Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

O DERRAMAR DA ÁGUA VIVA

João 7:37-53

     A festa durou oito dias, e no oitavo dia havia “Santa Convocação [...] reunião solene” (Levítico 23:36; Números 29:35ss e Neemias 8:18). Quando o povo agradecia a Deus na celebração dos Tabernáculos por todos os frutos do ano que passara tanto VINHO e OLIVAS como CEVADA e TRIGO eles não esqueciam da CHUVA (água) que recebiam, sem a qual nada teria CRESCIDO. Uma associação desta festa com chuva adequada está implícita em Zacarias 14:16ss. A cerimônia de derramamento de água, usada na festa dos Tabernáculos nos dois séculos antes de 70 d.C., não é mencionada no A.T. (com a exceção duvidosa de I Samuel 7:6), mas é provável que ela fosse bastante antiga. Esta cerimônia, que tinha a intenção de reconhecer a bondade de Deus em_enviar chuva e garantir um suprimento abundante para o período seguinte, era realizada no alvorecer dos primeiros sete dias da festa. Uma procissão liderada por um sacerdote descia ao tanque de Siloé (enviador Isaías 8:6), onde um jarro de ouro era enchido de água e levado ao Templo na hora da oferta do sacrifício matinal. Então a água era derramada em um funil no lado ocidental do altar, e o coral do Templo começava a cantar o grande Hallel que era os Salmos 113 a 118.

JESUS CRISTO DECLARA

     “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.”

     Jesus já falara a mulher samaritana sobre as propriedades superiores da água viva: “Àquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para vida eterna.” João 4:14. Jesus agora esclarece que esta fonte refresca não a própria alma, mas transborda para refrigerar as vidas de outras pessoas. “Como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Mas onde exatamente a Escritura diz isto? No contexto do livro de Zacarias, ao qual foi feito referência há pouco, ficamos sabendo que “correrão de Jerusalém águas vivas” Zacarias 14:8a. Ezequiel que dá mais detalhes sobre estas águas, acrescenta que “tudo viverá por onde quer que passe este rio” Ezequiel 47:9. O cumprimento desta profecia e de outras semelhantes. Veja Joel 3:18, Isaías 33:21.

A ÁGUA DERRAMADA PRODUZIRÁ

     Uvas boas - Vinho novo. A alegria seria derramada sobre o povo ou a pessoa, pois sua vida estaria coberta de proteção, ou seja, (o simbolismo do sangue derramado, qualquer pessoa protegida é alegre, radiante e segura) e também no momento da colheita da uva e até o preparo do vinho era somente alegria e regozijo. Pois aqueles atos (colher e preparar o vinho) garantiam que as Festas Judaicas seriam cheias de gozo. Salmos 104:15; João 2:7-9, a água viva sempre produzirá vinho novo.

     Não é assim na vida, quando nos sentimos seguros, protegidos, retomamos o ânimo e a alegria e paz repousam sobre nós, Jesus nossa água viva fluirá sempre através de nós e isto já é uma segurança e verdadeira alegria.

     Boas Azeitonas Olivas Azeite - O azeite era um símbolo de vida, pois, as comidas eram preparadas com ele (I Reis 17:12-16), as lâmpadas do candeeiro do Templo eram acesas por ele Êxodo 25:6; Levítico 24:2; O azeite era empregado cerimonialmente por ocasião da consagração dos sacerdotes Êxodo 29:2, por ocasião da purificação dos leprosos Levítico 14:10-18, durante os sacrifícios diários Êxodo 29:40 e por ocasião do término do voto dos Nazireus Números 6:15.

     O azeite que significa o derramar do Espírito Santo sobre nós, sempre produzirá vida. A água da vida jorrando dentro de nós produzindo este azeite em nós, nos untando e também untando aos outros.

     A Cevada um dos alimentos básicos de Israel - Deuteronômio 8:8 - A cevada também era o alimento básico das classes mais pobres (Rute 2:17, Ezequiel 4:9; João 6:9). Era usada como forragem para cavalos e o gado (I Reis 4:28). Em Juízes 7:13-14 aparentemente simboliza um Israel reformado e pronto para conquistar o que era seu por direito, ou seja, a aplicação da justiça de Deus para com os ímpios e pecadores, por isso a cevada em nossas vidas nos dá um convite a sermos reformados e prontos para a conquista, e darmos aos outros o mesmo ânimo que recebemos.

     O Trigo, o Cereal da Vida - O Trigo fazia parte importantíssima da dieta dos filhos de Israel - Juízes 6:11; Rute 2:23; II Samuel 4:6, e a colheita do trigo era empregada como ponto de referência do calendário - Gênesis 30:14; I Samuel 6:13; 12:17. Por causa de sua importância como alimento, figura nas Escrituras como símbolo da BONDADE e da PROVISÃO DE DEUS - Salmos 81:16; 147:14. Era usado como oferta de cereais no culto do Templo - Esdras 6:9; 7:22 e também foi parte dos sacrifícios oferecidos por Davi na eira de orna - I Crônicas 21:23.

     O trigo é sinônimo de vida espiritual, vivida diante de Deus, pois só quem tem vida com Deus é que pode oferecer Dele ao pecador (perdidos) e as pessoas. O trigo é alimento - Jesus em mim alimentando aos outros através de mim (Salmos 81:16).

     Os rios de água viva fluem mediante o derramar do Espírito Santo em nós, produzindo vida onde nós estivermos. Sua vida fluirá mediante a santidade que você demonstra perante Deus. Pois as pessoas se encherão de Jesus Cristo à medida que a autoridade Dele estiver em você como seu discípulo.

     Por isso seja sempre cheio do Espírito Santo!!!

     Lembre-se: A função de uma fonte é jorrar água ao sedento, por isso veja se você tem conseguido ser esta fonte a jorrar no mundo.

 

Versículo do Dia

At 9:26

"E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

223 - A HISTÓRIA DO PATO

     Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda, foi-lhe dado um estilingue para brincar no mato.      Ele praticou na floresta, mas nunca conseguia acertar...

29 - OUVINDO DEUS

     Você acredita no que ouve?????      Eram aproximadamente 10 horas quando um jovem começou a dirigir-se para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir: - ...

197 - INCONSTÂNCIA

     Uma das mais sérias doenças do caráter é a inconstância. Inconstante é aquela pessoa que começa a fazer alguma coisa e nunca a conclui. Está sempre dando início...

91 - UM DESAFIO DE DEUS

     Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping. Não é engraçado como uma hora é tão...

49 - A HISTÓRIA DO FLEMING

     Fleming era um pobre fazendeiro escocês. Um dia ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Correu para lá. Encontrou um menino enlameado até...