Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 23

Provérbios 23:1-35 — Significado e Explicação

23:1-3 — Boa parte do treino do cortesão era de boas maneiras para jantares e ocasiões formais. O comentário põe uma faca a tua garganta e existe por causa de duas preocupações: (1) a conduta rude devia ser evitada a todo custo, e (2) iguarias reais em excesso poderiam fazer o convidado passar mal.

23:4,5 — Estes versículos conclamam moderação no trabalho. Se por um lado os provérbios difamam a preguiça (Pv 22:13), por outro desestimulam trabalhar demais com vistas a ajuntar grandes posses.

23:6-9 — “Não comas o pão daquele que tem os olhos malignos.” Esta expressão alerta para não comer o alimento servido pelo homem egoísta.

23:10,11 — A tendência dos homens maus de todas as eras é de tirar vantagem dos indefesos. Porém, o destruidor precisa saber que a viúva e o órfão têm um Redentor, um protetor dos direitos da família — e Seu nome é Jesus Cristo.

23:12 — A palavra hebraica traduzida como “disciplina” também pode ser traduzida como orientação.

23:13-16 — O versículo 13 alerta os pais que hesitam em disciplinar os filhos e são muito permissivos a aplicarem o castigo adequado e implementar limites as crianças. De forma alguma, este provérbio faz alusão a violência. A disciplina com amor não mata a criança birrenta; mas sim, educa.

23:17,18 — O versículo 17 contrasta fortemente a inveja dos pecadores com o temor do Senhor, um assunto sempre presente nos provérbios (Pv 1:7). O versículo 18 provê a perspectiva de que todos precisamos: o sucesso atual [ou a ausência dele] não é um resultado definitivo. A expressão “um fim bom” também pode ser traduzida como “futuro glorioso” (Nm 23:10). Este futuro está reservado a todos os justos que depositam sua fé em Cristo.

23:19-23 — O beberrão e o comilão não têm autocontrole, um problema que representa um verdadeiro fardo para eles. O alcoolismo e a glutonaria são pecados, e ambos os vícios tendem a pobreza. Além das despesas causadas, tornam as pessoas improdutivas, sonolentas, desequilibradas e desprovidas de qualquer autoestima, o que é um constante sinal de pobreza.

23:24,25 — O pai alegra-se em ver seus filhos vencer na vida. Entretanto, a maior alegria dele reside em saber que seus filhos são justos e fiéis ao Senhor.

23:26-28 — Os sábios de Israel não paravam de alertar contra a prostituta e a “estranha” [“pervertida”, na NVI] (Pv 7:24-27). Advertências contra atos de desvios sexuais, como adultério e prostituição, são comuns em Provérbios.

23:29-35 — Além da famosa descrição sobre a devassidão de Isaías (Is 19:11-15), este trecho bíblico é um dos ataques mais severos a bebedeira em toda a Bíblia (Pv 23:19-21; 20:1).

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

2Ts 3:2

"E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

ESPECIAL - PASTOR SILAS QUIRINO

De: Pastor Silas  Para: As ovelhas do Senhor Jesus Cristo      Compartilhamento do pastor Silas recebido de uns irmãos. Este tem trazido peso em seu espírito, e a você, para a...

153 - TOMAR DECISÃO, ATITUDE, SEMPRE!!!! É PRECISO!!

 Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios...

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de...

133 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA NA MALÁSIA

       Governo enfrenta tarefa difícil para proibir o uso da palavra "Alá" Igreja na Malásia      O governo da Malásia está enfrentando uma difícil tarefa para proibir o uso...

110 - O VERDADEIRO AMOR DO PAI

     Esta é a história de um homem que trabalhava como carroceiro para tirar o sustento de sua família.      Com o decorrer dos anos um de seus filhos...