Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

02 - RECONHECENDO A DEUS NA PETIÇÃO

 

A oração de um justo é poderosa e eficaz – Tiago 5:16b

     Além do louvor e da adoração, Davi e os demais salmistas fizeram súplicas. Ao contrário das orações de muita gente, os Salmos são marcados pelo equilíbrio, o que não os impede de conter as mais variadas petições. Essas petições abarcam uma grande variedade de situações e circunstâncias. Os salmistas com certeza praticaram as admoestações de Jesus muito antes de elas terem sido registradas, como em Lucas, quando o Mestre fala aos discípulos sobre "o dever de orar sempre e nunca desfalecer" (Lc 18:1). Em todos os tempos e em todas as circunstâncias, a oração permanece uma instrução divina de absoluta aplicabilidade aos filhos de Deus. Exemplos de petições:

     Por orientação: "Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho" (SI 5:8).

     Por misericórdia: "Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?" (SI 6:2,3)

     Por compreensão: "Por que te conservas longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia?" (Sl 10:1)

     Por consolo: Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quanto se exaltará sobre mim o meu inimigo? (Sl 13:1,2)

     Por livramento do ímpio: "Levanta-te, Senhor! Detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, pela tua espada; dos homens, com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida" (Sl 17:13,14.

     Por ajuda em tempos de aflição: "Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face" (Sl 18:6).

     Para ser purificado de pecado oculto: "Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão" (Sl 19:12,13).

     Por palavras e pensamentos corretos: "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!" (Sl 19:14)

     Pelo perdão: "Olha para a minha aflição e para a minha dor e perdoa todos os meus pecados" (Sl 25:18).

     Pela ajuda do Senhor: "Ouve, Senhor, e tem piedade de mim; Senhor, sê o meu auxílio" (Sl 30:10).

     Pela bênção divina: "Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo salva-me por tuas misericórdias" (Sl 31:16).

     Pela presença perpétua de Deus: "Não me desampares, Senhor; meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação" (Sl 38:21,22).

     Para ser poupado do juízo de Deus: "Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos. Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe de tua mão. Se com repreensões castigas alguém, por causa da iniquidade, logo destróis, como traça, a sua beleza; de sorte que todo homem é vaidade. Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, e peregrino como todos os meus pais. Poupa-me, até que tome alento, antes que eu me vá e não seja mais" (Sl 39:8,10-13).

     Por luz e verdade: "Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos" (Sl 43:3).

     Para ter um coração puro e um espírito reto: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto" (Sl 51:10).

     Pela presença de Deus e do Espírito Santo: "Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo" (Sl 51:11).

     Para ter restaurada a alegria da salvação: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário" (Sl 51:12).

     Para que Deus se volte para seu povo: "Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos espalhaste, tu tens estado indignado; oh! Volta-te para nós" (SI 60:1).

     Para ver o poder e a glória de Deus: "Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário" (Sl 63:1,2).

     Por ajuda divina quando oprimido: "Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode estar em pé; entrei nas profundezas das águas, onde a corrente me leva. Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus" (Sl 69:1-3).

     Por ajuda na velhice: "Agora, também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros" (Sl 71:18).

     Para obter resposta na tribulação: "Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia; inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa" (Sl 102:1,2).

     Para ser examinado e corrigido por Deus: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:23,24).

No amor em Cristo, Pr. Dalton Ramos

 

Versículo do Dia

Tg 2:16

"E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

158 - HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGUEM OS TEUS DIAS NA TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE DÁ.

 (Êxodo 20:12)      Para viver em paz na Terra Prometida, os Israelitas precisavam respeitar a autoridade e formar famílias sólidas. Mas o que significa honrar os pais? Significa falar bem...

ESPECIAL - MÃE E AGORA?

  Isaías 49:15 “Acaso, pode uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama?”      Certo dia Deus desejou garantir a nós sua proteção e lembrança. Para ele era importante provar seu...

71 - CICATRIZES

     Num dia caloroso de verão no sul da Florida, um garoto decidiu ir nadar no lago atrás de sua casa. Saiu correndo pela porta traseira, se jogou na...

177 - GRANDE FÉ, GRANDE GANHO

     John McNeil, pastor nas ilhas britânicas, relata que certa vez pastoreou uma igreja que tinha pesadas dívidas. Isso o preocupava, e ele orou muito a respeito. Certo dia...

20 - DOIS JUÍZES MEDROSOS

     O Sinédrio era a suprema corte em Israel. Ao mesmo tempo era uma espécie de senado. José, da cidade de Arimatéia, e Nicodemos, eram membros desse tribunal de...