Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 6

 Leitura em FAMÍLIA

Livro da bíblia – Provérbios

Provérbios 6:1-35— Significado e Explicação

6:1-5 — Estes versículos alertam sobre o perigo de ser fiador (Pv 11:15) ou coassinar um empréstimo. Isto não significa que nunca devamos ser generosos ou ajudar aos outros caso possamos, mas que não devemos prometer o que não podemos cumprir. No tempo de Salomão, um cossignatário que não pudesse pagar perderia tudo o que tinha e, ainda por cima, seria reduzido a escravidão. Mesmo que as leis de hoje sejam diferentes, a incapacidade de quitar uma divida é ainda uma forma de escravidão e pode ser um problema sério.

6:6-11 — Este trecho alerta contra a armadilha da preguiça. O preguiçoso é refém do lazer. Tudo de que ele precisa para sobreviver pode ser aprendido com a formiga, uma criatura humilde que se ocupa em armazenar comida no verão para enfrentar o inverno que virá. Como a formiga, a pessoa sábia trabalha duro. Por outro lado, o preguiçoso é viciado em dormir e perdeu todo o interesse em trabalhar (Pv 26:13-16).

6:12-15 — O homem vicioso é criador de casos. Diferentemente do preguiçoso, cujo único desejo é encontrar outro lugar para cochilar, o criador de problemas, mal pode esperar para se meter em novos apuros. Diferentemente do preguiçoso (v.6), ele se ocupa até demais, mas planejando coisas erradas. Ele se alegra em semear a intriga. Mas como o preguiçoso, ele não percebe que a destruição está próxima.

6:16-19 — Este trecho é um provérbio numérico (Pv 30:15-31) que descreve sete coisas que aborrecem o Senhor. O uso de progressão numérica — seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima... — nestes provérbios é um mecanismo retórico que embeleza a poesia, ajuda a memorizar e constrói um clímax. Dá a impressão de que há mais a ser dito sobre o assunto. A progressão incorpora não apenas os números, mas também as palavras que descrevem a resposta divina; o vocábulo aborrece progride para abomina. O termo “abomina” é a expressão mais forte da Bíblia de “ódio” pela perversidade (compare com Lv 18:22). Em uma lista desse tipo, o último item é o mais importante. Assim, o leitor saberá que o que semeia contendas entre irmãos (v. 19) é o que mais desagrada Deus. Compare com a bênção de Deus aos irmãos que vivem juntos em paz (Sl 133:1).

6:20-24 — Este trecho vincula os ensinamentos do pai com os da mãe (Pv 1:8). A instrução materna deve estar atada ao coração e ao pescoço da pessoa, como companhia permanente e guia confiável — como a Lei de Deus (compare com Dt 6:4-9; 11:18-21). (Para as palavras lâmpada e luz, veja Sl 119:105)

6:25 — O termo “olhos” refere-se aos olhares sedutores.

6:26 — O contraste ressalta a terrível devastação que uma adúltera traz à vida de um homem. Comparada a confusão causada por uma prostituta, a adúltera consome a vida de sua vítima.

6:27-35 — Furta para saciar-se, tendo fome. Este trecho não apoia o roubo. Simplesmente compara o roubo, que poderia ser uma ação até compreensível se a razão for a fome, com o adultério, que nunca faz sentido. Jogar fora o compromisso com sua companheira da vida inteira é loucura. Para os antigos israelitas, fidelidade conjugal era sinal de fidelidade a Deus. Mas vale ressaltar que naquela época se um homem roubasse alimento era condenado a restituir sete vezes o valor roubado.

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Dt 17:17

"Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

11 - CORRIDA PARA A VITÓRIA

      Qual é o maior sonho de um atleta? Ser o vencedor e subir no pódio! Não creio que exista algum atleta que não tenha esse sonho. Mas para...

68 - A TIGELA DE MADEIRA

     Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e...

58 - VISLUMBRE DE UM CRIADOR

     O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para a frente. Por que? Porque, de outra forma, seria difícil para esse animal levantar-se, por causa...

117 - UM DIA NO CÉU

     Sonhei que fui ao Céu e um anjo mostrava as diversas áreas lá existentes. Entramos numa sala de trabalho cheia de anjos. O anjo-guia parou no primeiro departamento...

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de...