Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROVÉRBIOS 3

 Leitura em FAMÍLIA

Livro da bíblia – Provérbios

Provérbios 3:1-35Significado e Explicação

3:1,2 — Lei e mandamentos são palavras que, como no Provérbio 1.8, chamam a atenção para a ligação entre a sabedoria e a Lei mosaica. Os provérbios são a Lei aplicada.

3:3,4 — Benignidade e fidelidade são duas palavras de peso dentro da Bíblia, pois descrevem o caráter de Deus (Sl 100:5) e os valores que Ele exige de Seu povo. O apóstolo João empregou o equivalente grego destas palavras, graça e verdade, para descrever o caráter de Jesus (Joao 1:14).

3:5,6 — As palavras “confia no Senhor” ecoam a ordem de Deuteronômio 6:5 para amar Deus com todo o nosso ser. O verbo “confiar” é complementado pelo verbo “estribar-se” (“sustentar-se”). Confiar em Deus e depender conscientemente Dele, da mesma forma que é preciso apoiar os pés no estribo para não perder o equilíbrio ao andar a cavalo. A ideia é reforçada com a exortação para reconhecê-lo em todos os teus caminhos, o que significa observá-lo e conhecê-lo enquanto se vive. Ao fazê-lo, a pessoa perceberá que, cada vez mais, Deus facilita os seus caminhos.

3:7-10 — As promessas destes versículos tratam de padrões genéricos, e não de regras sem exceções. São os resultados típicos de quem assume um compromisso com Deus. A ordem para louvar ao Senhor com a tua fazenda [recursos, na NVI] é dar-lhe as primícias de toda a tua renda é uma parte do significado de adorar ao Senhor. Sendo assim, da mesma forma que no pacto de Deus com Israel, Ele prometeu, entre tantas coisas, manter seus celeiros e lagares cheios.

3:11,12 — A correção do Senhor é o outro lado da Sua graça. Devemos apreciar a correção de Deus em nossas vidas, porque Ele só disciplina aqueles a quem ama (Hb 12:7-10).

3:13-18 — Confira as bem-aventuranças proferidas por Jesus no Sermão da Montanha (Mt 5:2-12). O termo hebraico traduzido como “bem-aventurado” [feliz, na NVI] possui uma ideia explosiva de múltipla felicidade (Sl 1:1). Fica implícito, então, que Deus fica muito contente ao ver Seus filhos seguindo os princípios da sabedoria. A pessoa que encontra sabedoria descobre um tesouro incalculável. Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden é proibidos de tocar na árvore da vida (Gn 3:22-24), mas a sabedoria é outra árvore da vida, que começara a restaurar a felicidade perdida no Paraiso.

3:19, 20 — A expressão “com sabedoria, fundou a terra” revela um dos temas centrais de Provérbios, que é a associação de sabedoria e criação. O capítulo 8 é dedicado a este assunto.

3:21 — Este versículo estimula a conservar tanto a fé como a sabedoria. O intuito é semelhante ao de Shemá Israel [Ouça Israel] (ver comentário em Dt 4:39; 6:4). Também se assemelha as ideias básicas do Salmo 91 (compare o v. 26 com o Sl 91:10-13).

3:22-26 — Boa parte do capítulo 3 contem conselhos parecidos com as da parte posterior do livro. Estes conselhos soam como aperitivo do que virá depois, mas no momento aparecem no contexto da bênção concedida ao homem que se aproximou da Sabedoria. Tais provérbios revelam-nos um grande senso de orientação, que não estão distantes do contexto teológico. Concentram-se no conhecimento de Deus; baseiam-se no caminho para a sabedoria. Conforme lemos estes provérbios, vamos situando-nos para os que começam no capitulo 10.

3:27-30 — Este trecho bíblico se refere ao tratamento respeitoso para com o nosso próximo, um dos principais ensinamentos de Jesus (Lc 10:25-37). Da mesma forma, não se deve evitar fazer o bem ao nosso próximo quando se tem o poder de fazê-lo (Pv 3:27). É falta de caráter poder pagar uma dívida e não fazê-lo (v. 28), e não há piedade para tramoias interesseiras (v. 29) ou palavras de intriga (v. 30) contra companheiros pacíficos.

3:31-35 — De nada vale a pena ter inveja do homem violento, porque Deus abomina a perversidade. Só um tolo desejaria ser detestável aos olhos do Senhor! Este trecho bíblico termina com um contraste da bênção de Deus para os justos com Sua maldição sobre os ímpios (Gn 12:3).

Restruturado e reformulado, para uso interno da

Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus.

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Lc 20:36

"Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

73 - O QUE É SER POBRE

     Um pai, bem na vida, querendo que o seu filho soubesse o que é ser pobre, levou-o a passar uns dias com uma família de camponeses. O menino...

118 - ASPECTOS DO SOFRIMENTO

     Era um dia quente de verão naquela cidade do interior do sul do Brasil. Mas apesar do calor a vida deveria seguir seu curso, normalmente. O jovem trabalhador...

157 - COMO POSSO FICAR ACIMA DAS RIXAS E COMPETIÇÕES NO TRABALHO?

     Reconheça que DEUS é o seu patrão.      Ninguém está imune à tentação de participar das rixas e competições no serviço. Talvez descubra para a sua surpresa, como...

162 - A FONTE DA ESPERANÇA

       “Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança".      Nunca podemos esquecer que Deus não pode mentir. Ele sabe todas as Suas promessas e, mais ainda, que...

120 - UM SORRISO

     Um SORRISO não custa nada e rende muito.      Um SORRISO enriquece quem recebe sem empobrecer quem o dá.      Um SORRISO dura somente um instante, mas seus...