Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 29

Provérbios 29:1-27 — Significado e Explicação

29:1 — A expressão hebraica, traduzida como “muitas vezes repreendido”, literalmente seria “um homem de repreensões.” O juízo de alguém que teima em rejeitar a correção de Deus é ligeiro e definitivo.

29:2-4 — As palavras “os justos se engrandecem” também poderiam ser traduzidas como “os justos têm autoridade.” O povo sempre reage bem a um bom governo e a uma boa justiça, a qual não á feita com subornos.

29:5,6 — A mentira laça o mentiroso (Pv 10:8). O maldoso também é presa das próprias atitudes. Tanto o mentiroso como o ímpio são contrastados com o justo, que vivem sem preocupações por serem inocentes de qualquer mal.

29:7-12 — O justo se preocupa com os pobres e os ajuda (Pv 22:22). O ímpio sequer se lembra dos necessitados.

29:13,14 — Deus é responsável por ter concedido a vida tanto ao pobre como ao opressor [NVI]. Jesus atestou que Deus faz chover sobre o justo e o injusto (Mt 5:45).

29:15-17 — Ambas as palavras “vara” e “repreensão” tratam de correção e disciplina. A criança indisciplinada envergonha a todos, especialmente a seus pais. O versículo 17 responsabiliza os pais pela correção. O termo traduzido como “delícias” se refere a guloseimas finas e deliciosas (Gn 49:20).

29:18 — O termo “profecia” em hebraico trata de uma visão reveladora, uma palavra vinda de Deus. Sem a revelação divina da Lei, o povo fica desnorteado. A verdadeira felicidade pode ser descoberta dentro dos limites da revelação, nos desígnios do Salvador.

29:19 — O servo não se emendará com palavras. Na Septuaginta, lê-se um servo teimoso. Esta pequena variação da tradução só vem ressaltar a rebeldia do ímpio. Por mais que pecamos algo a ele, este se recusa deliberadamente a obedecer a ordens. Para que ele respeite as autoridades, são necessárias medidas mais duras, pois apenas o medo do castigo altera a disposição destas pessoas egoístas e sem princípios.

29:20-22 — Até mesmo o sábio pode ser tolo ao ser precipitado nas suas palavras. É melhor ficar em silêncio ou escolher com cuidado as palavras do que falar impulsivamente.

29:23-25 — Consulte o Salmo 147.6. Deus exalta o humilde e abate o soberbo. Muitos louvaram a Deus por fazer esta maravilha (Lc 1:46-55).

29:26,27 — Deus controla as questões humanas. Assim, faz mais sentido buscar primeiramente ao Senhor antes de recorrer ao poder humano.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Dn 9:12

"E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito em Jerusalém. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

29 - OUVINDO DEUS

     Você acredita no que ouve?????      Eram aproximadamente 10 horas quando um jovem começou a dirigir-se para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir: - ...

32 - FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

     Uma mulher, no volante de um automóvel vermelho parou no pedágio da ponte da Baía de São Francisco Oakland e disse com um sorriso: “quero pagar o meu...

132 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NO PAQUISTÃO

     Governo pede sugestões para os cristãos do Paquistão sobre lei de blasfêmia      A abolição da lei de blasfêmia no Paquistão. É isso que os cristãos pediram para...

43 - E TUDO PARECIA TÃO SEGURO

     Corria o ano de 1912. O Titanic preparava-se para sua viagem inaugural, construído com a melhor tecnologia da época, o navio foi apresentado ao público como a obra...

232 - VIDA APÓS NASCIMENTO??!?!

     No ventre de uma mulher grávida dois gêmeos dialogam:      - Você acredita em vida após o parto?      - Claro! Há de haver algo após o nascimento...