Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 31

Provérbios 31:1-31 — Significado e Explicação

31:1 — Este versículo abre uma nova seção, com textos de uma fonte não israelita. Há quem tenha cogitado que o nome Lemuel, de origem árabe, seja pseudônimo de Salomão, mas apenas um palpite. Lemuel significa devotado a Deus.

31:2-7 — A mãe de Lemuel aconselhou Lemuel a não dar as mulheres a sua própria força. Muitas vezes, naquela época, o rei ajuntaria um grande harém ou se envolveria sexualmente com muitas mulheres. A sabedoria da mãe de Lemuel era dizer que esse comportamento destrói reis. Da mesma maneira, ela o aconselhou a evitar bebida forte, para que sempre tivesse uma mente sóbria para reinar com justiça.

31:8,9 — Abre a boca a favor do mudo. Esta expressão mostra o dever de o rei defender os fracos e sustentar os indefesos. Estes ideais raramente foram cumpridos seja naquela época, seja na atualidade. No entanto, chegará o dia em que o grande Rei e Protetor dos indefesos virá estabelecer Seu Reino de justiça (Pv 23:10,11).

31:10-12 — Provérbio 31:10-31 é um poema em acróstico. Cada versículo começa com uma letra do alfabeto hebraico. Há quem pense que ele seja continuação dos ensinamentos da mãe de Lemuel (v. 1-9), mas também pode ser uma unidade independente, de encerramento. Assim como o livro de Provérbios começa no Prólogo (Pv 1:1-7), que fornece os objetivos da sabedoria em termos genéricos, agora ele se conclui com este Epílogo (Pv 31:10-31), que os apresenta como estudo de caso. A expressão “mulher virtuosa” trata de excelência, valor moral, capacidade e nobreza, e não apenas de fidelidade conjugal (Pv 12:4). Tal mulher é o ideal da sabedoria em ação, algo que é expresso pelas palavras: “quem a achará”.

31:13-15 — Estes versículos tanto enfatizam o trabalho árduo como a habilidade. A mulher descrita neste trecho bíblico faz o que gosta, realizando-se em diversas tarefas. As palavras “ainda de noite, se levanta” tratam de sua preocupação com os outros. Ela se doa em prol da família e seus servos.

31:16,17 — A expressão “examina uma herdade” mostra a diligência da mulher virtuosa em lidar sabiamente com os recursos financeiros e dar segurança a família. Neste caso, ela compra e vende para construir seu patrimônio. Vale ressaltar como são notáveis estas palavras, visto que naquela época havia muitas restrições impostas às mulheres.

31:18,19 — Uma das fontes exploradas pela mulher são os empreendimentos caseiros para ganhar um dinheiro extra e agir com independência.

31:20-22 — A mulher virtuosa trabalha não para ficar rica. Além de servir a própria família, ela também é generosa e ajuda os necessitados.

31:23 — A mulher virtuosa ajuda o marido a conquistar um lugar de prestígio e de reputação.

31:24 — A expressão “panos de linho” indica, provavelmente, roupas femininas.

31:25 — É certo que a mulher virtuosa procura usar belas roupas e estar sempre bonita. Este versículo, porém, carrega um significado metafórico e mostra que ela também se veste de força e dignidade [NVI], qualidades morais e espirituais.

31:26,27 — A mulher que abre a boca com sabedoria merece respeito, em vista de todas as informações abordadas até aqui sobre uso e abuso da fala no livro de Provérbios. A mulher virtuosa fica alerta para pronunciar palavras de sabedoria (Tg 3:2).

31:28,29 — A mulher virtuosa é abençoada por sua família — pelos filhos e pelo marido. As palavras dos versículos 29 são a bênção de seu marido.

31:30,31 — A graça [“beleza”, na NVI] pode ser usada para o bem ou para o mal. Ela não é necessariamente má, mas, para ser usada com bom propósito, é preciso temer ao Senhor — principal tema do livro de Provérbios.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Lv 13:13

"Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

183 - PARA MEDITAR

     - Olá! Como você acordou esta manhã? - Eu vi você e esperei, pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião...

52 - A LIÇÃO DA BORBOLETA

     “Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo...

174 - A FONTE DE ÁGUA VIVA!

     Quando você está com sede, nada é tão bom quanto um copo de água fresca! É claro que a água só satisfaz você temporariamente. Depois, você tem necessidade...

155 - O JIPE

     Um jovem cumpria o seu dever cívico prestando serviço ao exército, mas era ridicularizado por ser cristão.      Um dia o seu superior hierárquico, na intenção de humilhá-lo...

132 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NO PAQUISTÃO

     Governo pede sugestões para os cristãos do Paquistão sobre lei de blasfêmia      A abolição da lei de blasfêmia no Paquistão. É isso que os cristãos pediram para...