Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

02 - RECONHECENDO A DEUS NA PETIÇÃO

 

A oração de um justo é poderosa e eficaz – Tiago 5:16b

     Além do louvor e da adoração, Davi e os demais salmistas fizeram súplicas. Ao contrário das orações de muita gente, os Salmos são marcados pelo equilíbrio, o que não os impede de conter as mais variadas petições. Essas petições abarcam uma grande variedade de situações e circunstâncias. Os salmistas com certeza praticaram as admoestações de Jesus muito antes de elas terem sido registradas, como em Lucas, quando o Mestre fala aos discípulos sobre "o dever de orar sempre e nunca desfalecer" (Lc 18:1). Em todos os tempos e em todas as circunstâncias, a oração permanece uma instrução divina de absoluta aplicabilidade aos filhos de Deus. Exemplos de petições:

     Por orientação: "Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho" (SI 5:8).

     Por misericórdia: "Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?" (SI 6:2,3)

     Por compreensão: "Por que te conservas longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia?" (Sl 10:1)

     Por consolo: Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quanto se exaltará sobre mim o meu inimigo? (Sl 13:1,2)

     Por livramento do ímpio: "Levanta-te, Senhor! Detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, pela tua espada; dos homens, com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida" (Sl 17:13,14.

     Por ajuda em tempos de aflição: "Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face" (Sl 18:6).

     Para ser purificado de pecado oculto: "Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão" (Sl 19:12,13).

     Por palavras e pensamentos corretos: "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!" (Sl 19:14)

     Pelo perdão: "Olha para a minha aflição e para a minha dor e perdoa todos os meus pecados" (Sl 25:18).

     Pela ajuda do Senhor: "Ouve, Senhor, e tem piedade de mim; Senhor, sê o meu auxílio" (Sl 30:10).

     Pela bênção divina: "Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo salva-me por tuas misericórdias" (Sl 31:16).

     Pela presença perpétua de Deus: "Não me desampares, Senhor; meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação" (Sl 38:21,22).

     Para ser poupado do juízo de Deus: "Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos. Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe de tua mão. Se com repreensões castigas alguém, por causa da iniquidade, logo destróis, como traça, a sua beleza; de sorte que todo homem é vaidade. Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, e peregrino como todos os meus pais. Poupa-me, até que tome alento, antes que eu me vá e não seja mais" (Sl 39:8,10-13).

     Por luz e verdade: "Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos" (Sl 43:3).

     Para ter um coração puro e um espírito reto: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto" (Sl 51:10).

     Pela presença de Deus e do Espírito Santo: "Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo" (Sl 51:11).

     Para ter restaurada a alegria da salvação: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário" (Sl 51:12).

     Para que Deus se volte para seu povo: "Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos espalhaste, tu tens estado indignado; oh! Volta-te para nós" (SI 60:1).

     Para ver o poder e a glória de Deus: "Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário" (Sl 63:1,2).

     Por ajuda divina quando oprimido: "Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode estar em pé; entrei nas profundezas das águas, onde a corrente me leva. Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus" (Sl 69:1-3).

     Por ajuda na velhice: "Agora, também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros" (Sl 71:18).

     Para obter resposta na tribulação: "Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia; inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa" (Sl 102:1,2).

     Para ser examinado e corrigido por Deus: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:23,24).

No amor em Cristo, Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Is 9:4

"Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

55 - O FILHO

     Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pelas artes. Tinham de tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael. Muito unidos, se sentavam juntos para...

60 - NÃO FAÇA JULGAMENTO PRECIPITADO

     Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã ele descobriu que o cavalo não estava na cachoeira. Os amigos disseram ao...

65 - DEUS NUNCA ERRA

     Há muito, muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Havia, porém, um súdito que em todas as situações lhe dizia:...

216 - FOLHAS SECAS

     Se viver fosse fácil não teríamos tantas dores e problemas espalhados em todos os cantos do planeta.      A dor visita a cada um de nós com tarefas...

110 - O VERDADEIRO AMOR DO PAI

     Esta é a história de um homem que trabalhava como carroceiro para tirar o sustento de sua família.      Com o decorrer dos anos um de seus filhos...