Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

19 - AS TENTATIVAS DA ANTIGA SERPENTE PARA MATAR O REMANESCENTE FIEL

     Ninguém poderá impedir o Deus Vivo. Sempre que alguém tentar, o ex-lúcifer, através dos sistemas e pessoas que ele usa, Deus intervirá. Tomará uma pessoa ou duas. E não é por acaso o que Jesus disse em Mateus 18, referindo-Se ao Seu povo, à Sua Igreja, Sua Noiva, Sua família, enquanto na Terra: Ele diz de dois ou três reunidos e Ele no meio deles.

     No mover da nuvem (Você se lembra dela em Números 9:15-23?), nesses últimos dois mil anos, e dentro deles, nós chegamos agora a 2014, em nosso calendário; pois nosso calendário se cumpre dentro do calendário de Deus; por isso que, quanto a dia e hora, no calendário de Deus, ninguém sabe de nada! Porém, Ele sabe, pois, Ele administra tudo, no tempo certo, na plenitude do tempo, da maneira certa, com as pessoas certas. Mas, sempre estas, as pessoas certas, são as que correspondem ao remanescente fiel. E é este remanescente fiel que é a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração. Desde Atos 2, nós vamos também ver, tal como, lamentavelmente, vemos na história de Israel, também na história da Igreja, o problema da segunda geração e dos que se apostatam mesmo sendo primeira geração; mas Ele sempre preserva para Ele o remanescente fiel, até que Ele tenha Sua Igreja-Noiva completa. Então, Jesus voltará para as bodas, como está nas Escrituras. Esse remanescente fiel, amados, em cada geração, você vai descobrir no texto bíblico, que eles correspondem precisamente ao que Jesus traz, nos seus dias, em Mateus 21, dizendo que já estava escrito em Isaías 56, quase 8 séculos antes.

     O remanescente fiel em cada contexto, em cada momento da História, desde Gênesis 1 (e esta história é a história de Deus preparando a Sua Igreja, a Noiva), é descrito com as expressões que estão, por exemplo, em I Pedro 2:5-10. A História inteira é essa história. E, então, repito uma vez mais: em cada momento dela, o remanescente fiel, o Abel, o Sete, o Enos, e depois com menos informação, mas também, o Noé... e depois um grande salto: Abrão/Abraão. Em cada momento destes, ao longo da História; estes, todos estes, como está em Hebreus 11 (lembrando-nos de que Hebreus 11 começa no 10 especificamente; e, talvez pudéssemos, até ter como um grande sinal para Hebreus 11, a partir de Hebreus 10:19, e que não termina em Hebreus 11, mas vai aos primeiros versos de Hebreus 12. A Revelação que está em Hebreus 11 é concluída no início de Hebreus 12 e continua cumprindo-se no Remanescente Fiel, em cada geração, até Jesus voltar). Veja cada momento dessa história, que é a história do governo de Deus, do Deus Vivo Triúno, sobre a humanidade, em suas gerações. Quem é Ele? Santo, Santo, Justo, Justo... "Deus, de glória e poder Tu és...", como estamos sempre cantando.

     Em cada momento da História, quando a glória dEle Se manifestou, seja, pelo fato dos Seus serem assassinados, seja pelo fato de eles serem preservados, preservados da morte, serem preservados da corrupção, preservados da apostasia, de se escandalizarem contra Ele, contra Jesus (desde Gênesis, os que se escandalizaram, se apostataram; e isto que fizeram E CONTRA JESUS). Em cada geração, em cada contexto, em cada momento, estes, aqueles de Hebreus 11 e outros, todos que se moveram pela fé eram precisamente a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração. Só que a revelação que está em Isaías 56, que Jesus traz em Mateus 21, já estando na Terra, é que esta Casa haverá de ser manifestada corporativamente como uma nação, como uma "espécie", como um reino, pois a nação real da Antiga Aliança falhou terminantemente, mas com a vinda de Jesus, mediante o sangue de Jesus, mediante a Nova Aliança, a nova aliança no sangue de Jesus (I Coríntios 11:25; Hebreus 10:19,20), você, agora, talvez possa captar um pouco mais sobre a questão dessa "refeição", (a Ceia) e a revelação do componente do Logos que diz acerca da comida, do pão e da bebida... Mas quando chega à bebida Ele diz: "...esse cálice é a nova aliança no meu sangue”. É a aliança para o remanescente fiel; é a aliança para a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração. É no sangue dEle. Daí, o Espírito Santo é dado, não apenas para selar, mas para batizar, e então encher um por um destes; porém o Senhor continua enfrentando a mesma batalha conosco (comigo e com você) ao longo desses dois mil anos.

     OBS.: É em Atos 2 que começa o cumprimento efetivo da promessa de Isaías 56, que é atualizada por Jesus em Mateus 21 e Marcos 11. Agora, com o acontecimento de Atos 2, Deus pode começar a ter Sua Casa nos termos revelados por Jesus, e revelados pela Triunidade em Isaías 56. Você abre Atos 2, e a partir daí, encontra a Igreja sendo Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração.

     Em todos os momentos da História, desta história, que é a história do Deus Vivo Triúno; a história que Ele produz, a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração, amados, sempre foi o remanescente fiel; mesmo sendo um ou dois. Os demais, misturados ao povo de Deus - Sua Igreja, correspondem a Caim. Estão no meio; fazem tudo igual; usam o próprio texto bíblico porque podem ter até a mesma formação teológica; formação funcional, estrutural; mas representam a segunda geração ou apóstata - o joio. E o Caim, no meio ambiente das congregações locais, no ambiente evangélico como um todo, aí está para executar o projeto do ex-lúcifer. Como lá no pós Éden, de imediato, o ex-lúcifer sempre age para matar a semente, matar o remanescente fiel. O "Caim" no ambiente das congregações evangélicas é o instrumento executivo dele. Muitos ele matou fisicamente. Por isso o que está em Hebreus 11 é de grandíssima importância para nós, neste tempo, quanto ao remanescente fiel. Tudo o que está em Hebreus 11 corresponde ao remanescente fiel. E ainda o que segue um pouquinho em Hebreus 12, iniciado em Hebreus 10.

     O Caim aí está. Se ele não pode subornar Deus, Ele tenta subornar a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração matando-a, para que Deus não seja servido, ministrado, honrado, amado, não apenas como formas religiosas, mas como filhos que têm o DNA dEle, amados! É o que está em Romanos 8. E o que Romanos 8 revela quanto à criação inteira? É que a criação está aguardando a manifestação dos filhos de Deus. Quem são eles? O remanescente fiel. E estes são a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração.

CADA PESSOA "REMANESCENTE FIEL" É A CASA DE ORAÇÃO

     Não há remanescente fiel que não seja Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração de fato. Estes são os filhos, os herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, nomeados por Jesus, e como Jesus, na autoridade do Nome de Jesus, como um reino; e esse reino flui como sal da terra e como luz, e com a autoridade do Nome de Jesus, mas como Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração. São os RAMOS que permanecem nEle e dão o seu fruto - muito fruto, como é o chamado dEle em João 15, a mim, a você e a tantos quantos queiram ouvi-Lo.

     Por que você encontra tão pouca gente que discerne o sentido de oração? E como temos ouvido no meio evangélico acerca da oração e de que o que nós atribuímos ser resposta de oração, resposta de Deus, qualquer ímpio pode usar a mesma coisa e os mesmos argumentos e isso faz com que eles se tornem ainda mais ímpios. Eles argumentam que Deus responde as orações deles, igualmente às dos evangélicos; e você vê isso. Você vê que Caim aí está no ambiente evangélico. Ainda que esteja em contextos onde ele não tem permissão para matar fisicamente, ele opera para o subornar; para "forçar" Deus a receber seu culto, a adoração rebelde dele contra Deus, ou seja, o Caim. Se você quer satisfazer a vontade da sua carne, você cria inúmeras formas de dizer que o que você está fazendo é servindo ao Senhor, inclusive a linguagem de louvor e de adoração; de ministérios - todos correspondem aos ministérios de Caim, ao louvor e adoração de Caim, amados, e não de Abel.

     E agora, para o restante desta década, caso Jesus não retorne antes que ela termine? Para o restante desta década, ficará cada vez mais claro que o Senhor estará reunindo o remanescente fiel dEle; e estes se manifestarão corporativamente; sendo dois ou três numa cidade inteira ou em uma nação que seja; como está em Mateus 18, mas, como Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração. Os quatro do livro do profeta Daniel, que passaram pelos governos da Babilônia e dos impérios que vinham e conquistavam um ao outro; mas lá estavam os quatro. Por eles passaram os reis. Não? Eles não passaram pelos reis, os reis passaram por eles. Dá pra você entender a dimensão da Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração fluindo através daqueles quatro jovens? Ou seja, o reino de sacerdotes governando com Cristo?

     Como discernir isto enquanto se está na Terra? Nada tem a ver com o vocabulário e com a prática de tudo que está dentro do leque ou debaixo do tal guarda-chuva da teologia da prosperidade que está influente em todos os ambientes evangélicos. Onde tudo o que se pensa é em lucro, em vantagem pessoal, em números, prosperidade terrena. É uma leitura da Bíblia e prática contrária a tudo que está na Revelação Escrita de Yahweh e manifestada na pessoa de Jesus. Inclusive, é o mesmo pensamento, sentimento, ativação e busca do que tem estado por trás de quase TODOS os movimentos evangélicos, seja de denominações tradicionais e suas "missões", ou das novas, com suas abordagens e motivações "evangelísticas e missionárias"; o que se vê no processo histórico-denominacional, o que está por trás de seus projetos de crescimento e expansão é a mesma visão e motivação das atuais TEOLOGIAS DA PROSPERIDADE, diferindo apenas nos métodos e estruturas. É só conferir na história, as disputas entre denominações e/ou das congregações locais).

     Ora, isso faz parte do que Jesus adverte para que os Seus discípulos, enquanto na Terra, não caiam na conversa dos falsos profetas, falsos mestres. É por isso que temos que ler constantemente toda segunda carta de Pedro.

CAIM NO AMBIENTE DA IGREJA NESTE TEMPO

     Por quê? Aí está Caim, amados! Aí está o anticristo. Aí está a antiga serpente, usando um vocabulário, e dizendo que Deus recebe o que eles, os “Cains", estão dizendo, declaradamente, etc. Amados, somente o remanescente fiel discerne os sons e os tons, e a voz do pastor, Jesus Cristo, e do Espírito Santo, para ser guiado e apascentado por Ele. O Espírito Santo apascenta o REMANESCENTE enquanto na Terra. O Pai apascenta. Jesus apascenta Seus filhos, Sua Igreja-Noiva, em cada geração através do Espírito Santo. E como se sabe quem são estes? Romanos 8. Pelo menos Romanos 8. É a revelação de como isso ocorre. E lá, você vai encontrar Romanos 8:5: “os que são segundo a carne". Esses são Cains. Eles se inclinam para as coisas da carne em tudo o que tem a ver com o uso que fazem da Bíblia, da Igreja, com o que eles chamam de reino de Deus, chamam de louvor, de adoração, de culto, de oração, de dízimo, e de que mais? Evangelização... Ah! Sim, os tais correspondem ao que Jesus diz em Mateus 7:22 e 23. Precisamos ter isso sempre em mente.

SER DA "IGREJA" DE CAIM? ESTOU FORA!!!

     Caim. Aí está Caim. O Caim na Igreja do Senhor são os de Romanos 8:5 os que são segundo a carne. Só que hoje eles podem se vestir de beleza externa; não apenas o ornamento físico, atraente; roupas e aparência visual; mas eles podem se vestir de vocabulário bíblico e profético, tal como Caim, o irmão físico de Abel. Eles, no ambiente da Igreja, em qualquer ambiente, em qualquer lugar, quanto mais uma congregação estiver avançando para manifestação de Jesus, mais intensa será a manifestação de Caim nela. Aí eles estarão como joio. A inclinação deles é a carne. Tudo o que fazem na organização da igreja e na IGREJA-ORGANIZAÇÃO é o melhor, o excelente e sob inclinação da carne espiritualizada. Eles podem fazer sacrifícios inimagináveis com aparência de sacrifícios espirituais agradáveis a Deus (I Pedro 2:5), inclusive sacrifícios físicos, como está em I Coríntios 13; mas são segundo a carne. Caim só se move pela carne. No seu culto. Na sua motivação. Em tudo o que faz... olha os argumentos dele (do irmão de Abel) contra Deus, e as oportunidades que Deus deu a ele; até que chegou um momento quando Deus parou, e o deixou fazer o que ele queria: matar a Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração; matar o primeiro que veio a ser o símbolo do remanescente fiel.

     Então, como está, também, em Romanos 8.5: “...mas os que são segundo o Espírito, inclinam-se para as coisas do Espírito". Do Espírito Santo de Deus. Quantos você encontraria na Igreja Evangélica Comunidade Encontros Com Jesus, que teriam indicações de serem segundo o Espírito? Todos fazendo as mesmas coisas nas suas equipes, ou aqueles com os quais você convive, na sua casa. Quantos correspondem aos que são segundo a carne e aos que são segundo o Espírito?

     Os que são segundo a carne, todos, são a igreja de Caim, mesmo que tentem mostrar aparências de piedade. Somente os que são segundo o Espírito, são os que podemos chamar também de a “Igreja de Abel": Casa de Deus, Casa de Oração/Adoração. Esses são o remanescente fiel.

Continuação no próximo estudo, no amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Lv 23:39

"Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

53 - COISAS DA VIDA...

     Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava...

161 - "PORQUE, COMO IMAGINOU NA SUA ALMA, ASSIM É..."

 (PROVÉRBIOS 23.7A)      Cuidado com o que você pensa, imagina, e com aquilo em que crê, pois, invariavelmente, isso acontecerá. Fracassa quem só pensa em coisas negativas e crê que...

23 - A FORCA

     Havia um homem muito rico, que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço...      Tinha ele um único filho, um único...

19 - RELACIONAMENTO DE AMOR

      Ser de Cristo é muito mais do que uma religião ou um compromisso. É uma ligação de alta intimidade. É a cada dia uma nova descoberta de...

169 - SAIA DO VALE DOS ERROS PASSADOS...

       A Paz do nosso Senhor seja contigo!      Quando saímos do vale do pecado, ainda não chegamos até o ponto final. É apenas o começo! Sim, você começa...