Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

15 - A IGREJA VERDADEIRA UM REMANESCENTE FIEL

 

     Em Romanos 11:26, Paulo diz: "Todo o Israel será salvo”. Mas anteriormente, em Romanos 9:27, tinha dito: “O remanescente é que será salvo". Por outras palavras, o "todo o Israel" que será salvo será o remanescente a quem Deus pré-conheceu.

     Passagens como Sofonias 3:12-13 e Zacarias 13:8-9 confirmam que os escolhidos de Israel serão um remanescente. Também vimos que a base em que Deus lida com a Igreja é a mesma que no caso de Israel, portanto, precisamos de fazer uma pergunta de vital importância: a igreja que é salva será também um remanescente?

     Deus promete a Israel um futuro verdadeiramente glorioso, mas também alerta que o remanescente salvo de Israel terá de passar por uma pressão intensa a fim de realizar neles a Sua vontade. Irá a Igreja de igual modo emergir como um remanescente que foi purificado por uma não menos intensa pressão? 

     Diversas Escrituras concernentes à Igreja parecem retratar um remanescente que cumpriu determinadas condições. Em Lucas 13:24-27, Jesus levanta a questão: serão poucos os salvos? Ele diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o pai de família se levantar e fechar a porta e começardes a estar de fora e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; então começareis a dizer; Temos comido e bebido na tua presença e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois. Apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade".

     Ao concluir o Sermão da Montanha, Jesus faz um alerta singular: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? E em teu nome não expulsámos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7:21-23)

     Pessoalmente, não acredito que as pessoas que fizeram estas afirmações de terem realizado milagres estivessem mentindo. Na realidade, tinham praticado o que afirmavam. Mas ser capaz de profetizar, expulsar demónios e operar maravilhas não prova necessariamente que a pessoa seja um remanescente fiel de Deus.

     Na resposta do Senhor a tais pessoas, há uma frase significativa que ocorre três vezes: "Não vos conheço... não vos conheço.... nunca vos conheci”. Nunca estiveram na lista de Deus. Da Sua perspectiva na eternidade, ele olhou para além do ministério público, para dentro das suas vidas pessoais. Procurou a natureza de Jesus, a natureza do Cordeiro, manifesta na mansidão, pureza e santidade. Mas em vão! Pois suas vidas eram vazias, sua unção era com água e não com óleo, não eram cheias do Espírito Santo.

     Exteriormente, esses operadores de milagres tinham estado ocupados com a ideia de servir ao Senhor, mas no seu carácter mais íntimo, Deus descobriu algo que descreve como “impiedade". Esta expressa-se em atitudes como orgulho, arrogância, autopromoção, ganância, ambição pessoal. Para tais, Ele não tem lugar reservado no Céu. Há uma exigência invariável de Deus que percorre a Bíblia inteira: sem santidade é impossível ver o Senhor (entrar no céu, e contemplar a face de Deus) - Hebreus 12:14.

     Em Mateus 24, Jesus revela outra marca que caracteriza o remanescente fiel de Deus: a perseverança. Nos versículos 4-13, apresenta um breve mas vívido quadro do período conducente ao final da presente era. Ele descreve uma série de acontecimentos a que chama "dores de parto”, porque o seu clímax é o nascimento do Reino de Deus na terra. Ele alerta os Seus discípulos de que serão sujeitos a pressões progressivamente crescentes. 

     Que tipo de pessoas são descritas? São claramente discípulos verdadeiros que sofreram "por amor do nome de Jesus Cristo, Seu senhor e Salvador" – versos 9-12

     Quem são os muitos que se escandalizarão e que se trairão uns aos outros? Muitos Cristãos. E quem são os muitos cujo amor - em Grego, ágape - esfriará por causa abundante iniquidade? De novo, muitos cristãos.

     No versículo 13, Jesus continua com palavras que são tanto um alerta como uma promessa. “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo". Na realidade, o grego é mais preciso: “Aquele que perseverou até ao fim será salvo.” Perseverar até ao fim e uma exigência de salvação. Só os que tiverem perseverado serão qualificados. 

     É importante reconhecer que os Cristãos em muitas partes do mundo já estão sendo sujeitos a provações deste tipo. Tudo quanto Jesus fala em Mateus 24:9-13 tem estado acontecendo realmente e continua a acontecer aos cristãos em países como China, Indonésia, Irã, Iraque e em muitas outras nações islâmicas. Neste século, os cristãos das nações ocidentais têm ficado na maioria isentos de provas deste gênero, mas não há garantias de que isso continuará.

     Há um propósito divino por trás destas provações às quais tanto Judeus como Cristãos estão sujeitos. À medida que a era presente se aproxima do seu fim, Deus procura para Si um povo que seja apto para compartilhar o seu Reino por toda a eternidade. Portanto, Ele não poupará os Seus a qualquer teste que seja necessário para produzir o tipo de dedicação e caráter que Ele exige. O mesmo período de tentação que Israel enfrenta também de igual modo a igreja enfrenta. 

     Portanto, esta não é uma época para os Cristãos recuarem e dizerem: "Os Judeus que passem por isso; eles merecem-no". Ao contrário, todos nós - sejamos judeus ou cristãos - necessitamos de nos interrogar: estamos preparados para passar por aquilo que é necessário para fazer de nós aquilo que Deus tem preparado para sermos? Para os que derem a resposta certa, o resultado final será um povo que agrada a Deus, preparado para compartilhar a Sua glória.

A MARCA DO REMANESCENTE FIEL

     Este remanescente fiel em cada geração é a CASA DE DEUS, CASA DE ORAÇÃO. Eles estão “cheios de TODA PLENITUDE DE DEUS”; eles estão “arraigados, enraizados e edificados em amor”; eles estão prontos para “responder com mansidão” a todos os que lhes pedirem a razão da esperança que há em Cristo. Eles não “amam o dinheiro”; eles ajuntam tesouro no céu; eles estão instruídos a ter abundância e a padecer necessidade; eles clamam para serem livres da “vaidade, da língua mentirosa, da pobreza e da riqueza; eles não andam segundo o conselho dos ímpios, não se detêm no caminho dos ímpios, e nem se assentam na roda dos escarnecedores... eles têm o prazer na lei do Senhor e meditam nela dia e noite; eles são provados pelo Deus Vivo em todas as circunstâncias...Vão alegres de glória em glória.

ALGUNS REMANESCENTES FIÉIS AO LONGO DO ANTIGO TESTAMENTO

     Estes remanescentes aprecem ao longo da história... Enos, Sete, Noé, Abraão, Josué e Calebe, os 7 mil na época de Elias, Isaías, Jeremias... Até chegar em Malaquias. Estes e outros, que também o foram naquele tempo, mas não estão citados nas Escrituras.

     Há uma característica do remanescente fiel: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta...” Hebreus 12:1

     Estas testemunhas são aqueles que decidiram viver pela fé em Jesus. O remanescente fiel é caracterizado pelo DESEMBARAÇO.

     Veja também: “Nenhum soldado em serviço se embaraça com os negócios desta vida, para que possa agradar àquele que o alistou.” II Timóteo 2:4

     É hora de começar o desembaraçar. É hora de buscar sabermos como nos desembaraçar. Isto é uma ação da fé.

     Na época de Elias o Espírito do antiCristo era dominante (a partir de baal) sobre a nação de Israel. Era uma apostasia avassaladora...

     Nos dias de Malaquias era a mesma coisa. Ali temos um quadro dramático. Era, também, o mesmo espírito dos dias de Elias. Tal como em Elias, os sacerdotes também se desviaram.

     Mas, assim como havia o remanescente fiel nos dias de Elias, também havia nos dias de Malaquias, bem como também há nos nossos dias. Este remanescente é segundo a "Eleição da Graça"- isto tanto dentre os gentios quanto dentre os judeus.

     De igual forma, há também a experiência de Gênesis 6. Noé achou “graça diante do Senhor”. Esta é a “GRAÇA” que cerca o remanescente fiel... Ali está o remanescente fiel.

     Temos a mesma perspectiva em Isaías 6:13. Aquele “toco” lá referido, que em meio ao caos iria subsistir, era o remanescente fiel.

     O profeta foi convocado a proclamar o juízo de Deus sobre aquela geração. O Senhor disse a Isaías que após aquela proclamação, ficariam uns 10%. Sobre estes ainda haveria uma triagem, desta triagem ficaria um toco - o remanescente fiel.

     Quem é este “toco” referido em Isaías? É o mesmo referido em na expressão "os que TEMIAM ao Senhor" (Conforme vemos em Malaquias). O número deste é insignificante...

     Veja a Palavra: “Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.” Malaquias 3:16

     Este grupo dos que “TEMIAM” ao Senhor, é o remanescente fiel. E quantos são este remanescente fiel? Quantos não estão marcados pela besta? Responde você.

EVIDÊNCIAS DA AÇÃO DO JOIO – FALSO DISCÍPULO ENTRE NÓS

     Sabemos que os sinais da besta são de natureza econômica (com suas ramificações). Lembremo-nos da experiência de Jó. Sua mulher, após todos aqueles acontecimentos, o incitou a amaldiçoar a Deus... O que é aquilo? É revelação de caráter.

     Há muitos que “estão em Cristo” enquanto tudo vai “bem”. Enquanto eles vivem “regaladamente”.

     Ali estava “uma crente” da teologia da “prosperidade”. O “amor” daquela mulher tinha a ver com o que ela possuía; tinha a ver com as circunstâncias prósperas aos olhos humanos. Tais pessoas, nas circunstâncias da mulher de Jó, questionam: “Onde está Deus?”. “Por que isto está acontecendo?” “Deus está sendo injusto.”

     Será que eu e você seriamos capazes de enfrentar isto? Será que amamos ao Senhor independente das circunstâncias?

     O remanescente fiel SEMPRE PERMANECE FIEL. O remanescente fiel faz o que Jó fez: “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” Jó 1:20-22

     Assim age e assim vive o remanescente fiel!!! NUNCA ATRIBUI A DEUS FALTA; E quando passa pelo “Vale de Baca” (Vale de lágrimas e dor), encontro força para adorar a Deus. Veja o que diz a Palavra: Salmo 84.

     Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.” Salmos 84:5-7

     Este remanescente fiel toma o que está no porção Rhema destes dias: “Sabemos que aos que amam a Deus, todas as coisas lhes cooperam para o bem, a saber, aos que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu, também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primogênito entre muitos irmãos...” Romanos 8:28-29

     O REMANESCENTE FIEL SABERÁ DISCERNIR O TEMPO DO FIM

     O remanescente fiel saberá discernir o Final dos tempos. Em meios aos sinais da besta... Em meios aos sinais na economia... Em meio aos sinais da apostasia... O remanescente fiel discernirá e se regozijará...

     Este remanescente fiel em cada geração é reconhecido como Casa de Oração/Adoração. E cada geração lá estava o remanescente fiel...

     Se este é o tempo do remanescente fiel entre os Judeus, conforme Romanos 9 a 11, sem dúvida será o remanescente fiel dos gentios, a casa de Deus – casa de oração que irá gestar a salvação do remanescente Judeu – ver Romanos 11:25.

A FALSA PIEDADE

     Mas não basta termos aparência de piedade. Neste tempo de engano o principal engano é o da falsa piedade. Esta tem a forma, mas não o conteúdo; não vive a identidade de Jesus.

     O remanescente fiel tem a identidade de Jesus. Este remanescente ama a Jesus. Decide sempre por Jesus. Não se deixa subornar por nada e nem por ninguém, não é seduzido, por festas, aniversários, cultos pagãos, diversões e entretenimentos que nos afastam da vida de corpo. Pense bem, nada poderia te tirar da busca de Mateus 6:33, se isto já aconteceu se arrepende e não deixe a apostasia te dominar mais.

     OBS.: A falta de perdão neutraliza a fé e entristece o Espírito Santo. Mas todo o pecado não arrependido ou alimentado bloqueia a fé – como ser casa de Deus – casa de oração sendo covis de ladrões e salteador? Não há como!

     Fé não é um sentimento; fé e um mandamento. E ninguém vive pela fé em Cristo sem amá-lo, sem ser cheio do Espírito Santo. O amor a Jesus nos leva a vida pela fé. E amor nos leva a esperança.

EVIDÊNCIA DE QUE SE É REMANESCENTE FIEL

     Dê uma olhada, também, no que revela A PARÁBOLA das Virgens (Mateus 25:1-10). Nos últimos minutos ou segundos, houve total desespero das que estavam em apostasia; mas não houve tempo.

     Por um lado é a Eleição da Graça, mas, por outro lado há a DECISÃO DE CADA UM. De seguir ou não a Jesus. Decisão de permanecer ou não em Cristo.

     Somente depois que DECIDIMOS é que vamos saber que é GRAÇA que operou em nós. Esta é a razão de todos sermos indesculpáveis. Ninguém pode acusar ao Senhor de injusto.

A ATIVAÇÃO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NO REMANESCENTE FIEL

     Este remanescente fiel somente fluirá à medida que for ATIVADO NA GRAÇA DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO. 

     A evidência imediata do batismo no Espirito Santo é que a pessoa é cheia da identidade de Jesus Cristo. E uma vez que se crê no evangelho do Reino, as curas físicas e emocionais fluíram normalmente. Mas isto jamais existirá sem o batismo no Espirito Santo.

     O batismo no Espírito Santo no Espírito Santo nos trará a experiência de conhecer o Deus vivo de fato. Trará a experiência de discernirmos a palavra do Senhor. O batismo no Espírito Santo nos permite separar a realidade terrena da realidade celestial. Sem o batismo no Espírito Santo, há ira quando se precisa ter longanimidade; há aspereza quando se deveria ter humidade.

     Na ativação do batismo no Espírito Santo não há aquelas reações de ira, as quais nós as justificamos dizendo que não suportamos injustiças.

CLAMOR PELO REMANESCENTE FIEL

     Ajuda-nos como ramos que DECIDIMOS permanecer no Senhor, a que cada vez mais possamos ser limpos.

     Desta forma para o Deus Vivo, como CASA DE ORAÇÃO ministraremos ao Senhor como REINO DE SACERDOTE. Ajunta cada um na Comunidade Encontros Com Jesus, na cidade, no estado, no país e no mundo, ajunta o remanescente fiel Senhor, este é o tempo, da Noiva ser vestida com linho fino; é o tempo do Tabernáculo de Davi ser manifestado, conforme vemos em Atos 15:16,17. Que o Senhor encontre todos através de cada um de nós, se você é realmente luz.

CLAMOR/CHORO PELOS QUE ESTÃO NA APOSTASIA

     Quantos aos que estão em apostasia, apenas nos caberá chorar, chorar, chorar...

     Mas até o dia marcado, o Senhor pode fazer com alguns destes, o que o Senhor fez com Jonas, quando em meio a rebeldia dele o Senhor conseguiu mudar o curso de suas decisões, através de situações diversas.

     Espírito Santo, que o Senhor nos guie nas dezenas de tópicos para estes dias. Obrigado Senhor Jesus, pela chegada em tempo do livro PECADOS INTOCÁVEIS, PERDÃO TOTAL, UM GUIA SEGURA PARA O CÉU e O CÉU. Esta é, também, uma PROVISÃO PARA AS VIRGENS PRUDENTES. Que nesta semana, o entendimento das virgens prudentes acerca da Igreja Organismo. Ajunte o remanescente fiel para que este discirna o sentido da Igreja organismo. Sabemos que a igreja organização, ela faz tudo “bastante igual” a Igreja organismo. Mas na igreja organização, o indivíduo é o centro. A vontade do indivíduo é a que prevalece. Esta igreja não discerne a vontade do Pai.

     Na hora final (“próximo a meia noite”), o azeite da igreja organização se secará... Lembro-me, neste momento, da parábola do Rico e Lázaro. Ali temos o desespero do rico argumentando para que se enviasse alguém a terra para que aqueles, que Lá estavam, fossem alertados... A resposta foi que na terra há os profetas, e que se não ouvem os profetas... nem se os mortos ressuscitarem eles ouvirão. Somente a Igreja organismo ouve... Somente o remanescente fiel ouve...

No amor em Cristo,

Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Cl 2:2

"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

74 - NADA NA VIDA ACONTECE EM VÃO

     Se um dia ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto...

190 - MANTENHA-SE NA BÊNÇÃO PDF Imprimir E-mail

     Sabemos que todo globo terrestre luta pela paz. Uma paz que tentamos impor através das guerras. O nosso coração tem uma forma diferente de pensar e de querer...

142 - NOVA CONSTITUIÇÃO, EM NEPAL, NÃO GARANTIRÁ LIBERDADE RILIGIOSA

       A Assembléia Constituinte do Nepal, criada pelo Acordo Completo de Paz (CPA) e eleita em abril de 2008, tomou a decisão fundamental para abolir a monarquia e declarar...

201 - O VALOR DE UMA DONA DE CASA

     Um homem chegou em casa, após o trabalho, e encontrou seus três filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas.      Estavam sujos de terra, cercados por...

60 - NÃO FAÇA JULGAMENTO PRECIPITADO

     Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã ele descobriu que o cavalo não estava na cachoeira. Os amigos disseram ao...