Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 28

Provérbios 28:1-28 — Significado e Explicação

28:1-3 — Fogem os ímpios sem motivo (Sl 53:5), porque sentem culpa e medo de serem pegos.

28:4,5 — Quando a pessoa abandona a Lei de Deus, ela perde toda a noção de certo e errado e segue o caminho do ímpio (Rm 1:28-32). Como o verdadeiro juízo provem de Deus, os ímpios não conseguem entender a justiça do Senhor. É por isso que temer ao Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1:7).

28:6 — Os provérbios fazem considerações equilibradas a respeito do rico e do pobre. Em nenhum momento, presumem que a retidão leve a riqueza, nem que as pessoas ricas são necessariamente fiéis a Deus. Conforme indicado por este versículo 6, é melhor padecer necessidades e ter riquezas espirituais, do que possuir muitos bens e ser uma pessoa ímpia.

28:7 — Ser companheiro dos comilões (Pv 23:20, 21) é desobedecer a Lei de Deus. Por isso que os inimigos de Jesus o acusavam de andar na companhia de glutões [comilões]; tais acusações eram ataques a Sua fidelidade a Deus (Mt 11:19).

28:8,9 — O lucro obtido por meio da usura é injusto. Deus acabara por ajudar os pobres — às custas de seus exploradores.

28:10-13 — O que faz com que os retos se desviem. Estas palavras assemelham-se ao alerta de Jesus contra desviar Seus discípulos do caminho (Mt 18.6). Paulo capta vividamente este tipo de maldade: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá (I Co 3:17).

28:14 — Este versículo ressalta como é bem-aventurado aquele que reverencia o Senhor (SI 1:1). A pessoa que nunca pensa em Deus enfrenta calamidades.

28:15,16 — Como leão bramidor. Por meio desta expressão, o reinado opressivo do rei malévolo é comparado a animosidade do ataque de certas feras. Sem a verdadeira compreensão, o rei insensato não percebe que a segurança de seu trono está ligada ao bem-estar de seus súditos. O rei que detesta esse tipo de opressão descabida traz estabilidade e prolonga o seu reinado.

28:17-19 — A expressão “lavrar a sua terra” é um chamado ao trabalho árduo, uma promessa de recompensa e um alerta contra os ociosos.

28:20 — O homem fiel tem êxito. Ou seja, e a fidelidade a Deus, e não a ambição, que determina o sucesso na vida.

28:21,22 — Existem pessoas que se deixam subornar por tão pouco para dar falso testemunho e prejudicar um inocente. De qualquer forma, qualquer ato que envolva suborno, egoísmo e insensatez vai de encontro a tudo que a Palavra de Deus ensina sobre justiça e sabedoria.

28:23 — A crítica construtiva tem mais valor do que a lisonja, que procura apenas conquistar a afeição das pessoas.

28:24 — Este provérbio condena o desrespeito ao quinto mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe” (Ex 20:12). O respeito pelos pais como dever a cumprir é tema comum no livro de Provérbios.

28:25-28 — Uma das principais causas das contendas é o orgulho; confiar em Deus, por sua vez, traz bênçãos e segurança.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Lc 9:28

"E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

169 - SAIA DO VALE DOS ERROS PASSADOS...

       A Paz do nosso Senhor seja contigo!      Quando saímos do vale do pecado, ainda não chegamos até o ponto final. É apenas o começo! Sim, você começa...

32 - FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

     Uma mulher, no volante de um automóvel vermelho parou no pedágio da ponte da Baía de São Francisco Oakland e disse com um sorriso: “quero pagar o meu...

166 - A VOZ MANSA DE DEUS

     Estamos vivendo hoje em dia, em maioria, momentos de solidão. Embora as vezes acompanhados, nos sentimos sós, desamparados, tristes, deprimidos, desanimados, etc.      Quando digo, em maioria, também...

148 - O SOL E O VENTO...

     O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte.      O vento disse:      - Provarei que sou o mais forte.      Vê aquela...

49 - A HISTÓRIA DO FLEMING

     Fleming era um pobre fazendeiro escocês. Um dia ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Correu para lá. Encontrou um menino enlameado até...