Bem-vindos à Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus

      Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício.

     Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga.

     Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.

     Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.

     A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “Coitada, tanto sacrifício para nada”.

     Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia”. Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saiu outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços.

     Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.

     Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.

     Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:

     Que me desse a tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.

     Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais. Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.

     Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.

     A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.

     Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.

 

Meditação da Palavra

1ª - “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”. Provérbios 6:6

2ª - “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. João 16:33

3ª - “Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares”. Josué 1:9

4ª - “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita”. Salmo 121:5

5ª - “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o Teu Deus, Eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41:10

6ª - “Disse o Senhor: decerto que te fortalecerei para bem e, no tempo da calamidade e no tempo da angústia, farei que o inimigo te dirija súplicas”. Jeremias 15:11

7ª - “E Eu os fortalecerei no Senhor, e andarão no seu nome, diz o Senhor”. Zacarias 10:12

Deus é a fonte de todo amor que você precisa!

 

Versículo do Dia

1Sm 18:30

"E, saindo os príncipes dos filisteus à campanha, sucedia que Davi se conduzia com mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era muito estimado. "



by Estudo Bíblico

Família do Reino de Deus

137 - ORAÇÃO INTERCESSÓRIA PELA IGREJA PERSEGUIDA EM BANGLADESH

     Pastor é obrigado a se esconder por causa de ameaças      Suzil Jiwon Talugda, pastor da Igreja Batista Modyo Lemazuri, no distrito de Khagrachari Hill, 300 km a...

ESPECIAL - AS METAS NOS DESAFIAM

     Ninguém sobrevive sem desafios novos e interessantes. Desde a infância somos movidos por desafios: aprender a falar, andar, escrever, etc…      Na vida temos de estabelecer metas para...

190 - MANTENHA-SE NA BÊNÇÃO PDF Imprimir E-mail

     Sabemos que todo globo terrestre luta pela paz. Uma paz que tentamos impor através das guerras. O nosso coração tem uma forma diferente de pensar e de querer...

75 - O ANEL

     Um aluno chegou a seu professor com um problema: Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem que não...

85 - PESADO DEMAIS PARA CARREGAR

     Alguém perguntou uma vez: “Você sabia que quanto mais tempo você carrega um rancor mais pesado ele se tornar?”. Recusar-se a perdoar aqueles que nos ofenderam pode ser...