Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

21 - A DECISÃO DE SERMOS COMO JESUS E SUAS IMPLICAÇÕES

JESUS QUERO SER COMO TU EU QUERO SER UM VASO DO TEU AMOR

JESUS QUERO SER COMO TU... (Ajuda-me Jesus, ajuda-me Pai, ajuda-me Espírito Santo... Santo, Santo, Santo!!!)

1 - UMA DECISÃO URGENTÍSSIMA DE CORAGEM E SEM MEDO

     Já começamos a fazer isto, amados, o que estamos declarando e cantando todos os domingos, há alguns anos e principalmente em 2013, e, em vários outros dias e contextos?... Por que ainda não começamos a ser de fato e viver devidamente como Jesus (Romanos 8 e outros)? Se ainda não começamos e o Senhor nos permitir amanhecer amanhã, é (será) o dia, a hora de começar, sem considerar e importar mais o tempo que tiver ficado para trás com as inúmeras vezes que dissemos isso a Jesus Cristo, ao Pai TRIÚNO, e não cumprirmos... Ser como Jesus, ser um vaso do Seu amor! Em que isto implicará? Talvez tenhamos muito receio, muito medo. Mas como está na primeira carta dada através do Apóstolo João - O AMOR VERDADEIRO, O PERFEITO AMOR, OU SEJA, O VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA O MEDO. O medo de crer. O medo de confiar no Senhor totalmente. O medo de depender dele de forma concreta. Qualquer um dos de Hebreus 11 - aqueles mais conhecidos - porque alguns são mencionados mas pouco conhecidos - todos eles, qualquer um deles, teve que tomar decisões bastante radicais diariamente, para confiar e permanecer no Senhor. Cada um, na sua época e no contexto em que viveu, diante da realidade de cada um. Lá, diz a Palavra, que tudo foi pela fé. Por quê? Por que PELA FÉ? É porque eles eram amigos de Jesus (João 15). Para mim é muito chocante conhecer, saber o que ali está e constatar que todos aqueles mencionados em Hebreus 11 viveram ainda na Antiga Aliança. Quando os que nascemos após a vinda de Jesus, dentro da Nova Aliança, já tínhamos muito mais revelação do que eles. Nascemos tendo mais do que eles quanto à revelação do Senhor. Tendo-a completa e escrita. E a obra que Ele já tinha feito na cruz, esmagando a cabeça da serpente e enviando o Espírito Santo para selar, batizar, encher, todos os que quisessem ter aliança com Ele. Todos os de Hebreus 11 foram amigos de Deus. Foram, pensaram, viveram como Jesus, ainda dentro da Antiga Aliança, diante das mais variadas situações durante os anos deles na Terra. Para nós, para este tempo escatológico, estes dias e os próximos dias, iremos mesmo permanecer em Jesus ou não? A decisão é inteiramente nossa. É individual; é pessoal. Mas não basta a gente falar algo que não é verdade em nosso íntimo. Porque se for verdade nós começaremos imediatamente. Daremos o primeiro passo, o segundo, o terceiro. Ou seja, se for verdade sairemos do lugar onde estamos. Mas o que temos feito? Declaramos que vamos permanecer em Jesus, que queremos ser como Ele, o que é sinal de que somos mesmo filhos de Deus, nos termos da Nova Aliança. Eu vou permanecer em Jesus (Jesus, quero ser como Tu!), mas ficamos no mesmo estado, na mesma condição - não temos coragem de fazer o que dizemos. Por quê?

2- A OPRESSÃO IRÁ AUMENTAR

     É claro que a opressão do ex-lucifer, do dragão; a opressão do mundo, da carne, do pecado tem estado intensamente sobre cada indivíduo e cada um que tenha nascido no contexto de aliança com o Senhor. Os do Antigo Testamento nasceram no contexto de Aliança através de Abraão. Os do Novo Testamento entraram nesta Aliança, não através de uma geração humana genética, mas através do Evangelho, do Evangelho do Reino de Deus que chegou às pessoas na Pessoa e ministério de Jesus e prosseguiu ao nascer da Sua Igreja desde Atos 2. A opressão sempre foi muito grande e a gente tem nas Escrituras, em toda a Escritura da Antiga Aliança, inúmeros relatos deste fato. Muitos testemunhos. Ah, quantos testemunhos do rei e profeta Davi, nos Salmos! E em outros lugares, em outros livros onde também aparece a palavra dele, a Revelação Escrita que foi dada através dele? Quanta opressão! A opressão maligna, a opressão de satanás, do ex-lucifer. Isso sempre tem sido intenso; na Nova Aliança então...!? Mas, e agora, para esta hora e para este tempo do fim, isso vai aumentar? A opressão irá aumentar sobre os que irão declarar... irão amanhecer a cada dia dizendo crer em Jesus e permanecer em Jesus nos termos da Palavra Dele? Qualquer um de nós que abre as Escrituras sabe que está opressão só irá crescer, à medida que a volta de Jesus for se aproximando. Portanto, o remanescente será remanescente mesmo. (Recorde sempre, e leve a sério, O Remanescente: Uma Doutrina Alarmante do dia 01-12-13 que cada um de nós recebeu).

3 - O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E A NOSSA DECISÃO PARA AGIRMOS COMO JESUS

     Então, se nós não tomamos a decisão se não tivermos coragem de tomar a decisão por fé, para agir como Jesus, ser como Ele - o que nos falta? De que precisamos de fato!? É claro que isso será impossível sem o batismo ou o enchimento do Espírito Santo (ou ativação do batismo com o Espírito Santo). Mas como isso irá ocorrer? Precisaremos morrer muito, ainda mais, para nós mesmos. Agora e a cada dia. Quais os impedimentos para sermos como Jesus? Amados, quem não Quiser ser como Jesus neste tempo e para este tempo e nos anos seguintes pode ter certeza de que não estará com Ele na Casa do Pai, pois o tipo ou a natureza da nossa rendição a Ele não é o que Ele diz em Sua Palavra para quem SERÁ Seu discípulo. Confira nos Evangelhos!

4- DEIXANDO JESUS DO LADO DE FORA

     Em Apocalipse 3:20 Jesus continua dizendo: EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO... para este tempo, contexto e realidade. O que Ele está declarando é para mim e para você. Quem de nós decide ouvi-LO? É triste, mas temos que ter consciência disto, do fato do que lá está escrito. Se Jesus está à porta batendo é porque ele está do lado de fora. Conquanto sejamos crentes históricos, com história, com anos e com (perdão da palavra) "pedigree", mas se Jesus está batendo é porque se encontra do lado de fora. E, então, se não quisermos ser como Ele agora, como estaremos com Ele quando terminar nossa temporada terrena? Escutemos (com desespero?) o que Ele está dizendo hoje, a mim e a você, em Efésios 5:14!

5- A AÇÃO DA ANTIGA SERPENTE (O DRAGÃO) CONTRA OS QUE TOMAM A DECISÃO DE SER COMO JESUS

     Mas estamos dizendo isso há quanto tempo? É possível que na hora que tomarmos a decisão radical, a partir de hoje, talvez tenhamos medo de que tsunamis venham sobre nós, terremotos venham e prédios, edifícios inteiros caiam sobre nós. O inimaginável comece a aparecer e a vir sobre nós de todos os lados. Possivelmente começando e sendo mais violento a partir da própria casa, do contexto familiar. Porque, claro que cada um de nós sabe que a antiga serpente, o dragão de Apocalipse 12, não quer saber de ninguém desses que têm a petulância de dizer que se rendeu a Jesus, (desses) que creem nEle mediante a Palavra de Jesus nos termos dela, com arrependimento (o crer, a rendição a Ele). O dragão (a serpente), não ficará acomodado com alguém, um sequer, que ouse tomar a iniciativa verdadeira e a ação de ser como Jesus. Ele não ficará de braços cruzados, como não ficou contra Jesus, como está em Lucas 4. "JESUS, QUERO SER COMO TU, QUERO SER UM VASO DO TEU AMOR...”. Ouça para você, neste tempo, e no restante dos seus dias, o testemunho e revelação que está em Atos 20:18, 19 e 28; II Coríntios 11:2,3; II Timóteo 11-13.

6- QUANDO É QUE VAMOS TOMAR A DECISÃO RADICAL DE SERMOS COMO JESUS?

     Será que alguém entre nós acredita que uma pessoa que tornou-se evangélica mas sequer cogitou de ser como Jesus de fato, é um herdeiro de Deus e coerdeiro de Cristo como está em Romanos 8? Alguém entrará na casa do Pai apenas em decorrência de declarações teológicas-religiosas-doutrinárias? Declarações teológicas, declarações religiosas de suposta fé são suficientes para alguém entrar e ser da Casa do Pai? Então, VAMOS TOMAR A INICIATIVA de ser como Jesus! QUANDO? (Tomaremos a iniciativa) para começar a sermos como Jesus quando? Este é o chamado em todas as porções das Escrituras que temos aberto nos últimos meses. (É claro, nós já as abríamos desde quantos anos? ... !). Mas nos últimos meses estas porções todas são para este propósito desta hora. Então 2013 já passou, QUANDO É QUE VAMOS TOMAR A DECISÃO DE SERMOS COMO JESUS DE FATO, LEVANTAR E AGIR ASSIM?

7- SER COMO JESUS ENVOLVE TESTE/PROVAÇÃO

     E ai, o que irá acontecer?

     ...Seremos testados e muito provados. Muito, muito. Cada vez que acontecer a gente deve se lembrar: "Aqui está um teste". Porque Jesus irá nos colocar à prova para podermos, de fato, sermos como Ele. Não há como sermos como Jesus se Ele, o Espírito Santo, o Pai, não nos colocar à prova para virmos a ser como Ele. Então, devemos nos lembrar disso nessas horas. Talvez pagarmos um preço; mas, nos contermos para não pecar. Ouça, continuamente, no restante de seus dias na Terra, Tiago 1,2,3; Romanos 5:1-5; II Pedro 1:2-11 e, 3:1-14; Atos 14:22; II Tessalonicense 1:3-5; Hebreus 10.

     A) NOS TESTES DEVEMOS SER VIGILANTES COMO JESUS

     Porque toda a ação de satanás sobre Jesus, a opressão dele sobre Jesus era para apanhá-LO em alguma situação em que Ele estivesse desprevenido - para que Ele pecasse de alguma forma. Podemos ter certeza de que Jesus viveu vigilante quanto a isso como Filho do Homem. Vigilante! Como está na carta aos Hebreus: Em tudo foi tentado. O tempo todo Ele estava sendo colocado à prova. Através das mais variadas situações. E situações que, talvez, nós sequer conheçamos em nossa geração, para apanhar Jesus em algum momento desprevenido - para induzi-Lo a pecar. E o diabo vai buscar fazer isso com qualquer um de nós que decidir permanecer em Jesus nos termos da Palavra dEle (João 15). Ser amigo de Jesus, viver pela fé de Jesus, ser como Jesus, ser vaso do seu amor... Mas temos que tomar a decisão. Talvez durante um mês ou dois, ou três, tenhamos que "engolir seco", tenhamos que "engolir sapo", tenhamos que "trancar os dentes" e "segurar" para não pecar, porque teremos que ultrapassar algumas barreiras do teste de resistência ao dragão. Recorde sempre o que está em Deuteronômio 8:1-3.

     B) O SENHOR LIBERARÁ O DRAGÃO PARA QUE SEJAMOS TESTADOS

     O Senhor liberará o dragão, como em Apocalipse 9. O Senhor liberará para que sejamos testados. Testados não no sentido do Senhor não acreditar em nós, mas testados no sentido de sermos fortalecidos para sermos como Jesus - como está em Hebreus 12, em Hebreus 4, etc. Aprendamos da obediência de Jesus referida em Hebreus 5 - como Ele foi vitorioso? Então, as mais variadas e inesperadas situações virão; o cuidado que precisamos ter com o que as pessoas do nosso círculo imediato irão dizer, o que elas irão fazer, o que irão falar, atitudes, reações que terão... No domingo dia 08-12-13, na oferta do amanhecer, que após termos cantado o penúltimo cântico que havíamos acabado de aprender, antes das nove; então, antes de nos separarmos, nós cantamos uns dos cânticos que aprendemos. Um é "Não ameis o mundo nem o que nele há... Quem ama o mundo o amor do Pai não está nele" - então cantamos esse cântico antes de nos separarmos, entre um e outro, nós ouvimos uma palavra à qual precisamos estar atentos: CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO com quem a antiga serpente irá usar contra você. E qual o exemplo que vimos lá no Éden? A antiga serpente usou quem?! Foi a Eva. Convenceu-a. Mas para ir a Adão a serpente não foi diretamente, enviou quem? O que havia de mais importante para Adão. Você recorda que ouvimos isso no domingo dia 08-12-13? É claro que tendo aberto e ouvido aquela palavra você refletiu.

     Quem irá permanecer em Jesus?! Ser como Jesus é permanecer nEle para os dias seguintes, na Terra? Como as aflições aumentarão? De onde virá cada situação? "Ah, mas o diabo irá atacar, atacar, atacar?" Não, ele irá atacar não é somente porque ele é perverso e enganador, como está em Apocalipse 12. Não é por isso. Ele irá atacar é porque Deus precisará usá-lo para nos fortalecer, a fim de que, de fato, possamos ser como Jesus. Aí precisamos saber o que está acontecendo. Jesus sabia, o tempo todo, o que estava ocorrendo e, nós também podemos saber, porque está na revelação Escrita dEle para os Seus discípulos, a Sua Igreja, a Sua Casa...!

CONSIDERE O QUE SEGUE ACERCA DA DECISÃO DE SER COMO JESUS

     Mas a questão é esta: Se nós já tomamos a decisão de ser como Jesus, quantas vezes iremos engolir seco? Segurar, trancar os dentes para não deixar a ira sair? O pecado sair? Atitudes? Quantas vezes vamos ser lesados, agredidos, ofendidos...? E é claro que com concluir da primeira leitura de "Perdão Total", a leitura de reconhecimento. Agora, é a leitura de libertação, que alguns vão começar a fazer... Os testes que haveremos de enfrentar... mas há uma decisão radical a tomar: É SER COMO JESUS. Se não formos como Jesus, amados, não entraremos na Casa do Pai. É o que está em Romanos 8. É o que está em João 15 e em tantos outros textos da revelação Escrita do Deus Vivo.

     Mas, há quantos anos estamos declarando isso, e não tomamos a decisão ainda?! Seremos testados. Testados não porque o diabo, a antiga serpente quer nos seduzir, nos tomar de volta (e ela quer isto mesmo, é claro), mas porque o Senhor precisa permitir que ela faça o que ela pretende - para que sejamos cada vez mais fortalecidos, para nos tornarmos cada vez mais como Jesus. O que Ele nos diz em Efésios 6:10-18? Temos que memorizar e aplicar aqueles mandamentos dEle o tempo todo, se quisermos mesmo permanecer nEle e ser como Ele.

     Consideremos isto: "Jesus, quero ser como Tu... Eu quero ser um vaso do Teu amor, Jesus, quero ser como Tu" - vamos continuar só cantando, declarando isso, ou vamos tomar a iniciativa e nos lembrarmos, no transcorrer do dia, nas mais variadas situações e testes?! Situações diante das quais imaginamos não ter saída. Não têm saída. E a gente tem que parar um instante, respirar fundo e aguardar uns segundos para ver a saída que o Pai enviará de alguma forma. Porque Ele precisa nos enviar as situações através das quais seremos testados, seremos fortalecidos, para sermos como Jesus, de fato. Então, estejamos atentos a isso. Ok? É hora de ouvir, para nós, diariamente, o que Ele orienta e revela em Mateus 10:16-25.

ADVERTÊNCIA FINAL

     Tenha cuidado com o que a antiga serpente irá criar e usar para surpreender você e induzi-lo a pecar de alguma forma. Ela não é tola. Não nos enganemos. Porque estamos terminando 2013 e quem irá permanecer em Jesus daí para frente, nos anos seguintes? Quem? E quem irá ser mesmo como Jesus? Quem? E como seremos testados? Será que teremos prejuízo nisto? Ao sermos tentados, provocados, desafiados? Claro que todo mundo sabe que não há prejuízos. É o contrário, somente lucro, lucros incalculáveis para agora e para a eternidade. Está ok? Então, estas coisas amados...!

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Gn 42:35

"E aconteceu que, despejando eles os seus sacos, eis que cada um tinha o pacote com seu dinheiro no seu saco; e viram os pacotes com seu dinheiro, eles e seu pai, e temeram. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de...

79 - O NÓ DO AFETO

      Em uma reunião de pais numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes também que se fizessem presentes...

65 - DEUS NUNCA ERRA

     Há muito, muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Havia, porém, um súdito que em todas as situações lhe dizia:...

173 - VOCÊ COSTUMA OLHAR PARA A APARÊNCIA DAS PESSOAS?

       VOCÊ COSTUMA OLHAR PARA A APARÊNCIA DAS PESSOAS?      COMO VOCÊ ESCOLHE SUAS AMIZADES E RELACIONAMENTOS,PELA APARÊNCIA DAS PESSOAS, OU PELO INTERIOR DE CADA UMA DELAS?      SERÁ...

97 - PEDIDO DE AMOR

     "Quando é o seu coração que pede, saiba que você já foi atendido mesmo antes de fazer o pedido."      Havia uma linda princesa chamada Noa. Todos os...