma nova seção, com textos de uma fonte não israelita. Há quem tenha cogitado que o nome Lemuel, de origem árabe, seja pseudônimo de Salomão, mas apenas um palpite. Lemuel significa devotado a Deus.

31:2-7 — A mãe de Lemuel aconselhou Lemuel a não dar as mulheres a sua própria força. Muitas vezes, naquela época, o rei ajuntaria um grande harém ou se envolveria sexualmente com muitas mulheres. A sabedoria da mãe de Lemuel era dizer que esse comportamento destrói reis. Da mesma maneira, ela o aconselhou a evitar bebida forte, para que sempre tivesse uma mente sóbria para reinar com justiça.

31:8,9 — Abre a boca a favor do mudo. Esta expressão mostra o dever de o rei defender os fracos e sustentar os indefesos. Estes ideais raramente foram cumpridos seja naquela época, seja na atualidade. No entanto, chegará o dia em que o grande Rei e Protetor dos indefesos virá estabelecer Seu Reino de justiça (Pv 23:10,11).

31:10-12 — Provérbio 31:10-31 é um poema em acróstico. Cada versículo começa com uma letra do alfabeto hebraico. Há quem pense que ele seja continuação dos ensinamentos da mãe de Lemuel (v. 1-9), mas também pode ser uma unidade independente, de encerramento. Assim como o livro de Provérbios começa no Prólogo (Pv 1:1-7), que fornece os objetivos da sabedoria em termos genéricos, agora ele se conclui com este Epílogo (Pv 31:10-31), que os apresenta como estudo de caso. A expressão “mulher virtuosa” trata de excelência, valor moral, capacidade e nobreza, e não apenas de fidelidade conjugal (Pv 12:4). Tal mulher é o ideal da sabedoria em ação, algo que é expresso pelas palavras: “quem a achará”.

31:13-15 — Estes versículos tanto enfatizam o trabalho árduo como a habilidade. A mulher descrita neste trecho bíblico faz o que gosta, realizando-se em diversas tarefas. As palavras “ainda de noite, se levanta” tratam de sua preocupação com os outros. Ela se doa em prol da família e seus servos.

31:16,17 — A expressão “examina uma herdade” mostra a diligência da mulher virtuosa em lidar sabiamente com os recursos financeiros e dar segurança a família. Neste caso, ela compra e vende para construir seu patrimônio. Vale ressaltar como são notáveis estas palavras, visto que naquela época havia muitas restrições impostas às mulheres.

31:18,19 — Uma das fontes exploradas pela mulher são os empreendimentos caseiros para ganhar um dinheiro extra e agir com independência.

31:20-22 — A mulher virtuosa trabalha não para ficar rica. Além de servir a própria família, ela também é generosa e ajuda os necessitados.

31:23 — A mulher virtuosa ajuda o marido a conquistar um lugar de prestígio e de reputação.

31:24 — A expressão “panos de linho” indica, provavelmente, roupas femininas.

31:25 — É certo que a mulher virtuosa procura usar belas roupas e estar sempre bonita. Este versículo, porém, carrega um significado metafórico e mostra que ela também se veste de força e dignidade [NVI], qualidades morais e espirituais.

31:26,27 — A mulher que abre a boca com sabedoria merece respeito, em vista de todas as informações abordadas até aqui sobre uso e abuso da fala no livro de Provérbios. A mulher virtuosa fica alerta para pronunciar palavras de sabedoria (Tg 3:2).

31:28,29 — A mulher virtuosa é abençoada por sua família — pelos filhos e pelo marido. As palavras dos versículos 29 são a bênção de seu marido.

31:30,31 — A graça [“beleza”, na NVI] pode ser usada para o bem ou para o mal. Ela não é necessariamente má, mas, para ser usada com bom propósito, é preciso temer ao Senhor — principal tema do livro de Provérbios.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

2Cr 33:20

"E dormiu Manassés com seus pais, e o sepultaram em sua casa. Amom, seu filho, reinou em seu lugar. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

25 - MUITO IMPORTANTE

     Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal, e relatou a ele que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos. Ele escreveu assim...

203 - DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS

     Conta certa história, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.      Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.      De repente, o gelo...

91 - UM DESAFIO DE DEUS

     Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping. Não é engraçado como uma hora é tão...

213 - DEUS QUER O SEU BEM

“… Para que tudo vá bem [com vocês]...” Deuteronômio 5:29      Quando Deus lhe diz para fazer alguma coisa que parece difícil ou desagradável, Ele não está tentando complicar sua...

54 - O ESPELHO

     Uma história de Amor.      Renato quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento. Chovia forte e já era noite. Mas percebeu que ela precisava...