Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

DEUS PODE SALVAR A SUA CIDADE

Pr. Silas Quirino de Carvalho

VOCÊ QUER? VOCÊ CRÊ?
“... Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor...” Gênesis 18:14
“Pois para Deus nada é impossível...” Lucas 1:37
“Disse Jesus: TIRAI A PEDRA. Disse Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois é o quarto dia. Não te disse que se creres verás a glória de Deus?” João 11:39-40

     Foi Deus quem criou cada nação e cada cidade. Deus ama as cidades e as nações. (Isaías 45:12; Êxodo 19:5,6).

     As cidades são formadas por pessoas: são pessoas organizadas em sociedade para serviço mútuo e cuidado mútuo. As cidades são pessoas. Deus ama as pessoas e ama as cidades.

     As cidades são provisões estruturais de Deus para Ele cuidar e suprir as pessoas, porque Ele é quem dá a todos vida, a respiração e todas as coisas; e estabelece, no início, os limites de cada cidade e nação (veja Atos 17:25-26; Isaías 45:12). As cidades são a nossa família maior. Cada habitante da nossa cidade, cada pessoa que conosco faz a nossa cidade é nosso parente próximo todos os que fazem à cidade conosco são nossos parentes (Atos 9:1-3). Somos responsáveis uns pelos outros somos guardados dos nossos irmãos (não sejamos como Caim).

     A nossa cidade é também a nossa casa, a nossa habitação. É através dela que Deus supre todas as nossas necessidades. Nela e através dela trabalhamos, formamos nossas famílias imediatas, somos educados, treinados profissionalmente; é nela e através dela que recebemos sustento diário, provisões de saúde. É em nossa cidade que adoramos, cultuamos e servimos ao Deus vivo etc.

     A sua cidade é importante para você?

          Você ama a sua cidade?

               Deus ama a sua cidade enquanto cidade.

                    Deus ama as pessoas que fazem a sua cidade.

     VOCÊ É FILHO (a) DO DEUS VIVO, NASCIDO (a) DE NOVO EM CRISTO? Se o é, então você ama a Jesus; e se você ama Jesus, então deve amar a sua cidade e lutar pela salvação dela.

     Deus salvou você do pecado e da condenação do pecado, do domínio de satanás e do inferno. TAMBÉM para você repartir o amor de Jesus com a sua cidade, demonstrar o amor de Deus às pessoas e à cidade.

     JESUS AMA AS CIDADES. Ele ama a sua cidade e busca que você diga isso à sua cidade, a cada pessoa, e demonstre isso.

     Apesar das coisas horríveis que acontecem em sua cidade, da conduta indevida de pessoas, da feitiçaria, idolatria, satanismo, ciúmes, imoralidade, corrupção, desonestidade, etc., É DEUS QUEM CUIDA DA SUA CIDADE, sabia? Recorde o que Ele revela no Salmo 127:1: “Se o Senhor NÃO GUARDAR a cidade, em vão vigia a sentinela”.

     Ainda temos ordem em nossas cidades; ainda temos o direito de ir e vir; ainda podemos sentir protegidos dentro das nossas casas e dormir às noites, PORQUE DEUS GUARDA a nossa cidade.

     Amar a cidade é amar as pessoas que fazem à cidade. De fato, se amamos a Deus verdadeiramente, amaremos as pessoas, o nosso próximo. Em Mateus 22:35-39, um doutor da lei interroga a Jesus para O experimentar:

     “Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo semelhante a este, é: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”.

     A principal evidência de que amamos as pessoas é a nossa compaixão espiritual pela condição espiritual e eterna delas, e o nosso envolvimento de coração, nossa ação e atuação concreta pela salvação, libertação e curas destas vidas (veja o exemplo e mandamento de Jesus em Mateus 9:35-38).

     Deus entrega as cidades aos Seus filhos que estão nela. Ao sermos salvos pela graça, mediante a fé (Efésios 2:8-9), somos lavados (libertos) dos nossos pecados pelo sangue d'Aquele que nos ama e compramos para Deus, com o Seu sangue; e como fruto desta GRAÇA extraordinariamente maravilhosa, SOMOS FEITOS REIS E SACERDOTES para reinarmos com Cristo sobre a terra (Apocalipse 1:5-6; 5:9-10; I Pedro 2:9-10; Apocalipse 11:15).

     Na nota de Apocalipse 5:10, na Bíblia Plenitude, encontramos esta viva exposição:

     “Como um sacerdócio real, os santos REINAM agora com Cristo na terra através de seu LOUVOR, de suas ORAÇÕES e de seu TESTEMUNHO em palavras e ações”.

     Esse sentido de louvor está em progresso (avanço) agora e durante toda a história da redenção.

     Deus AMA a sua cidade.

     Deus PODE salvar a sua cidade.

     Deus QUER salvar a sua cidade.

     Deus salvou você, em sua cidade, e/ou o transferiu para ela já salvo, para entregá-lo a você, juntamente com seus irmãos dois já representam a Igreja, porque é plural. Jesus enviou os DOZE e os SETENTA de dois em dois. Veja Mateus 18:18-20.

     Deus ENTREGA a sua cidade a você, para você reconquistá-la para Ele, e reinar com Jesus nela.

     AME a sua cidade e comece a RECONSQUISTÁ-LA PARA DEUS.

     POR QUE RECONQUISTAR, SE AS CIDADES JÁ PERTENCEM AO SENHOR?

     “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos e todos os que nele habitam, pois Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre as águas”. Salmos 24:1-2

     Em atos 17:26 diz o Senhor: “De um só fez (Deus v.24) TODAS as nações dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os LIMITES da sua habitação (ênfase acrescentada)”.

     Deus estabeleceu o nascimento e a duração de cada nação; estabeleceu o lugar exato onde cada uma haveria de fixar-se, estabeleceu suas fronteiras (esta é a razão porque há respeito às fronteiras entre as nações); Ele estabeleceu, igualmente, as cidades com as suas características próprias, com seus limites, e é Ele quem distribui as pessoas para formarem as cidades e as nações.

     “Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, Aquele que o formou: quereis saber das coisas futuras? Quereis demandar acerca de Meus filhos, e acerca das obras das Minhas mãos? Eu fiz a terra e criei nela o homem. As Minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Eu despertarei a Ciro na minha retidão. Endireitarei todos os seus caminhos. Ele reedificará a Minha cidade, e soltará os Meus cativos não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos Exércitos”. Isaías 45:11-13

     Em Lucas 4:5-6 encontramos a resposta do por que temos que RECONQUISTAR as nossas cidades: “O diabo, levando-o (Jesus) a um alto monte, mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, pois a mim me foi entregue e a dou a quem eu quiser”. Lucas 4:5-6. Veja também Isaías 14:12.

     O diabo diz a Jesus: “Estes reinos foram entregues a mim...”. Jesus não o contestou. Quem entregou ao diabo todos os reinos (nações, estados, cidades) do mundo? Foi ADÃO, lá no Édem.

     Jesus, o segundo Adão (I Coríntios 15:45; Romanos 5:14,15), na cruz, cancelou toda a transação de enganador com o primeiro Adão; cancelou as nossas dívidas em Adão (Colossenses 2:14,15), desfez as obras do diabo (I João 3:9), “... Os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do Seu Cristo...”. (Apocalipse 11:15).

     Jesus na cruz e na ressurreição retomou tudo que o diabo havia usurpado em Adão; e no Pentecostes, trouxe a Sua igreja (o Seu Corpo) à existência histórico-espiritual, à existência visível, para a continuação da manifestação do Seu reino (Lucas 11:20; Mateus 12:28; Lucas 10:9; Mateus 9:35; 4:23-24), e em Seu Nome delegou a Sua autoridade à igreja contra satanás. Ele declara:

     “Edificarei Minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela... e tudo que...” (Mateus 16:18-19).

     O diabo não tem mais direito legal sobre os reinos do mundo, porque Jesus cancelou na cruz o que ele havia usurpado através de Adão. O controle que ele exerce hoje é sobre pessoas, que não receberam a Jesus, e através de pactos que elas fazem com ele. Ao desfazer esses pactos, em Nome de Jesus, o diabo não tem o que reivindicar mais (Marcos 16:16,17; Lucas 9:1,2; 10-17-19).

“... AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA...”

O QUE SIGNIFICA?

A) Que neste tempo, enquanto Jesus está edificando a Sua igreja, a IGREJA MILITANTE, cada congregação e cada pessoa que a compõe tem que GUERREAR CONSCIENTEMENTE CONTRA OS PODERES DO INFERNO contra o diabo, o seu reino e toda a sua obra;

B) Que a vitória da igreja de Jesus contra o diabo e todas as suas obras já está decretada;

C) Que cada congregação da igreja de Jesus Cristo, para ser vencedora, tem que lutar conscientemente contra o diabo e o seu reino “...as portas do inferno...”. “...NÃO PREVALECERÃO...”; vt. Efésios 6:12.

POR QUE A IGREJA DE JESUS TEM QUE LUTAR, GUERREAR CONTRA O DIABO E SEU REINO?

1º) Por causa da sua natureza ser o Corpo de Cristo (Apocalipse 12:17), e o diabo odeia a Jesus;

2º) Porque o diabo quer destruir a vida bíblica da igreja a todo custo (João 10:10, Mateus 13:36-46);

3º) Por causa da TAREFA que recebeu de Jesus tirar (arrancar) dos poderes do inferno os que estão presos e escravizados pelo diabo (Colossenses 1:13; Atos 26:18);

     Somos os instrumentos de Deus para libertar as pessoas do reino e domínio do diabo. Deus não tem outro plano.

     Estamos na terra território onde o diabo exerce o seu reino temporariamente vivemos nos limites do seu território. Buscar a salvação das pessoas é invadir o território dele e estourar o seu cativeiro. Veja:

     Lucas 4:5-6; II Coríntios 4:4; Efésios 2:2,3; João 12:31; 14:30; 16:11;

     Atos 26:18; Colossenses 1:13; Lucas 4:18,19; Atos 10:38; Lucas 11:21-26; 10:1-20; 8:12-14.

 

Versículo do Dia

Rt 3:2

"Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

189 - RETROCEDER NUNCA, DESISTIR JAMAIS!

     Estas palavras devem nos acompanhar para sempre em nossa vida cristã. São estas as palavras de um ator cinematográfico, mas que em sua vida diária as evidências não...

213 - DEUS QUER O SEU BEM

“… Para que tudo vá bem [com vocês]...” Deuteronômio 5:29      Quando Deus lhe diz para fazer alguma coisa que parece difícil ou desagradável, Ele não está tentando complicar sua...

62 - DOUTORAS...

     “Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo... Dê a eles o seu melhor.”      Certo dia, uma mulher chamada Anne foi...

106 - ENVELHEÇO

     Envelheço quando me fecho para as novas idéias e me torno radical.      Envelheço quando o novo me assusta. E minha mente insiste em não aceitar.      Envelheço...

120 - UM SORRISO

     Um SORRISO não custa nada e rende muito.      Um SORRISO enriquece quem recebe sem empobrecer quem o dá.      Um SORRISO dura somente um instante, mas seus...