Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 24

Provérbios 24:1-34 — Significado e Explicação

24:1,2 — Enquanto Provérbio 23:17,18 fala sobre o futuro do justo para desestimular a inveja aos ímpios, Provérbio 24:1,2 simplesmente demonstra como os perversos são indignos de qualquer tipo de admiração.

24:3-11 — Estes versículos falam com certa confiança e entendimento da vida após a morte (Pv 23:17,18). O versículo 11 é uma oração a Deus em vista da aproximação da morte.

24:12 — Não pagará ele ao homem conforme a sua obra. As palavras de Jesus sobre as recompensas eternas abrem e encerram o Novo Testamento (compare Mt 5:11,12 a Ap 22:12). Ainda assim, o sacrifício de Jesus na cruz libertará de qualquer condenação aqueles que nele crerem (Rm 5:18; G13:18; Ap 22:17).

24:13,14 — Aqui está uma das associações do mel e do favo de mel, a sabedoria feitas em Provérbios (Pv 16:24) A sabedoria e sua busca, embora rigorosas, fazem bem a alma e podem ser prazerosas.

24:15,16 — No fim, o ímpio sofrerá as consequências de seus atos imprudentes no inferno. Assim como o desfecho de dor pertence ao tolo, é certo que o justo desfrutará um futuro de glória, porque o seu Redentor vive (Pv 23:10,11).

24:17-22 — Este provérbio vincula-se mais absolutamente aos reis da dinastia davídica, que eram regentes de Deus sobre a terra. Uma das formas pelas quais os antigos israelitas podiam demonstrar reverência ao Senhor era respeitando o rei. O dever de honrar autoridades civis, ainda se aplica até os dias de hoje (Rm 13:1).

24:23-34 — A expressão “também estes são provérbios dos sábios” é um título de trecho bíblico que corresponde a Provérbio 22:17. Os versículos 23 a 34 do capítulo 24 servem como apêndice da parte anterior (Pv 22:17—24:22).

24:23,24 — A preocupação básica de Israel com a igualdade de juízo [a justiça] era uma virtude vinculada ao caráter de Deus. Como o Senhor não demonstra parcialidade, nós também não devemos fazê-lo.

24:25-27 — A questão das prioridades está em discussão no versículo 27: “apronta-a no campo.” O sábio cuidará primeiro das coisas mais básicas, neste caso, arar a terra e plantar as sementes. Depois, enquanto aguarda o tempo da colheita, ele pode atentar para outros interesses e edificar a sua casa. Talvez o assunto em questão aqui também faça alusão ao estabelecimento de uma família. A pessoa deve estar certa de que estabeleceu uma vida bem-ordenada antes de embarcar no casamento.

24:28,29 — O justo jamais dará testemunho falso, baseado no engano, para agradar um e prejudicar o outro, injustamente. Este é um dos nossos deveres mais importantes, lembrados por Jesus no sermão da montanha (Mt 7:12).

24:30-34 — Por causa do seu desleixo, o campo do preguiçoso vive em caos total. Desta triste situação, os sábios tiram uma lição. A única preocupação dos preguiçosos é dormir e descansar por nada haver feito.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Gl 3:20

"Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

200 - O ÚLTIMO DIA DE VIDA

     Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.      Teve um sono...

220 - O MENINO E O CACHORRINHO

     Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.      - Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono.      O menino...

114 - AMIZADE ??? VOCÊ SABE O VALOR DE UMA

     Um dia, durante uma conversa entre advogados, me fizeram uma pergunta: "O que, de mais importante, você já fez na sua vida"? A resposta me veio na hora...

129 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA

     Autoridades Querem Interromper Atividades      Batistas No Uzbequistão      Um tribunal Uzbeque condenou o presidente da União Batista do Uzbequistão e dois outros líderes por supostamente “sonegar impostos”...

9 - UM NOVO CORAÇÃO

      Se um órgão em nosso corpo necessita de saúde e de ser eficiente, este deve ser o coração.      O coração é o órgão que efetua o maior...