Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 29

Provérbios 29:1-27 — Significado e Explicação

29:1 — A expressão hebraica, traduzida como “muitas vezes repreendido”, literalmente seria “um homem de repreensões.” O juízo de alguém que teima em rejeitar a correção de Deus é ligeiro e definitivo.

29:2-4 — As palavras “os justos se engrandecem” também poderiam ser traduzidas como “os justos têm autoridade.” O povo sempre reage bem a um bom governo e a uma boa justiça, a qual não á feita com subornos.

29:5,6 — A mentira laça o mentiroso (Pv 10:8). O maldoso também é presa das próprias atitudes. Tanto o mentiroso como o ímpio são contrastados com o justo, que vivem sem preocupações por serem inocentes de qualquer mal.

29:7-12 — O justo se preocupa com os pobres e os ajuda (Pv 22:22). O ímpio sequer se lembra dos necessitados.

29:13,14 — Deus é responsável por ter concedido a vida tanto ao pobre como ao opressor [NVI]. Jesus atestou que Deus faz chover sobre o justo e o injusto (Mt 5:45).

29:15-17 — Ambas as palavras “vara” e “repreensão” tratam de correção e disciplina. A criança indisciplinada envergonha a todos, especialmente a seus pais. O versículo 17 responsabiliza os pais pela correção. O termo traduzido como “delícias” se refere a guloseimas finas e deliciosas (Gn 49:20).

29:18 — O termo “profecia” em hebraico trata de uma visão reveladora, uma palavra vinda de Deus. Sem a revelação divina da Lei, o povo fica desnorteado. A verdadeira felicidade pode ser descoberta dentro dos limites da revelação, nos desígnios do Salvador.

29:19 — O servo não se emendará com palavras. Na Septuaginta, lê-se um servo teimoso. Esta pequena variação da tradução só vem ressaltar a rebeldia do ímpio. Por mais que pecamos algo a ele, este se recusa deliberadamente a obedecer a ordens. Para que ele respeite as autoridades, são necessárias medidas mais duras, pois apenas o medo do castigo altera a disposição destas pessoas egoístas e sem princípios.

29:20-22 — Até mesmo o sábio pode ser tolo ao ser precipitado nas suas palavras. É melhor ficar em silêncio ou escolher com cuidado as palavras do que falar impulsivamente.

29:23-25 — Consulte o Salmo 147.6. Deus exalta o humilde e abate o soberbo. Muitos louvaram a Deus por fazer esta maravilha (Lc 1:46-55).

29:26,27 — Deus controla as questões humanas. Assim, faz mais sentido buscar primeiramente ao Senhor antes de recorrer ao poder humano.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Dt 30:12

"Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

133 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA MALÁSIA

       Governo enfrenta tarefa difícil para proibir o uso da palavra "Alá" Igreja na Malásia      O governo da Malásia está enfrentando uma difícil tarefa para proibir o uso...

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

66 - O TEMPO DE DEUS

     Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Algum intrigado com aquele comportamento...

142 - NOVA CONSTITUIÇÃO, EM NEPAL, NÃO GARANTIRÁ LIBERDADE RILIGIOSA

       A Assembléia Constituinte do Nepal, criada pelo Acordo Completo de Paz (CPA) e eleita em abril de 2008, tomou a decisão fundamental para abolir a monarquia e declarar...

96 - UM DOCE AROMA NO AR

     Rita Snowden, escritora britânica, conta sobre uma pequena cidade que visitou próximo a Dover, na Inglaterra. Enquanto tomava seu chá da tarde, ela começou a sentir-se como em...