Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 18

Leitura em FAMÍLIA

Livro da bíblia – Provérbios

Provérbios 18:1-18 — Significado e Explicação

18:1 — Este provérbio condena aqueles que seguem os seus próprios padrões e desejos, totalmente alheios a verdadeira sabedoria, por motivos egoístas. Reclusos assim são tão intolerantes com quem discorda deles que encontram defeitos na verdadeira sabedoria.

18:2 — O tagarela compulsivo nunca dá ouvidos. Só se detém para pensar no que vai falar a seguir. A cada vez que ele fala, confirma o tolo que é.

18:3 — Este versículo é um alerta contra brincar com o mal. A pessoa simplesmente não tem ideia do que está mexendo quando toma parte com a perversidade.

18:4 — As palavras “fonte da sabedoria” se assemelham a expressão manancial de vida (Pv 10:11; 13:14; 14:27; 16:22).

18:5 — A injustiça é extremamente comum. Muitos provérbios condenam esta atitude (Pv 17:23).

18:6 — Uma das marcas do tolo é sua capacidade de provocar confusão pelo muito falar. Quanto mais ele fala, mais contendas promove.

18:7 — A boca do tolo torna-se uma armadilha para ele mesmo por disparar palavras insensatas, que trazem destruição (Pv 14:3).

18:8 — As palavras do linguareiro [“caluniador”, na NVI] (Pv 16:28) são como doces deliciosos. Embora sejam agradáveis ao paladar, acabam com a saúde da pessoa. É divertido dar ouvidos a fofoca, mas tais histórias ferem o íntimo do ouvinte — sua alma.

18:9 — O termo negligente refere-se a uma pessoa que é reconhecidamente desmazelada, ao preguiçoso (Pv 15:19). A palavra “desperdiçador” significa senhor da destruição.

18:10,11 — A expressão “nome do Senhor” (v. 10) é uma forma de falar da pessoa de Deus, sendo aqui destacada como alto retiro, proteção divina, um tema recorrente nas Escrituras (SI 91:1-4). O justo se volta a Deus por segurança. O rico, pelo contrário, tende a confiar em sua fazenda [“riqueza”, na NVI] (Pv 18:11; Lc 12:13-21).

18:12 — A palavra hebraica traduzida como “eleva-se”, geralmente com conotação negativa, também pode ser usada de forma positiva, significando “coragem” e “bravura” (II Cr 17:6). O caminho para a honra, tão ambicionada pelos orgulhosos, é a humildade.

18:13 — Ter a habilidade de comunicar-se não apenas contribui para boas relações interpessoais, como também ajuda a adquirir sabedoria à medida que se permite prestar atenção e compreender o que os outros têm a dizer. Algumas pessoas, porém, não estão interessadas em ouvir os demais ao redor. Concentram-se em si mesmo, pensam que tem todas as respostas e reagem sem ouvir. Este tipo de atitude e burrice, além de ser uma infâmia.

18:14 — Este provérbio afirma o valor de saber enfrentar as dificuldades. Sugere que uma pessoa equilibrada emocionalmente e alegre pode aumentar a resistência às adversidades e ajudar a enfrentá-las (Pv 15:13; 17:22; Is 66:2).

18:15 — A busca por conhecimento é insaciável nos sábios. O tolo mal se incomoda em fazê-lo. O sábio não para de aprender; o tolo mal começa.

18:16 — Existe um poder no presente; o da abertura de uma porta de valor aparentemente inestimável. Uma vez que a pessoa tenha passado pela porta, o resto é com ela. Mas ao menos a porta está aberta.

18:17 — Quando alguém conta sua versão de um fato, apresenta argumentos que a priore parecem consistentes. No entanto, ao ser questionado, pode-se descobrir que a realidade é um pouco diferente do que foi relatado. Todos tendem a apresentar versões que melhor atendem os seus próprios interesses, mas nem todos poderão resistir a arguição do observador imparcial.

18:18 — Sempre que duas partes concordam sobre o método de melhor resolver uma contenda, este método servirá para alcançar a paz. Jogar é melhor forma de salvar um tolo de sua insensatez, mas não há garantias de que sempre cairá.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Mq 3:1

"E DISSE eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não é a vós que pertence saber o juízo? "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

96 - UM DOCE AROMA NO AR

     Rita Snowden, escritora britânica, conta sobre uma pequena cidade que visitou próximo a Dover, na Inglaterra. Enquanto tomava seu chá da tarde, ela começou a sentir-se como em...

144 - CRISTÃO BRUTALMENTE ATACADOS POR RADICAIS HINDUS

     Recentemente, dois cristãos em Karwar foram atacados. Eles sofreram graves ferimentos na cabeça e fraturas nos membros.      De acordo com uma reportagem publicada no site do Global...

234 - LEI DO CAMINHÃO DE LIXO

     Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa,quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.      O taxista pisou...

198 - EU VOS ESCOLHI

     Wilfred Grenfell, famoso médico-missionário americano, conheceu uma jovem no navio, quando estava a caminho de seu campo de trabalho no exterior. Apaixonou-se por ela quase imediatamente, e dentro...

53 - COISAS DA VIDA...

     Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava...