Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

O DERRAMAR DA ÁGUA VIVA

João 7:37-53

     A festa durou oito dias, e no oitavo dia havia “Santa Convocação [...] reunião solene” (Levítico 23:36; Números 29:35ss e Neemias 8:18). Quando o povo agradecia a Deus na celebração dos Tabernáculos por todos os frutos do ano que passara tanto VINHO e OLIVAS como CEVADA e TRIGO eles não esqueciam da CHUVA (água) que recebiam, sem a qual nada teria CRESCIDO. Uma associação desta festa com chuva adequada está implícita em Zacarias 14:16ss. A cerimônia de derramamento de água, usada na festa dos Tabernáculos nos dois séculos antes de 70 d.C., não é mencionada no A.T. (com a exceção duvidosa de I Samuel 7:6), mas é provável que ela fosse bastante antiga. Esta cerimônia, que tinha a intenção de reconhecer a bondade de Deus em_enviar chuva e garantir um suprimento abundante para o período seguinte, era realizada no alvorecer dos primeiros sete dias da festa. Uma procissão liderada por um sacerdote descia ao tanque de Siloé (enviador Isaías 8:6), onde um jarro de ouro era enchido de água e levado ao Templo na hora da oferta do sacrifício matinal. Então a água era derramada em um funil no lado ocidental do altar, e o coral do Templo começava a cantar o grande Hallel que era os Salmos 113 a 118.

JESUS CRISTO DECLARA

     “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.”

     Jesus já falara a mulher samaritana sobre as propriedades superiores da água viva: “Àquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para vida eterna.” João 4:14. Jesus agora esclarece que esta fonte refresca não a própria alma, mas transborda para refrigerar as vidas de outras pessoas. “Como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Mas onde exatamente a Escritura diz isto? No contexto do livro de Zacarias, ao qual foi feito referência há pouco, ficamos sabendo que “correrão de Jerusalém águas vivas” Zacarias 14:8a. Ezequiel que dá mais detalhes sobre estas águas, acrescenta que “tudo viverá por onde quer que passe este rio” Ezequiel 47:9. O cumprimento desta profecia e de outras semelhantes. Veja Joel 3:18, Isaías 33:21.

A ÁGUA DERRAMADA PRODUZIRÁ

     Uvas boas - Vinho novo. A alegria seria derramada sobre o povo ou a pessoa, pois sua vida estaria coberta de proteção, ou seja, (o simbolismo do sangue derramado, qualquer pessoa protegida é alegre, radiante e segura) e também no momento da colheita da uva e até o preparo do vinho era somente alegria e regozijo. Pois aqueles atos (colher e preparar o vinho) garantiam que as Festas Judaicas seriam cheias de gozo. Salmos 104:15; João 2:7-9, a água viva sempre produzirá vinho novo.

     Não é assim na vida, quando nos sentimos seguros, protegidos, retomamos o ânimo e a alegria e paz repousam sobre nós, Jesus nossa água viva fluirá sempre através de nós e isto já é uma segurança e verdadeira alegria.

     Boas Azeitonas Olivas Azeite - O azeite era um símbolo de vida, pois, as comidas eram preparadas com ele (I Reis 17:12-16), as lâmpadas do candeeiro do Templo eram acesas por ele Êxodo 25:6; Levítico 24:2; O azeite era empregado cerimonialmente por ocasião da consagração dos sacerdotes Êxodo 29:2, por ocasião da purificação dos leprosos Levítico 14:10-18, durante os sacrifícios diários Êxodo 29:40 e por ocasião do término do voto dos Nazireus Números 6:15.

     O azeite que significa o derramar do Espírito Santo sobre nós, sempre produzirá vida. A água da vida jorrando dentro de nós produzindo este azeite em nós, nos untando e também untando aos outros.

     A Cevada um dos alimentos básicos de Israel - Deuteronômio 8:8 - A cevada também era o alimento básico das classes mais pobres (Rute 2:17, Ezequiel 4:9; João 6:9). Era usada como forragem para cavalos e o gado (I Reis 4:28). Em Juízes 7:13-14 aparentemente simboliza um Israel reformado e pronto para conquistar o que era seu por direito, ou seja, a aplicação da justiça de Deus para com os ímpios e pecadores, por isso a cevada em nossas vidas nos dá um convite a sermos reformados e prontos para a conquista, e darmos aos outros o mesmo ânimo que recebemos.

     O Trigo, o Cereal da Vida - O Trigo fazia parte importantíssima da dieta dos filhos de Israel - Juízes 6:11; Rute 2:23; II Samuel 4:6, e a colheita do trigo era empregada como ponto de referência do calendário - Gênesis 30:14; I Samuel 6:13; 12:17. Por causa de sua importância como alimento, figura nas Escrituras como símbolo da BONDADE e da PROVISÃO DE DEUS - Salmos 81:16; 147:14. Era usado como oferta de cereais no culto do Templo - Esdras 6:9; 7:22 e também foi parte dos sacrifícios oferecidos por Davi na eira de orna - I Crônicas 21:23.

     O trigo é sinônimo de vida espiritual, vivida diante de Deus, pois só quem tem vida com Deus é que pode oferecer Dele ao pecador (perdidos) e as pessoas. O trigo é alimento - Jesus em mim alimentando aos outros através de mim (Salmos 81:16).

     Os rios de água viva fluem mediante o derramar do Espírito Santo em nós, produzindo vida onde nós estivermos. Sua vida fluirá mediante a santidade que você demonstra perante Deus. Pois as pessoas se encherão de Jesus Cristo à medida que a autoridade Dele estiver em você como seu discípulo.

     Por isso seja sempre cheio do Espírito Santo!!!

     Lembre-se: A função de uma fonte é jorrar água ao sedento, por isso veja se você tem conseguido ser esta fonte a jorrar no mundo.

 

Versículo do Dia

Sl 50:20

"Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

226 - DORMIR POUCO FAZ COM QUE TOMEMOS DECISÕES ARRISCADAS

     A falta de sono potencializa as decisões arriscadas por um excesso de otimismo, segundo conclui um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke em Durham (Estados Unidos)...

157 - COMO POSSO FICAR ACIMA DAS RIXAS E COMPETIÇÕES NO TRABALHO?

     Reconheça que DEUS é o seu patrão.      Ninguém está imune à tentação de participar das rixas e competições no serviço. Talvez descubra para a sua surpresa, como...

217 - DEUS DIZ "ESPERE"

  “[Seus] passos… são ordenados pelo Senhor...” Salmo 37:23      O que fazer quando as portas que você pensou terem sido abertas por Deus se fecham estrondosamente? Você para e pensa:...

43 - E TUDO PARECIA TÃO SEGURO

     Corria o ano de 1912. O Titanic preparava-se para sua viagem inaugural, construído com a melhor tecnologia da época, o navio foi apresentado ao público como a obra...

174 - A FONTE DE ÁGUA VIVA!

     Quando você está com sede, nada é tão bom quanto um copo de água fresca! É claro que a água só satisfaz você temporariamente. Depois, você tem necessidade...