Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 27

Provérbios 27:1-27 — Significado e Explicação

27:1 — Da mesma forma que Jesus ensinou anos depois (Mt 6:25-34), os sábios do antigo Israel alertaram contra a preocupação pelo amanhã que ofusca as necessidades do hoje.

27:2-5 — “Louve-te o estranho, e não a tua boca.” Este princípio adverte o ato inadequado de auto elogiar-se. O elogio é uma veste que cai bem. Embora desejemos utilizá-la, é sempre melhor deixar que outros nos vistam com ela.

27:6 — A correção feita com amor é melhor do que atos afetuosos sem sinceridade (Sl 141:5).

27:7 — Quem tem tudo não aprecia o que tem, enquanto que para a alma faminta tudo é gostoso.

27:8-10 — Afastar-se de casa pode significar perder a segurança e expor-se a novas e poderosas tentações. (Leia a parábola do filho pródigo em Lucas 15.)

27:11 — Este é provérbio do tipo “filho meu” é parecido muito com os das partes iniciais de Provérbios (capítulos 1 a 9). A criança que cresce em sabedoria confirma que os pais que lhe ensinaram eram também sábios (Pv 10:1).

27:12-16 — Normalmente, uma roupa dada como penhor era apenas uma garantia simbólica e era devolvida imediatamente, mas não, se quem estivesse fazendo este penhor fosse um estranho (Pv 20:16).

27:17 — Provérbio famoso, este versículo provavelmente traz a ideia de que as pessoas crescem ao interagirem entre si, ajudando umas às outras.

27:18 — Este provérbio fala de fidelidade e recompensa. A palavra “senhor” pode referir-se a Deus.

27:19 — Os pensamentos espelham o verdadeiro caráter da pessoa.

27:20-22 — O inferno e a perdição são usados muitas vezes na Bíblia para tratar do aspecto temerário da morte; são como monstros famintos. Compare estes provérbios com a imagem de Satanás como leão que ruge (I Pe 5:8).

27:23-27 — Estes versículos apoiam a diligência e descrevem.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

2Sm 17:27

"E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

216 - FOLHAS SECAS

     Se viver fosse fácil não teríamos tantas dores e problemas espalhados em todos os cantos do planeta.      A dor visita a cada um de nós com tarefas...

53 - COISAS DA VIDA...

     Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava...

51 - EU TE AMO!!!

     Às vezes nos parece tão simples fazer esta declaração, veja na historinha abaixo se sua declaração tem a profundidade que suas palavras expressam:      Um homem de idade...

171 - A FÁBULA DO REI E SUAS 4 ESPOSAS

     Era uma vez... um rei que tinha 4 esposas. Ele amava a 4ª esposa demais, e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras. Ele dava-lhe de tudo...

120 - UM SORRISO

     Um SORRISO não custa nada e rende muito.      Um SORRISO enriquece quem recebe sem empobrecer quem o dá.      Um SORRISO dura somente um instante, mas seus...