Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

A EVANGELIZAÇÃO 5

     Nos ensinos e exemplos de JESUS, bem como da primeira igreja (a de Jerusalém), EVANGELIZAR É E ERA SEMPRE FAZER DISCÍPULOS. E isto acontecia da seguinte forma:

     ATRAVÉS DA EVANGELIZAÇÃO PROGRAMADA (At. 5:42) No templo e nas casas anunciando a JESUS.

     ATRAVÉS DA INFLUÊNCIA Através da simples maneira de viver diferente. Mas diferente como? (Roupas, cabelo, braba, rosto pálido ou fechado, sem nunca sorrir?). NÃO, A MARCA NÃO ERA ESSA. Qual era a marca então? Jo. 13:35.

     ATRAVÉS DO RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS Os crentes não se isolavam. Seguindo o exemplo de JESUS, eles se relacionavam normalmente com todas as pessoas.

PERFUME E CARTA DE CRISTO

Texto Básico: II Cor. 2:14/3:3

     Como ser perfume e carta de CRISTO sem nos relacionar com as pessoas? Como as pessoas poderão sentir o perfume de CRISTO se nós não o exalar? Como poderão ler a carta de CRISTO se nós não a abrir?

     IRMÃOS aqui está (neste texto) estabelecida a filosofia ou a doutrina dos relacionamentos. Temos que viver e conviver com a sociedade que nos cerca para temperá-la (como se salga carne?). É preciso haver contato, é preciso “esfregar o sal na carne” (não adianta colocar um ao lado do outro apenas).

OBSERVEMOS OS EXEMPLOS DE JESUS CRISTO:

è Jo. 13:1-24 JESUS e Nicodemos. Um grande líder religioso, mestre da lei, “um dos principais dos judeus”.

è Lc. 19:1-10 JESUS e Zaqueu. Chefe dos publicanos (diretor do departamento de cobrança de impostos para Roma), homem odiado pelo povo, homem muito rico e que se destacava no cenário sócio-econômico-político.

è Jo. 4:1-30 JESUS e a Samaritana. Mulher, samaritana, prostituta.

è Mc. 10:17-24 JESUS e o jovem rico. Jovem, ambicioso, materialista.

è Mc. 10:46-52 JESUS e o cego de Jericó. Mendigo, deficiente visual.

è Jo. 12:20 JESUS e os intelectuais gregos. Gentios (não judeus), intelectuais (a Grécia é o berço da filosofia).

     Obs.: JESUS se relacionou com todos da mesma forma, honesta, sincera e amorosamente. Para ELE não havia religioso e incrédulo, rico ou pobre, santo ou profano, estultos ou intelectuais, normais ou deficientes, judeus ou gregos. Com TODOS ELE SE RELACIONAVA.

OBSERVEMOS OUTROS EXEMPLOS:

     ??? Jo. 1:35-50 André, Simão, Felipe e Natanael. Se comunicaram (se relacionaram) e um AJUDOU o outro a se tornar seguidor de JESUS.

     ??? At. 3:1-10 Pedro, João e o paralítico (pobre e miserável mendigo que fica à porta do Templo pedindo esmola; foi confrontado com a verdade e foi liberto).

     ??? At. 8:26-40 Felipe e o Eunuco (administrador de Candáce, rainha dos etíopes). Felipe se aproximou, estabeleceu com ele uma conversa “entendes o que lês”. Contato estabelecido, Espírito Santo operando, conversão, batismo missão.

     ??? At. 14:1-28 Paulo e Barnabé em Icônio, Listra, Derbe. Pregaram com ousadia a Palavra do Senhor, e isto fizeram no meio do povo, se misturando e se relacionando com o povo.

     ??? At. 16:13-15 Paulo e Timóteo. Apresentando o Evangelho a Lídia e a outras mulheres.

     ??? At. 16:25-34 Paulo e Silas evangelizando e se relacionando com o carcereiro de Felipos e sua família.

     Será que é possível EVANGELIZAR (FAZER DISCÍPULOS) ficando a distância? Será que é possível EVANGELIZAR ficando separado e isolado como monge?

“MANTENHA DISTÂNCIA”. Não me toque se não você vai me contaminar. Este é um erro grosseiro, que revela, dentre outras coisas, falta de santidade. JESUS (perfeitamente santo) se relacionava com todas as pessoas. Os primitivos cristãos (cristãos de verdade) também o faziam. E NÓS O QUE FAZEMOS???

     SEM NOS RELACIONAR COM AS PESSOAS NÃO PODEMOS APRESENTAR CRISTO À ELAS, NEM ELAS A CRISTO.

     CONCLUSÃO: Somos LUZ e SAL. E se nós não salgar e não iluminar para que mais prestaremos? (Mt. 5:13).

     Somos o perfume de CRISTO. Somos a carta de CRISTO. Temos que ser abertos como cartas para ser lidos, temos que ser abertos como frascos de perfume para exalar o conteúdo. Precisamos exalar o perfume de CRISTO, e deixar que CRISTO seja lido, sentido e visto em nós.

     QUE DEUS NOS FAÇA VIVER ASSIM.

 

Versículo do Dia

2Sm 1:15

"Então chamou Davi a um dos moços, e disse: Chega, e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

195 - LOBO EM PELE DE CORDEIRO

     Está carta é endereçada ao apostolo Paulo      Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.      Amado apóstolo      Estou escrevendo para colocá-lo a par da...

2 - PARA REFLETIR

       Aconteceu na cidade de Londrina (Paraná), um fato que chamou muito a atenção dos bombeiros no início do mês de Setembro de 2004. Uma jovem de 19 anos...

139 - VIDA TRANSFORMADAS POR MEIO DO DISCIPULADO

 “Esta é a primeira vez em minha vida que Deus me usou para conduzir um ímpio a Cristo.”      “O seu treinamento e discipulado me ensinaram como ser uma verdadeira testemunha...

186 - NÃO PODEMOS ESQUECER DISSO NUNCA

       Vivam de modo tal que honrem a vocação que vocês têm, a saber: Vivam como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, sendo bondoso para com...

11 - CORRIDA PARA A VITÓRIA

      Qual é o maior sonho de um atleta? Ser o vencedor e subir no pódio! Não creio que exista algum atleta que não tenha esse sonho. Mas para...