Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

A EVANGELIZAÇÃO 3

A EVANGELIZAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO

Textos Básicos: Jo. 7:38,39; At. 1:8

     A razão de sermos cheios do Espírito Santo não é apenas e simplesmente para ADORAR, ORAR e ter COMUNHÃO na igreja, em função do nosso próprio bem estar espiritual. A razão de sermos cheios do Espírito Santo é para que sejamos TESTEMUNHAS autorizadas do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Nossa vida é alicerçada no Espírito Santo, portanto, não nos é permitido viver uma vida cristã séria, sem compaixão e ação em busca dos perdidos. O maior ATRIBUTO de uma vida cristã de QUALIDADE, é o fato de que ela é TRANSMISSÍVEL, ou seja, a verdadeira vida cristã é abundante e por ser assim ela se alastra, contagiando desta forma as outras pessoas.

     Jo. 7:38,39 “... DO SEU INTERIOR CORRERÃO RIOS DE ÁGUA VIVA”. O QUE SIGNIFICA ISSO???

     Significa: fluir, derivar, sair naturalmente vida através do salvo, tão normal e natural quanto à água que salta ou sai da fonte formando um rio e espalhando vida. É EXATAMENTE ISTO QUE O ESPÍRITO SANTO PROCESSA EM NOSSA VIDA.

     A nossa vida é a BASE DO ESPÍRITO SANTO:

     A nossa ação (EVANGELIZAR).

     A nossa conduta (O modo como vivamos o que falamos).

     O que somos e o que fazemos.

     O Espírito Santo usa-nos para alcançar outras pessoas. A nossa vida é uma espécie de base de lançamento de onde o Espírito se lança para outras vidas. (Assim como há base para lançamento de foguetes para o espaço sideral, também há bases que o Espírito Santo usa para lançar-se para o espaço interior de vidas humanas).

     Obs.: Por isso há algo de errado na vida do salvo que não se preocupa em FAZER DISCÍPULOS. Pois uma fé bíblica e uma vida cristã normal fazem o crente carregar sobre si o peso (responsabilidade) de uma dívida permanente para com os não salvos. Em Romanos 1:14 o apóstolo diz: “EU SOU DEVEDOR...” e quem foi este apóstolo de Cristo? Foi uma das maravilhosas bases que o Espírito Santo usou para se projetar para outras vidas, quem foi estes??

     O Espírito que operou a nossa salvação e que habita em nós, usa-nos como peças fundamentais para chegar a outros e fazer o mesmo. É partindo da nossa vida, o que somos e fazemos (nossa conduta), que o Espírito Santo poderá convencer do pecado da incredulidade e converter outros a Cristo. Isto é maravilhoso, é espetacular, é bom demais; mas acima de tudo; é algo NORMAL e NATURAL, que acontece pelo SIMPLES e PROFUNDO fato de sermos crentes em Cristo Jesus tendo-o como Senhor e Salvador. Jo. 7:38,39.

     Quem crê em Cristo tem a vida de Cristo em seu interior através do Espírito Santo, e esta vida flui naturalmente pelo fruto do Espírito (Gl. 5:22). Isto é maravilhoso... Mas não é algo excepcional, extraordinário... Mas é algo NORMAL.

NOTA: Muito bem, então o salvo (o cristão) tem Jesus Cristo em sua vida através do Espírito Santo, e deve viver Jesus Cristo em sua vida (conduta, procedência, maneira de viver) para que desta forma seja uma base de lançamento do Espírito Santo para alcançar outras vidas.

     ISTO É UM GRANDE PRIVILÉGIO, MAS TAMBÉM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE.

     At. 1:8 “SER-ME-EIS” SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS:

     SER Ser e não fazer acontecer, o cristão, o discípulo não é aquele que faz e acontece, mas sim aquele que É.

     MINHAS Próprias de Jesus Cristo, que advogam (defendem) a mesma causa de Cristo, testificam com a vida (com o que são).

     TESTEMUNHAS As primeiras falaram do que viram e tinham na própria vida, nós falamos do que não vimos com os olhos físicos, mas que vimos com os olhos da fé (Hb. 11:1), e temos em nós pelo Espírito Santo (I Cor. 6:19).

     Vamos pensar um pouco mais, sobre o que Jesus Cristo ensina sobre o Espírito Santo na EVANGELIZAÇÃO, vamos pensar mais em At. 1:8:

     >> O TESTEMUNHO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO Sem o qual não há testemunho, sem o qual o testemunho passa a ser um “TRISTEMUNHO”, isto é, sem o PODER DO ESPÍRITO SANTO o testemunho do salvo não passa de um mero esforço humano estérico em sua ação e estéril em seu fruto, não passa de agitação sem conteúdo e sem resultados. Não adianta ter recursos, talentos, métodos... Se não tiver o poder do Espírito, não terá qualidade e capacidade para EVANGELIZAR.

     >> IMAGINEMOS O TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS NO DIA DE PENTECOSTES SEM O PODER DO ESPÍRITO:

     >> Como falariam com tanta coragem?

     >> Como encarariam tamanha multidão? (16 nacionalidades ali estavam, num aglomerado de aproximadamente dez mil pessoas).

     >> Como aconteceriam as três mil conversões?

     >> Como pessoas de línguas diferentes entenderiam as grandezas de DEUS?

     Obs.: Sem o Espírito Santo não haveria nada. NÃO SERIA EXATAMENTE ISSO QUE TEM FALTADO HOJE???

     >> O PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO TAMBÉM ERA OBRA DO ESPÍRITO:

     >> Jerusalém deveria começar ali. Tem que começar aqui. Começa na nossa casa. SE OS EFEITOS DA NOSSA FÉ NÃO SÃO SENTIDOS ONDE ESTAMOS, COMO PODERÃO SER SENTIDOS A DISTÂNCIA???

     >> Toda Judéia deveria se alastrar, observar o princípio do contágio, todo judeu, toda região.

     >> Samaria os lugares vizinhos também, mesmo os samaritanos tão repudiados. NÃO HÁ ESPAÇO PARA PRECONCEITOS NO FAZER DISCÍPULOS.

     >> Até os confins da Terra todas as nações, todas as raças, todas as tribos. Até a última nação ser atingida. Até a última língua seja ensinada a mensagem do hebraico e grego.

     NOTA: Notemos que há um trabalho programado por Jesus Cristo, levado a cabo (levado a prática) pelo Espírito Santo usando nossas vidas. Não somos nós que traçamos o plano, muito menos nós que executamos, apenas (e pela GRAÇA), somos ferramentas.

     Obs.: IRMÃOS, só a Igreja pode fazer isso, mais ninguém, logo só você pode fazer isso. NINGUÉM PODE SER TESTEMUNHA DE CRISTO SEM TÊ-LO NA VIDA; e só a igreja o tem, só o povo de DEUS do qual você faz parte, 

     CONCLUSÃO: TESTEMUNHAR DE JESUS CRISTO é apresentar sua obra Salvadora ao mundo perdido, apresentar a encarnação, a vida (o ministério), a morte, a ressurreição e a ascensão. E apresentar com marcas vivas, ou seja, com resultados práticos numa conduta santa.

     Para que a testemunha seja fiel é preciso que ela apresente somente o que sabe e conhece. O que nós sabemos e conhecemos de Jesus, é o que o Espírito Santo nos ensinou (Jo. 16:13,14; 15:26).

     Nós não vimos: A encarnação, a vida (ministério), a morte, a ressurreição e a ascensão. Então como podemos testemunhar? Mas e a FÉ? NÓS VIMOS PELA FÉ. SIM. E MUITO MAIS, PELO ESPÍRITO SANTO AS TEMOS EM NÓS (infundidas em nós pelo Espírito) como marcas de Cristo.

     Isto é importantíssimo, isto é tudo que precisamos para EVANGELIZAR no poder DO ESPÍRITO SANTO.

     QUE ASSIM SEJA.

 

Versículo do Dia

Cl 4:7

"Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no SENHOR, vos fará saber o meu estado; "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

212 - O QUE VOCÊ FARIA SE CADA VEZ QUE VOCÊ QUISESSE UMA PESSOA, ELA NÃO ESTIVESSE POR PERTO?

     O que você faria, se a cada momento em que você estivesse super feliz... existisse 10 de tristezas???? O que você faria se seu amigo morresse amanhã e...

47 - TEMPO PARA UM CAFÉ

      Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas...

74 - NADA NA VIDA ACONTECE EM VÃO

     Se um dia ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto...

199 - UMA GERAÇÃO NARRA SUAS MARAVILHAS PARA A PRÓXIMA

(Salmo 22:30)      O Livro dos Salmos sublinha assim a importância da transmissão de valores e das tradições que fazem parte da nossa rica história de família.      Junto aos...

10 - CONSERVE O JARDIM

      Um esposo foi visitar um sábio e disse-lhe que já não amava sua esposa e que pensava em separar-se. O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas...