Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

A EVANGELIZAÇÃO 5

     Nos ensinos e exemplos de JESUS, bem como da primeira igreja (a de Jerusalém), EVANGELIZAR É E ERA SEMPRE FAZER DISCÍPULOS. E isto acontecia da seguinte forma:

     ATRAVÉS DA EVANGELIZAÇÃO PROGRAMADA (At. 5:42) No templo e nas casas anunciando a JESUS.

     ATRAVÉS DA INFLUÊNCIA Através da simples maneira de viver diferente. Mas diferente como? (Roupas, cabelo, braba, rosto pálido ou fechado, sem nunca sorrir?). NÃO, A MARCA NÃO ERA ESSA. Qual era a marca então? Jo. 13:35.

     ATRAVÉS DO RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS Os crentes não se isolavam. Seguindo o exemplo de JESUS, eles se relacionavam normalmente com todas as pessoas.

PERFUME E CARTA DE CRISTO

Texto Básico: II Cor. 2:14/3:3

     Como ser perfume e carta de CRISTO sem nos relacionar com as pessoas? Como as pessoas poderão sentir o perfume de CRISTO se nós não o exalar? Como poderão ler a carta de CRISTO se nós não a abrir?

     IRMÃOS aqui está (neste texto) estabelecida a filosofia ou a doutrina dos relacionamentos. Temos que viver e conviver com a sociedade que nos cerca para temperá-la (como se salga carne?). É preciso haver contato, é preciso “esfregar o sal na carne” (não adianta colocar um ao lado do outro apenas).

OBSERVEMOS OS EXEMPLOS DE JESUS CRISTO:

è Jo. 13:1-24 JESUS e Nicodemos. Um grande líder religioso, mestre da lei, “um dos principais dos judeus”.

è Lc. 19:1-10 JESUS e Zaqueu. Chefe dos publicanos (diretor do departamento de cobrança de impostos para Roma), homem odiado pelo povo, homem muito rico e que se destacava no cenário sócio-econômico-político.

è Jo. 4:1-30 JESUS e a Samaritana. Mulher, samaritana, prostituta.

è Mc. 10:17-24 JESUS e o jovem rico. Jovem, ambicioso, materialista.

è Mc. 10:46-52 JESUS e o cego de Jericó. Mendigo, deficiente visual.

è Jo. 12:20 JESUS e os intelectuais gregos. Gentios (não judeus), intelectuais (a Grécia é o berço da filosofia).

     Obs.: JESUS se relacionou com todos da mesma forma, honesta, sincera e amorosamente. Para ELE não havia religioso e incrédulo, rico ou pobre, santo ou profano, estultos ou intelectuais, normais ou deficientes, judeus ou gregos. Com TODOS ELE SE RELACIONAVA.

OBSERVEMOS OUTROS EXEMPLOS:

     ??? Jo. 1:35-50 André, Simão, Felipe e Natanael. Se comunicaram (se relacionaram) e um AJUDOU o outro a se tornar seguidor de JESUS.

     ??? At. 3:1-10 Pedro, João e o paralítico (pobre e miserável mendigo que fica à porta do Templo pedindo esmola; foi confrontado com a verdade e foi liberto).

     ??? At. 8:26-40 Felipe e o Eunuco (administrador de Candáce, rainha dos etíopes). Felipe se aproximou, estabeleceu com ele uma conversa “entendes o que lês”. Contato estabelecido, Espírito Santo operando, conversão, batismo missão.

     ??? At. 14:1-28 Paulo e Barnabé em Icônio, Listra, Derbe. Pregaram com ousadia a Palavra do Senhor, e isto fizeram no meio do povo, se misturando e se relacionando com o povo.

     ??? At. 16:13-15 Paulo e Timóteo. Apresentando o Evangelho a Lídia e a outras mulheres.

     ??? At. 16:25-34 Paulo e Silas evangelizando e se relacionando com o carcereiro de Felipos e sua família.

     Será que é possível EVANGELIZAR (FAZER DISCÍPULOS) ficando a distância? Será que é possível EVANGELIZAR ficando separado e isolado como monge?

“MANTENHA DISTÂNCIA”. Não me toque se não você vai me contaminar. Este é um erro grosseiro, que revela, dentre outras coisas, falta de santidade. JESUS (perfeitamente santo) se relacionava com todas as pessoas. Os primitivos cristãos (cristãos de verdade) também o faziam. E NÓS O QUE FAZEMOS???

     SEM NOS RELACIONAR COM AS PESSOAS NÃO PODEMOS APRESENTAR CRISTO À ELAS, NEM ELAS A CRISTO.

     CONCLUSÃO: Somos LUZ e SAL. E se nós não salgar e não iluminar para que mais prestaremos? (Mt. 5:13).

     Somos o perfume de CRISTO. Somos a carta de CRISTO. Temos que ser abertos como cartas para ser lidos, temos que ser abertos como frascos de perfume para exalar o conteúdo. Precisamos exalar o perfume de CRISTO, e deixar que CRISTO seja lido, sentido e visto em nós.

     QUE DEUS NOS FAÇA VIVER ASSIM.

 

Versículo do Dia

Mc 9:16

"E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles? "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

82 - A IMPORTÂNCIA DO LAR...

     Você já se deu conta da importância do seu lar?      Não nos referimos ao valor financeiro da sua casa, mas da importância do aconchego do lar. Na...

78 - UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS, MUITO, NOS APROXIMA

      Fato ocorrido em 1892, verdadeiro e integrante de biografia. Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu...

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de...

22 - A TEIA - MURO DE FÉ

      Uma vez, certo homem foi perseguido por vários malfeitores que queriam roubá-lo e matá-lo.      Na sua fuga, o homem entrou numa gruta, os malfeitores começaram a...

18 - DEUS NÃO QUER RESTOLHOS

     A oferta faz parte da vida cristã.      A mordomia bíblica ensina como, quando, porque e para que o cristão agradece ofertando.      A fé no Senhor Jesus...