Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

PROPÓSITOS DAS FORTALEZAS CONTRA OS CRENTES

     Por que o diabo ataca tanto os crentes (discípulos de Jesus) e porque ele luta tanto para edificar fortalezas nos crentes? (II Cor. 2:10; 10:3-5; 11:2-3,14, 15) - Não podemos subestimar suas maquinações. Militar descreve um exército em guerra.

     O diabo sabe que toda pessoa que VERDADEIRAMENTE entregou sua vida, se rende a Jesus Cristo, não lhe pertence mais, foi tirada do seu reino e do inferno; FOI TIRADO DO PODER DAS TREVAS (IGNORÂNCIA) E TRANSPORTADO PARA O REINO DO SEU (de Deus) FILHO AMADO - (Cl.1:13). O diabo sabe que esta pessoa foi VIVIFICADA e que não anda mais segundo o curso DESTE MUNDO, nem segundo o PRÍNCIPE das potestades do ar (Ef. 2:1-3). Ele sabe também quem é crente verdadeiro e quem não é (Lc. 8:11-14); quem tem autoria sobre ele e quem não tem - Veja At. 19:13-16. Ele sabe que não pode arrebatar, um discípulo, uma ovelha de Jesus das Suas mãos (Jo.10: 27,28) e que esta pessoa jamais será condenada ao inferno com ele. Ela está em Cristo, é filha de Deus - herdeira de Deus e co-herdeira de Cristo (Rom. 8:17).

     Antes de uma pessoa render-se a Jesus o diabo faz tudo quando pode, tudo quanto lhe é permitido, para impedir a conversão dela (reveja At. 26:18; II Cor. 4:4; Lc. 8:12-14). MAS QUANDO A PESSOA É SALVA ELE ACIONA O PLANO DOIS. Este plano são as FORTALEZAS e têm pelo menos os seguintes propósitos:

1º) Lutar, pleitear de toda maneira para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR a vida abundante do salvo. Por que ele faz isso sabendo que o crente verdadeiro não lhe pertence mais?

DUAS RAZÕES SÃO ÓBVIAS:

     A) Porque o diabo e os demônios odeiam a VIDA ABUNDANTE. Eles a conheciam e perderam-na. A VIDA ABUNDANTE agride, ofende o diabo. Ela é contrária à natureza dele; pois a natureza normal dele é matar, roubar e destruir (Jo. 10:10 e 8:44).

     B) Porque a VIDA ABUNDANTE dos salvos contagia os que estão perdidos. Estes vivem sob o domínio dele, do diabo Ef. 2:1-3; Mat. 25:41). É a vida abundante vivida; o que mais influência e atrai as pessoas para conhecer a Jesus - Veja At. 2:47; Jo. 13:34,35; Gl. 5:22,23. E hoje, mais do que nunca, isso é fundamental para a Igreja cumprir a sua tarefa. E é lamentável que hoje a maioria dos crentes está vivendo pior do que os comprometidos com as “religiões” humanas que nos cercam. Como atraí-los para Jesus se o que eles vêem em nós e através de nós NÃO revela diferença substancial? Olhe com atenção II Cor. 2:14-16. Veja-o também na “Bíblia Viva”:

“[...] Mas, demos graças a Deus! Porque Cristo, por meio daquilo que fez, triunfou sobre nós, de modo que agora, aonde quer que vamos, Ele nos utiliza para falarmos aos outros a respeito do Senhor, e para espalharmos o Evangelho como um perfume suave. Para com Deus, há um só cheiro refrescante e saudável em nossas vidas. É o perfume de Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não salvos ao nosso redor. Para aqueles que não estão se salvando, parecemos ter odor temível de morte e condenação, enquanto para aquelas que conhecem a Cristo somos perfume vivificante. Mas quem é competente para tarefa dessas?”

2º) O segundo propósito porque o diabo luta tanto para edificar FORTALEZAS nos crentes É PARA NEUTRALIZAR O MINISTÉRIO DELES como discípulos de Jesus Cristo. Ministério que implica basicamente em:

     A) PROCLAMAR, biblicamente, a GLÓRIA de Deus diante e entre todos os povos, nações e pessoas (I Pe 2:9:10; Sl. 96:1-3; Is. 45:1-13, 18; 46:9-13; atente para Is. 48 e Sl. 50),

     B) E no SERVIÇO de cada um de nós para EDIFICAÇÃO da Igreja e para que ela REFLITA e revele a Pessoa de Jesus (veja Ef. 4:15,16; Rm. 12:4-21; Jo. 13:34,35; 17:20-24; II Co. 2:14-16).

3º) Considere o terceiro propósito porque o DIABO busca edificar FORTALEZAS, em nós, ainda mais imundo - USAR OS CRENTES PARA OS SEUS FINS. Cheios de fortalezas não podemos ser usados pelo Espírito Santo, mas o diabo é quem passa a nos usar para o seu serviço maligno e infernal. Você já pensou nisso a seu próprio respeito? Ele procura embaraçar os crentes no pecado para neutralizá-los no Reino de Deus e usá-los no seu reino; para os seus propósitos malignos. E como ele tem conseguido isso!

     Uma coisa que deveria nos afligir muito e nos levar a ponderar é a possibilidade de estarmos sendo usados pelo diabo e não pelo Espírito Santo (Mat. 16:22,23; At. 53:3; I Tm. 4:1,2; 5:14,15; I Jo. 3:10). Se não aprendermos e não nos equiparmos para RESISTIR ao diabo, conscientemente conforme as escrituras, todos acabaremos neutralizados por ele, de alguma forma, através de fortalezas, e daí, usados por ele sem consciência objetiva. “[...] Ninguém pode servir a dois senhores [...]” (Mat. 6:21-24).

 

Versículo do Dia

Lc 23:24

"Então Pilatos julgou que devia fazer o que eles pediam. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

6 - O MILAGRE DO AMOR DE DEUS

      Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade...

224 - TESTAMENTO DE UMA IDOSA COM ALZHEIMER

     Junto com meu testamento, no qual lego a meus filhos e amigos a minha vontade de viver e meu amor a Deus e a toda a criação, faço...

104 - OBSERVE A CACHOEIRA

     Perderia sua canção se fossem tiradas as pedras do seu caminho. São os obstáculos que fazem suas lágrimas prosseguirem. Nenhuma rocha, por mais resistente que seja, é capaz...

175 - UMA LIÇÃO DE EQUILÍBRIO

     Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.      Pegando o jornal que...

81 - CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NASCIMENTO DE JESUS

      Quais são os equívocos mais comuns sobre o nascimento de Jesus Cristo?       A típica história que nós repetidamente ouvimos é:       "Na noite de 25 de Dezembro...